|
Dissertações |
|
1
|
-
GLÁUCIO GUIMARÃES MEDEIROS
-
O Supremo Tribunal Federal e a Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 5.794/2017: uma análise crítica acerca da quebra dos parâmetros normativos de controle financeiro em prejuízo da justiça fiscal.
-
Orientador : BASILE GEORGES CAMPOS CHRISTOPOULOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BASILE GEORGES CAMPOS CHRISTOPOULOS
-
FABIO LINS DE LESSA CARVALHO
-
FILIPE LOBO GOMES
-
MÁRCIO OLIVEIRA ROCHA
-
Data: 09/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O Supremo Tribunal Federal, quando do julgamento final da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 5.794/2017, acordou pela constitucionalidade da norma atacada e decidiu pela facultatividade da contribuição sindical, então imposta pelo art. 578 da Lei n.º 13.467/2017, dando azo a inúmeras consequências para o movimento sindical, dentre elas, a que legitimou uma viragem ab-rupta de entendimentos consolidados há décadas sobre a natureza jurídica da contribuição sindical, sua extensão, obrigatoriedade, repartição de receita, caracterizando-se assim um grande caso de renúncia fiscal.
-
Mostrar Abstract
-
The Federal Supreme Court, at the time of the final judgment of the Direct Action of Unconstitutionality No. 5.794/2017, agreed on the constitutionality of the challenged rule and decided on the optionality of union dues, then imposed by art. 578 of Law No. 13,467/2017, giving rise to numerous consequences for the union movement, among them, the one that legitimized an abrupt turn in the understandings consolidated for decades about the legal nature of union contribution, its extension, mandatory, sharing revenue, thus characterizing a major case of tax waiver.
|
|
2
|
-
GABRIELA BUARQUE PEREIRA SILVA
-
Responsabilidade civil, riscos e inovação tecnológica: os desafios impostos pela inteligência artificial
-
Orientador : MARCOS AUGUSTO DE ALBUQUERQUE EHRHARDT JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA DE OLIVEIRA FRAZÃO
-
JOSE BARROS CORREIA JUNIOR
-
JULIANA DE OLIVEIRA JOTA DANTAS
-
MARCOS AUGUSTO DE ALBUQUERQUE EHRHARDT JUNIOR
-
Data: 27/05/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Trata-se de análise acerca dos influxos dos danos oriundos de atividade de inteligência artificial no ramo da responsabilidade civil, partindo do pressuposto constitucional de solidariedade social e tutela da vítima. Objetiva-se, assim, investigar o enquadramento e as classificações da responsabilidade civil no que se refere à reparação dos danos oriundos de mecanismos dotados de inteligência artificial e sua função preventiva no contexto de risco do desenvolvimento tecnológico, analisando adequadas respostas às situações de gestão de incerteza. A relevância da abordagem toma forma considerando o vertiginoso crescimento da inteligência artificial em todos os ramos sociais, o que cria a necessidade de delimitação de transparência e segurança para o modelo empresarial. Nesse panorama, a abordagem se constitui por meio de metodologia dedutiva de revisão bibliográfica, procedendo a uma análise acerca do tema nas perspectivas do Direito Constitucional, Direito Civil e Direito do Consumidor, compreendendo periódicos científicos, obras específicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Outrossim, será utilizado o método comparativo, analisando textos legislativos europeus e estadunidenses pertinentes à problemática da dissertação, com o fito de identificar os dispositivos e os princípios que fundamentam e norteiam a disciplina jurídica da questão. O ponto fulcral da dissertação se agrega ao processo histórico de redirecionamento do olhar da responsabilidade civil para a
vítima, em atendimento ao princípio da reparação integral do dano e com fulcro na cláusula geral do risco disposta no art. 927, parágrafo único, do Código Civil, robustecendo o compromisso com o atendimento dos direitos fundamentais. A reparação pode ter fundamento, a depender do caso concreto, na responsabilidade objetiva da legislação consumerista ou da cláusula geral do art. 927, parágrafo único, do Código Civil, e na responsabilidade objetiva pelo fato da coisa, não constituindo, a princípio, o risco do desenvolvimento uma excludente do dever de indenizar. Por outro lado, as relações interempresariais permanecem disciplinadas pela responsabilidade subjetiva. Nesse sentido, verifica-se que a reparação civil para atos de inteligência artificial pode, orientada pelo princípio da precaução e em consonância com o incentivo tecnológico, nos moldes contemporâneos, atender às demandas de reparação, com as especificidades dos respectivos ramos jurídicos em que esteja inserida, não sendo necessária, no presente momento, a criação de uma personalidade eletrônica adicional ou de um novo arcabouço normativo.
-
Mostrar Abstract
-
It aims to analyze the inflows of damages arising from artificial intelligence activity in the field of civil liability, based on the constitutional assumption of social solidarity and victim protection. Thus, the objective is to investigate the framework and classifications of civil liability regarding the repair of damages arising from mechanisms equipped with artificial intelligence, and their preventive function in the context of technological development risk, analyzing appropriate answers to situations of uncertainty management. The relevance of the approach assumes character considering the dizzying growth of artificial intelligence in all social branches, which creates the need to delimit transparency and security for the business model. In this panorama, the approach is constituted by means of deductive methodology of bibliographic review, proceeding to an analysis about the theme in the perspectives of Constitutional Law, Civil Law and Consumer Law, comprising scientific journals, books, master’s dissertations and doctoral thesis. Furthermore, the comparative method will be used, analyzing European and American legislative texts relevant to the issue of the dissertation, in order to identify devices and principles that underlie and guide the legal discipline of the issue. The main point of the dissertation connects to the historical process of redirecting the look of civil liability to the victim, in compliance with the principle of full reparation of the damage and with a focus on the general clause of risk set out in art. 927 of the Civil
Code, strengthening the commitment to fullfill the fundamental rights. The reparation may be based, depending on the specific case, on strict liability set out in consumer legislation or in the general clause of art. 927, of the Brazilian Civil Code, and in the strict liability caused by inanimated things, not constituting, in principle, the risk of developing na exclusion of the duty to indemnify. On the other hand, inter-business relationships remain disciplined by negligence liability. In this sense, it appears that civil liability for acts of artificial intelligence can, guided by the precautionary principle and in line with technological incentives, in contemporary ways, meet the demands for reparations, with the specificities of the respective legal branches in which it is located, not being necessary, at the present moment, the creation of an additional electronic personality or a new normative framework.
|
|
3
|
-
JESSICA ANDRADE MODESTO
-
O DIREITO À PRIVACIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO À LUZ DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS: UMA ANÁLISE DA (IN)EFETIVIDADE DA LEI Nº13.709/2018 NO BRASIL A PARTIR DO ESTUDO COMPARATIVO COM O REGULAMENTO GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS DA UNIÃO EUROPEIA
-
Orientador : MARCOS AUGUSTO DE ALBUQUERQUE EHRHARDT JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS JORGE CATALAN
-
JOSE BARROS CORREIA JUNIOR
-
JULIANA DE OLIVEIRA JOTA DANTAS
-
MARCOS AUGUSTO DE ALBUQUERQUE EHRHARDT JUNIOR
-
Data: 29/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O direito à privacidade, em sua dimensão informacional, passou a ser especialmente tutelado no Brasil a partir da sanção da Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. O presente trabalho se propôs a investigar se a referida lei provocará mudanças no comportamento dos agentes de tratamento de dados, bem como será capaz de mitigar os riscos à privacidade na sociedade da informação, de forma a promover salvaguardas efetivas aos titulares dos dados. Para isso, foi utilizado o método dedutivo – partindo do desenvolvimento histórico, social e cultural de conceitos essenciais para o estudo –, auxiliado pelo método comparativo – a partir da análise simultânea entre LGPD e RGPD –, e foi realizada uma pesquisa teórica, qualitativa, descritiva/prescritiva – visando à utilização de doutrina nacional e estrangeira sobre a temática, identificação da natureza dos conceitos abordados, exposição do tema e apresentação de propostas/soluções baseadas na experiência europeia e nacional. Constatou-se que a LGPD consegue instituir, com êxito, um sistema de proteção de dados pessoais voltado primordialmente à prevenção de danos, mas também assegurando a reparação caso estes
venham a se concretizar. Para impulsionar os agentes à conformidade, a LGPD atribui poderes à Autoridade Nacional de Proteção de Dados para fiscalizar o cumprimento de suas disposições e aplicar sanções administrativas, caso verificada alguma infração. Examinando as disposições e os impactos do RGPD na Europa obteve-se importantes subsídios para a análise da efetividade da Lei nº 13.709/2018, haja vista as semelhanças entre as normas. A experiência europeia demonstra que a eficácia social do Regulamento nos Estados- membros da União Europeia depende, consideravelmente, de uma atuação forte, rápida e independente dos órgãos de controle. Nesse sentido, também no Brasil, a efetividade da LGPD em muito estará sujeita à atuação da ANPD. Tendo em vista a dimensão territorial do Brasil, sua grande população e uma cultura ainda incipiente de privacidade que vige no país, a Autoridade Nacional poderá enfrentar muitas dificuldades para conscientizar o público, atender às reclamações dos titulares, bem como orientar, fiscalizar e sancionar os agentes de tratamento. Diante disso, será necessária que a ANPD tenha recursos financeiros e humanos suficientes para desempenhar suas atribuições de maneira célere e eficaz. Como possível caminho para amenizar tais entraves, a Autoridade Nacional poderá celebrar acordos de colaboração com outros órgãos, a exemplo da SENACON, para realizar suas ações educativas, atender às demandas dos titulares e criar de mecanismos para aferir o cumprimento das normas pelos controladores e operadores.
-
Mostrar Abstract
-
The right to privacy, in its informational dimension, came to be especially protected in Brazil from Law Nº. 13.709 / 2018 - General Law for the Protection of Personal Data. The present work aimed to investigate whether this law will cause changes in the behavior of data processing agents, and also whether it will be able to mitigate the risks to privacy in the information society, in order to promote effective safeguards for data subjects. For this, the deductive method was used - starting from the historical, social and cultural development of essential concepts for the study -, aided by the comparative method - from the simultaneous analysis between LGPD and GDPR -, and a theoretical, qualitative and descriptive/ prescriptive research was carried out,– with the use of national and foreign doctrine, identification of the nature of the concepts, exposition of the
theme and presentation of proposals/solutions based on European and national experience. It was concluded that the LGPD is able to successfully institute a personal data protection system aimed at preventing damage, but also ensuring repair in case they materialize. In order to lead agents to compliance, the LGPD empowers the National Data Protection Authority to monitor compliance with its provisions and apply administrative sanctions in the event of any violation. Examining the provisions and impacts of the GDPR in Europe, important subsidies were obtained for the analysis of the effectiveness of Law Nº. 13.709/2018, given the similarities between the legislations. The European experience demonstrates that the social effectiveness of the Regulation in the Member States of the European Union depends, considerably, on a strong, quick and independent action from the control institutions. In this sense, also in Brazil, the effectiveness of the LGPD will largely be subject to the action of the ANPD. In view of the territorial dimension of Brazil, its large population and a still incipient culture of privacy that prevails in the country, the National Authority may face many difficulties to raise public awareness, respond to complaints from holders, as well as guide, supervise and sanction the treatment agents. Therefore, it will be necessary for ANPD to have sufficient financial and human resources to perform its duties quickly and effectively. As a possible way to alleviate such obstacles, the National Authority may enter into collaboration agreements with other institutions, such as SENACON, to carry out its educational activities, meet the demands of holders and create mechanisms to assess compliance with the rules by controllers and operators.
|
|
4
|
-
ANDRÉ LUIS PARIZIO MAIA PAIVA
-
NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS SOBRE O DIREITO FUNDAMENTAL AO CONTRADITÓRIO
-
Orientador : PEDRO HENRIQUE PEDROSA NOGUEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO DO PASSO CABRAL
-
BECLAUTE OLIVEIRA SILVA
-
FREDERICO WILDSON DA SILVA DANTAS
-
Data: 04/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A Constituição da República de 1988 estabelece as garantias fundamentais do processo, asquais compõem o chamado devido processo constitucional, que é uma condição delegitimidade de todo exercício da função jurisdicional do Estado. Por outro lado, o Código deProcesso Civil, em seu art. 190, traz a possibilidade das partes negociarem acerca das normasdo processo, disciplinando modelos de procedimento ou dispondo de seus ônus, poderes,deveres e faculdades processuais. Há, com o vigente CPC/2015, uma cláusula geral denegociação atípica no processo. Nesse contexto, torna-se imperioso investigar “se” e “em quemedida” as garantias fundamentais estabelecidas na Constituição podem ser objeto denegociação entre as partes. É certo, porém, que não haverá resposta uniforme para todo equalquer direito fundamental processual, sendo necessário o aprofundamento individual deles.Nessa perspectiva, investigaremos a possibilidade de negociação do direito fundamental aocontraditório, investigando o suporte fático da norma respectiva, com identificação dospreceitos que dela emanam para, ao final da pesquisa, identificar quais deles poderiam serobjeto de disposição pelas partes no processo. Estabelecida a possibilidade de negociaçãoprocessual do direito fundamental ao contraditório, mostra-se imperioso estabelecer limitesobjetivos para a negociação e, por fim, explicitar qual seria o regime jurídico aplicável aonegócio processual quando firmado pelas partes e invocado em um caso concreto.
