Dissertações/Teses

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2021
Dissertações
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  • JULIANA DA SILVA LEAL
  • Product Space Study in the State of Alagoas

  • Orientador : EVANDRO DE BARROS COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EVANDRO DE BARROS COSTA
  • MARCUS DE MELO BRAGA
  • FRANCISCO JOSE PEIXOTO ROSARIO
  • BALDOINO FONSECA DOS SANTOS NETO
  • Data: 13/01/2021

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  • O comércio desempenha um papel central como um dos canais de interação entre os países para o constante intercâmbio de informações. Entender como o mercado funciona pode levar uma região a um crescimento constante. Para isso, é essencial entender como os produtos produzidos por um país se relacionam. Considerando isso, o Product Space pode nos mostrar, por meio de uma rede, se é possível que as indústrias produzam novos produtos a partir dos já produzidos por elas. Através desta ferramenta, esta dissertação busca entender a cesta de mercado de Alagoas por um período de um pouco mais de vinte anos (1997-2019) e identificar oportunidades de crescimento por meio da rede de exportação deste mesmo estado. Após analisar o Product Space, podemos concluir que Alagoas não está totalmente isolado na rede. O estado tem a possibilidade de crescer e migrar para produtos mais sofisticados, podendo atingir mais de 50 novos produtos para exportação. Com a implementação ou a renovação de políticas públicas juntamente com parcerias privadas, novas indústrias serão atraídas e, consequentemente, farão com que o estado cresça.


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  • The objective of this study is twofold: First, it aims at analyzing and interpreting Brazilian products exportation from 1997 to 2019. Second, it seeks to reduce the scope to the Alagoas state – one of the nation’s poorest states – to identify possible exportation growth opportunities. Thereby, the study was conducted by using the model Product Space, which can show us, through a network, if it is possible to industries produce new products from those already produced by them. After analyzing the Product Space, we concluded that Alagoas is not isolated in the network. Alagoas can grow its network by exporting more than 50 products, such as motor vehicles, chemical wood pulp, and passenger cars. Such growth can promote new public and private partnerships. Thus, new industries might be attracted and boost Alagoas economic growth.

2
  • MARCELO DE OLIVEIRA SOUZA
  • Modelagem de Zonas de Ancoragem para disseminação de Conteúdo Flutuante em redes veiculares utilizando métricas de centralidade temporais

  • Orientador : ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • MAURICIO JOSE DA SILVA
  • RAQUEL DA SILVA CABRAL
  • RIAN GABRIEL SANTOS PINHEIRO
  • Data: 29/01/2021

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  • Redes veiculares possuem grande capacidade para produção e disseminação de conteúdo, porém, as mudanças topológicas constantes dificultam a troca de informações entre os nós e podem invalidar as informações, gerando perdas de informações, atrasos de pacotes, desconexões indevidas, entre outros problemas. Nas redes veiculares há locais onde os conteúdos gerados pelos nós sensores alcançam um público maior, estes locais aos quais chamamos de Zonas de Ancoragem são utilizados para troca de informações relevantes com uma maior conectividade. As informações disseminadas em uma Zona Âncora são conhecidas como Conteúdo Flutuante pois possuem validade local, temporal e espacial. Desenvolvemos um estudo utilizando métricas de redes complexas como, Betweenness e Degree em conjunto com medidas de fluxo, e, incorporamos à estas métricas o aspecto temporal da rede para determinar as melhores zonas para troca de informações em uma rede veicular. Em nossas avaliações utilizamos bases de dados reais para avaliar estati- camente o desempenho de nossa abordagem, e simulamos o comportamento de uma rede veicular ao considerar nossa abordagem. Os resultados mostram que a metodologia utili- zada é eficaz para caracterização de Zonas Âncoras em redes veiculares, pois, a informação extraída com o tempo discretizado é melhor aproximada da realidade, eliminando arestas que deixaram de existir entre os nós da rede, diferente do tempo agregado que guarda informações de arestas não mais existentes.


  • Mostrar Abstract
  • Vehicle networks have great capacity for the production and dissemination of content, however, the constant topological changes make it difficult to exchange information be- tween nodes and can invalidate the information, generating information losses, packet delays, improper disconnections, among other problems. In vehicular networks there are places where the content generated by the sensor nodes reaches a larger audience, these places which we call Anchorage Zones are used for exchanging relevant information with greater connectivity. The information disseminated in an anchor zone is known as Float- ing Content because it has local, temporal and spatial validity. We developed a study using metrics of complex networks such as, Betweenness and Degree together with flow measures, applied to data from real bases and simulation with the proposal to determine the best zones for exchanging information in a vehicular network. The results show that the methodology used is effective for characterizing anchor zones in vehicular networks, because the information extracted with the discretized time is better approximated to re- ality, eliminating edges that no longer exist between the nodes of the network, differently from the aggregate time that stores information for edges that no longer exist.

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  • ISRAEL LOUREIRO CAVALCANTE VASCONCELOS
  • Modelagem multivariada para manipulação de dados de poluição do ar observados por Redes de Sensores Veiculares em áreas urbanas

  • Orientador : ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • RAQUEL DA SILVA CABRAL
  • EDLER LINS DE ALBUQUERQUE
  • Data: 29/01/2021

