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Disertaciones |
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LAISSA FONSÊCA TATAJUBA MONTEIRO
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PERSPECTIVA DISCENTE SOBRE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA
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Líder : WALDEMAR ANTONIO DAS NEVES JUNIOR
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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LENILDA AUSTRILINO SILVA
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WALDEMAR ANTONIO DAS NEVES JUNIOR
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SANDRA ADRIANA ZIMPEL
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Data: 10-feb-2020
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Resumen Espectáculo
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As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de fisioterapia (DCN/FISIO) propõem um perfil de profissionais a ser formado baseando-se na construção de seis competências e habilidades gerais que devem estar presentes nos modelos de formação dos cursos de Fisioterapia. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a perspectiva discente sobre as competências e habilidades na formação em Fisioterapia de um centro universitário alagoano. Tratou-se de um Estudo quanti-qualitativo, descritivo, exploratório, transversal, do tipo estudo de caso que teve como população estudada discentes do 6°, 7° e 10° períodos do referido curso. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário semi-estruturado, revisado por especialista,
composto por 36 assertivas com 4 opções de resposta (não se aplica, discordo, concordo parcialmente e concordo). As assertivas estavam relacionadas às competências descritas nas DCN/FISIO (atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente). As respostas obtidas dos questionários foram codificadas e distribuídas no programa Microsoft Excel, divididas em 2 grupos, bem como as respostas das questões abertas. Estas foram categorizadas respeitando as 6 competências das DCN/FISIO. Para a análise estatística, utilizou-se frequência, percentual, o teste estatístico Mann- Whitney e o nível de significância com (p<0,05). Participaram da pesquisa 59 discentes, sendo
50,8% participantes do 6° e/ou 7° períodos do curso (grupo 1) e 49,2% do 10° período (grupo 2). Da totalidade dos dois grupos, 81% se encontravam na faixa etária de 21 a 30 anos e 75% eram do gênero feminino. Dentre as diversas competências, as queobtiveram um considerável número de respostas corretas foram: administração e gerenciamento; atenção à saúde e comunicação. As de educação permanente, liderança e tomada de decisões apresentaram-se de forma diferente nos grupos. Não foi encontrada diferença significativamente estatística entre os grupos nas categorias estudadas. Deste modo, percebe-se que em ambos os grupos houve um maior reconhecimento pelos estudantes das seguintes competências: atenção à saúde, administração e gerenciamento e comunicação. A categoria liderança foi a que obteve o maior deficit com relação a frequência das assertivas. Também foi identicada uma fragilidade para a percepção da competência educação permanente e para a alternativa não se aplica, principalmente no grupo 1. Os alunos afirmaram terem adquirido competências e habilidades durante seu processo de formação mencionando nas respostas abertas todas as competências e habilidades gerais descritas nas DCN. Deste trabalho foram elaborados 3 produtos de intervenção: um relatório técnico direcionado à Coordenação do Curso de Fisioterapia estudado, como devolutiva institucional; uma oficina, que foi aplicada aos alunos em fase de estágio e seus preceptores intitulada “Reconhecendo as competências e habilidades do fisioterapeuta”; e por fim, um relatório técnico sobre os resultados obtidos da oficina que será entregue à IES e disponibilizado à banca de mestrado.
