Notícias > EMENTA E BIBLIOGRAFIA DE CADA DISCIPLINA

Fundamentos da Educação (FEd – 45h)

Ementa: Estudo sobre a educação nacional: básica e superior compreendendo seus fundamentos ontológicos, históricos, políticos e sócio antropológicos, com ênfase para as concepções de sociedade, educação, escola e sua relação com o trabalho no contexto do semiárido, sobretudo, o alagoano.

Bibliografia:

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campinas: Autores Associados, 2005.

ARROYO, M. Ofício de mestre. São Paulo: Vozes, 2001.

AZEVEDO LINS, M. J. A educação como política pública. 3ª ed. Campinas/São Paulo: Autores Associados, 2004.

BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é Educação. 26ª Ed. Editora Brasiliense, São Paulo, 1991.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CHARLOT, Bernard. Formação dos professores e relação com o saber. Porto Alegre: ARTMED, 2005.

COSTA, Áurea (et all). A proletarização do professor: neoliberalismo na educação. São Paulo: José Luis e Rosa Sundermann, 2009.

COSTA, Marisa V. Trabalho docente e profissionalismo. Porto alegre: Sulina, 1996.

LINS, Ana Maria Moura. Educação moderna: contradições entre o projeto civilizatório burguês e as lições do capital. São Paulo: Autores Associados, 2003

LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MESZAROS, István. A educação para além do capital. 2ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

OLIVEIRA, Dalila A. Educação Básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000.

ORSO, Paulo José; SEBASTIÃO, Rodrigues Gonçalves; MATTOS, Valci Maria (Org.). Educação e luta de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

PEREIRA, Luiz & FORACCHI, Marialice M. Educação e Sociedade – leituras de Sociologia da Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1983

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 16ª ed.- Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. A educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: ATMED, 2003

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1981.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 2 ed. Campinas: Autores Associados. 2006.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação. São Paulo: FTD, 1999.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6ª Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

TONET, Ivo. Educação cidadania e emancipação humana. Coleção Fronteiras da Educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2005.

VEIGA, I. P. A. e RESENDE, L. M. G. (org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Papirus, 1998.

VERÇOSA, Elcio de Gusmão (org.). Caminhos da Educação da Colônia aos Tempos Atuais. Maceió/São Paulo. Ed. Catavento, 2001.

 

 

Fundamentos para Análise do Semiárido Brasileiro (FASB – 45h)

Ementa: Condições sociais e ambientais do Semiárido no Brasil. Historiografia e produção do espaço regional. Cultura popular. Noções e história dos conceitos sertão, semiárido e Nordeste.

Bibliografia:

ALBUQUERQUE, Durval Muniz de. A feira dos mitos - a fabricação do folclore e da cultura popular (Nordeste 1920-1950). Ed. Intermeios, 2013.

ALMEIDA, A. W. B. de. Terras de quilombos, terras indígenas, “babaçuais livre”, “castanhais do povo”, faxinais e fundos de pasto: terras tradicionalmente ocupadas. 2 ed. Manaus: PGSCA-UFAM, 2008.

ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ANDRADE, M. C. de. A questão do território no Brasil. 2 ed. São Paulo: Hucitec. 2004.

ANTONIL, A. J. Cultura e opulência do Brasil. 2 ed. São Paulo: Melhoramentos; Brasília: INL, 1976.

BOAVENTURA, Eurico Alves. Fidalgos e Vaqueiros. Salvador: EDUFBA, 1989.

BURSZTYN, Marcelo. O poder dos donos: planejamento e clientelismo no Nordeste. Ed. Garamond, 2008.

DAVIS, Mike. Holocaustos coloniais. São Paulo: Record, 2002.

FONTES, V. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 2 ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2012.

FREYRE, Gilberto. Nordeste. 7 ed. Global Editora, 2004.

FURTADO, Celso. Raízes do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FURTADO, Celso. O Nordeste e a Saga da Sudene, 1958-1964. São Paulo: Contraponto, 2009.

GERMANI, G. I. Condições históricas e sociais que regulam o acesso à terra no espaço agrário brasileiro. GeoTextos, Salvador, Universidade Federal da Bahia, vol. 2, n. 2, p. 115-147, 2006.

GTDN. Uma política de desenvolvimento econômico para o Nordeste. Recife: Sudene, 1967.

