METODOLOGIAS E FORMAS DE INTERAÇÃO ENTRE FORMADORES E CURSISTAS
O Curso de Especialização em Educação Infantil será desenvolvido utilizando metodologias da Educação a Distância. Assim como José Manuel Moran,, este PPC define Educação a Diatância (EaD) relacionada à “educação continuada, ao treinamento em serviço, à formação supletiva, à formação profissional, à qualificação docente, à especialização acadêmica, à complementação dos cursos presenciais” (MORAN, 2009, p. 54). O autor destaca sua preocupação com a qualidade da EaD que, para ele, “não se mede (...) pelo número de alunos envolvidos, mas pela seriedade e coerência do projeto pedagógico, pela qualidade dos gestores e educadores e mediadores (...) e também pelo envolvimento do aluno, se o aluno também está querendo aprender ou somente tirar o diploma” (MORAN, 2009, p. 55).
O Curso de Especialização em Educação infantil corrobora a preocupação com a qualidade da formação continuada a distância defendida por Moran, por isso o projeto pedagógico do curso está organizado de forma a garantir coerência entre a proposta aqui apresentada e as atividades desenvolvidas junto aos cursistas, sejam em atividades assíncronas, em encontros virtuais ou em atividades presenciais.
Segundo Frederico Fonseca Fernandes, os cursos oferecidos na modalidade a distância precisam de “um currículo diferente daquele observado em cursos na modalidade presencial, em especial, em relação aos materiais didáticos, interação com conteúdos, espaços de aula, proposta de interação entre professor e alunos e entre alunos, bem como em relação ao papel e a atuação dos professores e dos estudantes” (FERNANDES, 2020, p. 10). Nesse sentido, é importante ressaltar como cada um desses aspectos será tratado ao longo do curso.
Tutoria
As interações virtuais têm se constituído atualmente por novas formas de agir e de interagir, como relações distanciadas, impessoais. Para Dóris de Arruda da Cunha (2015, p. 27), o “comentário eletrônico é uma prática social que faz parte da vida cotidiana de milhares de pessoas” (CUNHA, 2015, p. 27). Essas formas de sociabilidade têm se desenvolvido, sobretudo após o avento da pandemia de covd-19, que isolou as pessoas e consolidou as formas de interação remotas em várias esferas de vida. Nesse contexto, é um desafio promover interações formativas entre cursistas em ações de formação de EaD.
Nesse sentido, ferramentas e formas de comunicação no AVA deverão incorporar a netqueta, ou princípios do respeito e da cortesia ao se relacionar em ambientes virtuais mediados pela internet. Esses princípios pressupõem uso adequado da língua portuguesa, de vocativos de tratamento, empatia e altruísmo ao redigir textos e comentários.
As interações entre formadores e cursistas também são fundamentais. O Curso de Especialização em Educação Infantil busca formas de interação em consonância com os objetivos (e também com os conteúdos estudados) do curso, por isso, adota a perspectiva de que as interações entre cursistas e formadores é essencial. Nisso, a concepção do “estar junto virtual” permeia todos os momentos de estudo e discussão e afigura da tutoria é fundamental.
As atividades de tutoria atendem às demandas didático-pedagógicas da estrutura curricular, compreendendo a mediação pedagógica junto aos discentes nos momentos de estudos assíncronos, em atividades online e também em momentos presenciais. Acompanhando a ideia de assistência à docência, a tutoria possui o domínio do conteúdo, de recursos e dos materiais didáticos e realiza o acompanhamento de cursistas no processo formativo. A tutoria passa por avaliação periodicamente, tanto por estudantes quanto pela equipe pedagógica do Curso, embasando ações corretivas e de aperfeiçoamento para o planejamento de atividades futuras.