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DANIELLE BELMIRA FERRAZ FIGUEIREDO TORRES
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PROGRAMA DE RESIDENCIA EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA: A PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES
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Líder : MERCIA LAMENHA MEDEIROS
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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MERCIA LAMENHA MEDEIROS
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FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
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THAIS HONORIO LINS BERNARDO
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Data: 23-abr-2020
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Resumen Espectáculo
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Os cursos na saúde têm investido em profissionais que proponham mudanças dos modelos de atenção em saúde, com inovações no processo ensino-aprendizagem, que contribua com uma formação crítico-reflexiva. Nesse processo são ofertados cursos de especialização nos moldes de Cursos de Residência. A enfermagem foi a segunda profissão a adotar Programas de Especialização nessa modalidade. Nessa formação a preceptoria tem o papel de facilitador sendo responsável pelo acompanhamento do desempenho teórico-práticas. Porém, as equipes podem não estar preparadas para receber esses profissionais, sendo esse um desafio alcançar os objetivos do programa. Assim, é imprescindível a realização de planejamento articulado entre os programas e os serviços que recebem esses residentes. Nesse contexto, a instituição formadora tem papel crucial na formação de preceptores. Com o processo de interiorização da saúde surgiram novos programas de residência, que requerem avaliação da implantação para melhoria. Objetivo: compreender a visão dos residentes quanto a implementação do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica no interior de PE. Percurso metodológico: Estudo descritivo e exploratório, estruturado em uma abordagem qualitativa, no Programa de Residência de Enfermagem obstétrica situado em três maternidades regionais do interior de Pernambuco. A pesquisa se deu após aprovação do CEP nº06343519.7.0000.5013, no período de julho a agosto de 2019. Foi realizado entrevistas após agendamento e disponibilidade dos participantes mediante um roteiro estruturado com a caracterização dos participantes e questões sobre a percepção do Programa de Enfermagem Obstétrica, cujas respostas foram gravadas em meio digital. As respostas gravadas nas entrevistas foram transcritas na íntegra e foi realizado análise de conteúdo de Bardin de duas formas, manual e auxiliado pelo uso do programa Atlas ti, posteriormente comparadas as duas para obtenção do resultado final. Resultados: no PREO foram destacados, pelos residentes, fragilidades na comunicação, na organização do programa e na parte teórica, no preparo dos hospitais, na falta de engajamento de muitos preceptores, na integração ensino-serviço e que a distância geográfica pode dificultar essa integração. E também destacaram fortalezas como: formação diferenciada, pois há crescimento pessoal e profissional através da promoção de oportunidades de atividades práticas, benefícios para o cenário de aprendizagem onde os residentes perceberam mudança de conduta do preceptor através de sensibilização podendo levar a uma melhor assistência. Em se tratando do processo de ensino aprendizagem o desenvolvimento depende de cada residente com influência da associação entre atividades teórico-prático e preceptor foi visto como elemento importante nesse processo, podendo influenciar de forma positiva ou negativa. Com relação a educação permanente e formação para se tornar preceptor não foi conclusivo. Conclusão: o Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica foi avaliado pelos residentes como positivo, pois traz vários benefícios para todos os atores envolvidos. As aulas teóricas deixaram a desejar, pela percepção dos residentes, provavelmente, por não dominar a utilização das metodologias ativas para construção do processo de ensino-aprendizagem. A fragilidade na comunicação entre ensino-serviço pode influenciar na formação do residente, sendo o preceptor um ator importante nesse processo. O estudo não é conclusivo quanto a solidez da formação da preceptoria, o que sugere o desenvolvimento de outros estudos que escutem outros atores, como os preceptores e gestores.
os cursos na saúde têm investido em profissionais que proponhammudanças dos modelos de atenção em saúde, com inovações noprocesso ensino-aprendizagem, que contribua com uma formação crítico-reflexiva. Nesse processo são ofertados cursos de especialização nosmoldes de Cursos de Residência. A enfermagem foi a segunda profissão aadotar Programas de Especialização nessa modalidade. Nessa formaçãoa preceptoria tem o papel de facilitador sendo responsável peloacompanhamento do desempenho teórico-práticas. Porém, as equipespodem não estar preparadas para receber esses profissionais, sendo esseum desafio alcançar os objetivos do programa. Assim, é imprescindível arealização de planejamento articulado entre os programas e os serviçosque recebem esses residentes. Nesse contexto, a instituição formadoratem papel crucial na formação de preceptores. Com o processo deinteriorização da saúde surgiram novos programas de residência, querequerem avaliação da implantação para melhoria. Objetivo:compreender a visão dos residentes quanto a implementação doPrograma de Residência em Enfermagem Obstétrica no