LITTLE, P. E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade. Brasília: Unb, 2002.

MENEZES, Edith Oliveira. Seca no Nordeste - Desafios e soluções. Atual Editora, 2002.

MORAES, A. C. R. Território e história no Brasil. 3 ed. São Paulo: Annablume, 2008.

PERNAMBUCANO, Frederico. Guerreiros do sol: violência e banditismo no Nordeste do Brasil. 5 ed. Ed. Girafa, 2012.

OLIVEIRA, A. U. de. A agricultura camponesa no Brasil. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2001.

OLIVEIRA, Francisco de. Noiva da revolução/ Elegia para uma re(li)gião. São Paulo: Boitempo, 2008.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista/ O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

PAULINO, E. T.; FABRINI, J. E. (org.). Campesinato e territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

SANTOS, M.; SOUZA, M. A. de; SILVEIRA, M. L. (org.) Território: globalização e fragmentação. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

 

 

Metodologia da Pesquisa Educacional (MPEd – 45h

Ementa: Fundamentos epistemológicos, ontológicos e gnosiológicos da pesquisa em Educação. Métodos e metodologias de pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Técnicas de pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Estrutura de trabalhos acadêmicos.

Bibliografia:

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

ARAÚJO, Inês Lacerda. Curso de teoria do conhecimento e epistemologia. Barueri, SP: Minha Editora: 2012.

BARROS, Aidil de Jesus P.; LEHFELD, Neide A de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 15. ed. Petrópolis RJ: Vozes, 1990.

BELLHO, Angela Ales. Introdução à fenomenologia. Bauru, SP: Edusc, 2006.

BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (Org.) Pesquisa participante: o saber da partilha. Aparecida: Idéias & Letras, 2008.

CAREGNATO, R.C.A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v.15, n.4, p.679-684, out.dez.2006.

CHIZZOTII, A. Pesquisa em ciências sociais. São Paulo; Cortez, 1991.

CHIZZOTII. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v.16, n.2, p.221-236, 2003.

DEMO, P. Pesquisa qualitativa: em busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.6, n.2, p.89-104, abr. 1998.

DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. Introdução à epistemologia. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.

FONTANELLA, B. J. B.; RICAS, J.; TURATO, E. R. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 17-27, jan. 2008

FREITAS, S. História oral: possibilidades e procedimentos. São Paulo: Humanidades/FFLCH/USP/Imprensa Oficial do Estado,2002.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.3, p.20-29, maio/jun. 1995.

GOLDEMBER, P.; MARSIGLIA, R. M. G.; GOMES, M. H. de A. (org.). O clássico e o novo: tendências, objetos e abordagens em ciências sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

JAPIASSU, Hilton. Ciência e destino humano. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 21 Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

KÖCHE. Pesquisa Científica: critérios epistemológicos. Petrópolis RJ: Vozes; Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2005.

LANG, A. B. da S. G. (org.). Desafios da pesquisa em ciências sociais. São Paulo: CERU, 2011. p.91-111.

LENK, Hans. Razão Pragmática: a filosofia entre a ciência e a práxis. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

MEIHY, J. C. S. B. Manual de história oral. 5.ed. rev. ampl. São Paulo: Loyola, 2005.

OZMON, Howard A; CRAVER, S M. Fundamentos filosóficos da educação. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. Análise do discurso crítico. São Paulo: Contexto, 2006.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó, SC: Argos, 2012.

SANTOS FILHO, José Camilo dos; SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio (org.). Pesquisa educacional: quantidade, qualidade. 6. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2007.

SEABRA, G. de F. Pesquisa científica: o método em questão. Brasília: Editora UnB, 2011.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

STEIN, Ernildo. A questão do método na filosofia: um estudo do modelo heideggeriano. 3. ed. Porto Alegre: Movimento, 1983.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ZILLES, Urbano. Teoria do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

ZILLES. Teoria do conhecimento e teoria da ciência. São Paulo: PAULUS, 2005.

 

 

Seminário de Monografia I (SM1 – 30h)

Ementa: Apresentação, socialização e problematização das diversas temáticas de pesquisa dos discentes, tendo em vista a consolidação do projeto de pesquisa.

