|
Dissertações |
|
1
|
-
ANDREA MARIA LEITE ALBUQUERQUE
-
“MEDINDO FORÇAS NA ENXADA, NO MACHADO, NA FOICE”: PATRIARCADO E RESISTÊNCIA DAS MULHERES RURAIS ORGANIZADAS À VIOLÊNCIA NO ALTO SERTÃO ALAGOANO
-
Orientador : ANABELLE SANTOS LAGES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANABELLE SANTOS LAGES
-
BEATRIZ MEDEIROS DE MELO
-
WENDELL FICHER TEIXEIRA ASSIS
-
MARIA APARECIDA DE MORAES SILVA
-
Data: 13/01/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A violência masculina contra mulheres é um problema social complexo. O patriarcado alicerça o sistema de dominação-exploração de mulheres em todo o mundo. No entanto, mulheres não são sujeitos passivos da história e permanecem inventando e reinventando formas de resistência. A partir de uma abordagem materialista dialética, esta pesquisa responde se e em que medida a organização de mulheres rurais em coletivos autônomos pode opor resistência às manifestações de opressão do patriarcado em suas comunidades e, para isso, analisou especificamente a realidade das mulheres rurais de uma pequena comunidade do Alto Sertão Alagoano, grupo extremamente vulnerabilizado e negligenciado, examinando como se apresentam as violências, quais as políticas públicas voltadas ao enfrentamento dessa violência no campo e como se dá essa organização coletiva. Como metodologia, utilizou pesquisa bibliográfica para o estudo da participação de mulheres nos movimentos campesinos, do patriarcado e sua imbricação com o capitalismo, o colonialismo e o racismo e da violência masculina contra mulheres; pesquisa documental para a análise das políticas públicas voltadas às mulheres rurais; e pesquisa de campo focada em comunidades rurais do Alto Sertão de Alagoas, com a utilização de entrevistas individuais em profundidade, entrevistas individuais com roteiro semiestruturado e entrevistas sob a técnica de grupo focal, observação participante, produção de diário de campo e registros fotográficos. Como resultado, é possível afirmar que as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra mulheres são praticamente inexistentes no Sertão alagoano, cuja formação política impõe uma cultura de violência. Também foi possível observar que a organização de mulheres rurais em coletivos autônomos no Alto Sertão alagoano é capaz de opor resistência às manifestações do patriarcado em suas comunidades e está, aos poucos, buscando uma nova forma comunitária de viver com dignidade.
-
Mostrar Abstract
-
Male violence against women is a complex social problem. Patriarchy underlies the system of domination-exploitation of women all over the world. However, women are not passive subjects of history and remain to invent and reinvent forms of resistance. From a dialectic materialist approach, this research answers whether and to what extent the organization of rural women in autonomous collectives can resist the manifestations of patriarchal oppression in their communities. To do so, it specifically analyzed the reality of rural women in a small community in Alto Sertão of Alagoas, a highly vulnerable and neglected group, examining how violence is presented, which public policies are aimed at confronting this violence in the countryside, and how this collective organization takes place. As a methodology, it used bibliographical research to study the participation of women in peasant movement, patriarchy and its intertwining with capitalism, colonialism and racism, and male violence against women; documentary research for the analysis of public policies aimed at rural women; and field research focused on rural communities in the Alto Sertão of Alagoas, with the use of individual in-depth interviews, individual interviews with a semi-structured script and interviews under the focus group technique, participant observation, production of a field diary and photographic records. As a result, it is possible to affirm that public policies aimed at confronting violence against women are practically non-existent in the Sertão of Alagoas, whose political formation imposes a culture of violence. It was also possible to observe that the organization of rural women in autonomous collectives in the Alto Sertão of Alagoas is capable of resisting the manifestations of patriarchy in their communities and is, little by little, searching for a new communitarian way of living with dignity.
|
|
2
|
-
CAMILA BERNARDES ALVARENGA
-
LETALIDADE DA AÇÃO POLICIAL: ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE ALAGOAS 2016 a 2020
-
Orientador : LUCILEIA APARECIDA COLOMBO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOÃO MENDES DA ROCHA NETO
-
LUCILEIA APARECIDA COLOMBO
-
WENDELL FICHER TEIXEIRA ASSIS
-
Data: 14/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O Brasil situa-se em reprovável evidência devido à alta letalidade nas ações policiais que se expande ano após ano sem a elaboração de uma política efetiva para sua contenção. Na possibilidade de verificação das ilegalidades e abusos policiais, destaca-se a atividade do Ministério Público, que é o ente responsável pelo controle externo da atividade policial, compreendendo tanto a fiscalização dos processos investigativos conduzidos pela polícia, quanto a atuação da prática policial em si, sendo caracterizado pela independência e autoridade sobre as decisões de arquivamento ou denúncia em processos das mais diversas naturezas criminais. Baseada na hipótese de que há assentimento do Ministério Público perante os casos que envolvem letalidade policial, a presente pesquisa propôs verificar a atuação do Ministério Público de Alagoas frente aos casos de morte por intervenção de agente do Estado, por meio da análise estatística e qualitativa dos processos dessa natureza, cujo recorte temporal englobou o período entre 2016 e 2020. Após a análise processual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com delegados de polícia e promotores de justiça, objetivando compreender e aprofundar os resultados encontrados na pesquisa documental. Processos de baixa qualidade arquivados com pouco ou nenhum elemento probatório, criminalização de vítimas por seu passado associado à atividades ilícitas, testemunhas que são silenciadas quando divergem dos depoimentos policiais ou testemunhas que se silenciam devido à “lei do silêncio” oriunda do medo e fortemente presente no Estado, compõem o universo das ações letais em Alagoas, agrupando à realidade encontrada em outros estados brasileiros.