interior de PE. Percurso metodológico: Estudo descritivo e exploratório, estruturado emuma abordagem qualitativa, no Programa de Residência de Enfermagemobstétrica situado em três maternidades regionais do interior dePernambuco. A pesquisa se deu após aprovação do CEPnº06343519.7.0000.5013, no período de julho a agosto de 2019. Foirealizado entrevistas após agendamento e disponibilidade dosparticipantes mediante um roteiro estruturado com a caracterização dosparticipantes e questões sobre a percepção do Programa de EnfermagemObstétrica, cujas respostas foram gravadas em meio digital. As respostasgravadas nas entrevistas foram transcritas na íntegra e foi realizadoanálise de conteúdo de Bardin de duas formas, manual e auxiliado pelouso do programa Atlas ti, posteriormente comparadas as duas paraobtenção do resultado final. Resultados: no PREO foram destacados,pelos residentes, fragilidades na comunicação, na organização doprograma e na parte teórica, no preparo dos hospitais, na falta deengajamento de muitos preceptores, na integração ensino-serviço e que adistância geográfica pode dificultar essa integração. E tambémdestacaram fortalezas como: formação diferenciada, pois há crescimentopessoal e profissional através da promoção de oportunidades deatividades práticas, benefícios para o cenário de aprendizagem onde osresidentes perceberam mudança de conduta do preceptor através desensibilização podendo levar a uma melhor assistência. Em se tratando doprocesso de ensino aprendizagem o desenvolvimento depende de cadaresidente com influência da associação entre atividades teórico-prático epreceptor foi visto como elemento importante nesse processo, podendoinfluenciar de forma positiva ou negativa. Com relação a educaçãopermanente e formação para se tornar preceptor não foi conclusivo.Conclusão: o Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica foiavaliado pelos residentes como positivo, pois traz vários benefícios paratodos os atores envolvidos. As aulas teóricas deixaram a desejar, pelapercepção dos residentes, provavelmente, por não dominar a utilizaçãodas metodologias ativas para construção do processo de ensino-aprendizagem. A fragilidade na comunicação entre ensino-serviço podeinfluenciar na formação do residente, sendo o preceptor um atorimportante nesse processo. O estudo não é conclusivo quanto a solidezda formação da preceptoria, o que sugere o desenvolvimento de outrosestudos que escutem outros atores, como os preceptores e gestores.
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MARIA IZABEL DE MENDONÇA ALVES
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Integração ensino - serviço: Os olhares dos docentes e de uma equipe de saúde da família.
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Líder : ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
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LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
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JACQUELINE ARANTES DINIZ BASILIO
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Data: 04-may-2020
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Resumen Espectáculo
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Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve como objetivo conhecer o entendimento dos docentes e dos profissionais de saúde, que trabalham integrados desde 2015, em uma unidade docente assistencial localizada no terceiro distrito sanitário do município de Maceió, capital de estado de Alagoas, sobre Integração ensino-serviço. Também se buscou por meio destes conhecer, como era o trabalho antes da integração feita entre uma instituição particular de ensino superior e a secretaria municipal de saúde, após e como a comunidade reagiu a esta parceria. O presente trabalho constitui – se um estudo descritivo, de caráter qualitativo, realizado junto aos atores do serviço envolvidos no processo de integração ensino-serviço. Para conhecimento do perfil dessa amostra, foram aplicados 34 questionários de caracterização,15 para os docentes e 19 para os servidores municipais. Utilizou-se a técnica de entrevista em profundidade individual, como instrumento de coleta de dados, realizada com 9 docentes e 10 servidores municipais, após análise e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Para a etapa de análise das falas, utilizou-se a análise de conteúdo de acordo com a técnica de Bardin. Durante o processo de análise das falas, foram identificadas as seguintes categorias: integração, processo de trabalho, comunidade e intervenção, as quais geraram várias subcategorias. Tal análise possibilitou a triangulação das categorias e subcategorias dos dois grupos estudados. Ficou evidente na conclusão do trabalho, que tanto os docentes como os servidores consideram que a integração ensino-serviço ocorre quando as IES estãopróximas aos serviços de saúde, junto, compartilhando conhecimentos, melhorando processo de trabalho e articulando parcerias, possibilitando uma formação de qualidade para os alunos e capacitação para os servidores da saúde. Contudo muitos dos participantes ainda precisam entender quais são suas atuações e importância de seu papel nessa integração. A partir destes resultados motivou-se a construção de um vídeo educativo sobre integração ensino –serviço, onde foi abordado, algumas sugestões para que o processo de integração entre uma Instituição formadora e uma unidade de saúde, funcione de forma adequada e traga benefícios para ambas. O vídeo deve ser usado como uma forma inovadora de ensino, em oficinas de educação permanente para servidores da saúde e professores.