Bibliografia:

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

CHIZZOTII, A. Pesquisa em ciências sociais. São Paulo; Cortez, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 21 Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó, SC: Argos, 2012.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

 

 

Seminário de Temas Específicos I (STE1 – 15h)

Ementa: Disciplina com ementa flexível, conforme demanda do corpo discente e disponibilidade de docentes colaboradores.

Bibliografia:

Sem bibliografia específica.

 

 

Pesquisa Quantitativa em Educação (PQtEd – 30h)

Ementa: Conceitos fundamentais de estatística. Noções de amostras e populações: processos mais usuais de pesquisas estatísticas. Fases do trabalho estatístico. Elaboração de pesquisa estatística. Exposição gráfica dos resultados. Análise e emprego de medidas de tendência central e de dispersão.

Bibliografia:

MORETTIN, Pedro Alberto; BUSSAB, Wilton de Oliveira. Estatística básica. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. CRESPO, Antonio Arnot. Estatística fácil. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. São Paulo: Harbra, Harper & Row do Brasil, 1978. OLIVEIRA, Therezinha de Freitas Rodrigues. Estatística aplicada a Educação: descritiva. São Paulo: LTC, 1973. TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

 

 

Pesquisa Qualitativa em Educação (PQlEd – 30h)

Ementa: Pesquisa qualitativa: um recurso para a educação. Método científico e sua aplicabilidade na pesquisa social e na pesquisa pedagógica como princípio educativo. Etapas necessárias para realização da pesquisa qualitativa. Coleta e análise de dados qualitativos: análise do discurso, pesquisa-ação, pesquisa participante, estudo de caso, etnografia, teoria fundamentada, educação comparada; observação, entrevista, história oral, diário de campo. Pesquisa em Educação e TIC: paradigmas, conceitos e natureza do conhecimento. A pesquisa na internet (webgráfica, webqualis).

Bibliografia:

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

BELL, Judith. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, San. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994.

DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002.

FLORÊNCIO, Ana Maria Gama [et al.] Análise do discurso: fundamentos & prática. Maceió; EDUFAL, 2009.

GADET, Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP; Editora da Unicamp, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAY, David E. Pesquisa no mundo real. 2ª ed. Porto Alegre: Pense: 2012.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 7ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP; Pontes, 2000.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP; Pontes Editores, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP; Editora da Unicamp, 2009.

POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

STRAUSS, Anselm; CORBINS, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnica e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2004.

XAVIER, Antonio Carlos. Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos. Ciências humanas e sociais aplicadas: artigo, resumo, resenha, monografia, tese, dissertação, tcc, projeto, slide. Recife: Editora Rêspel, 2010.

 

 

Semiárido: Cultura, Imagens e Patrimônio (SCIP – 30h)

Ementa: As bases históricas para os elementos formadores da cultura. A tradição nordestina e sua inserção no contexto atual. A identidade e a representação do sertanejo. Visão panorâmica do patrimônio cultural e natural, seus valores e conceitos. Visão geral da organização de ações educativas e culturais para o patrimônio. Conceito do Patrimônio Cultural e tipos. Instrumentos para a proteção e mecanismo de financiamento do Patrimônio Cultural. Participação das Culturas africanas na formação da sociedade brasileira. Movimentos sociais e políticas públicas para a população negra.

Bibliografia:

ABREU, Regina. Quando o campo é o patrimônio: notas sobre a participação de antropólogos nas questões do patrimônio. Sociedade e Cultura, V. 8, N. 2, Jul/Dez. 2005, p. 37-52.

ARANTES, Antônio Augusto. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. Campinas: Papirus, 1989.

BRAYNER, Natália Guerra. Patrimônio Cultural Imaterial: para saber mais. Brasília, DF. IPHAN, 2007.

BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo-RS: Unisinos. 2003.

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CALABRE, Lia. Políticas culturais: reflexões e ações. São Paulo: Itaú Cultural. Fundação Casa de Rui Barbosa, 2009.

CALDAS, Waldenyr. O que todo cidadão precisa saber sobre cultura. Cadernos de Educação Política. Série sociedade e Estado. Nº12. São Paulo: Global, 1986.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003.

CHAUI, Marilena. Cidadania Cultural: o direito à cultura. São Paulo: Fundação Perseu Abramo. 2006a.