-
Mostrar Abstract
-
Brazil is in reprehensible evidence due to the high lethality in police actions that are expands year after year without the development of an effective policy for its containment. In possibility of verifying illegalities and police abuses, the activity of the Public Prosecutor's Office, which is responsible for external control of police activity, including both the monitoring of investigative processes conducted by the police, as to the performance of the police practice itself, being characterized by independence and authority on decisions to file or denounce decisions in cases of various natures Criminal. Based on the hypothesis that there is a nod from the Public Prosecutor's Office before the involving police lethality, this research proposed to verify the performance of the Ministry public of Alagoas in the face of cases of death by intervention of an agent of the State, through the statistical and qualitative analysis of the processes of this nature, whose time frame encompassed the between 2016 and 2020. After the procedural analysis, interviews were conducted semi-structured with police delegates and prosecutors, aiming to understand and the results found in documentary research. Low-quality processes filed with little or no evidential evidence, criminalization of victims by their associated with illicit activities, witnesses who are silenced when they diverge from the police statements or witnesses who are silenced due to the "law of silence" arising from the fear and strongly present in the State, make up the universe of lethal actions in Alagoas, grouping to the reality found in other Brazilian states.
|
|
3
|
-
ANNE SHIRLEY OLIVEIRA AMARAL HERMES
-
MULHERES SURDAS EM ALAGOAS: INCLUSÃO SOCIAL E RECONHECIMENTO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
-
Orientador : ARIM SOARES DO BEM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARIM SOARES DO BEM
-
JULIANA IZAR SOARES DA FONSECA SEGALLA
-
LUCILEIA APARECIDA COLOMBO
-
Data: 15/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa investiga como se apresenta o processo de formulação e a participação social das mulheres surdas nas políticas públicas de combate à violência doméstica em Alagoas, no intuito de descobrir como estas podem interferir nas percepções identitárias dessas mulheres enquanto sujeitos sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo análise histórica, pesquisa documental, acesso a fontes de dados quantitativos e a utilização da técnica de entrevistas narrativas. Apresenta em seu desenvolvimento, uma pesquisa bibliográfica que aborda temas como a evolução dos estudos sobre deficiência, discorrendo sobre a importância do movimento social das pessoas com deficiência na construção normativa que lhes garantam a participação plena na sociedade, momento em que se dá realce ao movimento “nada sobre nós sem nós” e ao movimento surdo, quando dentro do movimento social das pessoas com deficiência luta pelo reconhecimento das suas especificidades. Apresenta a importância da construção de uma agenda política inclusiva que contemple a todos os grupos sociais, a partir de uma perspectiva que preze pela participação social dos indivíduos nessa formulação. Faz uma análise documental das políticas públicas de combate a violência doméstica e nos projetos de leis voltados para as pessoas com deficiência, existentes no estado de Alagoas, como o intuito de identificar a participação da comunidade surda e o papel dos atores políticos no encaminhamento e na formulação dessas políticas. Desenvolve reflexões sobre como as práticas de significação produzem significados que envolvem relações de poder, incluindo o poder de definir quem é incluído e quem é excluído, fator determinante para a compreensão de como a cultura molda a identidade dos indivíduos, ao dar sentido à experiência e ao tornar possível que estes optem, entre as várias identidades possíveis, por um modo específico de subjetividade. Para isso, utiliza a perspectiva teórica sobre políticas de identidade e a Teoria do Reconhecimento em Axel Honneth.
-
Mostrar Abstract
-
This research investigates how the formulation process and the social participation of deaf women in public policies to combat domestic violence in Alagoas are presented, in order to discover how these can interfere in the identity perceptions of these women as social subjects. It is a qualitative research, involving historical analysis, documentary research, access to quantitative data sources and the use of the narrative interview technique. In its development, it presents a bibliographical research that approaches themes such as the evolution of studies on disability, discussing the importance of the social movement of people with disabilities in the construction of regulations that guarantee their full participation in society, a moment in which the movement is highlighted. “nothing about us without us” and the deaf movement, when within the social movement of people with disabilities it fights for the recognition of their specificities. It presents the importance of building an inclusive political agenda that encompasses all social groups, from a perspective that values the social participation of individuals in this formulation. It makes a documentary analysis of public policies to combat domestic violence and bills aimed at people with disabilities, existing in the state of Alagoas, with the aim of identifying the participation of the deaf community and the role of political actors in the referral and formulation of these policies. It develops reflections on how the practices of signification produce meanings that involve power relations, including the power to define who is included and who is excluded, a determining factor for understanding how culture shapes the identity of individuals, by giving meaning to experience and by making it possible for them to opt, among the various possible identities, for a specific mode of subjectivity. For this, it uses the theoretical perspective on identity politics and the Theory of Recognition in Axel Honneth.
|
|
4
|
-
DIEGO DA SILVA GUIMARAES QUEIROZ
-
“O que é ciência?”: a constituição do campo da COVID-19 no Brasil
-
Orientador : JOAO VICENTE RIBEIRO BARROSO DA COSTA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DEBORA ALLEBRANDT
-
FABRICIO MONTEIRO NEVES
-
JOAO VICENTE RIBEIRO BARROSO DA COSTA LIMA
-
WENDELL FICHER TEIXEIRA ASSIS
-
Data: 30/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho trata sobre as questões concernentes aos acontecimentos na pandemia da COVID-19 no Brasil; de como os campos científico e político se interseccionam e conformam um campo científico-político peculiar da COVID-19 no contexto brasileiro. Nesse sentido, o texto busca, por meio das contribuições dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, de Pierre Bourdieu e Harry Collins, trazer luz sobre os debates científicos e políticos que se entrecortam e conformam uma realidade particular da pandemia da COVID-19 no Brasil.