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JULIANA ARAUJO MENEZES
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Relação entre Processos Formativos sobre Humanização da Saúde e a Prática de Trabalhadores de um Centro Especializado Em Reabilitação
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Líder : SERGIO SEIJI ARAGAKI
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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JEANE FELIX DA SILVA
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MARIA DE LOURDES FONSECA VIEIRA
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SERGIO SEIJI ARAGAKI
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Data: 29-may-2020
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Resumen Espectáculo
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ELADJA OLIVEIRA SANTOS
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CONTROLE SOCIAL NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES: contribuição da preceptoria na Atenção Básica
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Líder : JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
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JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
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MARIA LUCELIA DA HORA SALES
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Data: 05-jun-2020
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Resumen Espectáculo
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Objetivo: A pesquisa intitulada “Controle Social na Formação dos Discentes: Contribuição da Preceptoria na Atenção Básica” tem como objetivo analisar a contribuição dos preceptores da Atenção Básica na formação dos discentes com foco no controle social. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa oito preceptores lotados nas Unidades de Saúde (US) do VII Distrito Sanitário (DS) e sete graduandos que realizaram ou estavam em estágio curricular obrigatório nesses serviços de saúde. Foram realizados dois grupos focais, um com as estudantes, outro com os preceptores. Os dados foram analisados mediante a técnica de Análise do Conteúdo de Bardin. Resultados: Os resultados da pesquisa apontam para uma fragilidade no entendimento apresentado pelos estudantes sobre controle social e que houve pouca abordagem durante o estágio de atividades que potencializem a discussão sobre o tema. Outro achado no estudo é ausência da problematização das dificuldades apontadas como ingerência política e ausência dos usuários e trabalhadores na participação e controle social nos serviços. Conclusão: Conclui-se desse estudo que o estágio curricular tem contribuído pouco para uma formação pautada na diretriz da participação e controle social e que o preceptor, ator importante nesse processo, necessita de uma formação pedagógica que transforme seu processo de ensino, alinhando-o com os preceitos do SUS. Apesar das Diretrizes Curriculares Nacionais destacarem às competências gerais necessárias para formar futuros profissionais que atendam às necessidades do SUS e da população, ainda não é fomentado a participação e o controle social.
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ELADJA OLIVEIRA SANTOS
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CONTROLE SOCIAL NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES: contribuição da preceptoria na Atenção Básica
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Líder : JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
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JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
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MARIA LUCELIA DA HORA SALES
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Data: 05-jun-2020
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Resumen Espectáculo
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Objetivo: A pesquisa intitulada “Controle Social na Formação dos Discentes: Contribuição da Preceptoria na Atenção Básica” tem como objetivo analisar a contribuição dos preceptores da Atenção Básica na formação dos discentes com foco no controle social. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa oito preceptores lotados nas Unidades de Saúde (US) do VII Distrito Sanitário (DS) e sete graduandos que realizaram ou estavam em estágio curricular obrigatório nesses serviços de saúde. Foram realizados dois grupos focais, um com as estudantes, outro com os preceptores. Os dados foram analisados mediante a técnica de Análise do Conteúdo de Bardin. Resultados: Os resultados da pesquisa apontam para uma fragilidade no entendimento apresentado pelos estudantes sobre controle social e que houve pouca abordagem durante o estágio de atividades que potencializem a discussão sobre o tema. Outro achado no estudo é ausência da problematização das dificuldades apontadas como ingerência política e ausência dos usuários e trabalhadores na participação e controle social nos serviços. Conclusão: Conclui-se desse estudo que o estágio curricular tem contribuído pouco para uma formação pautada na diretriz da participação e
controle social e que o preceptor, ator importante nesse processo, necessita de uma formação pedagógica que transforme seu processo de ensino, alinhando-o com os preceitos do SUS. Apesar das Diretrizes Curriculares Nacionais destacarem às competências gerais necessárias para formar futuros profissionais que atendam às necessidades do SUS e da população, ainda não é fomentado a participação e o controle social.
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VICTOR MENEZES CARDOSO
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EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM LÚDICA: EXPERIÊNCIA DE UM DOCENTE DESBRAVANDO O UNIVERSO DAS METODOLOGIAS ATIVAS
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Líder : ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
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LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
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RAFAEL RODRIGUES DA SILVA
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Data: 23-jun-2020
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Resumen Espectáculo
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O presente trabalho aborda a partir de cunho científico, as experiências vivenciadas por um docente em um componente curricular de “Comunicação e Educação em Saúde” no curso de Medicina de uma universidade pública do agreste de Alagoas e tem sua base em referenciais da educação e neurociências com objetivo de desvelar e relatar o cenário dos modelos de estímulos lúdicos experienciados, influenciados e conduzidos por metodologias ativas. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência conexo em revisão de literatura. Os resultados do estudo foram divididos em seis sessões: 1. abordagem lúdica; 2. neurociências e educação; 3. humor, aprendizagem significativa e metodologias ativas; 4. os desafios do ensino ativo no contexto da educação médica; 5. cenário da comunicação e educação em saúde; e 6. um relato de experiência com abordagem lúdica. Posteriormente serão apresentados três produtos que foram produzidos ao longo da experiência relatada: um software educacional; uma caixa de medicamentos artesanal; e prendedores informativos pictografados. Considera-se que apesar do docente ter que lidar com uma difícil interação simbiótica entre ensinar, aprender e ressignificar os próprios métodos de ensino para garantia de um bom estímulo lúdico durante a condução das metodologias ativas, a experiência se mostrou um sucesso no ambiente educacional, estimulando os alunos a refletirem e edificarem os próprios conhecimentos enquanto se divertiam, e, portanto, este tipo de abordagem é de extrema importância para os alunos, professores, gestores e toda comunidade envolvida.