-
Mostrar Abstract
-
The Constitution of the Republic of 1988 establishes the fundamental guarantees of theprocess, which make up the so-called constitutional due process, which is a condition for thelegitimacy of any exercise of the jurisdictional function of the State. On the other hand, theCode of Civil Procedure, in its art. 190, brings the possibility of the parties to negotiate aboutthe rules of the process, disciplining models of procedure or disposing of their onus, powers,duties and procedural faculties. There is, with the current CPC/2015, a general clause foratypical negotiation in the process. In this context, it becomes imperative to investigate “if”and “to what extent” the fundamental guarantees established in the Constitution can be theobject of negotiation between the parties. It is certain, however, that there will not be auniform answer to any and all fundamental procedural rights, requiring their individualdeepening. From this perspective, we will investigate the possibility of negotiating thefundamental right to the contradictory, investigating the factual support of the respectivestandard, identifying the precepts that emanate from it to, at the end of the research, identifywhich of them could be object of disposition by the parties to the process. Having establishedthe possibility of procedural negotiation of the fundamental right to the adversary, it isimperative to establish objective limits for the negotiation and, finally, to explain what wouldbe the legal regime applicable to the procedural business when signed by the parties andinvoked in a specific case
|
|
5
|
-
THYAGO BEZERRA SAMPAIO
-
CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: do necessário diálogo institucional como mecanismo de mitigação da ineficiência e superação do Direito Administrativo do medo
-
Orientador : FILIPE LOBO GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO LINS DE LESSA CARVALHO
-
GEORGE SARMENTO LINS JUNIOR
-
RICARDO SCHNEIDER RODRIGUES
-
Data: 17/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Embora a literatura não seja farta e aprofundada acerca do tema, dispondo, em maior parte, de artigos sobre o tema, existe um crescente e intenso debate na doutrina acerca da atuação dos órgãos e entidades de controle sobre a atividade administrativa. O objetivo deste trabalho é analisar e compreender a estrutura e o exercício das competências das instituições de controle do Estado, especificamente aquelas que se debruçam sobre a atuação do administrador público do Poder Executivo federal, de modo a suscitar a discussão e promover oportuna reflexão sob as formações discursivas relativas ao modo de atuação do gestor público em decorrência de eventuais excessos praticados pelos agentes estatais de controle. Ao longo deste estudo, são apresentadas perspectivas bibliográficas sobre a separação dos poderes e os caminhos percorridos até o atual modelo gerencial de gestão pública. São discutidase analisadas, por meio de uma revisão sistemática, as concepções do direito fundamental à boa administração e o controle na era digital, ponto de partida para o aprofundamento dos estudos da legislação e das estruturas que compõem a atividade de controle do Poder Executivo federal, para então adentrar no tema central pertinente à atuação exacerbada dos órgãos de controle e o medo incidente ao administrador público, propondo-se alternativas para uma melhor calibragem do controle da atividade administrativa do Estado.As conclusões apontam que a Administração Pública e a atividade de controle convivem em desarmonia e que necessitam convergir suas ações numa interação sistêmica de intenso diálogo, tendo em vista que o medo está a se instalar no cotidiano do gestor público interferindo em sua prática decisória, pondo em risco a concretização de políticas públicas e a efetivação de direitos fundamentais.
-
Mostrar Abstract
-
Although the literature is not abundant and in-depth on the subject, having, for the most part, articles on the subject, there is a growing and intense debate in the doctrine about the role of control bodies and entities over administrative activity.The objective of this work is to analyze and understand the structure and the exercise of the competences of the State control institutions, specifically those that deal with the performance of the public administrator of the federal Executive Branch, in order to stimulate the discussion and promote a timely reflection under the discursive formations related to the public manager's mode of action as a result of possible excesses practiced by state control agents. Throughout this study, bibliographical perspectives on the separation of powers and the paths taken to the current managerial model of public management are presented. The concepts of the fundamental right to good administration and control in the digital age are discussed and analyzed, through a systematic review, a starting point for further study of the legislation and structures that make up the control activity of the federal executive branch , then to enter into the central theme pertinent to the exacerbated performance of the control bodies and the fear on the public administrator, proposing alternatives for a better calibration of the control of the administrative activity of the State. The conclusions point out that the Public Administration and the control activity coexist in disharmony and that they need to converge their actions in a systemic interaction of intense dialogue, considering that fear is installing itself in the public manager's daily life, interfering in their decision-making practice, putting at risk the implementation of public policies and the realization of fundamental rights.
|
|
6
|
-
ISABELLE DE SOUZA BORDALO
-
ORIXÁS, SENZALA E CASA GRANDE: A DISCRIMINAÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E A TEORIA DA (DE)COLONIALIDADE NAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
-
Orientador : GEORGE SARMENTO LINS JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA DE OLIVEIRA JOTA DANTAS
-
MARIA DA GRACA MARQUES GURGEL
-
THULA RAFAELA DE OLIVEIRA PIRES
-
Data: 22/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo tem por intuito investigar se a teoria da colonialidade constitui mola propulsora da discriminação das religiões de matriz afro e se há indícios de que as decisões judiciais proferidas pelo Supremo Tribunal Federal possuem tal ideia na seara das religiosidades. Por meio de estudo teórico, utilizando-se o método lógico-dedutivo, a análise é realizada com fundamento em três pilares que se interligam: religiões afro-brasileiras, discriminação e atuação estatal. Desta forma, utilizando-se um olhar interseccional do Direito, com a Sociologia e a Antropologia da religião, observa-se não só um panorama de profunda influência da colonialidade no modus vivendi dos povos colonizados – notadamente no viés religioso-, como também, igualmente, vislumbra-se na atividade jurisdicional dos Tribunais, em especial na Suprema Corte, o cenário real marcado pela interpretação dos direitos humanos sob a ótica da colonialidade e do racismo religioso, ao tempo em que propõe a efetiva abertura da expressividade espiritual no Estado laico, à luz da decolonialidade das cosmovisões.
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to investigate whether the theory of coloniality is the driving force behind the discrimination of afro-brazilian religions and whether there are signs that the court decisions handed down by the Supreme Court have such an idea in the field of religiosities. Through a theoretical study, using the logical-deductive method, the analysis is based on three interconnected pillars: afro-brazilian religions, discrimination and state action. In this way, using an intersectional view of Law, with the Sociology and Anthropology of Religion, there is not only a scene of the profound influence of coloniality in colonized peoples - including the religious area-, but also, equally, it is glimpsed in the jurisdictional activity of the Courts, especially in the Supreme Court, the real prospect marked by the interpretation of human rights from the perspective of coloniality and religious racism, while proposing the effective opening of spiritual expression in the secular State, in light of the decoloniality faiths.
|
|
7
|
-
LUIZ PHILLIPE DE OLIVEIRA GOMES MARTINS
-
A PROIBIÇÃO DA REVISTA ÍNTIMA NO AMBIENTE DE TRABALHO COMO GARANTIA DO DIREITO FUNDAMENTAL À INTIMIDADE
-
Orientador : BECLAUTE OLIVEIRA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PEDRO HENRIQUE PEDROSA NOGUEIRA
-
JOSE BARROS CORREIA JUNIOR
-
MARCO FÉLIX JOBIM
-
Data: 24/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O poder fiscalizatório do empregador caracteriza uma das expressões do poder empregatício atrelado ao acompanhamento contínuo da prestação dos serviços no ambiente de trabalho. Com base nessa prerrogativa, revistas íntimas sobre a pessoa e sobre os objetos pessoais dos empregados são adotadas para garantir a vigilância interna. A discussão sobre o tema “revista íntima” no ambiente de trabalho ganhou novos contornos com o paradigma fixado pela “Subseção I Especializada em Dissídios Individuais” (SBDI I) do “Tribunal Superior do Trabalho” (TST) ao firmar tese jurídica de que o procedimento de revistas realizado nos pertences pessoais de todos os empregados está contido no âmbito do poder fiscalizatório quando adotado de modo indiscriminado e sem contato físico. Contudo, o referido enunciado do direito positivo concernente à revista íntima, presente no art. 373-A, VI, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na Lei nº 13.271/2016, estimula reavaliação pela Ciência do Direito. O objeto desta dissertação consiste em avaliar os limites constitucionais da revista íntima no ambiente de trabalho como garantia do direito fundamental à intimidade. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa bibliográfica jurídica e o método dedutivo. A análise jurídica foi realizada (1) a partir da doutrina sobre a proteção à intimidade no campo dos direitos fundamentais e na análise do sistema jurídico pátrio; e (2) com respeito ao exame dedutivo, a partir de uma premissa maior – as normas constitucionais e infraconstitucionais – para uma premissa menor – o caso específico da análise da revista íntima no ambiente de trabalho. No primeiro capítulo, algumas premissas serão estipuladas a partir do estudo da constitucionalização do Direito do Trabalho; da eficácia jurídica dos direitos fundamentais nas relações entre particulares; e, ainda, da regra da proporcionalidade na concepção de Robert Alexy. Diante desses pressupostos, abordará, no segundo capítulo, a evolução do direito fundamental à intimidade; o poder fiscalizatório no ambiente de trabalho no exercício do direito de propriedade do empregador; para, ao final, investigar a revista íntima sobre a pessoa e sobre os objetos pessoais dos trabalhadores. No capítulo três, examinará a função social da propriedade e da empresa; como também os aspectos econômicos, sociais e ambientais (tripé da sustentabilidade), em que a figura do trabalhador se apresenta como importante parte interessada digno de proteção jurídica na dinâmica da atividade empresarial. Por fim, no quarto capítulo, a investigação desembocará na responsabilidade civil diante do desrespeito à função social da empresa pelo empregador ao exercer a fiscalização abusiva através da revista íntima, assim, configurando um dano de natureza extrapatrimonial. Acredita-se ser possível afirmar que as revistas desproporcionais sobre a pessoa ou sobre os objetos pessoais no ambiente de trabalho que violam o direito fundamental à intimidade representam revistas íntimas, de modo que, quando realizadas em contrariedade à função social da empresa, configuram ato ilícito ensejador de dano de natureza extrapatrimonial passível de responsabilização civil.
-
Mostrar Abstract
-
The employer's supervisory power characterizes one of the expressions of the employment power linked to the continuous monitoring of the provision of services in the work environment. Based on this prerogative, intimate search about the personnel and the personal objects of the employees are adopted to guarantee internal surveillance. The discussion on the topic of “intimate search” in the workplace took on a new shape with the paradigm set by Subsection I Specialized in Individual Disputes (SBDI I) of the Superior Labor Court (TST) when signing a legal thesis that the search procedure carried out in the personal belongings of all employees it is contained within the scope of the supervisory power when adopted in an indiscriminate manner and without physical contact. However, the aforementioned statement of the positive right concerning the intimate search, present in Art. 373-A, VI, of the Labor Relations Code (CLT) and in Law No. 13.271 / 2016, encourages reassessment by the Science of Law. The object of the dissertation is to evaluate the constitutional limits of the intimate search in the workplace as a guarantee of the fundamental right to intimacy. Methodologically, legal bibliographic research and the deductive method are adopted it. The legal analysis was carried out (1) based on the doctrine on the protection of privacy in the field of fundamental rights and in the analysis of the legal system of the country; and, (2) with respect to the deductive examination, from a major premise - the constitutional and infraconstitutional rules - to a minor premise - the specific case of the analysis of the intimate search in the workplace. In chapter one, some premises will be stipulated from the study of the constitutionalization of Labor Law; the legal effectiveness of fundamental rights in relations between individuals; and, still, of the proportionality rule in Robert Alexy's conception. Given these assumptions, in the second chapter will approach the evolution of the fundamental right to privacy; the supervisory power in the workplace in the exercise of the employer's property right; to in the end, investigate the intimate search about the person and the personal objects of the workers. In chapter three, it will examine the social function of property and the company; as well as the economic, social and environmental aspects (triple botton line), in which the figure of the worker presents itself as an important stakeholder worthy of legal protection in the dynamics of business activity. Finally, chapter four, the investigation will lead to civil liability in the face of the employer's disrespect for the company's social function when exercising abusive inspection through intimate searches, thus constituting an off-balance sheet damage. It is believed that it is possible to affirm that disproportionate searches in the person or personal objects in the workplace that violate the fundamental right to privacy represent intimate search, so that, when performed against the company's social function, it constitutes an unlawful act causing harm off-balance sheet subject to civil liability.