CHAUI, M. S. Cultura e democracia. O discurso competente e outras falas. 11. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2006b.

DANTAS, Beatriz Góis. Vovó Nagô e Papai Branco: usos e abusos da África no Brasil. Rio de Janeiro: GRAAL, 1988.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GOMES, Gustavo Manoel da S. A cultura afro-brasileira como discursividade: histórias e poderes de um conceito. Recife: UFRPE, 2012. pp. 72-118. Disponível em: http://www.pgh.ufrpe.br/pdfs/2013_Disserta%C3%A7%C3%A3o_Gustavo_Gomes.pdf

GOMES, Gustavo Manoel da S.; NASCIMENTO NETO, Luiz D. A cultura afro-brasileira no saber escolar contemporâneo: articulando histórias, linguagens, memórias e identidades. Revista Encontro de Vista, 2ª Ed., 2008. Disponível em: http://www.encontrosdevista.com.br/Artigos/A_CULTURA_AFRO_BRASILEIRA_NO_SABER_ESCOLAR_CONTEMPORANEO_ARTICU.pdf

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

HORTA, Maria de Loudes Parreiras; GRUNBERG, Elevina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.

KI-ZERBO, Joseph. História da África Negra. vol. 1. Europa- América, 2009.

KUPER, Adam. Cultura: a visão dos antropólogos. Bauru-SP: EDUSC, 2002.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

M'BOKOLO, Elikia. África negra: história e civilizações: tomo I (até o século XVIII). Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2009.

M'BOKOLO, Elikia. África negra: história e civilizações: tomo II (até o século XVIII). Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2009.

MORAIS, Lucinete. Uso do Patrimônio: ação transformadora. In: Ecomuseu do Ferreiro: desejo de memória no antigo arraial. Goiânia. UEG, 2010. Rio de Janeiro: IPHAN, 2006.

NASCIMENTO, Elisa. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009.

NASCIMENTO NETO, Luiz Domingos do. O espírito associativo: um esboço sobre a experiência das irmandades católicas na América portuguesa. Disponível em: http://www.unicap.br/coloquiodehistoria/wp-content/uploads/2013/11/5Col-p.1055-1070.pdf

OLIVA, Anderson. A História da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 25, no 3, 2003, pp. 421-461.

OLIVA, Anderson. Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros. Revista de História 161 (2º semestre de 2009), 213-244.

OLIVEIRA, Ana Gita de. Salvaguarda do Patrimônio Cultural: bases para constituição de direitos. In: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em:http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=12372&sigla=Legislacao&retorno=paginaLegislacao. Acessado em: 30/01/2007.

PESSOA, J. M. Saberes em Festa. Goiânia: Editora da UCG, 2005. 93p.

PESSOA, J. M. Aprender e ensinar nas festas populares. Programa um salto para o futuro. Bol. 02, Abril, 2007, TV Escola – SEED, MEC.

SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.

SANTOS, Jocélio Teles dos. O poder da cultura e a cultura no poder: a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2005.

SLENES, Robert. “Malungu, ngoma vem!”: África coberta e descoberta do Brasil”, Revista USP, n° 12, (1992), pp. 48-67

TEMPASS, Mártin César. Sobre a questão do Patrimônio Cultural: repensando princípios e fins. Cadernos de Pesquisa do CDHIS. n. 35, ano 19, 2006. p. 133-144.

VIANNA, Letícia C. R.; TEIXEIRA João Gabriel L. C. Patrimônio imaterial: performance e identidade. In: Revista Concinnitas, ano 9, volume 1, número 12, julho 2008. p. 121-129.

WHITE, Leslie A. Conceito de Cultura. Série B, apostila 1 – Movimento de Educação de Base, Rio de Janeiro, 1963.

 

 

Semiárido: Meio Ambiente, Sociedade e Políticas Públicas (SMASPP – 30h)

Ementa: Concepções de desenvolvimento e meio ambiente e a realidade semiárida. Ação do Estado na formação territorial do sertão brasileiro. Políticas públicas e agentes sociais no semiárido. Comunidades e povos tradicionais. Movimentos sociais/populares, resistência e memória

Bibliografia:

ALMEIDA, A. W. B. de. Terras de quilombos, terras indígenas, “babaçuais livre”, “castanhais do povo”, faxinais e fundos de pasto: terras tradicionalmente ocupadas. 2 ed. Manaus: PGSCA-UFAM, 2008.

