4. Ementas das disciplinas

Ementas das disciplinas

As ementas das disciplinas são apresentadas em ordem alfabética do nome do componente curricular.

 

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL I

Carga horária síncrona: 12                Carga horária assíncrona: 18            Total: 30h

Discussão sobre abordagens e modelos curriculares que inspiram práticas e políticas para Educação Infantil no Brasil. Além de abordagens estrangeiras, a disciplina pretende discutir modelos curriculares decoloniais, como as Escolas do Movimento dos Sem Terra e o movimento conhecido como Crianças Sem-Terrinha. Pretende, ainda, oferecer elementos para analisar, reconhecer e planejar abordagens curriculares pautadas nas Pedagogias da Infância.

 

Conteúdos:

Aspectos do currículo para Educação Infantil pautado na Pedagogia da Infância.

Abordagens curriculares para a educação de crianças pequenas desde bebês:

Abordagem Pikler,

Abordagem Reggio Emilia,

Movimento da Escola Moderna,

Currículo High Scope.

Abordagens curriculares decoloniais para a Educação Infantil:

Escolas do MST e as Crianças Sem-Terrinha.

Pedagogias da Infância:

Pedagogia do Cotidiano;

Currículo emergente;

Construtivismo social.

 

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL II

Carga horária síncrona: 12                Carga horária assíncrona: 18            Total: 30h

Estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, seus pressupostos, suas concepções e conceitos. Discussão crítica das políticas de Educação Infantil propostas no Brasil e em Alagoas. Reflexão sobre as implicações de documentos oficiais (DCNEI, BNCC, Referenciais curriculares, Orientações Pedagógicas etc) para o planejamento docente.

 

Conteúdos:

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Concepções: Criança, educação formal, educação infantil, experiência, professor, avaliação.

Interações.

Brincadeira.

Experiências e Campos de Experiência.

Construção da identidade.

Desenvolvimento da autonomia.

Indissociabilidade entre cuidar e educar.

 

 

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Carga horária síncrona: 06                Carga horária assíncrona: 09            Total: 15h

A disciplina oferece o conhecimento das principais contribuições das teorias interacionistas do desenvolvimento, desenvolvidas por Henry Wallon, Jean Piaget e Lev Vigotski para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem infantis. Problematiza, ainda, as descrições do desenvolvimento humano em etapas, fases ou estágios, levando cursistas a compreender que o desenvolvimento humano, embora tenha aspectos comuns, ocorre de forma particular em indivíduos singulares.

 

Conteúdos:

Henry Wallon e a constituição da pessoa.

Epistemologia genética de Jean Piaget e os processos de assimilação e equilibração.

Linguagem, pensamento e mediação em Lev Vigotski.

Problematização das descrições do desenvolvimento em etapas, fases ou estágios.

Importância da vida em comunidade para a qualidade das interações e do desenvolvimento infantil.

 

 

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Carga horária síncrona: 12                Carga horária assíncrona: 18            Total: 30h

Entendendo que as crianças são atores sociais e, portanto, as formas de desigualdade também afetam suas vidas, a disciplina pretende discutir as diferenças e a produção social da desigualdade na Educação Infantil. Propõe, ainda, reflexões sobre a construção de uma Educação Infantil inclusiva, com sensibilidade às diferenças das crianças e de suas famílias.

 

Conteúdos:

Práticas de Educação Inclusiva.

Educação Infantil antirracista.

Relações de gênero na Educação Infantil.

Educação Infantil do/no campo, quilombola, indígena e outras comunidades tradicionais.

 

 

ESTUDOS SOCIAIS DA INFÂNCIA

Carga horária síncrona: 06                Carga horária assíncrona: 09            Total: 15h

Contribuições da Sociologia e da Antropologia à compreensão da infância, das crianças e das culturas infantis. Discussão das imagens de criança e da concepção de criança como agente social. Análise das formas de reprodução interpretativa no brincar. Reflexão sobre os aspectos comuns às crianças e diferenciadores das infâncias. Discussão da concepção de criança presente em documentos de orientação curricular brasileiros.

 

Conteúdos:

Correntes da Sociologia da Infância.

Geração e alteridade.

(In)visibilidade da infância na sociedade.

Múltiplas infâncias.

Ator ou agente social.

Culturas infantis.

Cultura de pares.

Reprodução interpretativa.

Teses basilares da Sociologia da Infância.