Segundo José Armando Valente, o princípio do estar junto virtual “prevê um alto grau de interação entre professor e alunos, que estão em espaços diferentes, porém interagindo via internet”, dando “suporte ao processo de construção de conhecimento por intermédio das facilidades de comunicação” (VALENTE, 2005, p. 85). O autor explica que
Nesta situação, ele [cursista] pode enviar suas questões, ou uma breve descrição do problema que se apresenta ao professor. Diante das questões solicitadas, o professor reflete e envia sua opinião, ou material, na forma de textos e exemplos de atividades que poderão auxiliar o aluno a resolver ele mesmo seus problemas. O aluno que recebe essas ideias tenta oloca-las em ação, gerando novas dúvidas, que poderão mais uma vez ser resolvidas com o suporte do professor. Com isso, estabelece-se um ciclo de ações que mantêm o aluno no processo de realização de atividades inovadoras e, ao mesmo tempo, construindo conhecimento (VALENTE, 2005, pp. 85-86).
Como as pessoas participantes do Curso de Especialização em Educação Infantil (cursistas, professores, tutores e outros atores) não partilharão os mesmos espaços e tempos juntos, essa abordagem de interações nos parece a mais adequada aos objetivos do curso e também associada às temáticas que serão estudadas ao longo do percurso formativo, quase sempre vinculadas às perspectivas teóricas e metodológicas e políticas ligadas às Pedagogias da Infância.
Os conhecimentos, habilidades e atitudes da equipe de tutoria são adequados para a realização de suas atividades, e suas ações estão alinhadas ao PPC, às demandas comunicacionais e às tecnologias adotadas no curso. As avaliações periódicas podem identificar necessidades de capacitação dos tutores e indicar apoio institucional para adoção de práticas criativas e inovadoras para a permanência e êxito de cursistas.
Interação com conteúdos
Há uma preocupação quanto à construção, escolha e disponibilização do material didático, de forma que garanta o acesso a todas as pessoas cursistas, inclusive que tenham alguma limitação ou deficiência. O material disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) procura possibilitar o estudo individual e discussões virtuais com a turma/polo e também com formadores.
As tecnologias de informação e comunicação adotadas para os processos de ensino pretendem facilitar a aprendizagem, permitindo a execução do projeto pedagógico do curso. Os conteúdos disponibilizados devem garantir a acessibilidade digital e comunicacional, promovendo a interatividade entre docentes, cursistas e tutores. As tecnologias de informação e comunicação são fundamentais, pois asseguram o acesso a materiais ou recursos didáticos a qualquer hora e lugar e possibilitam experiências diferenciadas de aprendizagem baseadas em seu uso.
De forma a facilitar a interação com os conteúdos, a disciplina Metodologia do trabalho acadêmico será a primeira a ser cursada e, nela, há previsão de pelo menos um encontro presencial em todos os polos para orientações sobre o curso e de estudo e atividades de ambientação no AVA. Espera-se que os tutores possam esclarecer as dúvidas imediatas de cursistas, mas também poderão se constituir como mediadores entre os cursistas e docentes e coordenação no que se refere a dúvidas e outras questões.
Espaços de estudo
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a porta para todo o estudo dos temas do curso. Ele deverá ser acessado para que os cursistas possam ter acesso à bibliografia e outros materiais indicados e realizar as atividades de cada conteúdo, incluindo avaliação. Para o estudo, cada cursista deve utilizar-se de dispositivo de informática com acesso à internet, podendo ser computador, notebook, tablete ou aparelho celular. Caso não possua os equipamentos, o polo poderá se constituir como local para acesso.
O AVA utilizado pela Universidade Federal de Alagoas será organizado de forma a apresentar materiais, recursos e tecnologias apropriadas, que permitam desenvolver a cooperação entre tutores, cursistas e docentes, a reflexão sobre o conteúdo das disciplinas e a acessibilidade metodológica, instrumental e comunicacional, e passa por avaliações periódicas devidamente documentadas, que resultam em ações de melhoria contínua.