|
|
8
|
-
CAMILLE LIMA REIS
-
A PARTICIPAÇÃO POPULAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: desafios e perspectivas em um mundo conectado
-
Orientador : FABIO LINS DE LESSA CARVALHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IRENE PATRÍCIA NOHARA
-
BASILE GEORGES CAMPOS CHRISTOPOULOS
-
FILIPE LOBO GOMES
-
Data: 24/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação trata da participação popular e do emprego tecnológico na Administração Pública brasileira, traçando desafios e perspectivas. No contexto de uma sociedade conectada, bem como a necessidade de uma democracia mais sofisticada, que abrace formas diretas de participação nos localizamos de modo a unir estes dois elementos sem precedentes, que se encontram em constante desenvolvimento. Utilizando a dogmática jurídica, este estudo busca compreender os fenômenos que envolvem o Direito e buscar formas de aplica-lo. Para tanto, foi utilizado o método indutivo e dedutivo com apoio na doutrina nacional e estrangeira e na legislação brasileira, bem como por meio de analise qualitativa e quantitativa. Sendo assim, no primeiro momento analisamos os contornos da participação popular no Brasil no contexto do Estado Democrático de Direito para compreender como se deu o caminho e evolução democrática. Posteriormente, passamos a analisar o fenômeno da tecnologia para a sociedade e suas consequências para o Estado, que é chamado a evoluir aderindo tecnologias também. Por último, este estudo possibilitou aprofundar na conexão entre a tecnologia e a participação: a democracia conectada, e perceber que com a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação o cidadão vem sendo chamado para assumir uma posição de protagonista na vida do poder. Constatou-se então, que diante dos desafios trazidos pela tecnologia, como a alta velocidade de atualização difícil de acompanhar, os limites orçamentários, a necessidade de uma mudança cultural e os a preocupação com os excluídos digitais, o Estado precisa ainda mais contar com as soluções tecnológicas e democráticas para propor soluções.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation deals with popular participation and technological employment in the Brazilian Public Administration, outlining challenges and perspectives. In the context of a connected society, as well as the need for a more sophisticated democracy, which embraces direct forms of participation, we are located in order to unite these two unprecedented elements, which are constantly evolving. Using legal dogmatics, this study seeks to understand the phenomena that involve the law and look for ways to apply it. For this, the inductive and deductive method was used with support in national and foreign doctrine and in Brazilian legislation, as well as through qualitative and quantitative analysis. Therefore, at the first moment, we analyzed the contours of popular participation in Brazil in the context of the Democratic Rule of Law to understand how the democratic path and evolution took place. Subsequently, we began to analyze the phenomenon of technology for society and its consequences for the State, which is called upon to evolve by adhering to technologies as well. Finally, this study made it possible to deepen the connection between technology and participation: connected democracy, and to realize that with the evolution of Information and Communication Technologies, citizens are being called upon to assume a leading role in the life of power. It was then found that, given the challenges brought by technology, such as the high speed of updating that is difficult to keep up with, budget limits, the need for cultural change and the concern with the digitally excluded, the State needs even more to rely on the technological and democratic solutions to propose solutions.
|
|
9
|
-
MARIANA AIRES ATHAYDE
-
Argumentação jurídica e literalidade: desmistificando a ideia de limite literal: uma abordagem teórica antiessencialista das funções da literalidade no discurso jurídico
-
Orientador : ANDREAS JOACHIM KRELL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRUALDO DE LIMA CATAO
-
GEORGE SARMENTO LINS JUNIOR
-
TORQUATO DA SILVA CASTRO JÚNIOR
-
Data: 24/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma noção de limite literal não metafísica e propor uma forma de lidar com tal concepção a partir de um sistema de ônus de argumentação. Na prática jurídica brasileira, por vezes, parte das decisões judiciais subscreve a literalidade como limite intransponível para a tomada de decisão. Alguns pronunciamentos, no entanto, sinalizam a possibilidade de superá-la e há, inclusive, quem questione doutrinariamente a sua existência. Nesse cenário de disputa sobre a literalidade, a presente dissertação busca, em um primeiro momento, trazer conceitos da pragmática, sobretudo de Wittgenstein, e das teorias da argumentação, em especial de Alexy, para confirmar que o limite literal é contextual, aberto e contingente, mas objetivamente existente, porque alicerçado em regras de uso das palavras. Em um segundo momento, com foco em uma aproximação necessária para o Direito contemporâneo entre segurança jurídica e justiça concreta, propõem-se elementos para que o limite literal seja operacionalizado no universo jurídico como ônus de argumentação, e não como um bloqueio radical à tomada de decisão. Ao realizar esse percurso, o trabalho conclui que o limite literal não metafísico deve ser entendido como um dos mais importantes ônus de argumentação, instituindo um peso para as razões que pretendam justificar uma decisão afastada do texto em nome de uma justiça concreta. Vista dessa forma, a literalidade consegue restringir os espaços decisórios sem submeter o juiz a limites que o impeçam de dar conta de novos conflitos, como reivindica o Estado Democrático de Direito.
-
Mostrar Abstract
-
The main objective of this dissertation is to present a notion of non-metaphysical literal limit and propose a way to deal with such a conception from a system of argumentation burden. In Brazilian legal practice, part of court decisions subscribes to literality as an insurmountable limit for decision making. Some pronouncements, however, signal the possibility of overcoming it and there are even those who doctrinally question its existence. In this scenario of dispute for literality, this dissertation seeks, at first, to bring concepts from pragmatics, especially concepts by Wittgenstein, and from theories of argumentation, especially concepts by Alexy, to confirm that the literal limit is contextual, open, and contingent, but objectively existing because it is based on word usage roles. In a second moment, focusing on a necessary approximation for contemporary Law between legal security and concrete justice, elements are proposed so that the literal limit is operationalized in the legal universe as a burden of argumentation, and not as a radical block to the taking of decision. By following this path, this work concludes that the non-metaphysical literal limit must be understood as one of the most important burdens of argumentation, establishing a weight for the reasons that intend to justify a decision removed from the text in the name of concrete justice. Seen in this way, literality manages to restrict decision-making spaces without subjecting the judge to limits that prevent him from dealing with new conflicts, as claimed by the Democratic State of Law.
|
|
10
|
-
INGRID PAZ ESTEVAM
-
Limites da prevalência do negociado sobre o legislado na negociação coletiva trabalhista: uma análise do art. 611-A da CLT a partir dos princípios da vedação de retrocesso social e progressividade.
-
Orientador : ALESSANDRA MARCHIONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA DA GRACA MARQUES GURGEL
-
GABRIEL IVO
-
CAROLINA PEREIRA LINS MESQUISTA
-
Data: 25/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Não é nova a tendência à flexibilização e desregulamentação dos direitos trabalhistas em tempos de crise econômica. No atual contexto neoliberal, perpetuam-se especialmente reformas legislativas realizadas sem o devido debate democrático, prescindindo da necessária conformação ao sistema jurídico constitucional e internacional trabalhista. Nessa conjuntura, foi promulgada a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), cujo pilar consistiu na instituição da prevalência do negociado sobre o legislado no que tange a direitos anteriormente assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho. A inserção do art. 611-A na CLT concedeu, à primeira vista, liberdade às partes da negociação coletiva para reduzir ou suprimir direitos assegurados por lei, ressalvando, basicamente, apenas direitos previstos expressamente na Constituição Federal de 1988. A modificação legislativa provocouseverasrupturascomprincípios,doutrinaejurisprudênciadaárealaboral, afetando a estrutura basilar e razão de ser desse ramo jurídico. O Direito do Trabalho tem como fundamento lógico a promoção da dignidade humana daquele que labora, posto que o contrato de trabalho se diferencia do contrato civil por ter como objeto a força de trabalho humana, e, como contraprestação, parcela que garante a subsistência do empregado. Desse modo, frente ao desequilíbrio de forças inerente a esse tipo de relação contratual, legislação, doutrina e jurisprudência justrabalhistas nacional e internacional construíram-se no sentido de promover a igualdade entre empregador e empregado, protegendo o trabalhador na ordem socioeconômica através de garantias que promovam a melhoria de suas condições laborais. Nesse contexto, a presente pesquisa busca analisar a desnaturação da função constitucional da negociação coletiva do trabalho causada pela Lei 13.467/2017, frente à proteção nacional e internacional concedida a esse instituto pelos princípios da progressividade e da vedação de retrocesso social, consagrados tanto no ordenamento jurídico brasileiro quanto no âmbito da Organização Internacional do Trabalho e outros diplomas internacionais. A partir da descrição histórica da formação do sindicalismo, o trabalho resgata as fontes materiais sob as quais construíram-se os fundamentos normativos do Direito Coletivo do Trabalho, objetivando demonstrar que, em que pese a melhoria da condição social do trabalhador ser função intrínseca ao sindicato, sua capacidade de negociação varia no espaço-tempo, de acordo com a conjuntura social e econômica vigente – portanto, não pode prescindir do princípio protetor que rege o Direito do Trabalho. Nessa perspectiva, a pesquisa descreve o arcabouço principiológico e normativo derivado dessa função tutelar do ramo laboral, apresentando os princípios da progressividade e vedação de retrocesso como limites materiais ao conteúdo da negociação coletiva. Apresenta a estrutura piramidal e escalonada do ordenamento jurídico laboral, suas fontes heterônomas e autônomas e o critério especial de prevalência que rege suas normas, com o intuito de posicionar a negociação coletiva hierarquicamente abaixo da lei e reafirmar o princípio da proteção. O trabalho conclui pela inconstitucionalidade da inversão hierárquica na pirâmide justrabalhista, pretendida pela Lei 13.467/2017, em nome de uma suposta autonomia da vontade coletiva recentemente exaltada na construção jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal.
-
Mostrar Abstract
-
The trend towards flexibilization and deregulation of labor rights in times of economic crisis is nothing new. In the current neoliberal context, legislative reforms are especially perpetuated without due democratic debate, without the necessary conformation to the constitutional and international labor legal system. At this juncture, the Labor Reform was enacted (Law 13,467/2017), whose pillar consisted in the institution of the prevalence of the negotiated over the legislated with regard to rights previously guaranteed by the Consolidation of Labor Laws. The insertion of art. 611-A in the CLT granted, at first sight, freedom to the parties of collective bargaining to reduce or suppress rights guaranteed by law, basically reserving only rights expressly provided for in the Federal Constitution of 1988. The legislative modification caused severe ruptures with principles, doctrine and jurisprudence in the labor area, affecting the basic structure and rationale of this legal branch. The Labor Law has as its logical foundation the promotion of the human dignity of those who work, since the employment contract differs from the civil contract in that it has as its object the human workforce, and, as consideration, a portion that guarantees the employee's subsistence. Thus, given the imbalance of forces inherent in this type of contractual relationship, national and international legislation, doctrine and jurisprudence were built to promote equality between employer and employee, protecting the worker in the socioeconomic order through guarantees that promote the improvement of their working conditions. In this context, this research seeks to analyze the denaturation of the constitutional function of collective labor bargaining caused by Law 13.467/2017, given the national and international protection granted to this institute by the principles of progressivity and prohibition of social retrogression, enshrined in both the legal system Brazilian and within the scope of the International Labor Organization and other international diplomas. From the historical description of the formation of unionism, the work rescues the material sources on which the normative foundations of the Collective Labor Law were built, aiming to demonstrate that, despite the improvement of the social condition of the worker, it is an intrinsic function of the union , its negotiation capacity varies in space-time, according to the current social and economic situation – therefore, it cannot do without the protective principle that governs the Labor Law. From this perspective, the research describes the entire principled and normative framework derived from this protective function of the labor branch, presenting the principles of progressivity and the prohibition of retrogression as material limits to the content of collective bargaining. It presents the pyramidal and staggered structure of the labor legal system, its heteronomous and autonomous sources and the special criterion of prevalence that governs its norms, with the aim of positioning collective bargaining hierarchically below the law and reaffirming the principle of protection. The work concludes for the unconstitutionality of the hierarchical inversion in the justlabor pyramid, intended by Law 13,467/2017, in the name of a supposed autonomy of the collective will recently exalted in the jurisprudential construction of the Supreme Court.
|
|
11
|
-
RAÍI MORAES SAMPAIO DE PAIVA
-
A RELAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE MÉTODOS DE INTERPRETAÇÃO E A APLICAÇÃO DE CONCEITOS JURÍDICOS INDETERMINADOS”
-
Orientador : ANDREAS JOACHIM KRELL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GUSTAVO JUST DA COSTA E SILVA
-
ADRUALDO DE LIMA CATAO
-
BASILE GEORGES CAMPOS CHRISTOPOULOS
-
Data: 25/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Os reflexos da indeterminação normativa nas decisões jurídicas não constituem um problema novo para a teoria do direito, tampouco para a prática judicial. De igual modo, os métodos de interpretação e aplicação do direito — como a subsunção, os quatro Cânones e a ponderação de bens — são indicados há bastante tempo pela dogmática brasileira como importantes recursos para a aplicação normativa. Não obstante, com base em algumas das conclusões da “reviravolta linguística” da filosofia e da hermenêutica, parte da doutrina brasileira vem questionando a possibilidade de emprego dos métodos como auxílio à tomada de decisão, através de críticas que têm gerado efeitos em decisões judiciais. Por outro lado, boa parte da prática dos tribunais ainda recorre aos métodos de interpretação para fundamentar suas decisões, em especial nos casos complexos face à presença de conceitos jurídicos indeterminados. Muitas vezes, o recurso aos métodos se dá apenas de maneira superficial, numa cultura de aplicaçãommarcada pela argumentação de autoridade e pelo ceticismo interpretativo. Nesse contexto, a presente pesquisa busca investigar até que ponto as conclusões da reviravolta linguístico-pragmática permitem afirmar como necessária uma relação entre a aplicação de conceitos indeterminados e o recurso aos métodos de interpretação. A partir de uma estruturação em quatro níveis discursivos (filosófico, jusfilosófico, dogmático e prático), o trabalho recorre a três figuras metafóricas principais para fixar uma compreensão prévia do seu objeto e já problematiza-lo: o Mestre, que representa a dogmática jurídica, a Quimera-dos-conceitos- indeterminados e o Iceberg dos métodos interpretativos. Essas figuras são analisadas sob duas dimensões principais ressaltadas pela reviravolta linguística: uma hermenêutica(Heidegger) e outra pragmática (Wittgenstein). Após realizar concessões resultantes do falseamento parcial de suas premissas, o trabalho conclui que os métodos investigados possuem uma relação necessária com o preenchimento de conceitos indeterminados na medida em que potencializam a transparência, a compreensibilidade e a controlabilidade das decisões judiciais.