 

 

HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA

Carga horária síncrona: 06                Carga horária assíncrona: 09            Total: 15h

Disciplina discute as mudanças sociais no mundo ocidental que levaram à formação do “sentimento de infância” moderno. Problematiza da ideia de “sentimento de infância” e a disseminação desse conceito no Brasil. Discussão das mudanças nas formas como as crianças têm sido atendidas e educadas ao longo do tempo no Brasil e como o Estado age frente às suas problemáticas. Análise de como se constitui a concepção de “criança como sujeito de direitos”.

 

Conteúdos:

Concepções de infância na Europa Medieval.

Sentimento de infância moderno: características.

Apropriação equivocada do conceito de “sentimento de infância” no Brasil.

Atendimento às crianças no Brasil: Séculos XV a XIX.

Concepções de infância no Século XX.

Marcos conceituais e legais de proteção e educação das crianças no Século XX.

Infâncias: Ser criança no Século XXI.

 

 

LINGUAGENS EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL I

Carga horária síncrona: 12                Carga horária assíncrona: 18            Total: 30h

Estudo e reflexão sobre as formas de linguagem ligadas à imaginação e à brincadeira, incluindo as formas de expressão das crianças que não falam, manifestações de expressão corporal, brincar com elementos da natureza, com a voz, com os gestos e com brinquedos-não-brinquedos.

 

Conteúdos:

Imaginação e brincadeira na infância.

Formas de expressão das crianças que não falam.

Expressão corporal.

Interações com elementos da natureza.

Brincar heurístico.

Brinquedos cantados e cirandas.

Grafismo infantil.

 

 

LINGUAGENS EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL II

Carga horária síncrona: 18                Carga horária assíncrona: 27            Total: 45h

Discussão das formas de expressão, de pensamento e de expressão das crianças ligadas às formas manifestações artísticas. Estudo do desenvolvimento do raciocínio lógico na primeira infância. Reflexão sobre as aproximações das crianças pequenas e bebês com a leitura e a literatura.

 

Conteúdos:

Experimentação da arte.

Metodologia da arte: Conhecer, apreciar, experimentar.

Teatro, dança e música.

Desenvolvimento do raciocínio lógico.

Aproximações da leitura e da literatura aos bebês e às crianças pequenas.

 

 

LITERATURA INFANTIL

Carga horária síncrona: 06                Carga horária assíncrona: 09            Total: 15h

Aproximação, manipulação e leitura de obras da literatura infantil, de forma a desenvolver o papel do professor como leitor para/com as crianças e os alunos. Análise do tratamento didático que leve à escolha de obras que considerem a ludicidade, a literatura de tradição oral, a bibliodiversidade e a diversidade de temáticas.

 

Conteúdos:

Conceito de literatura infantil e infanto-juvenil.

Políticas de leitura e de acesso à literatura infantil no Brasil ao longo do tempo.

Literatura infantil: Ideologia, moralidade e libertação.

Bibliodiversidade.

Processos de produção de livros de literatura infantil.

Livro-texto, livro-álbum, livro pop-up: Relação ilustração-texto.

Literatura como fruição e literatura didática.

 

 

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

Carga horária síncrona: 06                Carga horária assíncrona: 09            Total: 15h

Introdução às ferramentas da plataforma de estudos. Formação de hábitos de estudo. Orientação das normas técnicas e metodológicas na elaboração de trabalhos acadêmicos. Terminologias e conceitos básicos da pesquisa científica. Reflexão sobre a importância da produção de conhecimento sobre a Educação Infantil.

 

Conteúdos:

Ambientação na plataforma virtual de aprendizagem.

Netiqueta e interações virtuais.

Plágio e fake news.

Produção do conhecimento: Senso comum e senso crítico.

Leitura, estudo, hábitos, procedimentos e posturas.

Fontes de pesquisa na internet: Portais, bancos de dados e repositórios.

Redação acadêmica.

Normas técnicas para redação e apresentação de trabalhos acadêmicos.

 

 

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL I

Carga horária síncrona: 12                Carga horária assíncrona: 18            Total: 30h

Reflexões sobre planejamento e documentação pedagógica na Educação Infantil. Discussão da práxis pedagógica como princípio fundamental do trabalho na Educação Infantil. Reflexões sobre Educação Infantil que respeita os direitos das crianças e de suas famílias.

 

Conteúdos:

Praxis como locus da Pedagogia.

Pedagogias da transmissão e da participação.

Educação Infantil que respeita os direitos das crianças e de suas famílias.

Planejamento na Educação Infantil.

Documentação pedagógica para avaliação na Educação Infantil.