-
Mostrar Abstract
-
The present work deals with issues concerning the events of the COVID-19 pandemic in Brazil; of how the scientific and political fields intersect and form a peculiar scientific-political field of COVID-19 in Brazil. In this sense, the text seeks, through contributions from the Social Studies of Science and Technology, by Pierre Bourdieu and Harry Collins, to shed light on the scientific and political debates that intersect and shape a particular reality of the COVID-19 pandemic in Brazil
|
|
5
|
-
HUGO RAFAEL PEREIRA DE ALBUQUERQUE
-
“Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (2015-2020) como mecanismo de estruturação do campo científico no Brasil e em Alagoas”.
-
Orientador : JOAO VICENTE RIBEIRO BARROSO DA COSTA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO GUEDES GOMES
-
FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
-
JOAO VICENTE RIBEIRO BARROSO DA COSTA LIMA
-
Data: 24/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação analisa sociologicamente a relação entre os investimentos financeiros feitos em Alagoas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) do ano de 2015 a 2020 como mecanismo de estruturação do campo científico e como expressão de projetos de desenvolvimento nacional e da ciência e da economia, de modo a orientar a consecução de interesses. Os investimentos feitos pelas agências de fomento se dão através de editais públicos regidos pelo princípio do “mérito” científico e, contudo, ao final, atendem a interesses políticos na esfera científica a produzir fórmulas que obstaculizam a entrada de novos atores (instituições, universidades, laboratórios, programas de pós-graduação) no acesso a recursos financeiros. Eis o dilema nordestino e alagoano, o de ser a região e o estado, respectivamente, em que foram criados mais recentemente a pós-graduação e a pesquisa de alto nível e para os quais, a disputa por recursos financeiros para a produção da ciência esbarra em uma ordem de políticas de financiamento excludentes, apesar de sinalizações aqui e ali da necessidade de diminuição das assimetrias.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation sociologically analyzes the relationship between the financial investments made in Alagoas by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) and the Foundation for Research Support of the State of Alagoas (FAPEAL) from 2015 to 2020 as a mechanism for structuring the scientific field and as an expression of national development, science and economy projects, in order to guide the achievement of interests. Investments made by development agencies are made through public notices governed by the principle of scientific “merit” and, however, in the end, they serve political interests in the scientific sphere to produce formulas that hinder the entry of new actors (institutions, universities, laboratories, graduate programs) in access to financial resources. This is the northeastern and Alagoan dilemma, that of being the region and state, respectively, where postgraduate and high-level research were created more recently and for which the dispute for financial resources for the production of science comes up against in an order of exclusionary financing policies, despite indications here and there of the need to reduce asymmetries.
|
|
6
|
-
PEDRO RAFAEL SANTOS
-
PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)
-
Orientador : LUCILEIA APARECIDA COLOMBO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCILEIA APARECIDA COLOMBO
-
WENDELL FICHER TEIXEIRA ASSIS
-
Alessandra Santos Nascimento
-
Data: 04/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação analisa o processo de implementação da política pública de cotas da Lei Federal nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), regulamentada pelo Decreto nº 7.824/2012, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Será parte dessa construção, na perspectiva da política pública, explorar os processos de formação de agenda das cotas e da formulação da política. Metodologicamente, nos amparamos em uma bibliografia do campo de políticas públicas e da sociologia, na pesquisa documental, com a utilização de normas e dados, e na pesquisa de campo, com a realização de entrevistas, na análise de discurso e observações. A análise do processo de implementação na Universidade Federal de Alagoas foi realizada em contrastes de cenários de tipo ex-ante, avaliando os anos anteriores à política de cotas (antes de 2012) e ex-post, avaliando os anos posteriores à política de cotas, no período entre 2012 e 2022, que passam, inevitavelmente, pelo percurso histórico-institucional do Movimento Negro em Alagoas e do Programa de Ações Afirmativas para Afrodescentes (PAAF) da UFAL.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation analyzes the process of implementation of the public policy of quotas of Federal Law nº 12.711/2012 (Quotas Law), regulated by Decree nº 7.824/2012, at the Federal University of Alagoas (UFAL). It will be part of this construction, from the perspective of public policy, to explore the processes of agenda formation of quotas and policy formulation. Methodologically, we rely on a bibliography of the field of public policies and sociology, on documentary research, using norms and data, and on field research, with interviews, discourse analysis and observations. The analysis of the implementation process at the Federal University of Alagoas was carried out in contrasts of ex-ante scenarios, evaluating the years prior to the quota policy (before 2012) and ex-post, evaluating the years after the quota policy, in the period between 2012 and 2022, which inevitably pass through the historical- institutional path of the Black Movement in Alagoas and the Affirmative Actions Program for Afro-descendants of UFAL.
|
|
7
|
-
HUGO RAFAEL PEREIRA DE ALBUQUERQUE
-
“Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (2015-2020) como mecanismo de estruturação do campo científico no Brasil e em Alagoas”.