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  • Este trabalho apresenta uma avaliação interdisciplinar analisando o monitoramento da qualidade do ar em ambientes urbanos. Este tipo de aplicação se enquadra adequadamente sob o paradigma das redes de sensores sem convencionais. No referido contexto, um conjunto robusto e diversificado de soluções vem sendo desenvolvido a medida que são aprimorados os recursos tecnológicos. A aplicação de modelagem proposta aproveita-se das Redes de Sensores Veiculares (VSN) ao incorporar nós sensores ao transporte público, utilizando no presente caso de estudo as linhas de ônibus disponíveis de modo que os veículos dispersem a atividade de amostragem pelos diferentes locais visitados durante seu percurso. Simultaneamente, as restrições de gerenciamento de energia, dimensões da embalagem (tamanho e peso) e problemas gerais de manutenção também são aliviadas.
    É realizada uma modelagem ambiental com base em dados reais considerando o comportamento multivariado temporal e espacial dos fenômenos observados. Consideramos a cidade de São Paulo em nosso estudo de caso e analisamos os dados meteorológicos para criar um mapa multivariado a partir das amostras, expondo o comportamento de cinco diferentes poluentes atmosféricos (CO, O3, PM10, NO2 e SO2) simultaneamente variando em função do tempo. O arcabouço de modelagem proposto contempla os processos de tratamento dos dados de entrada, que apresentam informações não formatadas ou ausentes devido a serem originados por sensores reais, além da criação do mapa mencionado acima. Nossa metodologia aborda:
    1) a simulação ambiental e urbana anteriormente mencionada,
    2) distribuição dos nós sensores móveis e realização do processo de detecção,
    3) implementação das atividades de rede e entrega de dados coletados,
    4) visualização do ambiente monitorado com base em dados coletados, usando Diagramas de Voronoi para preencher dados em branco em áreas não atingidas.
    Por fim, alguns desdobramentos de nosso trabalho, na área de pesquisa, são a avaliação de desempenho em nível de sistema e suas restrições operacionais por meio de uma simulação baseada em eventos, levando em consideração uma descrição detalhada de estradas, linhas de ônibus, itinerários de veículos e informações gerais de tráfego.


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  • This work presents an interdisciplinary assessment that looks in-depth the tracking of air quality in urban environments. This kind of application is well suited to be approached with the paradigm of wireless sensor networks in their overall variations. Therefore a robust and diverse set of solutions have been developed following the technology capabilities advance.
    The proposed experiment takes advantage of Vehicle Sensor Networks (VSN) by embedding sensor nodes to public transportation, addressing this study case with bus lines within such a way that the mobiles spread the sampling activity through a large number of different places visited during the route. Simultaneously, it alleviates restrictions of power management, packaging dimensions (size and weight), and overall maintenance issues. We perform environmental modeling based on real data considering a temporal and spatial multivariate behavior on observed phenomena. We define the city of São Paulo as reference for the case study and parsed the asserted data to create a multivariate map of samples, showing the behavior of five different air pollutants (CO, O3, PM10, NO2 and SO2) simultaneously while it also varies in time.
    The current development stage covers a set of handling processes over an input data that has unformatted or missing information due to being sourced from real sensors and the creation of the map mentioned above.
    Our methodology addresses
    1) the mentioned environmental simulation,
    2) deploying mobile sensor nodes and perform sensing process,
    3) implement network activity and delivery of collected data,
    4) predict a view of a monitored environment based on gathered data with the same strategy previously applied to create the initial field.
    Finally, we plan to evaluate system-level performance and operational constraints through an event-based simulation, taking into account a detailed description of roads, bus lines, vehicle itineraries, and overall traffic information.

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  • ELTON RAFAEL CASTRO SILVA MATOS
  • O Efeito de Probióticos na Microbiota Intestinal de Pacientes Obesos: Revisão Sistemática e Metanálise

  • Orientador : JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO GOMES DE BARROS COSTA
  • JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • MANOEL ALVARO DE FREITAS LINS NETO
  • Data: 23/04/2021

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  • Contexto: A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. Estudos sugerem que a microbiota intestinal possui diversas funções relacionadas à saúde do hospedeiro. A administração de probióticos pode alterar a microbiota intestinal. Esta revisão sistemática tem como objetivo avaliar os efeitos da suplementação oral com probióticos na microbiota intestinal de pessoas obesas.

    Métodos: A revisão sistemática foi conduzida com o objetivo de avaliar os resultados de Ensaios Clínicos Randomizados (ECR’s) sobre alterações microbianas intestinais em pessoas obesas após a administração de suplementos probióticos. Considerou-se cinco bancos de dados da literatura (EMBASE, MEDLINE, ISI - Web of Science, Scopus e CENTRAL). O protocolo que delimita este trabalho foi registrado em PROSPERO (International prospective Register of Systematic Reviews).

    Resultados: 2.425 registros foram identificados durante a pesquisa bibliográfica. Após a revisão dos títulos e resumos, 29 publicações foram selecionadas para a leitura completa dos textos, dos quais apenas nove atenderam aos critérios de seleção e três foram incluídas para meta-análise. Dois estudos não mostraram diferença significativa no filo bacteriano. Seis estudos mostraram mudanças significativas apenas em alguns gêneros. A comparação dos estudos demonstra a existência de alterações na microbiota intestinal de pessoas obesas após o uso de probióticos.

    Conclusões: Os resultados desta revisão sugerem que a suplementação oral com probióticos têm potencial para oferecer mudanças benéficas na microbiota intestinal. Baseada nas evidências desta revisão, algumas cepas específicas de probióticos alteram a microbiota intestinal de indivíduos obesos. No entanto, alguns estudos reportaram que não ocorreram mudanças significativas na diversidade da microbiota intestinal de pessoas obesas. Esta situação sugere que mais estudos são necessários para determinar o tamanho do efeito da terapia com probióticos.


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  • Background: Obesity is a major public health concern worldwide. Studies suggest that gut microbiota has several functions related to host health. Administration of probiotic may affect the gut microbiota. This systematic review aims to evaluate the effects of oral supplementation with probiotics on the intestinal microbiota in obese people.

    Methods: Our systematic review aimed to evaluate the results of Randomized Clinical Trials (RCTs) on intestinal microbial changes in obese people after the administration of probiotic supplements. We searched five literature databases (EMBASE, MEDLINE, ISI - Web of Science, Scopus and CENTRAL). The protocol this study was registered in PROSPERO (International prospective Register of Systematic Reviews).

    Results: 2.425 records were identified during the literature search. After the review of the titles and abstracts, 29 publications were selected for a review of the full texts, of which only 9 met the selection criteria and three were includede to meta-analisys. 2 studies showed no significant difference in the bacterial phylum. 6 studies showed only significant changes in some genus. The comparison of studies shows the existence of changes in the intestinal microbiota of obese people after the use of probiotics.

    Conclusions: The findings suggest that oral supplementation with probiotics may offer beneficial changes on gut microbiota. Based on the evidence in this review, some specific strains of probiotics alter the intestinal microbiota in obese individuals. However, some studies have reported that there have been no significant changes on gut microbiota diversity in obese people. It suggests that further studies are needed to determine the size effect of probiotic therapy.