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PAULYNE SOUZA SILVA GUIMARAES
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ENSINO SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REALIDADE, REFLEXÕES E PROPOSTAS
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Líder : ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
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ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA
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THAIS HONORIO LINS BERNARDO
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Data: 23-jun-2020
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Resumen Espectáculo
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Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) constituem-se um problema complexo com forte interface entre a saúde pública e as questões ambientais. Nessa perspectiva, os enfermeiros devem romper com o paradigma de que a responsabilidade profissional se encerra no ato técnico, e atentar, sobretudo, para o manejo adequado dos resíduos gerados no processo de cuidar, visando resguardar a saúde humana e do ambiente. Para que isso ocorra, é fundamental que as competências e habilidades para RSS sejam apreendidas desde a graduação, exigindo dos futuros profissionais um comportamento responsável e consciente. O presente trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) é composto por uma pesquisa e um produto de intervenção sobre o tema. A pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção dos discentes de Enfermagem sobre Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS). A metodologia ancorou-se na abordagem qualitativa, descritiva e se utilizou da técnica de Grupo Focal (GF), com sete discentes do quarto período do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do nordeste brasileiro. O GF abordou os temas: biossegurança, conceitos de RSS e de GRSS, oportunidades de aprendizagem sobre GRSS durante o curso, consequências do descarte inadequado dos RSS, e o papel do enfermeiro no GRSS. Os dados produzidos foram interpretados, conforme a análise de conteúdo na modalidade temática de acordo com Bardin (2011) e Malheiros (2011). Como resultados, as seguintes categorias de análise emergiram do GF: Os saberes dos discentes sobre RSS; O fazer do enfermeiro frente à gestão dos RSS, na percepção dos discentes; e, O processo formativo dos discentes sobre a temática GRSS. O ensino sobre RSS mostrou-se fragmentado, carecendo de aprofundamento e amplitude conceitual. No contexto prático constatou-se que as experiências vivenciadas acontecem, na maioria das vezes, no ambiente hospitalar, requerendo cenários de práticas diversificados. Reconheceram o enfermeiro como responsável pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e destacaram a Educação Permanente em Saúde (EPS) como uma estratégia para capacitar a equipe sobre a temática, o que implica olhar além das práticas de saúde. Não obstante, a academia deve fomentar e estimular o aprendizado sobre o tema por meio de metodologias de ensino inovadoras, contextualizadas, articuladas e problematizadas com abordagem interdisciplinar e transdisciplinar. Os resultados da pesquisa motivaram a produção do guia prático sobre GRSS. Este produto de intervenção teve como objetivo contribuir com o aprendizado de questões essenciais sobre o tema, considerando os princípios da biossegurança, preservação da saúde pública e do meio ambiente. O guia foi dividido em quatro partes: conceitos, histórico da legislação, classificação e etapas de implementação do PGRSS. E teve como população-alvo os estudantes e profissionais da Saúde, especialmente da Enfermagem.
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RENATA CAROLINE MENDONÇA FERRAZ
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O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE MEDICINA DO SONO NO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA.