 

 

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL II

Carga horária síncrona: 12                Carga horária assíncrona: 18            Total: 30h

Reflexões sobre planejamento e documentação pedagógica na Educação Infantil. Discussão da práxis pedagógica como princípio fundamental do trabalho na Educação Infantil. Reflexões sobre Educação Infantil que respeita os direitos das crianças e de suas famílias.

 

Gestão democrática.

Participação infantil: natureza, formas e experiências.

Indicadores de qualidade da Educação Infantil.

 

 

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL III

Carga horária síncrona: 12                Carga horária assíncrona: 18            Total: 30h

Gestão da instituição de Educação Infantil, do ponto de vista do princípio da gestão democrática. Discussão sobre a elaboração e consolidação do projeto político-pedagógico de Educação Infantil pautado na participação das crianças e de suas famílias. Discussão de formas de gestão que permitam às crianças participar dos processos de decisão administrativa, financeira e pedagógica.

 

Conteúdos:

Adultocentrismo.

Espaço como terceiro educador.

Diferentes formas de organização dos ambientes e impactos sobre o desenvolvimento infantil.

Cotidiano e rotina.

Organização das rotinas.

Crianças e natureza.

Critérios para escolha de mobília, de materiais e de atividades em uma pedagogia pautada pelo antiadultocentrismo.

 

 

PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL I

Carga horária síncrona: 06                Carga horária assíncrona: 09            Total: 15h

Conhecimento de abordagens epistemológicas e métodos de pesquisa utilizados na pesquisa com/sobre crianças e Educação Infantil. Considerações éticas na pesquisa com crianças.

 

Conteúdos:

Levantamento; Pesquisa descritiva; Pesquisa analítica; Pesquisa quantitativa; Pesquisa qualitativa.

Professor pesquisador: Envolvimento e alienação.

Diferenças das pesquisas com, sobre e para crianças.

Problema de pesquisa e definição de objetivos de pesquisa.

Estado da arte/Estado do conhecimento.

Relação pesquisador e sujeitos da pesquisa.

Entrevista.

Análise de desenhos infantis.

Observação do cotidiano da Educação Infantil.

Preparando um “laboratório” de pesquisa sobre crianças.

 

 

PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL II

Carga horária síncrona: 06                Carga horária assíncrona: 09            Total: 15h

A disciplina pretende oferecer subsídios para elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) individuais de cada cursista. Assim sendo, serão tratados assuntos relacionados à elaboração de um projeto de TCC que são esperados no conjunto de trabalhos produzidos neste Curso de Especialização em Educação Infantil.

 

Conteúdos:

Etapas de redação de um trabalho acadêmico.

Elementos e componentes de apresentação de trabalho acadêmico.

Problema de pesquisa e justificativa.

Definição de objetivos.

Escolha e definição de quadro teórico.

Escolha de ferramentas metodológicas de coleta ou produção de dados.

Metodologias de análise.

Redação das considerações finais ou conclusões.

Redação da introdução ou apresentação.

Elaboração de resumos.

 

 

Distribuição das disciplinas ao longo do curso


As disciplinas poderão ser ministradas sequencialmente, podendo haver até duas disciplinas em curso simultaneamente, a partir de cronograma elaborado e divulgado pela Coordenação do Curso. As 360 horas do Curso de Especialização em Educação Infantil estão distribuídas em três semestres letivos de 120 horas cada um, conforme o quadro abaixo.

Quadro 3 – Distribuição das disciplinas ao longo do curso

1º SEMESTRE

 

Organização da Educação Infantil I

História social da infância

Literatura infantil

 

 

Currículo da Educação Infantil I

Metodologia do trabalho acadêmico

Estudos Sociais da Infância

2º SEMESTRE

 

Currículo da Educação Infantil II

Desenvolvimento infantil

Diversidade na Educação Infantil

 

Linguagens expressivas e comunicativas na Educação Infantil I

Pesquisa em Educação Infantil I

3º SEMESTRE

 

Linguagens expressivas e comunicativas na Educação Infantil II

Organização da Educação Infantil II

 

Organização da Educação Infantil III

Pesquisa em Educação Infantil II

 

 

No 3º Semestre, as últimas as semanas serão destinadas à disciplina Pesquisa em Educação Infantil II, que será dedicada a oferecer subsídios para elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) individuais de cada cursista. A elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) deve ser iniciada nas atividades dessa disciplina. A redação do TCC deve ser feita até 30 dias após o encerramento das disciplinas do Curso. A apresentação e defesa do TCC acontecerá em evento a ser realizado cerca de 40 a 55 dias após o encerramento das disciplinas do Curso. Nesse período, cada cursista deve manter contato com a orientação do TCC e com a coordenação do curso.

 

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