     
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  • GUILHERME PEIXOTO DE SOUZA
  • Otimização da atribuição de condutores em clínicas no Detran-AL



  • Orientador : RIAN GABRIEL SANTOS PINHEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUIZ SATORU OCHI
  • ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • RIAN GABRIEL SANTOS PINHEIRO
  • Data: 27/04/2021

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  • Em cumprimento ao art. 3º da resolução 1636/2002 do Conselho Federal de Medicina, deve-se distribuir exames clínicos e/ou psicológicos pertencentes aos processos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), de forma equitativa e imparcial em relação às clínicas credenciadas ao órgão, gerando assim o Problema de Atribuição do Detran (PAD).

    Com o objetivo de melhor alocar os candidatos para a realização de exames de forma equitativa nas clínicas, neste trabalho é estudada uma variante do Problema de Atribuição (Assignment Problem), um problema clássico de otimização, que tem como objetivo alocar n tarefas a m agentes, afim de minimizar o custo total das atribuições.
    No caso do PAD, tem-se como entrada um conjunto de clínicas C e um conjunto de condutores M e como objetivo a atribuição de cada condutor a exatamente uma clínica de forma a minimizar o custo total de deslocamento. O que diferencia o PAD do problema clássico de atribuição é a restrição criada pela divisão equitativa entre as clínicas.
    Seja k=|M| / |C|   a razão entre a quantidade de condutores e a quantidade de clínicas, no PAD todas as clínicas devem receber exatamente k ou k+1 condutores. 

    Foram propostos dois modelos de otimização, o primeiro resolve o PAD alocando os condutores em clínicas minimizando a distância total. Do ponto de vista teórico, foi provado que a matriz de coeficientes do PAD é totalmente unimodular, implicando que o problema pode ser resolvido em tempo polinomial. O segundo modelo, nomeado PAD+, tem como o objetivo sugerir a localização de uma nova clínica a ser credenciada ao DETRAN.
    Devido a erros de digitação nos endereços dos condutores, foi proposto um modelo de classificação com base em técnicas de rede neural recorrente para inferir o bairro de cada condutor.

    Foi constatado que o modelo utilizado de redes neurais conseguiu atingir uma acurácia de aproximadamente 92\% na base de validação.  Com relação aos modelos de otimização, o primeiro modelo proposto reduziu em 30.07\% o custo total de deslocamento dos candidatos para as clínicas alocadas. Já a sugestão de uma localidade, feita pelo segundo modelo, diminuiu em até 67,16\% o custo total em relação à alocação original.  Por fim, por meio de uma análise de sensibilidade, é investigado o efeito na solução obtida do PAD em caso de variação nos parâmetros de entrada. Com isso, foi possível determinar as localidades das clínicas que mais influenciam no deslocamento dos candidatos.


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  • ANTONIO CARLOS DE LIMA FILHO
  • UM SISTEMA EVOLUTIVO PARA AUXILIAR O DIAGNÓSTICO DA CIFOSE E LORDOSE

  • Orientador : EVANDRO DE BARROS COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EVANDRO DE BARROS COSTA
  • FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
  • LEANDRO DIAS DA SILVA
  • ROBERTA VILHENA VIEIRA LOPES
  • Data: 21/06/2021

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  • O número de pessoas que relatam sentir algum tipo de incomodo ou dor na coluna é extremamente elevada, atingindo pessoas de todos os sexos e idades, isso porque a coluna é usada sempre que uma pessoa precisar se movimentar. As alterações e os desvios posturais estão relacionados as sobrecargas musculares na realização alguma atividade, ao cansaço, a fadiga muscular e ao stress. Dentre as alterações posturais a cifose e lordose são as patologias posturais mais comuns e podem ser diagnosticadas pela mensuração dos ângulos da curvatura da coluna vertebral humana. Usualmente a radiografia é utilizada como método ouro para a mensuração dos ângulos dessas patologias, porém, além de ser um método caro, é altamente danoso à saúde do paciente por causa da exposição à radiação, por isso não é aconselhado praticá-lo muitas vezes, o que torna o acompanhamento da evolução dessas patologias difícil. Quanto mais cedo for diagnosticado a presença da cifose e da lordose, melhor será os resultados obtidos. O problema está no fato de que na maioria das vezes o paciente só descobre a presença dela, quando a mesma já se encontra em um processo avançado. Momento em que a intervenção médica precisa ser mais evasiva e em muitos casos não se obtendo os resultados esperados pelo paciente, ou seja, a cura da patologia. Uma forma para tentar diminuir este problema permitir que o paciente possa de autodiagnosticar e em caso de suspeita da presença da cifose e da lordose procurar o ortopedista para que o mesmo proceda uma investigação mais acurada e com isso o tratamento inicie o mais rápido possível. O presente trabalho apresenta a especificação e desenvolvimento de um sistema de autodiagnóstico da coluna vertebral tendo como entrada uma foto do perfil do paciente em pé em frente a uma superfície lisa. O sistema proposto foi implementado na plataforma Android e testado em alguns voluntários. Os resultados obtidos se mostraram promissores.


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  • This work proposes the implementation of a variation of Holland's genetic algorithm, to follow the evolution of a patient's posture through the analysis of exams performed by the patient himself with the help of a mobile device. The purpose of this system is to assist the patient in identifying the presence of changes in the spine called kyphosis and lordosis, at which time the patient will need to seek medical help. Therefore, the system should receive information about the limits of the spine angles considered normal, acceptable and critical for kyphosis and lordosis. Then, the system will request monthly self-diagnosis, generated from a profile photo of the patient taken by a mobile device, from which a set of information is extracted, which are recorded in a database, for analyzed by a genetic algorithm. The genetic algorithm generates several possibilities of evolution for the patient's column based on the information recorded in the database, if this information leads the genetic algorithm to find a situation considered critical for the patient in the coming months, the system will display a message on the screen cell phone informing the patient of the need to see a doctor to evaluate his spine. To validate the implementation of the referred system, simulations with images generated with photoshop were made. The results obtained with these simulations demonstrate the system's ability to anticipate changes in the patient's posture in advance that can lead to kyphosis or lordosis.