Além do ambiente virtual de aprendizagem, outros espaços poderão ser utilizado para estudo coletivo, como salas de aula virtuais (Google Meet, Micrsoft Teams ou outra) e salas de aula físicas nos polos para encontros presenciais. As avaliações serão realizadas de forma presencial, no polo de cada cursista, não sendo permitida a realização de provas em polo diverso ao de matrícula.
Materiais didáticos
Os materiais didáticos são disponibilizados na web, tendo como principal articulador o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle). Nele será disponibilizada a bibliografia básica, indicações de leitura complementar, vídeos e outros recursos para aproximar e aprofundar os tópicos e conteúdos do curso de cursistas. O AVA também será o principal ambiente de interação entre cursistas e formadores (tutores, professores e coordenação).
O material didático elaborado ou validado pela equipe multidisciplinar e disponibilizado aos cursistas permite desenvolver a formação definida no projeto pedagógico do curso, considerando sua abrangência, aprofundamento e coerência teórica, sua acessibilidade metodológica e instrumental e a adequação da bibliografia às exigências da formação, e apresenta linguagem inclusiva e acessível, com recursos comprovadamente inovadores.
O AVA poderá ter objetos incorporados, como vídeos, links externos, recursos didáticos e outros materiais. O material disponibilizado está em consonância com as questões científicas, epistemológicas, metodológicas e políticas assumidas nos princípios e objetivos do curso. Todo o material está disponível e acessível aberta e gratuitamente na internet. Também poderão ser atualizados trabalhos produzidos no âmbito da Universidade Federal de Alagoas e de outras Universidades e que estejam disponíveis online em repositórios institucionais, e-books da Biblioteca Virtual Pearson, além de portais de revistas acadêmicas de acesso aberto.
A ampliação do acesso a Educação tem sido impulsionada por importantes ferramentas pelas vias da Educação a Distância por meio das tecnologias da informação e da comunicação (TICs).
Equipe multidisciplinar
A equipe multidisciplinar, estabelecida em consonância com o PPC, é constituída por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, sendo responsável pela concepção, produção e disseminação de tecnologias, metodologias e os recursos educacionais para a educação a distância. A equipe multidisciplinar possui plano de ação documentado e implementado e processos de trabalho formalizados.
Todos os tutores devem graduados na área da Educação, com Licenciatura em curso de Pedagogia, sendo desejável, também a titulação obtida em pós-graduação stricto sensu em Educação ou em Ensino e Formação de Professores ou em Educação Brasileira. A experiência do corpo tutorial permite fornecer suporte às atividades dos docentes, realizar mediação pedagógica junto aos discentes, demonstrar inequívoca qualidade no relacionamento com os estudantes, incrementando processos de ensino aprendizagem, e orientar os alunos, sugerindo atividades e leituras complementares que auxiliam sua formação.
O corpo de tutores deve desenvolver a experiência em educação a distância que permita:
- identificar as dificuldades dos discentes,
- expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma,
- apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares,
- elaborar atividades específicas, em colaboração com os docentes, para a promoção da aprendizagem de alunos com dificuldades, e
- adota práticas comprovadamente exitosas ou inovadoras no contexto da modalidade a distância.
O corpo docente deve desenvolver a experiência no exercício da docência na educação a distância, de modo que permita:
- identificar as dificuldades dos discentes,
- expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma,
- apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares,
- elaborar atividades específicas para a promoção da aprendizagem de discentes com dificuldades e avaliações diagnósticas, formativas e somativas, utilizando os resultados para redefinição de sua prática docente no período,
- exerce liderança e é reconhecido pela sua produção.
A equipe multidisciplinar mantém interação, de forma a garantir a mediação e a articulação entre tutores, docentes, coordenador do curso e coordenadores de polo. Serão previstos momentos de planejamento devidamente documentados de interação para encaminhamento de questões do curso, bem como realização de avaliações periódicas para a identificação de problemas ou incremento na interação entre os interlocutores.