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Líder : ANGELA MARIA MOREIRA CANUTO MENDONCA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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ANGELA MARIA MOREIRA CANUTO MENDONCA
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PAULO JOSE MEDEIROS DE SOUZA COSTA
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ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA
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Data: 30-jun-2020
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Resumen Espectáculo
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Introdução: A atuação médica sobre o Sono já ocorre há muitos anos, porém vem sendo desenvolvida pelos profissionais de forma segregada, onde cada especialista tende a lidar apenas com os distúrbios correlacionados à sua área de atuação. A medicina do sono começou a ter importância dentro da comunidade médica a partir de 1970 e desde então veio crescendo exponencialmente, até ser finalmente reconhecida como área de atuação no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2011. Médicos sem treinamento prévio de Medicina do Sono, perguntam sobre sono na anamnese em 0 a 13% dos casos. Por outro lado, aqueles que recebem treinamento em distúrbios do sono, conseguem reconhecê-los em 80% dos pacientes. Objetivos: Avaliar os conhecimentos de Medicina do Sono dos estudantes do internato da FAMED-UFAL e entender como ocorre o processo seu ensino-aprendizagem durante a graduação. Metodologia: Estudo de abordagem descritiva, quantitativa e corte transversal, através da aplicação do questionário ASKME (Assessing Sleep Knowledge in Medical Education), traduzido e validado para o português, associado à questões sobre contato com temas relacionados ao sono na graduação, aos estudantes do internato de medicina da FAMED-UFAL. Resultados: Foram avaliados 149 discentes do internato, desses, 95,3% tiveram contato com o tema durante a graduação, predominantemente na disciplina de neurologia (91,2%). No presente estudo, oitenta e seis (57,7%) estudantes obtiveram conhecimento considerado satisfatório (>60% de acertos), ou seja, acertaram mais do que 16 questões do ASKME. Uma grande parcela (82,8%) dos estudantes, não considerava seus conhecimentos sobre sono satisfatórios e 72% não se sentiam seguros no atendimento de uma paciente com distúrbio do sono, como médico generalista. Conclusão: Mediante os resultados desta pesquisa, percebemos a necessidade de reestruturar o ensino da medicina do sono na graduação médica, de forma transversal e com foco na formação do médico generalista, com conhecimentos e competências suficientes para identificar e conduzir os distúrbios do sono através da ampliação dos cenários teórico-práticos e maior divulgação do serviço de Medicina do Sono do Hospital.
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ADRIANO CAVALCANTE MELO
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O CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E O HOSPITAL DE ENSINO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO: CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
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Líder : ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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EDNALDO ALMEIDA GOMES
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LENILDA AUSTRILINO SILVA
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ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA
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Data: 06-jul-2020
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Resumen Espectáculo
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Este trabalho acadêmico de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atendendo às premissas desse tipo de pós-graduação, é constituído por uma pesquisa e um produto de intervenção, ambos baseados em problemas provenientes do campo profissional. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo conhecer as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado no âmbito das Análises Clínicas, por meio das concepções e expectativas dos egressos e da gestão do curso. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, tendo como cenário de investigação o Estágio em Análises Clínicas (AC) de um curso de graduação em Farmácia, desenvolvido em Hospital de Ensino de uma Universidade Pública do Nordeste brasileiro. Para a obtenção dos dados, foi realizado um Grupo Focal (GF) com cinco egressos de ambos os sexos e uma entrevista semiestruturada com a gestão do curso. Os dados coletados foram analisados à luz da análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: O Estágio Curricular Supervisionado como lócus da profissionalização; Percepções sobre os fatores dificultadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC; Percepções sobre os fatores facilitadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC. Os caminhos apontados pelos discursos de egressos e da gestão do curso de Farmácia revelaram que ocorrem oportunidades de estabelecimento de relações entre teoria e prática no cotidiano profissional do Estágio em AC. Porém, indicaram também, de forma enfática, a necessidade de promover iniciativas de reflexão e avaliação das práticas desenvolvidas no estágio, em consonância com os objetivos formativos do curso, por meio de planejamento conjunto das atividades, bem como investimentos em desenvolvimento docente dos preceptores. Tomando-se por base essa avaliação do estágio, pode-se concluir que existem aspectos passíveis de realinhamento e fornece subsídios concretos para a melhoria da qualidade do currículo do curso de graduação, cenário deste estudo. Nesse sentido, desenvolveu-se, com base nas sugestões emitidas pelos egressos participantes desta pesquisa, a construção de um produto de intervenção, um relatório técnico conclusivo de pesquisa. Neste produto, defende-se o investimento na preceptoria por meio de um programa – “Conhecer, Planejar, Capacitar e Avaliar: Programa de Valorização da Preceptoria do Estágio em Análises Clínicas” (PVP) – como sugestão aos gestores do curso. O título deixa claro os propósitos e a sequência de intenções do projeto, o qual abrange quatro fases: a primeira, tornar conhecido dos preceptores o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso que norteia a formação; a segunda, fazer o planejamento conjunto do Estágio em AC, baseado nos objetivos de aprendizagem que compõem o PPP do curso; a terceira, promover a capacitação com base nas demandas dos preceptores; e, finalmente, a quarta fase, avaliar o estágio para melhor aperfeiçoamento deste período de formação. Portanto, considera-se que os resultados desta pesquisa, bem como o produto gerado, são relevantes para propiciar uma reflexão acerca do Estágio Curricular Supervisionado, objetivando o aprimoramento e fortalecimento na formação do profissional farmacêutico, focado no cuidado à saúde e na transformação da realidade social.