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  • VICTOR LEMOS TENORIO
  • Microbiota Fecal de Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2 após uso de Probióticos: Uma Revisão Sistemática e Metanálise

  • Orientador : JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIANA SILVA DE ALMEIDA
  • FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
  • JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • Data: 25/06/2021

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  • Contexto: A incidência de diabetes mellitus aumentou acentuadamente e sua prevalência representa uma grande ameaça à saúde global. A microbiota intestinal humana se refere aos micróbios que colonizam o intestino e participam de várias funções que beneficiam o hospedeiro. Estudos sugerem que probióticos podem ser administrados em alterações do microbioma diabético para restaurar a composição da microflora intestinal. Esta revisão sistemática tem como objetivo avaliar a eficácia da administração de probióticos em pessoas com diabetes mellitus do tipo 2.

    Métodos: A revisão sistemática foi conduzida com o objetivo de avaliar os resultados de Ensaios Clínicos Randomizados (ECR’s) sobre alterações microbianas intestinais em pessoas com diabetes mellitus do tipo 2 após a administração de probióticos. Considerou-se cinco bancos de dados da literatura (EMBASE, MEDLINE, ISI - Web of Science, Scopus e CENTRAL). O protocolo que delimita este trabalho foi registrado em PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews).

    Resultados: 973 registros foram identificados durante a pesquisa bibliográfica. Após a revisão dos títulos e resumos, 58 publicações foram selecionadas para a leitura completa dos textos, dos quais apenas 4 atenderam aos critérios de seleção e foram incluídas para metanálise. A análise de qualidade metodológica classificou 2 estudos como "alto risco de viés", 1 como "algumas preocupações"e 1 "baixo risco de viés". Os 4 estudos mostraram mudanças de alguns gêneros de bactérias após a intervenção com probióticos.

    Conclusões: Osresultadosobtidosapartirdessarevisãosistemáticaemetanálisesugerem que o efeito de suplementos probióticos na microbiota intestinal de pacientes diabéticos tem resultado inconclusivo e que se faz necessário um quantitativo maior de Ensaios Clínicos Randomizados que amplie o número de participantes, com intervalo temporal mais longo e que forneça informações detalhadas quanto a diversidade da microbiota intestinal para avaliar, completamente, o tamanho do efeito desta terapia no tratamento da diabetes mellitus do tipo 2.


  • Mostrar Abstract
  • The incidence of diabetes mellitus has risen sharply and its prevalence poses a major threat to global health. The human gut microbiota refers to microbes that colonize the gut and participate in various functions that benefit the host. Studies suggest that probiotics can be administered in alterations of the diabetic microbiome to restore the composition of the intestinal microflora. This systematic review aims to assess the effectiveness of ad- ministering probiotics in people with type 2 diabetes mellitus. Methods: Systematic review was conducted with the aim of evaluating the results of Randomized Clinical Trials (RCTs) on intestinal microbial changes in people with type 2 diabetes mellitus after administration of probiotics. Five literature databases were considered (EMBASE, MEDLINE, ISI - Web of Science, Scopus and CENTRAL). The protocol that delimits this work was registered in PROS- PERO (International Prospective Register of Systematic Reviews). Results: 973 records were identified during the literature search. After reviewing the titles and abstracts, 58 publications were selected for the complete reading of the texts, of which only 4 met the selection criteria and were included for meta-analysis. The methodological quality analysis classified 2 studies as "high risk of bias", 1 as "some concerns" and 1 as "low risk of bias". The 4 studies showed changes in some genera of bacteria after intervention with probiotics. Conclusions: The results obtained from this systematic review and meta-analysis suggest that the effect of probiotic supplements on the intestinal microbiota of diabetic patients has been inconclusive and that a larger quantity of Randomized Clinical Trials is needed to expand the number of participants, with a longer time interval and to provide detailed information on the diversity of the gut microbiota to fully assess the size of the effect of this therapy in the treatment of type 2 diabetes mellitus.

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  • LUCAS MONTEIRO FREIRE
  • O efeito dos exercícios de endurance na microbiota intestinal –

    Uma revisão sistemática

  • Orientador : JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • BRAULIO CESAR DE ALCANTARA MENDONCA
  • JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • MANOEL ALVARO DE FREITAS LINS NETO
  • Data: 24/09/2021

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  • Contexto: O exercício de Endurance é definido como aquele
    executado por período prolongado e em intensidades
    moderadas, podendo ser realizado em diferentes modalidades.
    Estudos sugerem que a microbiota intestinal possui diversas
    funções relacionadas à saúde do hospedeiro. A prática de
    exercícios de Endurance pode alterar a microbiota intestinal.
    Esta revisão sistemática tem como objetivo verificar os efeitos
    dos exercícios de endurance na microbiota intestinal.
    Métodos: A revisão sistemática foi conduzida com o objetivo de
    avaliar os resultados de Ensaios Clínicos Randomizados
    (ECR’s) e Ensaios Clínicos não Randomizados (NECR's) sobre
    alterações microbianas intestinais em praticantes de exercícios
    de endurance. Considerou-se cinco bancos de dados da
    literatura (EMBASE, MEDLINE, ISI - Web of Science, Scopus e
    CENTRAL). O protocolo que delimita este trabalho foi registrado
    em PROSPERO (Internacional prospective Register of
    Systematic Reviews).
    Resultados: 1965 registros foram identificados durante a
    pesquisa bibliográfica. Após a revisão dos títulos e resumos, 27
    publicações foram selecionadas para a leitura completa dos
    textos, dos quais apenas quatro atenderam aos critérios de
    seleção. Nenhum estudo deixou de demostrar diferença
    significativa no filo bacteriano, com algumas ressalvas. Quatro
    estudos mostraram apenas mudanças significativas apenas em 

    alguns gêneros. A comparação dos estudos demonstra a
    existência de alterações na microbiota intestinal de pessoas
    praticantes de exercícios de endurance.
    Conclusões: Os resultados desta revisão sugerem que o
    exercício de endurance tem potencial para oferecer mudanças
    benéficas na microbiota intestinal. Baseada nas evidências
    desta revisão, algumas amostras dos trabalhos selecionados
    tiveram alteração na microbiota intestinal. No entanto, alguns
    estudos reportaram que não ocorreram mudanças significativas
    na diversidade da microbiota intestinal de indivíduos praticantes
    de exercícios de endurance. Esta situação sugere que mais
    estudos são necessários para determinar o tamanho do efeito
    dos exercícios de endurance.