ANDRADE, M. C. de. A questão do território no Brasil. 2 ed. São Paulo: Hucitec. 2004.

ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

BURSZTYN, Marcelo. O poder dos donos: planejamento e clientelismo no Nordeste. Ed. Garamond, 2008.

COSTA, W. M. da. O Estado e as políticas territoriais no Brasil. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

DAVIS, Mike. Holocaustos coloniais. São Paulo: Record, 2002.

FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra. Raízes da indústria das secas: o caso da Paraíba. João Pessoa, PB: Editora Universitária/UFPB, 1993.

FURTADO, Celso. Raízes do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FURTADO, Celso. O Nordeste e a Saga da Sudene, 1958-1964. São Paulo: Contraponto, 2009.

FREYRE, Gilberto. Nordeste. 7 ed. Global Editora, 2004.

GTDN. Uma política de desenvolvimento econômico para o Nordeste. Recife: Sudene, 1967.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

LITTLE, P. E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade. Brasília: Unb, 2002.

MENEZES, Edith Oliveira. Seca no Nordeste - Desafios e soluções. Atual Editora, 2002.

MORAES, A. C. R. Território e história no Brasil. 3 ed. São Paulo: Annablume, 2008.

RIBEIRO, Ricardo Ferreira. Florestas anãs do sertão: o cerrado na história de Minas Gerais. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

OLIVEIRA, Francisco de. Noiva da revolução/ Elegia para uma re(li)gião. São Paulo: Boitempo, 2008.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista/ O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

SMITH, N. Desenvolvimento desigual: natureza, capital e a produção do espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

STEINBERGER, M. (org.). Território, ambiente e políticas públicas espaciais. Brasília: Paralelo 15/LGE, 2006.

VÁZQUEZ BARQUERO, A. Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: UFRGS/FEE, 2001.

DEAN, Warren. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

 

 

Formação de Professores no Semiárido (FPS – 30h)

Ementa: Formação docente: historicidade e função; Universidade e formação docente: tendências e paradigmas. Relação de gênero e profissionalização no contexto do semiárido. Educação das relações étnico-raciais em perspectiva Afrocentrada. Prática docente e subsídios teórico-metodológicos na interface com as TIC. Didática e práticas pedagógicas em diversas linguagens e metodologias.

Bibliografia:

ALMEIDA, Maria E.; MORAN, José M. (org.). Integração das tecnologias na educação. Salto para o futuro. Secretaria de Educação a Distância: Brasília, SEED, 2005.

ALONSO, Myrtes; ALMEIDA, Maria E.; MASETTO, Marcos; MORAN, José M.; VIEIRA, Alexandre T. Formação de gestores escolares para utilização de tecnologias de informação e comunicação. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2002.

ALONSO, Myrtes.; ALMEIDA, Maria E. [et al.]. Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HARGREAVES, Andy. Aprendendo a mudar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. 2 ed. São Paulo: Summus, 2012.

MASETTO, Marcos T. Didática: a aula como centro. 4ª ed. São Paulo: FTD, 1997.

MERCADO, Luís P. (org.). Experiências com tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2006.

MOROSINI, Marilia. Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano, 2001.

MOROSINI, M. C. A Universidade no Brasil: concepções e modelos. Brasília: INEP/MEC, 2006.

PIMENTA, Selma G.; ALMEIDA, Maria J. (org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

RAMOS, Kátia Maria da C. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. 1ª ed. Porto: U. Porto editorial, 2010.

SANTOS, Boaventura de S. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade.3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

 

 

Seminário de Monografia II (SM2 – 30h)

Ementa: Apresentação, socialização e problematização das diversas temáticas de pesquisa dos discentes, tendo em vista o desenvolvimento parcial da monografia.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

CHIZZOTII, A. Pesquisa em ciências sociais. São Paulo; Cortez, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 21 Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó, SC: Argos, 2012.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

 

 

Seminário de Temas Específicos II (STE2 – 15h)

Ementa: Disciplina com ementa flexível, conforme demanda do corpo discente e disponibilidade de docentes colaboradores.

Bibliografia:

Sem bibliografia específica.


Notícia cadastrada em 10/09/2016 22:00  
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