-
Mostrar Abstract
-
The reflexes of normative indeterminacy in judicial decisions do not constitute a new problem neither to legal theory nor to legal practice. Likewise, the methods of legal interpretation and application - such as subsumption, the four canons and weighting of assets - have been suggested in a long time by Brazilian dogmatics as important resources to normative application. However, based on a few conclusions of philosophy and hermeneutics’ “linguistic turn”, some of the Brazilian doctrine have been questioning the possibility of applying the methods as support to decision-making, through criticism that have been affecting legal decisions. On the other hand, a considerable portion of court practices still resort to methods of interpretation to justify their decisions, in particular in hard cases in the light of the presence of indeterminate legal concepts. Oftentimes, the resort to methods is only superficial in a culture of application marked by ad hominem arguments and interpretative skepticism. In this context, the present research aims to investigate how far the conclusions of linguistic- pragmatic turn allow to claim as necessary between the application of indeterminate legal concepts and resorting to interpretative methods. Following an organization in four discursive levels (philosophical, jusphilosophical, dogmatic, practical), the dissertation appeals to three main metaphorical figures to set a previous comprehension of its object and then entangle it: The Master, which represents legal dogmatics, the Chimera of indeterminate legal concepts and the Iceberg of
interpretative methods. These figures are analyzed under two main dimensions underlined by the linguistic turn: hermeneutic (Heidegger) and pragmatic (Wittgenstein). After making concessions resulting from partial falsification of its premises, this work concludes that the investigated methods have a necessary relation to filling in concepts insofar they strengthen transparency, comprehension and control of court judgements.
|
|
12
|
-
EDUARDO HENRIQUE COSTA
-
A PUBLICIDADE INFANTIL NA SOCIEDADE DE CONSUMO: POSSIBILIDADE E LIMITES NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO
-
Orientador : JULIANA DE OLIVEIRA JOTA DANTAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIOLA ALBUQUERQUE LOBO
-
FILIPE LOBO GOMES
-
MARCOS AUGUSTO DE ALBUQUERQUE EHRHARDT JUNIOR
-
Data: 25/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação versa sobre a tutela da publicidade infantil na perspectiva do fenômeno da constitucionalização das relações privadas em que a dignidade da pessoa humana subordina todas as relações sociais e econômicas. O Código de Defesa do Consumidor não veda aprioristicamente a publicidade dirigida à criança ao estabelecer uma cláusula geral de não abusividade na sua veiculação. Por outro lado, significativa parcela da doutrina e da jurisprudência sustentam que uma interpretação sistemática dos princípios constitucionais envolvidos e da legislação ordinária implica no reconhecimento da ilegalidade de toda publicidade dirigida ao público infantil: a publicidade infantil feriria os direitos da personalidade da criança que não tem desenvolvimento cognitivo suficiente tampouco capacidade de celebrar negócio jurídico. Diante da controvérsia sobre a temática, a pesquisa investiga os contornos da sociedade de consumo, a condição da criança no mercado de consumo, a possibilidade e os eventuais limites das comunicações mercadológicas dirigidas a ela. A dissertação procura acrescentar um novo aporte nesse debate ao buscar também definir os limites entre a intervenção estatal e a autoridade parental na proteção da criança. Para tanto, examina-se o modelo misto de regulação da publicidade no Brasil e os parâmetros decisórios dos Tribunais brasileiros sobre o controle da publicidade infantil. O trabalho conclui que a publicidade infantil é compatível com o direito brasileiro, cujo controle é realizado de forma tópica, mediante juízo de proporcionalidade, salvo quando houver preceito normativo estatal ou autorregulamentar a estabelecer restrição proporcional de certo segmento de bens de consumo ou sobre a forma de comunicação publicitária.
-
Mostrar Abstract
-
Para a versão final
|
|
13
|
-
CARLOS DAVID FRANCA SANTOS
-
A atuação do Ministério Público Estadual de Alagoas com vistas à proteção dos interesses transindividuais: uma análise das ações civis públicas ajuizadas, dos termos de ajustamento de conduta celebrados e das recomendações expedidas nos Anos de 2016 a 2019 na cidade de Maceió.
-
Orientador : ADRUALDO DE LIMA CATAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GEORGE SARMENTO LINS JUNIOR
-
MÁRCIO OLIVEIRA ROCHA
-
OLGA JUBERT GOUVEIA KRELL
-
Data: 26/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho pretende analisar se a atuação do Ministério Público Estadual de Alagoas, no que tange aos interesses transindividuais, considerados os instrumentos da ação civil pública, do termo de ajustamento de conduta e da recomendação, nos anos de 2016 a 2019, na cidade de Maceió, esteve em conformidade com os contornos do acesso à justiça. Para tal, far-se-á primeiramente uma pesquisa bibliográfica sobre a função do Parquet na salvaguarda dos interesses mencionados; assim como acerca dos instrumentos supracitados e a respeito dos ditames do acesso à justiça; já com o objetivo de responder ao problema de pesquisa, realizarse- á averiguação empírica, com base nos dados dos instrumentos manejados pela referida instituição no período delimitado para esta investigação.
-
Mostrar Abstract
-
This paper intends to analyze whether the performance of the State Public Ministry of Alagoas, with regard to trans-individual interests, considered the instruments of public civil action, the conduct adjustment term and the recommendation, in the years 2016 to 2019, in the city of Maceió, was in line with the contours of access to justice. To achieve this purpose, a bibliographical research will first be carried out on the role of Parquet in safeguarding the interests mentioned; as well as about the aforementioned instruments and about the dictates of access to justice; on the other hand, with the objective of answering the research problem, an empirical investigation will be carried out, based on the data of the instruments handled by the mentioned institution in the period defined for this investigation.
|
|
14
|
-
EWERTON GABRIEL PROTAZIO DE OLIVEIRA
-
O pedido de suspensão de segurança: uma análise do procedimento na perspectiva do princípio do contraditório.
-
Orientador : FREDERICO WILDSON DA SILVA DANTAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELO ABELHA RODRIGUES
-
BECLAUTE OLIVEIRA SILVA
-
PEDRO HENRIQUE PEDROSA NOGUEIRA
-
Data: 26/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho objetiva realizar uma análise crítica sobre o procedimento do pedido de sustação de eficácia de decisão contrária Poder Público, especificamente sob o enfoque do princípio do contraditório, estatuído no art. 5º, inc. LV, da Constituição Federal. Criada para suprir a inexistência de recurso com efeito suspensivo em face da decisão liminar e da sentença concessiva ou denegatória de segurança, a suspensão de segurança foi objeto de expansão normativa, a ponto de ser cabível em face de qualquer provimento jurisdicional contrário ao Poder Público. De natureza eminentemente jurisdicional, o instituto é regulado por um conglomerado de leis esparsas, as quais, com base em moderna doutrina, devem ser encaradas como um microssistema legal e procedimental sobre o tema. Noutro giro, a partir de um estudo da historicidade do princípio do contraditório, chegou-se ao seu conceito mais moderno. Com um modelo colaborativo, ou melhor, comparticipativo, o processo civil consegue trazer ao contraditório um conteúdo muito mais substancial, em que às partes são dados os direitos de influenciar na decisão judicial e de não serem pegas de surpresa com decisões cujas matérias não foram levadas ao debate prévio. Com esse marco teórico, a pesquisa buscou identificar quais os pontos em que as leis do microssistema são lacunosas ou aparentemente contrárias ao princípio e qual seria o procedimento ideal diante de tal conteúdo. Como resultado, apresentou-se as lacunas legais, interpretações inconstitucionais e posicionamentos jurisprudenciais que, a priori, não estariam em consonância com tal princípio. Com isso, apresentou-se sugestões de medidas procedimentais, além de reflexões sobre a necessidade de alteração legislativa.
-
Mostrar Abstract
-
Para versão final.
|
|
15
|
-
CARLOS HENRIQUE GOMES DA SILVA
-
POR UMA ESTRATÉGIA DE EFETIVIDADE AO DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO À LUZ DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DA AGENDA ESG: DA CRIAÇÃO À OPERACIONALIZAÇÃO DO COMPLIANCE AMBIENTAL
-
Orientador : ADRUALDO DE LIMA CATAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
TERENCE TRENNEPOHL
-
ANDREAS JOACHIM KRELL
-
JOSE BARROS CORREIA JUNIOR
-
Data: 26/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho investiga a possibilidade e operacionalização de um vetor da boa governança nas organizações, o compliance, ser utilizado como mecanismo de proteção ao direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado à luz do desenvolvimento sustentável multidimensional e da agenda ESG (Environmental, Social and Governance), o denominado compliance ambiental. Diante dessa problemática central, há necessidade de, primeiramente, definir o compliance ambiental (categorização do objeto) para, posteriormente, verificar a possibilidade (funcionalização do objeto) e a operacionalização (pragmaticidade do objeto) questionadas. Neste turno, a análise da referida possibilidade aponta por duas hipóteses: uma positiva e outra negativa. Caso a hipótese negativa se confirme, a pesquisa oferta seu contributo apontando por um instrumento que não serve para tal finalidade. Caso a hipótese positiva se confirme – o compliance ambiental sendo estratégia eficiente para a defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado à luz do desenvolvimento sustentável e da agenda ESG – a pesquisa enveredará para uma abordagem pragmatista respondendo de que forma tal proposta pode ser operacionalizada.
-
Mostrar Abstract
-
x
|
|
16
|
-
NATALIE CRISTYNE DE SANTANA BARBOSA FARIAS
-
DO ESTADO ARRECADADOR AO ESTADO GARANTIDOR Da recuperação de créditos da dívida ativa à efetivação de direitos fundamentais
-
Orientador : GABRIEL IVO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BASILE GEORGES CAMPOS CHRISTOPOULOS
-
BECLAUTE OLIVEIRA SILVA
-
BRUNO EMANUEL TAVARES DE MOURA
-
Data: 26/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O Estado brasileiro tem por missão de promover o bem-estar social, lastreado na supremacia do interesse público, para que seus governados possam viver em harmonia. A base dessa harmonia surge da ponderação de direitos e deveres, que deve existir tanto por parte dos cidadãos, quanto do Estado. A dualidade de Direitos e Deveres é um dilema que rege diversas relações sociais e jurídicas, com base nisso, a presente pesquisa estuda a correlação existente entre a efetivação dos direitos fundamentais e o dever de pagar impostos ou o dever de contribuição, para que esses direitos possam ser efetivados. Diante disso, o presente trabalho tem por escopo a análise da eficiência e da eficácia da Execução Fiscal e outros meios não judiciais de recuperação de créditos inscritos em Dívida Ativa, créditos que podem ser utilizados para efetivação de direitos fundamentais do cidadão, compondo assim o ciclo de Direitos e Deveres da relação Estado e cidadão. Entorno desse cenário que se debruça a presente pesquisa, analisando possíveis falhas nos procedimentos da execução fiscal e estudando a viabilidade dos meios de “desjudicialização” de cobrança da Dívida Ativa, conjuntamente com a análise de dados levantados por órgãos públicos. Para tanto, a seção continua à introdução, traz um lastro doutrinário e constitucional ao versar sobre o Federalismo brasileiro e os direitos e deveres fundamentais dos cidadãos. Na seção seguinte, estuda a Dívida Ativa, e alguns institutos do Direito Financeiro-Tributário. Para finalizar, a seção 4 cuida do estudo dos meios de “desjudicialização” de cobrança da Dívida Ativa, como possibilidades de recuperação mais eficiente de créditos inscritos em Dívida Ativa.