  • Mostrar Abstract
  • Context: Endurance exercise is defined as that performed for a
    long period and at moderate intensities, and can be performed
    in different modalities. Studies suggest that the intestinal
    microbiota has several functions related to the health of the
    host. The practice of Endurance exercises can alter the
    intestinal microbiota. This systematic review aims to verify the
    effects of endurance exercises on the intestinal microbiota.
    Methods: A systematic review was conducted with the aim of
    evaluating the results of Randomized Clinical Trials (RCTs) and
    Non-Randomized Clinical Trials (NECR's) on intestinal microbial
    alterations in endurance exercise practitioners. Five literature
    databases were considered (EMBASE, MEDLINE, ISI - Web of
    Science, Scopus and CENTRAL). The protocol that delimits this
    work was registered in PROSPERO (International Prospective
    Register of Systematic Reviews).
    Results: 1965 records were identified during the bibliographic
    search. After reviewing the titles and abstracts, 27 publications
    were selected for the complete reading of the texts, of which
    only four met the selection criteria. No study failed to
    demonstrate a significant difference in the bacterial phylum, with
    some caveats. Four studies showed only significant changes in
    only a few genders. The comparison of studies demonstrates
    the existence of alterations in the intestinal microbiota of people
    who practice endurance exercises.
    Conclusions: The results of this review suggest that endurance
    exercise has the potential to offer beneficial changes in the gut
    microbiota. Based on the evidence from this review, some
    samples of the selected works had alterations in the intestinal
    microbiota. However, some studies reported that there were no 

    significant changes in the diversity of the gut microbiota of
    individuals engaged in endurance exercise. This situation
    suggests that further studies are needed to determine the size of
    the effect of endurance exercise.

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  • FABRICIO DOMINGOS FERREIRA DA ROCHA
  • GAMIFICAÇÃO E MODELO ABERTO DE APRENDIZAGEM: ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE OS EFEITOS NA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Orientador : DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALAN PEDRO DA SILVA
  • DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
  • ELAINE HARADA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
  • IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO
  • Data: 03/11/2021

  • Mostrar Resumo
  • A busca pelo aprendizado cada vez mais eficiente em ambientes online tem incentivado o desenvolvimento crescente de pesquisas. O aprendizado é percebido muitas vezes como uma atividade tediosa, o que intensifica as altíssimas taxas de evasão escolar. Nos últimos anos tem-se aplicado diversos métodos com objetivo de manter o aluno engajado no ambiente de aprendizado de tal forma que transforme a atividade tediosa em prazerosa e divertida. Os jogos de computadores proporcionam aos alunos que experimentem maneiras de aprender que evidenciam a imersão em uma prática, apoiadas por estruturas que levam às experiências e habilidades profissionais, dessa forma, os jogos são vistos como uma ferramenta que facilita e apoia a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido a Gamificação se utiliza de elementos de jogos em ambientes que não são de jogos, com objetivo de promover o engajamento dos alunos, transformando a atividade tediosa em prazerosa. Apesar de diversos trabalhos mostrarem resultados positivos com uso de gamificação é comum não se conseguir que o aluno desperte a independência no processo de aprendizagem. A autorregulação da aprendizagem se caracteriza como a capacidade do aluno em atuar no seu ambiente de aprendizagem, refletindo e tomando decisões de qual caminho seria mais conveniente para o melhor aprendizado. Dessa forma, o aluno atua de maneira ativa e construtiva no processo, no qual estabelecem objetivos que vão conduzir as suas aprendizagens. Nesse sentido, o OLM (Modelo aberto de aprendizagem), possibilita a abertura do modelo do aluno, e assim, o aluno poderá visualizar as informações relativas ao próprio processo de aprendizagem, permitindo a participação ativa no processo de aprendizagem, podendo tomar decisões de quais são os caminhos que para ele gera mais resultado no ambiente online. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo verificar através de um experimento controlado, se o uso de gamificação em um ambiente online de modelo aberto traria resultados significativos na autorregulação e aprendizagem do aluno. Para isso, foi comparado dois ambientes de modelo aberto, um com e outro sem gamificação, em que os alunos (escolas, institutos e universidades públicas), teriam que responder 15 questões em um aplicativo desenvolvido para android, sendo as 10 primeiras comum a todos e as outras 5 questões personalizadas por eles, quanto ao nível e conteúdo das questões, e nessa etapa que o aluno teria a versão com ou sem gamificação, distribuída randomicamente a partir do acesso ao aplicativo. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre as versões com e sem gamificação, tanto com relação a autorregulação como a aprendizagem.


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  • The search for increasingly efficient learning in online environments has encouraged the growing development of research. Learning is often perceived as a tedious activity, which intensifies the very high dropout rates. In recent years, several methods have been applied in order to keep the student engaged in the learning environment in such a way as to transform the tedious activity into a pleasurable and fun one. Computer games allow students to experience ways of learning that demonstrate immersion in a practice, supported by structures that lead to professional experiences and skills, thus, games are seen as a tool that facilitates and supports student learning. In this sense, Gamification uses game elements in non-game environments, with the aim of promoting student engagement, transforming the tedious activity into a pleasurable one. Although several works show positive results with the use of gamification, it is common not to get the student to awaken independence in the learning process. Self-regulation of learning is characterized as the student's ability to act in their learning environment, reflecting and making decisions about which path would be more convenient for better learning. In this way, the student acts in an active and constructive way in the process, in which they establish goals that will guide their learning. In this sense, the OLM (Open Learning Model) enables the opening of the student model, and thus, the student will be able to view information related to the learning process itself, allowing active participation in the learning process, being able to make decisions about which are the paths that generate more results for him in the online environment. Thus, the present work aimed to verify, through a controlled experiment, whether the use of gamification in an online environment with an open model would bring significant results in self-regulation and student learning. For this, two open model environments were compared, one with and the other without gamification, in which students (schools, institutes and public universities) would have to answer 15 questions in an application developed for android, the first 10 being common to all and the other 5 questions customized by them, regarding the level and content of the questions, and at this stage the student would have the version with or without gamification, randomly distributed after accessing the application. The results showed that there was no significant difference between versions with and without gamification, both with regard to self-regulation and learning.