-
Orientador : JOAO VICENTE RIBEIRO BARROSO DA COSTA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO GUEDES GOMES
-
FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
-
JOAO VICENTE RIBEIRO BARROSO DA COSTA LIMA
-
Data: 19/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação analisa sociologicamente a relação entre os investimentos financeiros feitos em Alagoas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) do ano de 2015 a 2020 como mecanismo de estruturação do campo científico e como expressão de projetos de desenvolvimento nacional e da ciência e da economia, de modo a orientar a consecução de interesses. Os investimentos feitos pelas agências de fomento se dão através de editais públicos regidos pelo princípio do “mérito” científico e, contudo, ao final, atendem a interesses políticos na esfera científica a produzir fórmulas que obstaculizam a entrada de novos atores (instituições, universidades, laboratórios, programas de pós-graduação) no acesso a recursos financeiros. Eis o dilema nordestino e alagoano, o de ser a região e o estado, respectivamente, em que foram criados mais recentemente a pós-graduação e a pesquisa de alto nível e para os quais, a disputa por recursos financeiros para a produção da ciência esbarra em uma ordem de políticas de financiamento excludentes, apesar de sinalizações aqui e ali da necessidade de diminuição das assimetrias.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation sociologically analyzes the relationship between the financial investments made in Alagoas by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) and the Foundation for Research Support of the State of Alagoas (FAPEAL) from 2015 to 2020 as a mechanism for structuring the scientific field and as an expression of national development, science and economy projects, in order to guide the achievement of interests. Investments made by development agencies are made through public notices governed by the principle of scientific “merit” and, however, in the end, they serve political interests in the scientific sphere to produce formulas that hinder the entry of new actors (institutions, universities, laboratories, graduate programs) in access to financial resources. This is the northeastern and Alagoan dilemma, that of being the region and state, respectively, where postgraduate and high-level research were created more recently and for which the dispute for financial resources for the production of science comes up against in an order of exclusionary financing policies, despite indications here and there of the need to reduce asymmetries.
|
|
8
|
-
ELSE FREIRE DE CASTRO AMORIM
-
PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS DE MULHERES LÉSBICAS NO BRASIL: SILENCIAMENTOS E (IN) VISIBILIDADES INTERSECCIONADAS
-
Orientador : ANABELLE SANTOS LAGES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANABELLE SANTOS LAGES
-
ARIM SOARES DO BEM
-
NADIA ELISA MEINERZ
-
Data: 19/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa busca analisar a origem e trajetória do movimento lésbico, indo para além dele, quando este ainda nem existia, a partir da busca pelo conhecimento da história de mulheres lésbicas, em contextos históricos diversos e pontos moldais diferentes. Com o fito de expor que, apesar das violências perpetradas, das tentativas de invisibilização e imposição de padrões heteronormativos, suas existências “gritaram” em distintos momentos históricos, desenhando suas próprias histórias e a história de tantas outras mulheres. Nesse sentido, buscará empreender esforços quanto a centralizar olhares sob essas mulheres, histórias e momentos históricos, que moldaram a história mundial e de modo atemporal. Como metodologia nos inspiramos na genealogia de Foucault, fugindo da ideia finalista, olhando de modo a perceber detalhes e diversidades, além da análise documental e bibliográfica em obras e órgãos oficiais. Dito isso, a pesquisa seguirá tomando a temática de gênero e sexualidade, situada em determinado momento histórico e cultural, a partir da correlação entre sistemas de poder e formação intelectual, que ao tentarem silenciar mulheres lésbicas, tentaram apagá-las da história local, nacional e mundial, afetando a produção das subjetividades e, consequentemente, a sexualidade, alimentando e criando ainda mais discriminação e violência.
-
Mostrar Abstract
-
The present research seeks to analyze the origin and trajectory of the lesbian movement, going beyond it, when it did not yet exist, from the search for knowledge of the history of lesbian women, in different historical contexts and different molding points. With the aim of exposing that, despite the violence perpetrated, the attempts to invisibilize and impose heteronormative standards, their existences "screamed" at different historical moments, drawing their own stories and the history of so many other women. In this sense, it will seek to make efforts to focus on these women, stories and historical moments, which shaped world history and in a timeless way. As a methodology we will use Foucauldian studies, escaping from the finalist idea, looking in order to perceive details and diversities, in addition to documentary and bibliographic analysis in works and official bodies. That said, the research will continue taking the theme of gender and sexuality, situated in a certain historical and cultural moment, from the correlation between systems of power and intellectual formation, which, when trying to silence lesbian women, tried to erase them from local, national history. and worldwide, affecting the production of subjectivities and, consequently, sexuality, food and creating even more discrimination and violence.