-
Mostrar Abstract
-
The Brazilian State's mission is to promote social well-being, based on the supremacy of the public interest, so that its citizens may live in harmony. The basis of this harmony arises from the weighing of rights and duties, which must exist on the part of both citizens and the State. The duality of Rights and Duties is a dilemma that governs several social and legal relations. Based on this, the present research studies the correlation between the realization of fundamental rights and the duty to pay taxes or the duty to contribute, so that these rights can take effect. In view of this, the present work aims to analyze the efficiency and effectiveness of Tax Enforcement and other non-judicial means of recovering credits registered in Active Debt, credits that can be used for the realization of fundamental rights of the citizen, thus composing the cycle of Rights and Duties of the State and citizen relationship. Surrounding this scenario that the present research looks at, analyzing possible flaws in the procedures of tax enforcement and studying the feasibility of the means of lessening of judicialization of Active Debt collection, together with the analysis of data collected by public agencies. To this end, the section continues with the introduction, bringing a doctrinal and constitutional basis to the verse on Brazilian Federalism and the fundamental rights and duties of citizens. In the following section, it studies the Active Debt, and some financial-tax law institutes. To conclude, section 4 deals with the study about the means of lessening of judicialization of Active Debt collection, as possibilities of more efficient recovery of credits registered in Active Debt
|
|
17
|
-
JULIO CAIO CESAR RODRIGUES VASCONCELOS SOBRINHO
-
O CONSÓRCIO PÚBLICO COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORIA DAS CONTAS MUNICIPAIS: um estudo envolvendo o contexto alagoano a partir da dependência financeira municipal em relação às transferências intergovernamentais
-
Orientador : BASILE GEORGES CAMPOS CHRISTOPOULOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GABRIEL IVO
-
FABIO LINS DE LESSA CARVALHO
-
LUCIANA GRASSANO DE GOUVÊA MÉLO
-
Data: 29/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A autonomia financeira municipal é a base de todas as outras autonomias. A Constituição Federal de 1988 elevou a municipalidade ao grau de ente federativo em par de igualdade com os Estados-membros e a União. Porém, parte da doutrina brasileira contesta se de fato houve o fim da hierarquia entre as unidades da federação. A falta de recursos próprios, aliada a dependência financeira em relação às transferências intergovernamentais para o cumprimento das obrigações constitucionais, abre a discussão sobre o federalismo fiscal brasileiro e o papel das municipalidades nesse modelo. Assim, delimitou-se o tema, no presente trabalho, ao contexto alagoano, vale dizer, a dependência financeira dos municípios alagoanos em relação às transferências intergovernamentais, apresentando os consórcios públicos intermunicipais como instrumento de cooperação que pode ajudar as prefeituras a vencer a subordinação crônica para com esses recursos. Busca-se mediante estudo histórico-jurídico das normas constitucionais federais e estadual, bem como das normas infraconstitucionais, compreender como a autonomia financeira municipal, verificando a realidade socioeconômica alagoana, a influência que ela possui nas finanças municipais e quais as dificuldades pela administração no aumento de suas receitas, propondo ao final a criação de consórcios que ajudem na gestão tributária municipal. Para realizar a pesquisa, utilizou-se metodologia com base na literatura jurídica, econômica e geográfica acerca do tema. Ademais, lançou-se mão de pesquisas realizadas por órgãos oficias – federais e estaduais – ou vinculados aos municípios, para subsidiar as teses levantadas acerta do tema. O trabalho visa agregar ao contexto alagoano o estudo relativo a realidade financeira das municipalidades do estado e gestão consorciada.
-
Mostrar Abstract
-
Municipal financial autonomy is the basis of all other autonomies. The 1988 Federal Constitution elevated the municipality to the level of federative entity on an equal footing with the Member States and the Union. However, part of the Brazilian doctrine disputes whether there was in fact an end to the hierarchy between the units of the federation. The lack of own resources, combined with financial dependence on intergovernmental transfers for the fulfillment of constitutional obligations, opens the discussion about Brazilian fiscal federalism and the role of municipalities in this model. Thus, the theme was delimited, in the present work, to the Alagoan context, that is, the financial dependence of the Alagoas municipalities in relation to intergovernmental transfers, presenting the intermunicipal public consortia as a cooperation instrument that can help the municipalities to overcome chronic subordination. these resources. Through a historical-legal study of federal and state constitutional rules, as well as infra-constitutional rules, it seeks to understand how municipal financial autonomy, verifying the socioeconomic reality of Alagoas, the influence it has on municipal finances and what are the difficulties for the administration in increasing of its revenues, proposing in the end the creation of consortia that help in the municipal tax management. To carry out the research, a methodology was used based on the legal, economic and geographic literature on the topic. In addition, research was carried out by official bodies - federal and state - or linked to the municipalities, in order to subsidize the theses raised about the topic. The work aims to add to the context of Alagoas the study on the financial reality of state municipalities and consortium management.
|
|
18
|
-
DANYELLE RODRIGUES DE MELO NUNES
-
A DELIMITAÇÃO DA RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA PREVISTA NO INCISO III DO ARTIGO 135 DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL: A CONSTRUÇÃO DA REGRA-MATRIZ DE RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DO ADMINISTRADOR SOB O PROPÓSITO CONSTITUCIONAL DA ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS.
-
Orientador : GABRIEL IVO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BECLAUTE OLIVEIRA SILVA
-
GEILSON SALOMAO LEITE
-
BASILE GEORGES CAMPOS CHRISTOPOULOS
-
Data: 30/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O Código Tributário Nacional, em seu artigo 135, inciso III, determina que os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurídicas de direito privado são pessoalmente responsáveis pelos créditos correspondentes a obrigações tributárias resultantes de atos praticados com excesso de poderes, infração à lei, contrato social ou estatutos. De um lado, o texto desse diploma legal funciona como um vetor interpretativo e dá as diretrizes acerca da identificação dos sujeitos, da espécie de responsabilidade que lhes recai e do objeto pelo qual são responsáveis. Por outro lado, a norma jurídica de responsabilidade tributária que lhe é correspondente é construída a partir da análise de outros elementos textuais e também de elementos não textuais para que possa ser aplicada ao caso concreto e dirimir os conflitos de interesse inerentes ao cumprimento das relações jurídicas tributárias. Apesar de as discussões a respeito desse dispositivo se reportarem aos últimos trinta anos de jurisprudência no Superior Tribunal de Justiça e ser importante reconhecer que houve grande evolução, constata-se que ainda há muitas irregularidades na sua aplicação. As controvérsias que circundam o tema da responsabilidade tributária do administrador vêm demandando uma análise que vai muito além do texto do Código Tributário Nacional, em seu artigo 135, inciso III, e alcança os novos regramentos sobre gestão empresarial. Nesse contexto, questiona-se: como interpretar a regramatriz de responsabilidade tributária do administrador no contexto contemporâneo de governança corporativa? Trabalha-se com a hipótese de que o critério material do seu antecedente vai além da prática de atos com excesso de poderes, infração à lei, contrato social ou estatutos que resultem em obrigações tributárias e alcança também aqueles atos que não resultem em obrigações tributárias, bastando que estejam associados a ela, como os praticados com o propósito de impedir, retardar, dificultar, modificar ou excluir a regra-matriz de incidência tributária e o adimplemento do respectivo crédito tributário. Por via de consequência, o seu critério material está diretamente vinculado à ausência de compliance tributário e à prática de atos corruptivos tributários. Além disso, o seu critério pessoal é composto por dois sujeitos passivos, a pessoa jurídica administrada, na qualidade de contribuinte, e a pessoa física do administrador, na qualidade de responsável, cujo liame entre eles é de subsidiariedade, o que atende ao interesse arrecadatório inerente ao modelo de Estado Fiscal e não onera excessivamente o responsável. O objetivo da pesquisa é delimitar a responsabilidade tributária prevista no Código Tributário Nacional, em seu artigo 135, inciso III, mediante a análise da legitimidade do texto desse diploma legal a fim de obter o aprimoramento da norma jurídica de responsabilidade tributária do administrador no contexto contemporâneo de governança corporativa. A pesquisa teórica foi desenvolvida com uma metodologia do tipo dedutiva, sob o método qualitativo, a partir de uma análise bibliográfica e empírica documental, examinando a legislação, notadamente a Constituição Federal de 1988, o Código Tributário Nacional de 1966, o Código Civil de 2002, a Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019), a Lei de Direito Financeiro (Lei nº 4.320/1964), a Lei de Sociedade por Ações (Lei nº 6.404/1976) e a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013); a doutrina, a partir das premissas preconizadas por Paulo de Barros Carvalho, dos aspectos suscitados por Luciana Grassano de Gouvêa Mélo e da tese desenvolvida por Daniel Monteiro Peixoto; e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, complementada pela investigação de casos concretos apreciados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Ao final da pesquisa, a hipótese foi confirmada e aprimorada pela conclusão quanto à necessidade de reforma do texto legal, a fim de reduzir a margem de interpretações equivocadas na aplicação da norma jurídica de responsabilidade tributária do administrador.
-
Mostrar Abstract
-
The National Tax Code, in its article 135, item III, determines that the directors, managers or representatives of legal entities governed by private law are personally responsible for the credits corresponding to tax obligations resulting from acts committed with excess of powers, violation of law, social contract or statutes. On one hand, the text of this legal act operates as an interpretative vector and gives the guidelines about the identification of the subjects, the kind of responsibility that falls to them and the object for which they are responsible. On the other hand, the corresponding legal norm of tax liability is constructed from the analysis of other textual elements,and also of non-textual elements so that it can be applied to the specific case and resolve the conflicts of interest inherent to the development of tax legal relationships. Although the discussions on this mechanism relate to the last thirty years of jurisprudence in the High Court of Justice and it is important to recognize that there have been many developments, there are still many irregularities in its application. The controversies surrounding the theme of tax liability of the administrator have demanded an analysis that goes far beyond the text of the National Tax Code, in its article 135, item III, and reaches the new rules on business management. In this context, it is questioned: how to interpret the matrix rule of tax liability of the administrator in the contemporary context of corporate governance? The hypothesis is that the material criterion of its antecedent goes beyond the practice of acts with excess of powers, violation of the law, social contract or statutes that result in tax obligations, and also reaches those acts that do not result in tax obligations, simply that they are associated with it, as those practiced with the purpose of preventing, delaying, hindering, modifying or excluding the matrix rule of tax incidence and the payment of the respective tax credit. Therefore, its material criterion is directly linked to the absence of tax compliance and to the practice of tax corruptive acts. In addition, its personal criterion is composed of two taxable persons, the administered legal entity, as a taxpayer, and the natural person of the administrator, as the person responsible, whose link between them is one of subsidiarity, what meets the tax interest inherent to the Fiscal State model and does not burden excessively the responsible. The objective of the research is to delimit the tax liability provided for in the National Tax Code, in its article 135, item III, by analyzing the legitimacy of the text of this legal act in order to obtain the improvement of the legal norm of tax liability of the administrator in the contemporary context of corporate governance. The theoretical research was developed with a deductive methodology, under the qualitative method, from a bibliographic and empirical document analysis, examining the legislation, especially the Federal Constitution of 1988, the National Tax Code of 1966, the Civil Code of 2002, the Law on Economic Freedom (Law nº 13,874/2019), the Law on Financial Law (Law nº 4,320/1964), the Law of Society for Actions (Law nº 6,404/1976) and the Anti-corruption Law (Law nº 12,846/2013); the doctrine, based on the assumptions established by Paulo de Barros Carvalho, of the aspects raised by Luciana Grassano de Gouvêa Mélo and the thesis developed by Daniel Monteiro Peixoto; and the jurisprudence of the High Court of Justice, complemented by the investigation of concrete cases appreciated by the Administrative Council of Fiscal Resources. At the end of the research, the hypothesis was confirmed and improved by the conclusion on the need to reform the legal text, in order to reduce the margin of misinterpretations in the application of the legal norm of tax liability of the administrator.