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  • MATEUS LINS DOS SANTOS
  • Modelo baseado em modelagem computacional de conhecimento para o apoio à decisão médica na escolha das fórmulas biométricas das lentes intraoculares

  • Orientador : AYDANO PAMPONET MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AYDANO PAMPONET MACHADO
  • JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • FREDERICO AUGUSTO DE SOUZA PEREIRA
  • JOÃO MARCELO DE ALMEIDA GUSMÃO LYRA
  • Data: 19/11/2021

  • Mostrar Resumo
  • A catarata é a maior causa de cegueira no mundo, apesar de ser reversível com tratamento cirúrgico simples. Nos últimos anos houveram esforços para que a cirurgia de catarata, além do tratamento da cegueira, também corrigisse vícios refrativos pré-existentes através da escolha de lentes intraoculares com poder de convergência adequado.A escolha do poder da nova lente é feita através de fórmulas biométricas que foram desenvolvidas ao longo dos últimos 50 anos. Apesar de apresentarem bons resultados, há espaço para melhorias, sobretudo em pacientes com olhos atípicos. Neste estudo foram desenvolvidos múltiplos modelos computacionais com o intuito de auxiliar o oftalmologista na tomada de decisão pré-operatória, através de algoritmos preditivos que avaliam se o paciente provavelmente obterá um bom resultado com determinada lente e fórmula biométrica.


  • Mostrar Abstract
  • Cataract is the leading cause of blindness in the world, despite being reversible with simple surgical treatment. In recent years, efforts have been made so that cataract surgery, in addition to treating blindness, would also correct pre-existing refractive defects through the choice of intraocular lenses with adequate convergence power. The choice of the power of the new lens is made through biometric formulas that have been developed over the last 50 years. Despite showing good results, there is room for improvement, especially in patients with atypical eyes. In this study, multiple computational models were developed in order to assist the ophthalmologist in preoperative decision-making, through predictive algorithms that assess whether the patient will likely obtain a good result with a given lens and biometric formula.

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  • BRUNNO DAVISSON MELO CAVALCANTE
  • UM FRAMEWORK CONCEITUAL PARA JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS SOLIDÁRIOS

  • Orientador : ARTURO HERNANDEZ DOMINGUEZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILSON FERNEDA
  • ARTURO HERNANDEZ DOMINGUEZ
  • FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
  • LEANDRO DIAS DA SILVA
  • Data: 26/11/2021

  • Mostrar Resumo
  • Com o desenvolvimento de jogos de alta violência, como por exemplo: Mortal Combate, Carmageddon, Doom, GTA (Grand Theft Auto), esses jogos banidos no Brasil e em vários países no mundo devido sua alta violência, jogos dessa categoria passam o ensinamento de que para obter sucesso no jogo é preciso a prática de atitudes antiéticas tais como: falta de respeito, injustiças, roubo, falta de solidariedade, atitudes ilegais; surge como uma alternativa os Jogos Digitais Educativos Solidários (JDES) que visam colocar o jogador diante de cenários de meio ambiente, catástrofes, de terem a possibilidade de realizar atitudes éticas ou antiéticas sendo recompensados ou punidos de acordo com suas atitudes. Para o desenvolvimento dos jogos digitais educativos solidários, é fundamental não começar a criação sempre a partir do zero, início, é essencial o uso de técnicas de reuso de software. No presente trabalho é apresentado um Framework Conceitual cuja finalidade é agilizar e baratear no desenvolvimento dos JDES. O Framework Conceitual foi dividido em duas etapas, na primeira foi desenvolvido através da modelagem UML (Linguagem de Modelagem Unificada) o Framework Jogos Digitais Educativos Solidários (FJDES) e Classes Auxiliares que foram utilizados para a criação do Jogo Digital Educativo Solidário Enchente, na segunda etapa foi desenvolvido através da Modelagem Ágil e do Método Scrum o Framework Scrum Jogos Digitais Educativos Solidários (FSJDES), onde foi reutilizado o Framework Jogos Digitais Educativos Solidários e Classes Auxiliares já desenvolvidas na primeira etapa, para a criação do Jogo Digital Educativo Solidário Terremoto, ambos os jogos foram implementados em Java. Com isso houve uma redução de três meses no desenvolvimento de Jogos Digitais Educativos Solidários, onde para a produção do primeiro jogo levaram-se quatro meses e para o segundo jogo levou um mês.


  • Mostrar Abstract
  • With the development of high violence games, such as: Mortal Combat, Carmageddon, Doom, GTA (Grand Theft Auto), these games are banned in Brazil and in several countries around the world due to their high violence, games in this category pass on the teaching of that to be successful in the game it is necessary to practice unethical attitudes such as: lack of respect, injustices, theft, lack of solidarity, illegal attitudes; emerges as an alternative the Solidary Educational Digital Games (JDES) which aim to place the player in environmental scenarios, catastrophes, having a chance to perform ethical or unethical attitudes being rewarded or punished according to their attitudes. For the development of solidary educational digital games, it is essential not to always start the creation from scratch, beginning, it is essential to use software reuse techniques. This work presents a Conceptual Framework whose purpose is to streamline and cheapen the development of JDES. The Conceptual Framework was divided into two stages, the first was developed through UML modeling (Unified Modeling Language) the Framework Digital Games Educational Solidarity (FJDES) and Auxiliary Classes that were used to create the Solidary Educational Digital Game Flood, in the second step was developed through Agile Modeling and Scrum Method the Scrum Framework Educational Solidarity Digital Games (FSJDES), where the Framework Educational Solidarity Digital Games and Auxiliary Classes already developed in the first step was reused for the creation of the Digital Educational Solidarity Game Earthquake, both games were implemented in Java. As a result, there was a three-month reduction in the development of Solidary Educational Digital Games, where the production of the first game took four months and the second game took a month.