|
|
9
|
-
ERIVALDO DAMIÃO SANTOS
-
A Exclusão dos Marginalizados: Sociabilidade Escolares e Criminais Entre Alunos da (EJA) em Alagoas
-
Orientador : FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXANDRE BARBOSA PEREIRA
-
BEATRIZ MEDEIROS DE MELO
-
FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
-
JOAO BATISTA DE MENEZES BITTENCOURT
-
Data: 22/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação tenta compreender num contexto de interseccionalidade entre escola-periferia, os sentidos produzidos nas ações de alunos da EJA e seus percursos de sociabilidades nas malhas dos tecidos sociais de cidades do interior de Alagoas. Esses agentes sociais pobres, pardos, negros e periféricos participam de coletivos criminais que lhes dão abrigo, afeto, seguro e subsistência. Nestes percursos de tramas sociais, problematizo de que forma se constitui dentro e fora da escola a relação de exclusão-marginalização desses alunos. Através de uma bricolagem cultural concatenada pelo conflito, assédio moral, exploração sexual e exposição dos seus corpos ao trabalho nas biqueiras e pela violência vivenciada na escola e na comunidade, esses agentes desenvolvem suas agências. Utilizei durante a pesquisa diversas estratégias metodológica para coleta de dados, observação participante, entrevistas, diálogos formais e informais com os interlocutores que me ajudaram a construir esse trabalho. Além dessas estratégias que foram fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa, minha experiência enquanto profissional da educação e sujeito que transita pelas margens sociais da marginalização-exclusão nas cidades do interior de Alagoas, redirecionei meu olhar para demonstrar nessa pesquisa como esse fenômeno social continua invisibilizado. Durante o campo, algumas memórias de juventude me aproximam dos interlocutores e me faz refletir sobre os achados. Uma técnica fundamental para manter o vínculo na relação de colaboração e ganhar a confiança dos interlocutores, foi contar para eles minha trajetória pessoal enquanto sujeito excluído-marginalizado que se assemelhava em alguns pontos, a trajetória social de meus interlocutores “Eu Via-me neles”. Todavia, percebo gradativamente durante o campo que os caminhos que formaram as periferias em Alagoas, ainda, continuavam se expandindo através de um quadro sociológico de acumulo social de desvantagens que se configuravam em torno de outras dinâmicas sociais que começaram a emergir em Alagoas com a chegada dos regimes faccionais. Instalando-se nas periferias da capital alagoana em na primeira década dos anos 2000 e tempos depois em cidades do interior de Alagoas, modificando os percursos de vida de adolescentes-jovens de cidades do interior de Alagoas.
-
Mostrar Abstract
-
The present dissertation tries to understand, in a context of intersectionality between school and periphery, the meanings produced in the actions of EJA students and their paths of sociability in the meshes of the social fabrics of cities in the interior of Alagoas. These poor, brown, black and peripheral social agents who participate in criminal collectives that give them shelter, affection, insurance and subsistence. In these paths of social fabrics, I problematize how the relationship of exclusion-marginalization of these students is constituted inside and outside the school. Through a cultural bricolage concatenated by conflict, moral harassment, sexual exploitation and exposure of their bodies to toe work and the violence experienced at school and in the community, these agents develop their agencies. During the research, I used several methodological strategies for data collection, participant observation, interviews, formal and informal dialogues with the interlocutors who helped me to build this work. In addition to these strategies that were fundamental for the development of the research, my experience as an education professional and a subject who transits through the social margins of marginalization-exclusion in the cities of the interior of Alagoas, I redirected my gaze to demonstrate in this research how this social phenomenon remains invisible. During the field, some memories of youth brought me closer to the interlocutors and made me reflect on the findings. A fundamental technique to maintain the bond in the collaboration relationship and gain the confidence of the interlocutors was to tell them my personal trajectory as an excluded-marginalized subject that resembled, in some points, the social trajectory of my interlocutors “I saw myself in them” . However, I gradually noticed during the fieldwork that the paths that formed the outskirts of Alagoas still continued to expand through a sociological framework of social accumulation of disadvantages that were configured around other social dynamics that began to emerge in Alagoas with the arrival of of factional regimes. Settling in the outskirts of the capital of Alagoas in the first decade of the 2000s and later in cities in the interior of Alagoas, modifying the life paths of adolescent-young people from cities in the interior of Alagoas.
|
|
10
|
-
ANA BEATRIZ BELÉM DOS SANTOS
-
SEJA O SEU PRÓPRIO CHEFE? UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA JUVENTUDE EMPREENDEDORA NO ESTADO DE ALAGOAS
-
Orientador : LÚCIO VASCONCELLOS DE VERÇOZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LÚCIO VASCONCELLOS DE VERÇOZA
-
WENDELL FICHER TEIXEIRA ASSIS
-
CICERO PERICLES DE OLIVEIRA CARVALHO
-
Data: 30/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de implementação da política Juventude Empreendedora no estado de Alagoas. A ênfase da discussão é o conjunto de afirmações sobre o programa que foram divulgadas pelas mídias estatais ao longo da sua aplicação. Além disso, esta pesquisa descreve o contexto social alagoano que engendrou a política e os detalhes do seu projeto. Em 2016, ela começou a ser executada nos municípios do estado pela Secretaria de Trabalho e Emprego (SETE). A meta era capacitar os jovens de baixa renda, com idades entre 18 e 39 anos, a montar negócios próprios. O êxito na sua aplicação poderia oportunizar o desenvolvimento profissional de muitos jovens e melhorar os índices de desenvolvimento econômico do estado que é dependente de verbas Federais. Vale apontar esses benefícios que poderiam ter sido gerados pela sua implementação. Entretanto, também é necessário discutir o atual contexto socioeconômico brasileiro que tem empurrado cada vez mais jovens para alternativas de trabalho precárias de garantias e direitos. Como é o caso da informalidade, uberização, intermitência, sobretudo da “moda” do empreendedorismo. Para tentar elucidar esses aspectos, esta pesquisa analisou o seguinte conjunto de dados: indicadores sociais que foram elaborados por diversos institutos e pesquisadores, documentos cedidos pela SETE, entrevistas, revisões bibliográficas e principalmente trechos retirados das reportagens publicadas pelas Assessorias de Comunicação do governo. Considera-se que, diante das altas taxas de desemprego entre os jovens que se observa nos indicadores sociais alagoanos, a implementação da política gerou resultados inexpressíveis. Poucos jovens de baixa renda conseguiram se tornar “os próprios chefes”. O seu principal êxito foi a promoção de ideais e práticas do capitalismo neoliberal.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this work is to analyze the implementation process of the Entrepreneurial Youth policy in the state of Alagoas. The emphasis of the discussion is the set of instances about the program that were publicized by the state media throughout its application. In addition, this research describes the Alagoas social context that engendered the policy and the details of its project. In 2016, it began to be implemented in the municipalities of the state by the Department of Labor and Employment (SETE). The goal was to train low-income young people, aged between 18 and 39, to set up their own businesses. Success in its application could provide opportunities for the professional development of many young people and improve the economic development rates of the state that depends on federal funds. It is worth these pointed benefits that could have been generated by its implementation. However, it is also necessary to discuss the current socioeconomic context in Brazil, which has pushed more and more young people towards precarious work alternatives with guarantees and rights. As is the case of informality, uberization, intermittency, especially the “fashion” of entrepreneurship. In order to try to elucidate these aspects, this research analyzes the following set of data: social indicators that were elaborated by several institutes and researches, documents provided by SETE, interviews, bibliographic reviews and mainly extracts taken from the reports published by the Government Communication Offices. Consider that, given the high unemployment rates among young people that can be observed in Alagoas social indicators, the implementation of the policy generated inexpressible results. Few low-income young people have managed to become “their own bosses”. Its main success was the promotion of ideals and practices of neoliberal capitalism.
