Universidade Federal de Alagoas Maceió, 21 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (11.00.43.58.07)
Código: GEOM010
Nome: TECNOLOGIAS APLICADAS NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: As Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Geografia. Geotecnologias e Geografia Socioambiental. Múltiplas Linguagens na Educação Geográfica. A Educação Geográfica na perspectiva socioambiental.
Referências: CALLAI, Helena Copetti. A educação geográfica na formação docente: convergências e tensões. In: SANTOS, Lucíola L. C. P. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. CASTELLAR, Sonia M. V. Educação geográfica: formação e didática. In: MORAIS, E. M. B. de; MORAES, L. B. (Orgs.) Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEG, 2010. CAMARGO, L. H. R. A ruptura do meio ambiente. Conhecendo as mudanças ambientais do planeta através de uma nova percepção da ciência: a Geografia da complexidade. Rio de Janei¬ro: Bertrand Brasil, 2005. CARNEIRO, S. M. M. A dimensão ambiental da educação geográfica. Educar em revista, Curi¬tiba, n. 19, p. 39-51, 2002. CASTELLS. Manuel. A Sociedade em rede. SP: Paz e Terra, 1999. DEMO, Pedro. Formação Permanente e Tecnologias Educacionais. Ed. Vozes, Petrópolis, 2006. DYSON, E. Release 2.0: A Nova Sociedade Digital. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. _____. O que é o Virtual?. São Paulo: Editora 34, 1996. _____. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 208p. MATIAS, L.F.; Por uma economia política das geotecnologias. Geo Crítica/Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de agosto de 2004, vol. VIII, núm. 170-52. MENDONÇA, F. Geografia Socioambiental. Terra Livre, São Paulo, p. 113-132, 1º sem. 2001. Disponível em: <http://www.agb.org.br/files/TL_N16.pdf#page=113>. Acesso em: 08 jun. 2010. NOGUEIRA, V. Educação Geográfica e Formação da Consciência Espacial-Cidadã no En¬sino Fundamental: Sujeitos, Saberes e Práticas. 2009. 369f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. OLIVEIRA, M.R.S. Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico: a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas. Revista Brasileira de Educação. Set/Out/Nov/Dez 2001 Nº 18, p.101-107. PASSERINO, Liliana Maria. Apontamentos para uma reflexão sobre a função social das tecnologias no processo educativo. Texto Digital (UERJ), v. 6, p. 1-20, 2010. REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. (Org). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio: volume 2. Porto Alegre: Penso, 2011. VEEN, Wi; WRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

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