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  • LUAN GOMES DA SILVA
  • O estudo do impacto da transparência da autoria de recomendações pedagógicas na percepção de estudantes online

  • Orientador : RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
  • DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
  • LEONARDO BRANDAO MARQUES
  • GEISER CHALCO CHALLCO
  • Data: 30/11/2021

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o que determina a confiança do aluno nas recomendações de cursos online. A análise contará com uma revisão sistemática da literatura para identificarmos os artigos que melhor definam as relações entre confiança e a aceitação das recomendações pedagógicas. A revisão definirá o impacto que as recomendações tem na confiança do usuário, sejam elas automáticas, manuais, ou quanto a coerência do que foi recomendado. Além disso, faremos um experimento com dados simulados para medir a percepção dos alunos quanto à confiança nas recomendações sugeridas no ambiente online com o objetivo de identificar se os alunos têm preferência por recomendações de um professor ou de uma máquina, medindo também a transparência do processo de escolha quanto a saber ou não de quem vem a recomendação. Esperamos contribuir para o entendimento sobre a dinâmica da confiança dos estudantes nos ambientes online, como também fornecer embasamento teórico e empírico para a melhoria das recomendações pedagógicas em ambientes EAD.


  • Mostrar Abstract
  • The present work has as main objective to analyze what determines the student's confidence in the recommendations of online courses. The analysis will feature a systematic literature review to identify the articles that best define the relationship between trust and acceptance of pedagogical recommendations. The review will define the impact that recommendations have on user confidence, whether automatic, manual or the consistency of what was recommended. In addition, we will carry out an experiment with simulated data to measure students' perception of confidence in the recommendations suggested in the online environment in order to identify whether students prefer recommendations from a teacher or a machine, also measuring the transparency of the process choice as to whether or not to know who the recommendation comes from. We hope to contribute to the understanding of the dynamics of student confidence in online environments, as well as provide theoretical and empirical foundations for the improvement of pedagogical recommendations in distance learning environments.

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  • ALANA VIANA BORGES DA SILVA NEO
  • Análise da confiança de estudantes de ambientes online de aprendizagem em itens oferecidos por sistemas de recomendação, em relação à personalização da explicação que justifica o item recomendado.

  • Orientador : RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
  • DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
  • LEONARDO BRANDAO MARQUES
  • RAFAEL FERREIRA LEITE DE MELLO
  • Data: 30/11/2021

  • Mostrar Resumo
  • Os ambientes online de aprendizagem foram desenvolvidos como uma forma online para que o aluno pudesse interagir com seus professores, colegas e conteúdo do curso. Estes ambientes dispõem de recursos pedagógicos em quantidade e diversidade, permitindo recomendações desses aos estudantes, baseando-se nas suas respectivas necessidades, além das competências que deverão ser desenvolvidas. Porém, há limitações nesses sistemas de recomendação em ambientes online de aprendizagem, principalmente em relação à qualidade das recomendações, levando a problemas referentes à aceitação das recomendações por parte dos estudantes. Um dos fatores que pode levar à não aceitação das recomendações recebidas é a falta de confiança. Uma possível abordagem para este problema é explicar aos estudantes como essa recomendação foi criada. Para isso, pretendemos identificar se existe diferença na confiança de estudantes em recomendações: (1) com explicação personalizada de acordo com o desempenho e interação do próprio estudante e; (2) com explicação personalizada de acordo com o desempenho e interação da turma. Para avaliar nossa pesquisa, realizamos um experimento para avaliar a preferência e percepção de estudantes do ensino superior, quanto à explicação das recomendações enviadas pelo ambiente online de aprendizagem. Para isso, realizamos um experimento e utilizamos os dados de interações desses estudantes com o conteúdo de um curso online de introdução à computação. A partir desses dados, selecionamos os dados de um estudante com problemas no seu desempenho e interação, e geramos recomendações alinhadas com as suas necessidades. Em seguida, criamos as explicações para essas recomendações e avaliamos, por meio de um survey, o impacto da confiança dos estudantes em relação às recomendações pedagógicas geradas de forma personalizada para o aluno e para a turma. Esperamos com este trabalho contribuir para uma melhoria na qualidade das recomendações e para aumentar a confiança dos estudantes em relação a recomendações pedagógicas em ambientes online de aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • Online learning environments were developed as an online way for students to interact with their teachers, colleagues and course content. These environments have pedagogical resources in quantity and diversity, allowing recommendations from these to students, based on their respective needs, in addition to the skills that should be developed. However, there are limitations in these recommendation systems in online learning environments, especially in relation to the quality of the recommendations, leading to problems regarding the acceptance of the recommendations by the students. One of the factors that can lead to non-acceptance of the recommendations received is the lack of confidence. A possible approach to this problem is to explain to students how this recommendation was created. For this, we intend to identify if there is a difference in relation to the students' confidence in the recommendations: (1) when the recommendation has an explanation coherent with the problem faced by the student; (2) When the recommendation has an explanation not consistent with the problem faced by the student and; (3) When the recommendation is not explained. To evaluate our proposal, we will use simulated data from student interactions in an online course to generate recommendations based on the interactions and needs of the students (simulated). Then, we will create the explanations for the recommendations created and evaluate, using a questionnaire, the effect of the explanation's coherence on the students' confidence in relation to the pedagogical recommendations. We hope with this proposal to contribute to an improvement in the quality of the recommendations and to increase students' confidence in relation to the pedagogical recommendations in online learning environments.

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  • ALEXANDRE JOSE BARROS MACHADO
  • PERCEPÇÃO DE CARGA DE TRABALHO NA RECOMENDAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS APOIADA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM EXPERIMENTO CONTROLADO COM PROFESSORES.