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NEWTON DE BARROS MELO NETO
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PRONTUÁRIO ELETRÔNICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS DE SAÚDE
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Líder : ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
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LÚCIA DE MENDONÇA RIBEIRO SILVA
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MARIA DE LOURDES FONSECA VIEIRA
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Data: 04-sep-2020
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Resumen Espectáculo
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LAISE CARLA LIRA DE JESUS
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INTERDISCIPLINARITY OF HEALTH TEACHING IN THE PRECEPTORY OF PET-HEALTH / GRADUASUS
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Líder : JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
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DIVANISE SURUAGY CORREIA
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BARBARA PATRICIA DA SILVA LIMA
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Data: 27-oct-2020
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Resumen Espectáculo
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This Academic Course Completion Work (TACC) of the Graduate Program in Health Education (PPES) belonging to the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas consists of the following sections: presentation; dissertation, based on the research entitled “Interdisciplinarity of teaching in the health in the preceptorship of the PET-Health/GraduaSUS”; and two education products, directly linked to the dissertation. At the end, the general considerations of the TACC are presented and the appendices and annexes are made available. In the presentation, the personal motivations that led to the research are outlined. The dissertation, built on the basis of Social Constructionism, had as its main objective to investigate the controversies in the conversations between the preceptors of the Education through Work Program for Health/ GraduaSUS (PET-Health/GraduaSUS) on interdisciplinarity of teaching in Cheers. The research was carried out with preceptors of the program (PET-Health/GraduaSUS / 2016-2018) from a public university in the interior of Alagoas, using the Conversation Wheel technique to the produce the information. The information was analyzed based on discursive practices, offering five sets of meanings as a result: formative profile; interdisciplinarity; training processes; power relations; challenges. As products were written: a infographic on Conversation Wheels and an integrative review article on interdisciplinarity in the context of PET-Health.This study seeks to the contribute to the understanding of interdisciplinarity and its implications in the context of health education, as well as in the training of preceptors in the interior of Alagoas, collaboration to expand and strengthen the teaching-service-community integration, with a view to bringing health professionals closer together university and co-responsible for the critical students and builders collective action in the scenarios of practices of the Unified Health System (SUS).
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ISABELLE CRISTINA DE OLIVEIRA VIEIRA
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ANALYSIS OF KNOWLEDGE ABOUT WASTE MANAGEMENT
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Líder : ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
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LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
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LAÍS HENRIQUE PACHECO
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Data: 30-oct-2020
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Resumen Espectáculo
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According to the National Health Surveillance Agency (ANVISA), a continuing education program is mandatory for workers and everyone involved in waste management activities, even if they are workers who work temporarily without a job or even relatives of the sick. That it is important in order to guide, motivate, raise awareness and permanently inform everyone involved about the risks and appropriate waste management procedures, in accordance with the precepts of waste management. This should occur in establishments whose activities involve any stage of health care waste management, be they public and private, philanthropic, civil or military, including those that carry out teaching and research actions. Studies point out that health professionals do not leave their graduations with the necessary or sufficient skills to manage the health-care waste produced because of their care practices. Therefore, this study aimed to assess whether this topic is addressed in a Multiprofessional Family Health Residency Program, since residency programs should followprinciples and guidelines of the Unified Health System (SUS), based on local and regional needs and reality. This study is an exploratory study with a qualitative approach. I used the focus group technique for data collection. The sample included eight residents of a Multiprofessional Family Health Residency Programof a public Higher Education Institution (HEI) in Maceió, Alagoas. The residents who participated in the survey were between 24 and 31 years old, on the date of collection, 50% were female and 50% male. Only one of the interviewees had more than one degree, both in the health field, and 37.5% of the residents already had a lato sensu postgraduate course in health. I classified the material resulting from the transcriptions according to sets of Bardin’s analytical categories. As a result, the following thematic categories emerged, in response to the object of study: segregation of Health Services Waste (RSS), classification of RSS and Health Services Waste Management Plan (PGRSS). The importance of including the theme in undergraduate courses in the health and environment areasespecially in Multiprofessionalhealth residency programs, as they focus on in-service education. According to the professionals’ speeches and the topicresearch analysis, it is evident fragility, unpreparedness and/or service preceptors’ lack of mastery regarding to health-care waste management in practice locations and inexistent or insufficient approach of the theme by professors during graduation. We concluded that preceptor’s qualification in Health Higher Education emerges as a great tool for the transformation of health education in the country. That would enable students to develophealth care professionals’essential skills and competencies for an effective participation in the elaboration of a Plan Health Services Waste Management (PGRSS), knowledge of legislation and good practices related to Health Services Waste (RSS). In addition, it would allow the enhancing of their responsibilities with regard to human and animal health, protection of the environment and renewable natural resources, thus motivating the training of professionals aware of their social and environmental responsibilities.