|
|
19
|
-
CARLOS ADOLFO CARVALHAL MALAQUIAS
-
DA RELAÇÃO ENTRE TRÁFICO DE DROGAS E HOMICÍDIOS EM MACEIÓ
-
Orientador : HUGO LEONARDO RODRIGUES SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELAINE CRISTINA PIMENTEL COSTA
-
EMERSON OLIVEIRA DO NASCIMENTO
-
VERÔNICA TEIXEIRA MARQUES
-
Data: 02/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho possui a finalidade de investigar a compreensão construída pelos discursos públicos e sociais a respeito da relação entre os crimes de homicídios e a atividade do tráfico de drogas. Ressalte-se que o presente trabalho não tem a pretensão de exaurir o tema, tampouco de estabelecer verdades absolutas, mas, sim, de fomentar o debate acerca do objeto de pesquisa, a partir da análise de compreensões teóricas e empíricas, e, assim, desmistificar o tema. A análise se pautou em discussões literárias acerca da política antidrogas, que foi inspirada no modelo norte-americano, implementada no Brasil, e que se posicionam criticamente aos argumentos oficiais reproduzidos sobre os motivos da proibição das drogas. Em seguida, foi realizado um estudo acerca da realidade do estado de Alagoas, o qual ocupou, durante muitos anos, nos rankings nacionais, a posição de estado mais violento, em razão de sua alta taxa de homicídios, em termos relativos. Sem desprezar estudos históricos ou culturais sobre a violência nessa região, dirigiu-se um olhar sobre a questão das drogas, a fim de compreender se, em Maceió, há uma quantidade significativa de homicídios praticados em decorrência de algum vínculo com tráfico de drogas. Essa pesquisa se comprometeu a realizar um estudo empírico-documental, em que foram analisados 228 processos judiciais eletrônicos julgados em 2019 pelo Tribunal do Júri das três unidades judiciárias – 7ª, 8ª e 9ª Varas – competentes para processar e julgar os crimes dolosos contra a vida, na cidade de Maceió. A partir dessa análise, informações importantes foram colhidas, cujos dados foram convertidos em gráficos, tabelas e figuras, visando a facilitar a compreensão das informações ali contidas. Os casos analisados foram divididos em três grupos, com base no nível de “presença da droga”: direta, indireta e sem. Além de uma análise quantitativa, a referida pesquisa promoveu estudos qualitativos acerca dos dados coletados, a partir da análise dos depoimentos de testemunhas, declarantes, vítimas, acusados e autoridades públicas, extraídos de várias peças processuais. Embora não tenha sido identificado percentual alto (20%), ainda que relevante, na taxa de homicídios praticados em decorrência de algum vínculo direto com o tráfico de drogas, verificaram-se diversas situações indiretamente ligadas a ele e seus sujeitos, o que contribui para uma dinâmica de conflitos interpessoais. Conclui-se que o tráfico de drogas, sozinho, não é causa determinante para a alta taxa de homicídios praticados em Maceió, no entanto, quando analisado em conjunto com outros fatores, a exemplo da própria política antidrogas, pode favorecer sua ocorrência.
-
Mostrar Abstract
-
Over the past few decades, Brazilian society has seen a rapid expansion in homicide rates in almost all regions of the country. Among all locations, the state of Alagoas stood out negatively, as it occupied the top of the ranking of lethal violence for 9 years – from 2006 to 2014, in proportional terms. The level reached by Alagoas as one of the states where the most homicides occur in the country and the non-mandatory university internship developed in one of the capital's jury prosecutors during the years 2014 to 2016, where there was the opportunity to analyze investigations and criminal proceedings involving , mostly completed and attempted murders, motivated people to try to understand the causes of this violent and lethal crime, which affects more directly the marginal strata of society and, since that period, has shown itself to be linked to the illegal drug trade. Based on this primary perception, we chose to divide this work into three parts. In the first chapter, we brought the specialized literature on the topic of drugs, in order to address criminological, political-criminal and legal issues, in which the issue of drug prohibitionism and its effects on selected subjects was highlighted, and then , the very power of informal control of drug trafficking. In the second and third chapters we present the result of the empirical research developed and derived from the investigation of electronic lawsuits - which include completed police inquiries -, judged by the Jury Court of the three judicial units - 7th, 8th and 9th courts -, in the year 2019, competent to prosecute and judge crimes against life. There, we present the data produced on an eminently quantitative basis, through graphs, tables and figures, in order to identify whether the crimes of homicide committed are related to drug trafficking and how they are linked. In the third, which was not available at that time - qualification -, we intend to work especially with qualitative data, through the reports of those involved in the criminal action, as well as witnesses and deponents. The result achieved and presented so far proposes that more of the half of the murders against life tried by the three judicial units mentioned had, in some way, to do with the trade – and consumption – of drugs. Furthermore, combining the present with other studies with a similar perspective, the hypothesis of a problem of increased severity can be suggested.
|
|
20
|
-
NATALIA COSTA TENORIO FIREMAN
-
Licença Para Cuidar:
O Princípio da Parentalidade Responsável na Perspectiva Civil-Constitucional e a sua Reparação pela Responsabilidade Social Empresarial
-
Orientador : JOSE BARROS CORREIA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Gustavo Henrique Baptista Andrade
-
JULIANA DE OLIVEIRA JOTA DANTAS
-
MARCOS AUGUSTO DE ALBUQUERQUE EHRHARDT JUNIOR
-
Data: 03/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Trata-se de análise do valor jurídico-filosófico do cuidado para a existência e para o livre desenvolvimento da personalidade humana nas relações de parentalidade-filiação. A partir de uma interpretação principiológica do caput do art. 227 e art. 226, § 5º, ambos da Constituição Federal e do art. 22 da Lei nº 8.069/90, foi realizada uma decomposição hermenêutica do cuidado em duas dimensões a partir da metodologia civil-constitucional. Na primeira, ele foi reconhecido como um direito-dever, titularizado pelos filhos e cominado aos pais, e, na segunda, como sendo um direito de cuidar de titularidade dos pais. A investigação abordou ainda o dissenso jurisprudencial quanto ao conceito do direito ao cuidado expressado em julgados do Superior Tribunal de Justiça, nos Recursos Especiais (REsp) nº 1.579.021/RS, nº 1.887.697/RJ e nº 1.159.242/SP, bem como na compreensão do Supremo Tribunal Federal observada no Recurso Extraordinário (RE) nº 898060-SC, e a sua vinculação com o direito à convivência familiar. Verificada a correlação do direito de cuidar com a parentalidade responsável, o princípio também foi examinado de forma mais profunda, demonstrando-se estruturado em duas liberdades: no direito fundamental ao planejamento familiar e no direito fundamental de cuidar da prole. Por meio de um estudo histórico-comparativo da proteção da criança e da maternidade e paternidade no ordenamento jurídico brasileiro e nas declarações internacionais, com recorte temporal a partir do início do século XX, observou-se que mesmo na atualidade denunciaram fortalecer comportamentos tradicionalmente antidemocráticos nas famílias. Observou-se que no atual estado da arte, também reforçam supostos papéis de gênero além de serem inservíveis para acolher todos os arranjos familiares, quer por vínculos biológicos ou socioafetivos, em prejuízo da função social das famílias na promoção da dignidade de todos os seus integrantes e da busca do pleno emprego. Nessa perspectiva, a abordagem se constitui por meio de metodologia dedutiva de revisão bibliográfica, cuja análise do tema recebeu ênfase do Direito Constitucional e Direito Civil, e, em menor medida, no panorama do Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Empresarial, compreendendo o estudo de periódicos científicos, obras específicas, relatórios e pesquisas internacionais, além de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Outrossim, a construção se desenhou a partir do método comparativo, analisando textos legislativos europeus, estadunidenses, indianos e neozelandeses pertinentes à problemática da dissertação, com o intuito de identificar os dispositivos e os princípios que fundamentam e norteiam a disciplina jurídica da questão. Por fim, analisadas as propostas de alteração legislativa tendentes a cumprir o art. 7º, XIX, da CF, foram investigadas soluções encontradas no direito comparado. A investigação também tem natureza propositiva calcada em estímulo na participação de outros atores sociais, as empresas, com esteio em boas práticas de Responsabilidade Social Empresarial, com amparo na Teoria dos Stakeholders, para resguardar o direito de cuidar no exercício da parentalidade responsável.
-
Mostrar Abstract
-
It aims to analyze the juridical-philosophical value of care for the existence and free development of the human personality in parent-child relationships. Based on a principle related interpretation of the main section of art. 227 and art. 226, § 5, both of the Federal Constitution, and of art. 22 of Law 8069/90, a hermeneutic decomposition of care in two dimensions was performed based on the civil-constitutional methodology. In the first, it was recognized as a right-duty held by children and assigned to parents, and in the second, as a right to care held by parents. The research also addressed the jurisprudential disagreement regarding the concept of the right to care expressed in judgments of the Superior Court of Justice in Special Appeals (REsp) Nos. 1.579.021/RS, 1.887.697/RJ and 1.159.242/SP, as well as in the understanding of the Supreme Court observed in Extraordinary Appeal (RE) No. 898060-SC, and its link to the right to family coexistence. Having verified the correlation of the right to care with responsible parenthood, the principle was also examined in a deeper way, proving to be structured in two freedoms: the fundamental right to family planning and the fundamental right to care for the offspring. Through a historical-comparative study of child protection and maternity and paternity protection in the Brazilian legal system and in international declarations, with a time frame starting in the beginning of the 20th century, which even today denounce traditionally anti-democratic behavior in families. It was observed that in the current state of the art, they also reinforce supposed gender roles besides being unfit to accommodate all family arrangements, whether by biological or socio-affective bonds, to the detriment of the social function of families in promoting the dignity of all its members and the search for fully employment. From this perspective, the approach is constituted by means of a deductive methodology of bibliographic review, whose analysis of the theme was emphasized in Constitutional Law and Civil Law, and, to a lesser extent, in the panorama of Labor Law, Social Security Law, and Business Law, comprising the study of scientific journals, specific works, reports, and international research, in addition to master's and doctoral theses. Furthermore, the construction was based on the comparative method, analyzing European, American, Indian, and New Zealand legislative texts that are relevant to the thesis' problematic, with the purpose of identifying the provisions and principles that ground and guide the legal discipline of the issue. Finally, after analyzing the proposals for legislative changes aimed at complying with art. 7, XIX, of the FC, solutions were found in comparative law. The research also has a propositional nature based on stimulating the participation of other social actors, the companies, based on good practices of Corporate Social Responsibility, supported by the Theory of Stakeholders, to safeguard the right to care in the exercise of responsible parenthood.
|
|
21
|
-
NATHÁLIA MARIA WANDERLEY CAVALCANTE
-
POR UMA HISTÓRIA DAS MULHERES: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA LEI 11.343/06 NO ENCARCERAMENTO FEMININO DO ESTADO DE ALAGOAS
-
Orientador : ELAINE CRISTINA PIMENTEL COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HUGO LEONARDO RODRIGUES SANTOS
-
OLGA JUBERT GOUVEIA KRELL
-
LUCIANA BOITEUX DE FIGUEIREDO RODRIGUES
-
Data: 03/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Com amparo em estudos teóricos feministas acerca das opressões de gênero, e dentro de uma perspectiva interseccional e histórica, através de revisão de literatura, análise documental - amparada no método da análise de conteúdo, segundo o que propõe Bardin: pré-análise, exploração do material/ tratamento dos resultados obtidos e interpretação - e entrevistas, esta pesquisa teve por objetivo observar o encarceramento feminino no estado de Alagoas. A partir, da compreensão de causas que teriam alterado a dinâmica do encarceramento de mulheres de forma substancial e de causas mais próximas ao momento presente que também produzem impacto, através de uma perspectiva de análise comprometida com uma história do presente. Foram destacados os períodos de 1913 a 1921 e 2005 a 2019, e o impacto da Lei 11.343/06 foi analisado nesse contexto. O estudo compreendeu tanto a observação da evolução dos espaços destinados a custodiar mulheres, como também suas relações com o crime. Foi possível verificar que as formas de controle do corpo feminino são sempre atualizadas, à medida em que a sociedade se desenvolve, tanto na esfera informal, no lar ou fora dele, quanto na formal, através do sistema de justiça criminal. Se antes eram encarceradas por desordens ou loucura, hoje o envolvimento com o tráfico assume o papel selecionador que se vale de opressões e vulnerações como gênero, raça e classe para segregar e reafirmar a condição de estar à margem. O resultado é uma massa de mulheres jovens, mães, de baixa escolaridade, não brancas, que passam pela polícia, recebem anotações em seus registros criminais e mais um estigma a ser carregado depois do cárcere. Foi possível perceber que a Lei de Drogas é reflexo de uma tendência ao maior rigor punitivo pós redemocratização, o que foi apontado, no estudo, como causa próxima ao encarceramento massivo, especialmente o de mulheres. Tal causa é refletida não só na Lei de Drogas, mas em um conjunto de leis que impactam sobremaneira esse encarceramento. Além disso, também foi possível observar que o autoritarismo, nas modalidades psicológico-social e ideológico latente, apontado como causa profunda, também impacta para que esse seja o cenário de encarceramento feminino.
