Universidade Federal de Alagoas Maceió, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (11.00.43.58.07)
Código: GEOM002
Nome: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM GEOGRAFIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O método na Geografia, as abordagens contemporâneas da Geografia, abordagens internalistas e externalistas na Geografia, elaboração do projeto de pesquisa: procedimentos metodológicos.
Referências: BRUYNE, P. de. et al. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1982. CARVALHO, Alex M. et al. Aprendendo Metodologia Científica. São Paulo: O Nome da Rosa Editora, 2000. GEWANDSZNADJER, F. O que é Método Científico. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1989. LAVILLE, C., DIONNE, J. A Construção do Saber - manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Belo Horizonte: Edit. UFMG/ARTMED, 1999. REA, L. M., PARKER, R. A. Metodologia da Pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2000. ROSSI, P. A. Ciência e Filosofia dos Modernos. São Paulo: Edit. UNESP, 1989. SANTOS, M. Por uma Outra Globalização – do pensamento único a consciência universal. São Paulo: Record, 2000. _______. Espaço e Método. São Paulo: Edusp, 2008. _______. Por uma Geografia Nova. 6ºed. São Paulo: EDUSP, 2008. _______. Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Edusp, 2008

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 v4.9.3_s.229 05/02/2025 07:43