3. Estrutura curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

 

Para que esses objetivos sejam alcançados, e tendo em vista os núcleos de formação já apresentados, o Curso de Especialização em Educação Infantil está organizado em quatro módulos, que não serão desenvolvidos sequencialmente, mas em articulação entre si e com a prática profissional e acadêmica:


Eixo 1. Infâncias no Brasil

O eixo tem como objetivos discutir os contextos e as contribuições a Psicologia do Desenvolvimento e os Estudos Sociais da Infância oferecem aos fundamentos dos estudos, das políticas e das práticas da Educação Infantil, bem como analisar historicamente a construção da percepção social dos direitos das crianças.


Eixo 2. Fundamentos das Pedagogias da Infância: Políticas e direitos das crianças

O eixo pretende ampliar as discussões sobre os direitos das crianças, discutindo as diferenças e a produção de contextos de desigualdade econômica e social das infâncias e oferecer conhecimentos que subsidiem cursistas a desenvolverem práticas pedagógicas e educativas que respeitem, intencionalmente, os direitos das crianças e de suas famílias.


Eixo 3. Saberes e fazeres para a construção de uma Educação Infantil democrática, antiadultocêntrica e descolonizadora

A discussão sobre como desenvolver práticas pedagógicas adequadas às crianças pequenas desde bebês, refletindo sobre elementos importantes que compõem as propostas curriculares de Alagoas e do Brasil. Destaca-se a diversidade de formas de viver a infância e se desenvolverem cada contexto, a construção da identidade pessoal e o desenvolvimento da autonomia da criança e as múltiplas formas de se comunicar, se expressar e de aprender.

 

Eixo 4. Produção de conhecimento e compromisso social

O eixo pretende oferecer ferramentas e desenvolver habilidades de práticas de estudo acadêmico, bem como oferecer possibilidades teóricas do desenvolvimento de estudos a partir de interesses pessoais de cursistas, com vistas ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.

 

Matriz curricular

O Curso de Especialização em Educação Infantil conta com 360 horas distribuídas ao longo de 18 meses, ou três semestres. O curso será desenvolvido em sua maior parte com atividades a distância, com atividades remotas síncronas e assíncronas.

As disciplinas contarão com tópicos, aulas e atividades que possam discutir temas relacionados à educação inclusiva, educação antirracista, educação para as relações de gênero, educação ambiental, a educação infantil do/no campo e a relação da educação com movimentos sociais.


Quadro 2 – Matriz curricular do Curso de Especialização em Educação Infantil (Ufal/Campus Arapiraca)


EIXO

DISCIPLINA

CH

Eixo 1. Infâncias no Brasil

História social da infância

15h

Desenvolvimento infantil

15h

Estudos Sociais da Infância

15h

Eixo 2. Fundamentos das Pedagogias da Infância: Políticas e direitos das crianças

Organização da Educação Infantil I

30h

Organização da Educação Infantil II

30h

Diversidade na Educação Infantil

30h

Eixo 3. Saberes e fazeres para a construção de uma Educação Infantil democrática, antiadultocêntrica e descolonizadora

Organização da Educação Infantil III

30h

Currículo da Educação Infantil I

30h

Currículo da Educação Infantil II

30h

Linguagens expressivas e comunicativas na Educação Infantil I

30h

Linguagens expressivas e comunicativas na Educação Infantil II

45h

Literatura infantil

15h

Eixo 4. Produção de conhecimento e compromisso social

Metodologia do trabalho acadêmico

15h

Pesquisa em Educação Infantil I

15h

Pesquisa em Educação Infantil II

15h

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO

360h

 

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