-
Mostrar Abstract
-
Based on feminist theoretical studies about gender oppressions, and within an intersectional and historical perspective, through literature review, document analysis - supported by the method of content analysis, according to what Bardin proposes: pre-analysis, exploration of the material / treatment of the results obtained and interpretation - and interviews, this research aimed to observe the incarceration of women in the state of Alagoas. From the understanding of the causes that would have altered the dynamics of the incarceration of women in a substantial way and of causes closer to the present moment and that also produce an impact, through a perspective of analysis committed to a history of the present. The periods 1913 to 1921 and 2005 to 2019 were highlighted, and the impact of Law 11.343/06 was analyzed in this context. The study comprised both the observation of the evolution of the spaces destined to custody women, as well as their relations with crime. It was possible to verify that the forms of control over the female body are always updated, as society develops, both in the informal sphere, in the home or outside it, and in the formal one, through the criminal justice system. If before they were incarcerated for disorder or insanity, today involvement in trafficking takes on the selective role that makes use of oppressions and vulnerabilities such as gender, race, and class to segregate and reaffirm the condition of being on the margins. The result is a mass of young and black women, as well low levels of education, mothers, who go through the police, receive notations on their criminal records and yet another stigma to carry after prison. It was possible to perceive that the Drug Law is a reflection of a tendency to greater punitive rigor after the redemocratization, which was pointed out, in the study, as a proximate cause to the massive incarceration, especially of women. Such cause is reflected not only in the Drug Law, but in a set of laws that greatly impact this incarceration. Moreover, it was also possible to observe that authoritarianism, in the psychological-social and ideological latent modalities, pointed out as a background cause, also impacts this scenario of female incarceration.
|
|
22
|
-
THIAGO PINHEIRO
-
FRAGMENTOS DE UMA JUSTIÇA RESTAURATIVA NO PODER JUDICÁRIO: estudo de caso no 4º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Maceió/AL
-
Orientador : ELAINE CRISTINA PIMENTEL COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALBERTO JORGE CORREIA DE BARROS LIMA
-
SORAIA DA ROSA MENDES
-
WELTON ROBERTO
-
Data: 06/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa realizada consistiu em estudo de caso sobre o 4º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital/AL, primeira unidade judiciária de Alagoas e implantar um programa de Justiça Restaurativa. Num primeiro momento, são definidas as bases teóricas referenciais ligadas à Justiça Restaurativa, com apoio na obra de Howard Zehr. A partir disso, a pesquisa aponta para aspectos históricos, criminológicos e críticos relacionados à Lei Maria da Penha. São indicados os possíveis óbices existentes na relação entre práticas restaurativas, no contexto de violência doméstica, e sua gestão pelo Poder Judiciário. Por meio da pesquisa de campo, de natureza qualitativa e etnográfica, é apresentada a história do 4º Juizado, a legislação estadual e a competência jurisdicional. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, a qual permitiu compreender as dinâmicas e procedimentos dos sujeitos responsáveis por práticas de Justiça Restaurativa no ambiente do 4º JVDFMC. A hipótese é a de que práticas anunciadas como restaurativas e administradas pelo Poder Judiciário, possui empecilhos normativos e alguns desvirtuamentos dos pressupostos teóricos que não permitem enquadrar, ainda, dentro de uma justiça restaurativa.
-
Mostrar Abstract
-
The research consisted of a case study on the 4th Court of Domestic and Family Violence Against Women in the capital/AL, the first judicial unit in Alagoas, and the implementation of a Restorative Justice program. At first, the referential theoretical bases linked to Restorative Justice are defined, based on the work of Howard Zehr. From this, the research points to historical, criminological and critical aspects related to the Maria da Penha Law. Possible obstacles exist in the relationship between restorative practices, in the context of domestic violence, and their management by the Judiciary. Through field research, of a qualitative and ethnographic nature, the history of the 4th Court, the state legislation and jurisdictional jurisdiction is presented. The methodology used for data collection was the semi-structured interview, which allowed us to understand the dynamics and procedures of the subjects responsible for Restorative Justice practices in the environment of the 4th JVDFMC. The hypothesis is that practices advertised as restorative and administered by the Judiciary, have normative obstacles and some distortions of theoretical assumptions that do not allow to fit, yet, within a restorative justice.
|
|
23
|
-
ALEXANDRE CESAR DOS SANTOS
-
INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DEFENSIVA: DIREITO FUNDAMENTAL À PRODUÇÃO DA PROVA NA PERSECUÇÃO PENAL
-
Orientador : WELTON ROBERTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROSMAR ANTONNI RODRIGUES CAVALCANTI DE ALENCAR
-
HUGO LEONARDO RODRIGUES SANTOS
-
ANDRÉ ROCHA SAMPAIO
-
Data: 06/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação aborda o tema investigação criminal defensiva, a qual é direito fundamental à disposição da defesa técnica para a produção da prova por autoridade própria no curso da persecução penal para um modelo do justo processo penal. A partir dessa premissa, para a contextualização do tema, a pesquisa se utiliza da Teoria do Garantismo Penal a qual sustenta, dentre os seus axiomas o direito à prova e ao contraditório, os quais constituem direitos fundamentais do imputado, o que é são os objetivos da investigação criminal defensiva. O estudo prossegue com a finalidade sacar o princípio da paridade de armas no processo penal, a partir do art.5, §2º da Constituição Federal, a qual é uma norma de cláusula de abertura constitucional. O trabalho se debruça sobre o contraditório e a ampla defesa no inquérito policial, com as propostas de autores contrários e favoráveis, em uma análise doutrinária e as perspectivas de futuro. Por outro lado, há uma corrente que sustenta o contraditório diferido na primeira fase da persecução penal. Apresenta-se um panorama dogmático, teórico e prático da prova no processo penal para trazer ao debate a finalidade e a validade da prova para a investigação criminal defensiva. Por isso, é importante trazer à baila a cadeia de custódia da prova e seus reflexos no inquérito policial, como direito fundamental à prova lícita. Nessa linha de raciocínio, é relevante estabelecer a validade da prova produzida diretamente pela defesa, haja vista que a produção da prova está intimamente relacionada aos sistemas de persecução penal. Além disso, faz breves apontamentos acerca de os sistemas jurídicos norte americano e italiano sobre a investigação criminal defensiva. A pesquisa expõem críticas à política criminal expansiva e punitivista do direito penal que têm suprimido garantias constitucionais e processuais penais do imputado para dar a falsa impressão de celeridade e eficientismo, como resposta do sistema de persecução criminal, o que degenera os princípios basilares do direito penal moderno. A metodologia da pesquisa utilizada no estudo é a bibliográfica e a documental que se dedicam acerca dos temas tratados na dissertação. O estudo apresenta os aspectos limitadores e as possibilidades para a efetivação da investigação criminal defensiva e seus reflexos na persecutio criminis, com também apresenta críticas doutrinárias à validade da prova produzida diretamente pela defesa. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é demonstrar que é preciso alterações legislativas no ordenamento jurídico para a efetivação da investigação criminal defensiva, como medida de política criminal, com a finalidade de ser uma ferramenta essencial ao direito de defesa, o que vai garantir o direito fundamental à prova em igualdade de produção e em paridade de armas.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation addresses the subject of defensive criminal investigation as a right at the disposal of the technical defense for the direct production of evidence in the course of criminal prosecution for a model of fair criminal proceedings. Based on this premise, in order to contextualize the theme, research permeates the study of the legal norm, between rules and principles, with the purpose of removing the principle of parity of arms in criminal proceedings, starting with art.5, §2 of the Constitution Federal, which is a constitutional opening clause rule. The study highlights the contradictory and the broad defense in the police inquiry, with the proposals of contrary and favorable authors, in a doctrinal analysis. The research uses the Theory of Penal Guarantee which supports, among its axioms, the right to proof, which constitutes the fundamental right of the accused, which is the objective of the defensive criminal investigation. On the other hand, the expansive and punitive criminal policy of criminal law has suppressed the constitutional and procedural penalties of the accused to give the false impression of speed and efficiency, as a response to the criminal prosecution system, which degenerates the basic principles of modern criminal law. . The research methodology used in the study is bibliographic and documentary that deal with the topic, as well as a field research with lawyers from Alagoas who are active in the criminal field. The study also presents a dogmatic, theoretical and practical overview of the evidence in criminal proceedings. In addition, it makes a brief study in the North American and Italian legal systems on defensive criminal investigation. The study presents the limiting aspects and the possibilities for carrying out defensive criminal investigation and its reflexes in criminal prosecution, as well as exposing doctrinal criticisms to the validity of the evidence produced directly by the defense. In this perspective, the research seeks to demonstrate that there is a need for legislative changes in the legal system to carry out defensive criminal investigation, as a criminal policy measure, with the purpose of being an essential tool to the right of defense, which will guarantee the fundamental right to proof at par of arms.
|
|
24
|
-
IGOR FRANCO PEREIRA DOS SANTOS
-
DIREITOS POLÍTICOS SOB A LUZ DOS MÉTODOS DE INTERPRETAÇÃO:
O PROBLEMA DA EXTENSÃO DA INELEGIBILIDADE REFLEXA
-
Orientador : GEORGE SARMENTO LINS JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELO WEICK POGLIESE
-
ADRUALDO DE LIMA CATAO
-
ANDREAS JOACHIM KRELL
-
Data: 07/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa analisa, com o auxílio dos métodos de interpretação, a extensão da inelegibilidade reflexa prevista no art. 14, § 7º, da CRFB/88, em especial, qual o alcance da expressão “no território de jurisdição do titular” contida no artigo.
É demonstrado no decorrer da pesquisa como a perpetuação de grupos familiares podem ofender princípios representativos da democracia como o republicano, igualdade e liberdade. Também são destacadas modificações político-administrativas que podem ampliar o espaço de jurisdição do titular de mandato eletivo.
Foi realizada a coleta de dados, estudo de direito comparado, e análise de documentos históricos, os quais demonstram que a inelegibilidade reflexa deve incidir para vedar as candidaturas de parentes do titular do poder executivo que tenha competência ou influência político administrativa no mesmo território.
-
Mostrar Abstract
-
The research analyzes, with the help of interpretation methods, the extent of reflex ineligibility provided for in art. 14, § 7, of the CRFB/88, in particular, what is the scope of the expression "in the territory of jurisdiction of the holder" contained in the article.
It is demonstrated throughout the research how the perpetuation of family groups can offend representative principles of democracy such as republican, equality and freedom. Political-administrative changes that can expand the jurisdiction space of the holder of an elective mandate are also highlighted.
Data collection, comparative law study, and analysis of historical documents were carried out, which demonstrate that reflex ineligibility should apply to prohibit the candidacies of relatives of the holder of the executive power who have administrative political competence or influence in the same territory
|
|
25
|
-
JOAO PEDRO VALENTIM BASTOS
-
“A GESTÃO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE DIANTE DA COMPREENSÃO CONSTITUCIONAL DO CONTEÚDO MATERIAL DO DIREITO DE PATENTES: a posição jurídica vulnerável da Universidade Federal de Alagoas”
-
Orientador : QUERINO MALLMANN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA EUGÊNIA CALDAS BARROS
-
FREDERICO WILDSON DA SILVA DANTAS
-
GEORGE SARMENTO LINS JUNIOR
-
Data: 09/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Em sentido amplo, esse trabalho abordou o tema da propriedade intelectual, que tradicionalmente compreende dois grandes campos de estudos: o dos direitos autorais e o da propriedade industrial. Em sentido mais restrito, a pesquisa se dará sobre a propriedade industrial do direito de patente e, mais especificadamente ainda, sobre o destaque das instituições de ciência e tecnologia (ICT) nos depósitos de pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), notadamente as universidades públicas. Ainda como recorte, aprofundou-se a análise sobre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a qual figura em todos os cinco últimos rankings de maiores depositantes nacionais de pedidos de patentes de invenção divulgados pelo INPI, entre 2015 e 2019. O texto foi dividido em quatro seções e conclusões, valendo-se do método dedutivo-indutivo para uma análise qualitativa bibliográfica, legislativa e documental de objetivo descritivo. O tema conjuga assuntos marcados pela interdisciplinaridade na literatura, mas a análise e conclusões propostas são essencialmente jurídicas. Vale dizer, os estudos já desenvolvidos e publicados em outras áreas foram considerados apenas com propósitos complementares e esclarecedores.