|
|
11
|
-
WHERLYSHE SOUSA DE MORAIS
-
No Ritmo do Quilombo Urbano: Cultura, Política, Militância e Lutas Sociais no Hip-Hop do Maranhão
-
Orientador : JOAO BATISTA DE MENEZES BITTENCOURT
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO BATISTA DE MENEZES BITTENCOURT
-
FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
-
MARCO AURÉLIO PAZ TELLA
-
Data: 30/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa propõe analisar as formas de articulação entre cultura e política empreendidas pelo Movimento de Hip-Hop Organizado no Maranhão Quilombo Urbano, fundado em 1989, mas batizado com a terminologia aqui apresentada em 1992, cujo os partícipes são, em sua maioria, homens e mulheres que residem em bairros periféricos da cidade de São Luís, capital do Maranhão, e que se reivindicam como pretos “de quebradas”, revolucionários e socialistas. Ao longo desta pesquisa, busca-se compreender como o Quilombo Urbano organiza suas ações. Metodologicamente, esta pesquisa se apoia em dados qualitativos e possui base teórica interdisciplinar. Buscando captar uma maior complexidade dessas ações, investigamos as trajetórias de alguns membros do movimento, apresenta alguns relatos etnográficos dos atos e refletimos sobre os processos originários de disputas internas e externas. Os dados foram extraídos de pesquisa de campo, entrevistas, etnografias, análises de discursos, letras de músicas, rimas e análises de documentos.
-
Mostrar Abstract
-
This research proposes to analyze the forms of articulation between culture and politics undertaken by the Hip-Hop Movement Organized in Maranhão Quilombo Urbano, founded in 1989, but baptized with the terminology presented here in 1992, whose participants are mostly men and women who live in peripheral neighborhoods of the city of São Luís, capital of Maranhão, and who claim to be black “from the hoods”, revolutionaries and socialists. Throughout this research, we seek to understand how Quilombo Urbano organizes its actions. Methodologically, this research is based on qualitative data and has an interdisciplinary theoretical basis. Seeking to capture a greater complexity of these actions, we investigate the trajectories of some members of the movement, present some ethnographic reports of the acts and reflect on the originating processes of internal and external disputes. Data were extracted from field research, interviews, ethnographies, discourse analysis, song lyrics, rhymes and document analyses.
|
|
12
|
-
KASSIA SYBELLI DE OLIVEIRA GOMES BARROS
-
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA E OS IMPACTOS DO PROGRAMA ALAGOANO DE ENSINO INTEGRAL SOBRE SUA PRÁTICA DOCENTE
-
Orientador : CRISTIANO DAS NEVES BODART
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANO DAS NEVES BODART
-
WELKSON PIRES DA SILVA
-
THIAGO INGRASSIA PEREIRA
-
Data: 31/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação tem por objetivo analisar a percepção docente quanto a prática de ensino na disciplina de Sociologia, a qual, geralmente, têm carga horária menor no currículo do ensino médio, lidam com as mudanças e condições proporcionadas pela política pública do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei). A reduzida carga horária da disciplina de Sociologia vem sendo apontada como um dos grandes entraves na busca por um ensino qualificado (PEREIRA; CAES, 2020). Por outro lado, tais disciplinas (Sociologia e Filosofia) apresentam potencial colaborativo para o desenvolvimento das competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), sejam as competências gerais ou específicas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (BODART; FEIJÓ, 2020). Porém, não é só a carga horária que muda a prática docente no pALei, as atividades a mais propostas pelo Programa contribuem diretamente no trabalho que será executado pelos(as) professores(as), pois eles(as) tem metas a serem cumpridas de acordo com os objetivos do Programa. Com isso, avalia-se como o Programa vem contribuindo para a qualificação da prática de ensino da disciplina de Sociologia e quais as condições dessa prática. Para melhor compreender, é importante conhecer a política pública apresentada e os dados da experiência concreta envolvendo escolas de tempo integral localizadas na capital do estado de Alagoas, Maceió. O Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei) trata-se de uma política pública educacional que visa a qualificação da educação alagoana, dentre seus objetivos estão a ampliação de carga horária de todas as disciplinas, o acréscimo de tempo do(a) docente em uma única escola e a melhorias da infraestrutura dos espaços escolares. Por isso, julgamos importante avaliar se tal programa vem gerando impactos colaborativos às práticas docentes dos(as) professores(as) de Sociologia. A pesquisa é desenvolvida em etapas de cunho qualitativo, constituída de revisão de literatura, consulta à documentos relacionados ao pALei e entrevistas semiestruturadas. Para as entrevistas foram considerados a participação de docentes, licenciados ou não na área e que já lecionavam Sociologia na escola antes desta tornar-se parte do programa em questão, o que possibilitou comparações de percepções quanto às suas práticas docentes. Os resultados alcançados mostram o pALei com uma ótima prosposta para qualificação do ensino, porém que ainda precisa de estudos que melhorem seu funcionamento, organização, estrutura física das escolas, e recursos didáticos para proporcionar uma melhor condição docente na disciplina de Sociologia, pela percepção dos(as) professores que participaram da pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to analyze the teachers' perception regarding the teaching practice in the discipline of Sociology, which generally have a lower workload in the high school curriculum, deal with the changes and conditions provided by the public policy of the Alagoas Education Program Integral (palei). The reduced workload of the Sociology discipline has been identified as one of the major obstacles in the search for qualified teaching (PEREIRA; CAES, 2020). On the other hand, such disciplines (Sociology and Philosophy) have collaborative potential for the development