ESTRUTURA CURRICULAR
Para que esses objetivos sejam alcançados, e tendo em vista os núcleos de formação já apresentados, o Curso de Especialização em Educação Infantil está organizado em quatro módulos, que não serão desenvolvidos sequencialmente, mas em articulação entre si e com a prática profissional e acadêmica:
Eixo 1. Infâncias no Brasil
O eixo tem como objetivos discutir os contextos e as contribuições a Psicologia do Desenvolvimento e os Estudos Sociais da Infância oferecem aos fundamentos dos estudos, das políticas e das práticas da Educação Infantil, bem como analisar historicamente a construção da percepção social dos direitos das crianças.
Eixo 2. Fundamentos das Pedagogias da Infância: Políticas e direitos das crianças
O eixo pretende ampliar as discussões sobre os direitos das crianças, discutindo as diferenças e a produção de contextos de desigualdade econômica e social das infâncias e oferecer conhecimentos que subsidiem cursistas a desenvolverem práticas pedagógicas e educativas que respeitem, intencionalmente, os direitos das crianças e de suas famílias.
Eixo 3. Saberes e fazeres para a construção de uma Educação Infantil democrática, antiadultocêntrica e descolonizadora
A discussão sobre como desenvolver práticas pedagógicas adequadas às crianças pequenas desde bebês, refletindo sobre elementos importantes que compõem as propostas curriculares de Alagoas e do Brasil. Destaca-se a diversidade de formas de viver a infância e se desenvolverem cada contexto, a construção da identidade pessoal e o desenvolvimento da autonomia da criança e as múltiplas formas de se comunicar, se expressar e de aprender.
Eixo 4. Produção de conhecimento e compromisso social
O eixo pretende oferecer ferramentas e desenvolver habilidades de práticas de estudo acadêmico, bem como oferecer possibilidades teóricas do desenvolvimento de estudos a partir de interesses pessoais de cursistas, com vistas ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.
Matriz curricular
O Curso de Especialização em Educação Infantil conta com 360 horas distribuídas ao longo de 18 meses, ou três semestres. O curso será desenvolvido em sua maior parte com atividades a distância, com atividades remotas síncronas e assíncronas.
As disciplinas contarão com tópicos, aulas e atividades que possam discutir temas relacionados à educação inclusiva, educação antirracista, educação para as relações de gênero, educação ambiental, a educação infantil do/no campo e a relação da educação com movimentos sociais.
Quadro 2 – Matriz curricular do Curso de Especialização em Educação Infantil (Ufal/Campus Arapiraca)
EIXO |
DISCIPLINA |
CH |
Eixo 1. Infâncias no Brasil |
História social da infância |
15h |
Desenvolvimento infantil |
15h |
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Estudos Sociais da Infância |
15h |
|
Eixo 2. Fundamentos das Pedagogias da Infância: Políticas e direitos das crianças |
Organização da Educação Infantil I |
30h |
Organização da Educação Infantil II |
30h |
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Diversidade na Educação Infantil |
30h |
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Eixo 3. Saberes e fazeres para a construção de uma Educação Infantil democrática, antiadultocêntrica e descolonizadora |
Organização da Educação Infantil III |
30h |
Currículo da Educação Infantil I |
30h |
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Currículo da Educação Infantil II |
30h |
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Linguagens expressivas e comunicativas na Educação Infantil I |
30h |
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Linguagens expressivas e comunicativas na Educação Infantil II |
45h |
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Literatura infantil |
15h |
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Eixo 4. Produção de conhecimento e compromisso social |
Metodologia do trabalho acadêmico |
15h |
Pesquisa em Educação Infantil I |
15h |
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Pesquisa em Educação Infantil II |
15h |
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TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO |
360h |