-
Mostrar Abstract
-
In a broad sense, this study adresses the subject of intellectual property, which traditionally comprises two major fields of rights: copyright and industrial property. In a more restricted sense, the research will focus on the industrial property of patente rights and, more specifically, on the prominence of science and technology institutions (ICT) in the filling of patente applications with the National Institute of Industrial Property (INPI), notably public universities. The text will advance through four sections, using the deductive-inductive method for a bibliographic, legislative and documentar analysis with a descriptive objective. The numbers were searched in the database and documents made available by the INPI and in the UFAL and NIT/UFAL websites, as well as of any Other universities occasionally considered during the research. The theme combines subjects marked by interdisciplinarity in the literature, but the proposed analysis is essentially legal and not interdisciplinar. In other words, studies already developed and published in other areas were considered only for complementary and clarifying purposes. In sequence, we sought to extract useful contibutions from historical and doctrinal understandings on the structure of the patente legal institute in the first and second sections of the work, advancing in the next section to a constitutional and functional understanding of the material contente of this right, from the methodology for legal interpretation of the constitutionalization of private law. Finally, the fourth section dealt with the evolutionary and institutional context of science, technology and innovation, with the purpose of confronting the developed understandings and, finally, concluding on the connection between the subjects covered and the pertinence, in a view of the constitutional and functional interpretation of the patent law, of the particular context of the prominence of science and technology institutions (ICT) in the filling of patent applications by Brazilian residents. Initially, the premise adopted was that patente rights are legal artificialities consisting of exclusives for the economic exploitation of technologies that can be determined by legal technical requirements. These exclusives are assumed to be production goods in the economic logic of the Market enshrined in the Brazilian constitutional system. Therefore, given the system in which they exist and are valid, these rights only assume functionality within the productive envirionment. In this way, the general objective arises to understand the connection, congruence and pertinence in the prominence achieved within this scenario by academic institutions historically focused on higher education and basic research, whose agenda and gears would not, in principle, be in step with the agenda and gears of industry and the Market. Seen from another angle, the objective is to undestand the relationship between patente law and the fields of Science, technology and innovation in the Brazilian regulatory context.
|
|
26
|
-
JÉSSICA ALESSANDRA ARAÚJO FERREIRA LEÃO
-
OS EXAMES CRIMINOLÓGICOS NA PROGRESSÃO DE REGIME: ENTRE O PARADIGMA DA PREVENÇÃO ESPECIAL POSITIVA DA PENA E UMA NOVA EXPECTATIVA PARA A EXECUÇÃO PENAL BRASILEIRA
-
Orientador : ALBERTO JORGE CORREIA DE BARROS LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRÉ RIBEIRO GIAMBERARDINO
-
ELAINE CRISTINA PIMENTEL COSTA
-
HUGO LEONARDO RODRIGUES SANTOS
-
Data: 13/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O exame criminológico vem sendo questionado por diversas frentes de atuação desde a sua incorporação ao ordenamento jurídico brasileiro, o que se tornou ainda mais contundente após a exclusão da possibilidade de sua utilização para fins de progressão de regime, promovida pela Lei nº 10.792/2003. Contudo, os Tribunais Superiores consolidaram entendimento no sentido de que os magistrados poderão solicitar a elaboração do instrumento nos casos em que considerarem necessário, motivo pelo qual a prática segue ocorrendo conforme o posicionamento de cada julgador. Ademais, diversos projetos de lei buscam estabelecer a obrigatoriedade do exame para todas as hipóteses de progressão, sobretudo PLS nº 499/2015, cuja tramitação está mais avançada. Desse modo, questiona-se: a positivação do uso de exames criminológicos para aferição do requisito subjetivo na progressão de regime é suficiente para justificar a sua admissibilidade? Nesse sentido, o estudo que se apresenta parte da hipótese de que a prática está comprometida por dois fatores: 1) a concepção de prevenção especial positiva da pena não é amparada pela Constituição Federal de 1988; e 2) o exame criminológico não é capaz de garantir ao Judiciário se o apenado irá ou não reincidir. Assim, utilizando-se de pesquisa qualitativa, sob o método dedutivo, a dissertação é construída através da concatenação entre um viés bibliográfico, com utilização de referencial teórico nacional e estrangeiro acerca das teorias de justificação da pena e das reflexões resultantes da Criminologia Clínica de orientação crítica, e um viés empírico, com observação de campo realizada a partir da experiência do Estado de Alagoas. Ao final, conclui-se que a utilização do exame criminológico para fins de progressão de regime, além de confrontar os preceitos constitucionais, é estéril, demandando empenho e recursos (humanos e materiais) que poderiam ser direcionados à efetiva minimização da dessocialização promovida no indivíduo pelo cárcere.
-
Mostrar Abstract
-
The criminological examinations has been questioned by many fronts of actions since its incorporation into the Brazilian legal system, which became even more energetic after the exclusion of the possibility of its utilization for regime progression, promoted by the law 10.792/2003. However, the Superior Courts consolidated the understanding that magistrates may request the drafting of the instrument in occasions they perceive it necessary, which is the reason why the practice continue to happen according to the position of each judge. Moreover, different bills seek to establish the exam for all regime progression, mainly PLS 499/2015, whose progression is more advanced. Therefore, the questioning arises: is the affirmation of the use of criminological examinations to measure the subjective requirement in the progression of the regime sufficient to justify its admissibility? Thus, the studies presents part of the hypothesis in which the practice is compromised by two reasons: 1) the conception of positive special prevention of punishment is not supported by the Federal Constitution of 1988; and 2) the criminological exam can’t assure to the Judiciary if the convict will or will not relapse. Along these lines, using qualitative research, under the deductive method, the dissertation is built through the concatenation of a bibliographic leaning, using national and foreign theoretical references on theories of justification of punishment and reflections resulting from the Clinical Criminology of orientation criticism, and an empirical bias, with field observation carried out from the experience of the State of Alagoas. In the end, it is concluded that the use of the criminological examination for the purposes of regime progression, in addition to confronting constitutional precepts, is sterile, requiring commitment and resources (human and material) that could be directed towards the effective minimization of the desocialization promoted on the individual by the imprisonment.
|
|
27
|
-
LUCAS DE BARROS PINO LIMA
-
Colaboração premiada e (in) suficiência probatória
-
Orientador : ROSMAR ANTONNI RODRIGUES CAVALCANTI DE ALENCAR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALBERTO JORGE CORREIA DE BARROS LIMA
-
ANDRÉ ROCHA SAMPAIO
-
WELTON ROBERTO
-
Data: 13/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação possui como objetivo geral a demonstração do baixo valor probatório que possuem os depoimentos em sede de colaboração premiada no processo penal, uma vez que referido meio de obtenção prova ainda é utilizado como fundamento de diversas decisões contrárias ao sistema de garantias constitucionais. Para tanto fará proposição que almeja colocar o sistema de nulidades processuais penais como cerne para compreensão do instituto, especificando os tipos de vícios ou defeitos jurídicos que possam surgir em todas as etapas de celebração do acordo, e notadamente quando a delação possui valor desproporcional. Impondo como consequência jurídica nulidade absoluta ou inexistência, a depender se a desconformidade do ato se refere a elemento essencial ou estrutural, com a demonstração de cálculo normativo para auxiliar na fundamentação de decisões penais. Com a finalidade de alcançar esses objetivos, será realizada pesquisa qualitativa analisando julgados dos últimos 5 (cinco) anos sobre a matéria nos tribunais superiores, com enfoque à alteração promovida pelo §16º do artigo 4º da lei 12.850/2013, bem como os estudos mais atualizados da doutrina sobre o instituto da delação premiada.
-
Mostrar Abstract
-
The dissertation has the main objective to demonstrate the low probatory value that possess the testimonys of award-winning collaboration (plea bargaining) in the criminal proceedings, since this “means of obtaining evidence” is still utilized as argument of several decisions against the constitutional guarantee system. For such, will make a proposition that aims to put the criminal procedural nullity system at the core to the righteous comprehension of the institute, specifying the kinds of vices or juridic flaws that may arise in all stages of conclusion of the agreement, notably when it has disproportional value. Imposing as juridic consequence the absolute null or inexistence, depending on wich unconformity of the act refers to an essential or structural element, with the demonstration of normative calculus to help reasoning the criminal decisions. To achieve such objectives, it will be made qualitative research looking judged cases from the last 5 (five) years about the subject on the superior courts, with focus on the legislative change introduced by the §16º of the article 4º from the brazilian law 12.850/2013, as well as the most recent studys of the doctrine about the institute of the agreement.
|
|
28
|
-
MARIA EUGÊNIA BARREIROS DE MELLO
-
INSOLVÊNCIA TRANSNACIONAL NA LEI N° 11.101/05: um estudo sob a ótica da soberania nacional brasileira e da cooperação jurídica internacional
-
Orientador : JOSE BARROS CORREIA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BECLAUTE OLIVEIRA SILVA
-
QUERINO MALLMANN
-
MÁRCIO OLIVEIRA ROCHA
-
Data: 14/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A insolvência transnacional, ou seja, a recuperação de empresas e a falência, envolvendo credores, ativos e devedores que ocupam simultaneamente dois ou mais Estados internacionais, com jurisdições e regramentos próprios, somente passou a ser regulamentada no Brasil em dezembro de 2020, com a inclusão do Capítulo VI-A na Lei n° 11.101/05. Em uma sociedade composta por mercados globais, com conexões que transcendem fronteiras, a necessidade de implementação de medidas de cooperação jurídica internacional, que possibilitem a comunicação e assistência entre jurisdições de nações distintas, mostra-se necessária ao desenvolvimento econômico e social de nações. Em sendo assim, por meio da Lei n° 14.112/2020 foi atualizada a legislação brasileira, que incorporou a Lei Modelo da UNCITRAL ao seu ordenamento. A manutenção do sistema anterior, em um contexto legal sem qualquer previsão voltada para esse tipo de insolvência, retiraria dos interessados a garantia de que o processo de recuperação ou falência transnacional de empresas seria pautado na eficiência e justeza, em especial para as partes estrangeiras. A legislação brasileira, pode-se afirmar desde já, foi atualizada. Agora, diante da recente incorporação apontada, pergunta-se: a adoção da prática da cooperação jurídica internacional, por meio da ação de reconhecimento de processo de insolvência estrangeiro, representa um risco à soberania nacional brasileira, constitucionalmente estabelecida? Diante desse contexto, a pesquisa busca uma melhor compreensão da temática, com o estabelecimento de conceitos básicos e princípios elementares afeitos ao tema. Ao debruçar-se sobre os tipos de sistemas de insolvência transnacional e de um breve escorço histórico, perpassando pelos sistemas norte-americano e europeu até chegar ao brasileiro, foi possível mapear de que modo a temática evoluiu e ganhou relevância no atual contexto social e econômico mundial. Por fim, a análise específica do recém incluído texto legal e dos elementos práticos e processuais necessários à aplicação da lei, mostram-se relevantes para todos os operadores dessa nova ação. Ao considerar os fatores analisados, conclui-se que, em prol do desenvolvimento econômico do Brasil, a soberania nacional terá de ser restringida, ainda que minimamente, por meio da relativação da jurisdição nacional. Sob uma perspectiva macro, tem-se que a solução da problemática, na realidade, consiste na manutenção da própria problemática: é preciso estar sempre atento ao modo como a soberania nacional vem sendo considerada nas ações de reconhecimento de procedimento estrangeiro, em uma eterna vigilância acerca dos limites traçados e de sua transcendência. Em casos concretos e individuais, cada qual com suas peculiaridades, a observância do Guia de Interpretação da UNCITRAL, dos princípios que regem a insolvência transnacional, a qualificação constante de seus operadores, dentre outras, podem ser aliados na salvaguarda da soberania.
|
-
Mostrar Abstract
-
Transnational insolvency, that is, the recovery of companies and bankruptcy, involving creditors, assets and debtors who simultaneously occupy two or more international States, with their own jurisdictions and regulations, only became regulated in Brazil in December 2020, with the inclusion of Chapter VI-A in Law No. 11.101/05. In a society made up of global markets, with connections that transcend borders, the need to implement measures of international legal cooperation, which enable communication and assistance between jurisdictions of different nations, is necessary for the economic and social development of nations. Therefore, through Law No. 14.112/2020, the Brazilian legislation was updated, which incorporated the Model Law of UNCITRAL into its legal order. The maintenance of the previous system, in a legal context without any provision for this type of insolvency, would remove from interested parties the guarantee that the process of transnational company recovery or bankruptcy would be based on efficiency and fairness, especially for foreign parties. Brazilian legislation, it can be said right now, has been updated. Now, given the recent incorporation pointed out, the question is: does the adoption of the practice of international legal cooperation, through the recognition of foreign insolvency proceedings, represent a risk to the Brazilian national sovereignty, constitutionally established? In this context, the research seeks a better understanding of the theme, with the establishment of basic concepts and elementary principles related to the theme. By looking into the types of transnational insolvency systems and a brief historical foreshortening, passing through the North American and European systems until reaching the Brazilian one, it was possible to map how the theme evolved and gained relevance in the current social and economic context worldwide. Finally, the specific analysis of the newly included legal text and the practical and procedural elements necessary for the application of the law, prove to be relevant for all operators of this new action. When considering the analyzed factors, it is concluded that, for the benefit of Brazil's economic development, national sovereignty will have to be restricted, even if minimally, through the relation of national jurisdiction. From a macro perspective, the solution to the problem actually consists of maintaining the problem itself: one must always be aware of the way in which national sovereignty has been considered in actions to recognize foreign procedures, in eternal vigilance about the limits drawn and its transcendence. In specific and individual cases, each with its peculiarities, compliance with the UNCITRAL Interpretation Guide, the principles governing transnational insolvency, the constant qualification of its operators, among others, can be allied in safeguarding sovereignty.
|
|