of competences established by the National Common Curricular Base (BNCC) (BRASIL, 2018), whether general or specific competences of Applied Human and Social Sciences (BODART; FEIJÓ , 2020). However, it is not just the workload that changes the teaching practice in pALei, the additional activities proposed by the Program directly contribute to the work that will be performed by the teachers, as they have goals to be met according to the objectives of the Program. With this, it is evaluated how the Program has been contributing to the qualification of the teaching practice of the discipline of Sociology and what are the conditions of this practice. To better understand, it is important to know the public policy presented and the data of the concrete experience involving full-time schools located in the capital of the state of Alagoas, Maceió. The Alagoas Program of Integral Teaching (pALei) is an educational public policy that aims at qualifying education in Alagoas, among its objectives are the expansion of the workload of all subjects, the addition of teacher time in a single school and improvements in the infrastructure of school spaces. Therefore, we believe it is important to assess whether such a program has been generating collaborative impacts on the teaching practices of Sociology professors. The research is carried out in stages of a qualitative nature, consisting of a literature review, consultation of documents related to the PALei and semi-structured interviews. For the interviews, the participation of teachers, licensed or not in the area, who already taught Sociology at the school before it became part of the program in question, was considered, which allowed comparisons of perceptions regarding their teaching practices. The results achieved show the pALei with an excellent proposal for teaching qualification, but that it still needs studies that improve its operation, organization, physical structure of schools, and didactic resources to provide a better teaching condition in the discipline of Sociology, by the perception of the students. (the) teachers who participated in the research.
|
|
13
|
-
DANIELLA MENESES DE OLIVEIRA ARROXELLAS
-
ANÁLISE SOBRE O LUGAR DA SOCIOLOGIA NOS REFERENCIAIS CURRICULARES DOS ESTADOS BRASILEIROS PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO.
-
Orientador : WELKSON PIRES DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WELKSON PIRES DA SILVA
-
CRISTIANO DAS NEVES BODART
-
AMURABI PEREIRA DE OLIVEIRA
-
Data: 31/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa de mestrado consiste em uma análise documental de caráter descritivo e exploratório e possui como objetivo geral compreender o lugar da Sociologia nos referenciais curriculares elaborados pelos estados brasileiros para a implementação da reforma do ensino médio. Sabe-se que a presença da Sociologia, enquanto componente curricular, na educação básica brasileira é marcada por certa instabilidade, considerando a série de reformas curriculares levadas a efeito desde fins do século XIX até os dias atuais. A mais recente reforma, implantada através da Lei nº 13.415/2017, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e estabeleceu que o currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por itinerários formativos. Nesse contexto, a Sociologia, que vinha tendo sua presença enquanto disciplina específica garantida pela Lei nº 11.684/2008, sofreu alterações na forma como passou a ser inserida no currículo do Ensino Médio. A partir da reforma, enviesada por uma perspectiva neoliberal de currículo, em que a tônica são a flexibilidade e o alinhamento às demandas de mercado, ao invés de estar configurada como uma disciplina específica do currículo, a Sociologia passa a estar estruturada na forma de “estudos e práticas”. Com a reforma do ensino médio, os componentes curriculares passaram a ser organizados por áreas do conhecimento e seus estudos direcionados a partir de um contexto interdisciplinar. No que diz respeito à Sociologia, mas não só a ela, isso pode implicar na perda de sua especificidade disciplinar, o que, em última instância, pode resultar na redução de sua importância na estrutura do currículo e consequentemente na formação dos indivíduos. Tendo em vista essas mudanças na estrutura curricular do ensino médio, nosso problema de pesquisa concentrou-se na seguinte questão: qual o lugar ocupado pela Sociologia, enquanto componente curricular, após a reforma do ensino médio, nos novos referenciais curriculares estaduais? Para responder a essa questão, debruçamo-nos sobre os 27 referenciais curriculares para ensino médio, concernentes aos 26 estados brasileiros mais o distrito federal, buscando identificar: 1) a presença da sociologia enquanto componente curricular; 2) a forma assumida por esse componente; 3) os objetivos educacionais atribuídos à Sociologia; 4) as competências e habilidades que lhe competem; e 5) sua incorporação nos itinerários formativos. Teoricamente, nossa pesquisa está embasada em uma sociologia da educação de viés crítica, especialmente nas teorias críticas do currículo desenvolvidas por Basil Bernstein e Michael Young. Em relação ao primeiro autor, apropriamo-nos de discussão sobre os campos de contextualização e recontextualização pedagógica e também de suas noções de “currículo de coleção” e “currículo integrado”. Já em relação ao segundo, interessou-nos principalmente suas reflexões sobre a importância do currículo centrado em disciplinas. Em síntese, com base nas análises realizadas, podemos afirmar que, apesar da mudança gerada pela reforma do ensino médio no status disciplinar da Sociologia, ela permanece, na quase totalidade dos referenciais observados, como uma disciplina obrigatória na parte comum do currículo, mesmo que, a partir da sua implementação nas escolas, sua carga horária possa sofrer algum a redução e ser desigualmente distribuída nos anos que compõem o ensino médio. Além disso, percebemos sua mobilização também nos itinerários formativos, não apenas naqueles centrados na área das ciências humanas e sociais aplicadas, mas também nos chamados itinerários formativos integrados, em que outras áreas também têm destaque.