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SHIRLEIDE MARTINS CAVALCANTE DE MORAIS
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DAMAGE REDUCTION: students' knowledge of Nursing and Medicine.
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Líder : DIVANISE SURUAGY CORREIA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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DIVANISE SURUAGY CORREIA
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JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
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MARIA LUSIA DE MORAIS BELO BEZERRA
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Data: 10-nov-2020
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Resumen Espectáculo
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This Academic Course Completion Work (TACC) had as main objective to investigate the knowledge about the Harm Reduction (RD) strategy among students of Nursing and Medicine courses at a public university in Maceió. This is a qualitative research conducted with a group of 28 students (16 from the undergraduate nursing course and 12 from the undergraduate medical course), in 2019. Two focus groups were held with the participation of a moderator, observer and the students, using a script with seven guiding questions. The speeches were recorded, transcribed and the textual contents were processed using the IRAMUTEQ software. Six classes were generated after the analysis: class 1: Alcohol and other drugs policy; class 2: Learning about the topic; class 3: Approach of the theme in the course, class 4 called: Harm Reduction Strategy; class 5: Understanding the concept of Harm Reduction and class 6: Discussion of the topic Harm Reduction during graduation. It was observed that the analyzed groups have knowledge on Harm Reduction, requiring a better learning on the subject. Based on these results, a webinar on Harm Reduction as an educational product was motivated where knowledge about the concept, history, current scenario in Brazil and in the world, and approach to teaching was discussed and shared. It can thus be used for updates on the subject and as a research source.
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JEANNETTE BARROS RIBEIRO COSTA
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PERCEPTIONS OF RESIDENT DOCTORS ON THE HEALTH PROGRAM PEDIATRIC RESIDENCE IN A PUBLIC UNIVERSITY HOSPITAL
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Líder : LENILDA AUSTRILINO SILVA
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MIEMBROS DE LA BANCA :
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LENILDA AUSTRILINO SILVA
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FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
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ANA MARIA CAVALCANTE MELO
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Data: 18-dic-2020
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Resumen Espectáculo
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Medical Residency is a form of in-service training based on supervised patient care. The teaching-learning process at the Medical Residency is complex and dynamic. It demands that the resident deepen and expand the meanings elaborated through his participation, while requiring the preceptor to permanently exercise reflective work, in addition to availability for monitoring, conducting research and care practices. This study aims to contribute to a reflection on the teaching methodologies used in the Medical Residency Program. It aimed to analyze the perception of resident physicians about the teaching-learning process related to the Pediatric Medical Residency Program of a University Hospital in Northeast Brazil. This is a qualitative research that used semi-structured interviews for data collection and included the participation of twelve residents of the Pediatric Medical Residency Program. The data were worked through content analysis. The results led to the identification of strengths and weaknesses of the medical residency program in Pediatrics. Such results enabled the construction of an action plan for the training of the preceptors of the Residence in question. First, strategic planning was carried out by elaborating a SWOT matrix and then an action plan for training preceptors, which involved holding a workshop to present the teaching strategy called One Minute Preceptor. As a product of this research, a technical-scientific report was prepared containing the entire constructive process about the teaching methodology used, and a technical manual to facilitate the realization of new workshops. Both will be presented to the coordination of the Medical Residence of Pediatrics to encourage the discussion on training in teaching for preceptors.
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