-
Mostrar Abstract
-
This master's research consists of a documental analysis of a descriptive and exploratory nature and has as its general objective to understand the place of Sociology in the curricular references elaborated by states in Brazil for the implementation of the reform of secondary education. It is known that the trajectory of the Sociology curricular component in the basic education curriculum is marked by a certain instability in the face of curricular reforms in Brazil in different historical contexts. The most recent reform implemented through Law nº 13.415/2017, changed the LDBEN and established that the high school curriculum will be composed of the National Common Curricular Base and training itineraries. Therefore, the presence of Sociology in the curriculum undergoes changes in its disciplinary configurations. After the reform, biased by the neoliberal context, the high school curriculum began to contain Sociology “studies and practices”. The change in the disciplinary character of the Sociology component represents its dilution and reduction in the curriculum. Curricular components are now organized by areas of knowledge and their studies are directed from the interdisciplinary context. Faced with so many changes in the curricular structure, our research problem focused on the following question: How is Sociology mobilized in its disciplinary character in the new state curricular references that make up the new high school? We seek to identify the presence of Sociology as a curricular component, the educational objectives assigned to Sociology, the skills and abilities directed to Sociology and its presence in training itineraries. Our research is based on critical theories of the curriculum. We categorize the presence of Sociology, based on the collection and integrated curriculum codes created by Basil Bernstein. We also used their categorizations about the official recontextualization field and the pedagogical recontextualization field. We also take the contributions of Michael Young on the importance of the discipline-centered curriculum. In view of the empirical research carried out on the state curriculum references, we can state that despite the withdrawal of mandatory Sociology as a mandatory curricular component, it remains resistant as a component of the common base and has participation in training itineraries.
|
|
14
|
-
LARISSA GABRIELA GOUVEIA DOS SANTOS
-
QUEM COMANDA OS TRUPÉS? Disputas simbólicas pela ‘’tradição do coco de roda alagoano’’
-
Orientador : BEATRIZ MEDEIROS DE MELO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANK NILTON MARCON
-
BEATRIZ MEDEIROS DE MELO
-
FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
-
JOAO BATISTA DE MENEZES BITTENCOURT
-
Data: 21/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho investiga as disputas simbólicas travadas por mestres e mestras, lideranças dos grupos juvenis e brincantes em torno da legitimação de uma "tradição do coco de roda alagoano". A delimitação do tema surgiu da observação de expressões musicais e dançantes do coco de roda nos espaços urbanos e rurais em diferentes cidades de Alagoas. Considerei as ligações locais dos meus interlocutores com o fenômeno da intensa migração campo-cidade e as redes mais extensas – globais. Pretende-se investigar, por meio das disputas simbólicas, a ressignificação dessa tradição na produção, circulação e recepção de saberes, a interseção entre geração/gênero/etnia/classe social e espaço na cultura popular, e a construção da memória social das comunidades em que a pesquisa está sendo desenvolvida. A abordagem metodológica é qualitativa, associando princípios e técnicas da História Oral e da Etnografia alinhados à abordagem interseccional. Para compreender tal objeto de estudo, atravessamos conceitos centrais que norteiam o estudo das culturas populares, dos processos de legitimação e deslegitimação, dos discursos de justificação, etnicidade, ressignificação e reinvenção de manifestações culturais populares e a construção social da memória coletiva.
-
Mostrar Abstract
-
This work investigates the symbolic disputes fought by masters and masters, leaders of youth groups and playovers around the legitimation of a "tradition of the Alagoas wheel coconut". The delimitation of the theme arose from the observation of musical and dancing expressions of the coconut wheel in urban and rural spaces in different cities of Alagoas. I considered the local connections of my interlocutors with the phenomenon of intense field-city migration and the most extensive – global networks. It is intended to investigate, through symbolic disputes, the resignification of this tradition in the production, circulation and reception of knowledge, the intersection between generation/gender/ethnicity/social class and space in popular culture, and the construction of the social memory of the communities in which the research is being developed. The methodological approach is qualitative, associating principles and techniques of Oral History and Ethnography aligned with the intersectional approach. To understand this object of study, we will go through central concepts that guide the study of popular cultures, legitimation and delegitimization processes, discourses of justification, territoriality, resignification and reinvention of popular cultural manifestations and the social construction of collective memory.
|
|