  • Orientador : DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
  • RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
  • ALAN PEDRO DA SILVA
  • RAFAEL FERREIRA LEITE DE MELLO
  • Data: 30/11/2021

  • Mostrar Resumo
  • A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação está cada vez mais evidente nos ambientes educacionais. As plataformas educacionais on-line podem ajudar os alunos e professores na complexidade formativa do ensino e aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Dentre as plataformas educacionais voltadas para o e-learning, temos os Sistemas Tutores Inteligentes - STI, que permitem um ambiente educacional adaptativo com suporte de recursos automatizados de recomendações, realizados por técnicas de inteligência artificial, tendo como objetivo a aprendizagem dos alunos de acordo com os seus perfis de utilização. Ao levar o ensino tradicional da sala de aula para os ambientes educacionais on-line, como o Sistema Tutor Inteligente - STI, houve uma revolução na forma como essas informações realizam a interação dos alunos e professores. Para estimular ou usar o STI, muitos pesquisadores desenvolvem estudos sobre o uso de técnicas de gamificação, como forma de incrementar a motivação para evitar os efeitos negativos (tédio) a utilização destes sistemas. No entanto, existem muitas questões que são analisadas no contexto da efetividade do ensino / aprendizagem em ambientes STI gamificados, um deles é a participação do ativa do professor docente na autoria do domínio de conhecimento a ser trabalhado no STI gamificado, bem como no acompanhamento pedagógico dos alunos, de maneira simplificada. Nesse sentido, pesquisadores têm se interessado cada vez mais em fornecer aos professores estratégias para monitorar e adaptar o design da gamificação no contexto de STIs de forma a utilizar as capacidades inerentemente humanas dos professores para ajustar o design da gamificação de acordo com o desempenho dos alunos. Este estudo irá comparar os resultados do uso de recomendações através de missões, em um cenário simulado de um ambiente gamificado de maneira automatizada pelo STI, com e sem a intervenção do professor analisando os dados gerados pela plataforma e sugerindo missões de acordo com as observações dos dados de monitoramento. Para efeito de comparação, essa dissertação irá propor a avaliação de três ambientes simulados, onde professores irão analisar um de três cenários de acompanhamento de uma plataforma educacional (manual, automatizado e semi-automatizado). Cada um dos cenários será utilizado em um experimento randomizado, onde os professores participantes irão avaliar através de um formulário qual é a sua percepção de esforço cognitivo e tempo dedicado para a criação de recomendações por missões e acompanhamento dos alunos na plataforma.


  • Mostrar Abstract
  • The use of Information and Communication Technologies is increasingly evident in educational environments. Online educational platforms can help students and teachers in the formative complexity of teaching and learning in different areas of knowledge. Among the e-learning platforms, the Intelligent Tutoring Systems - ITS allow an adaptive educational environment supported by automated resources of recommendations, carried out by artificial intelligence techniques, aiming at students' learning according to their user profiles. ITS revolutionizes how this information interacts with students and teachers by taking traditional teaching from the classroom to personalized online educational environments. Many researchers develop gamification techniques to increase motivation and avoid the adverse effects (boredom) of using these ITS. However, many issues may be considered to understand the effectiveness of teaching/learning in gamified STI environments; one of them is the active participation of the teacher in the authoring of the knowledge domain to be worked on in the gamified STI, as well as in the pedagogical monitoring students, in a simplified way. In this sense, researchers have become increasingly interested in providing teachers with strategies to monitor and adapt gamification design in the context of STIs to utilize teachers' inherently human capabilities to adjust gamification design according to student performance.  This study will compare the results of using recommendations through missions in a simulated scenario of a gamified environment, automated by the STI, with and without the teacher's intervention, analyzing the data generated by the platform and suggesting missions according to the observations of the monitoring data. For comparison purposes, this dissertation will propose the evaluation of three simulated environments, where teachers will analyze one of three monitoring scenarios of an educational platform (manual, automated, and semi-automated). Each of the scenarios will be used in a randomized experiment, where participating teachers will assess through a form what is their perception of cognitive effort and time dedicated to creating recommendations for missions and monitoring students on the platform.

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  • SUZANA CINTHIA SILVA OLIVEIRA
  • PROTOCOLO DE MONITORAMENTO PARA PAIS E PROFISSIONAIS DE CRIANÇAS COM PERDA AUDITIVA: METANÁLISE DE INTERVENÇÃO PRECOCE E ADAPTAÇÃO CULTURAL DO SUCCESS FROM THE START

  • Orientador : LEONARDO BRANDAO MARQUES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONARDO BRANDAO MARQUES
  • JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • FELIPE VENÂNCIO
  • ALINE ROBERTA ACEITUNO DA COSTA
  • Data: 08/12/2021

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  • A perda auditiva é caracterizada como uma

    alteração na percepção dos sons. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2018), 466 milhões de pessoas sofrem com perda auditiva, das quais 34 milhões são crianças. O diagnóstico de perda auditiva infantil tem sido motivo de preocupação dos pais que esperam que seus filhos tenham um bom desenvolvimento da linguagem, tendo em vista, que alteração nessa área pode comprometer outras áreas como a cognitiva. O estudo de Yoshinaga-Itano de 1998 sobre a identificação e a intervenção precoce como requisito para o desenvolvimento da linguagem foi o marco para implementação da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) em diversos países. A academia tem investigado os melhores caminhos para se traçar de modo que permita que a criança com perda auditiva possa se desenvolver de modo similar aos seus pares da mesma idade, porém muitos materiais estão dispostos em artigos não sendo de muito acesso para a população geral. Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo validar um modelo de protocolo para pais de crianças com perda auditiva para os auxiliarem na tomada de decisão após o diagnóstico da deficiência. Para isso será realizado algumas revisões sistemáticas da literatura que possam embasar teoricamente o instrumento e será aplicado um questionário semiestruturado com pais de crianças com perda auditiva numa amostra por conveniência. Espera-se obter com esse experimento, um guia para os pais sobre os caminhos para percorrer após confirmação do diagnóstico, não devendo este ser substituído por avaliações e consultas com os especialistas, mas que possa nortear os familiares sobre o que temos disponível na literatura para que possam decidir, juntamente com os profissionais, quais os melhores tipos de intervenção para seu filho.

    A perda auditiva é caracterizada como umaalteração na percepção dos sons. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2018), 466milhões de pessoas sofrem com perda auditiva, das quais 34 milhões são crianças. O diagnóstico deperda auditiva infantil tem sido motivo de preocupação dos pais que esperam que seus filhostenham um bom desenvolvimento da linguagem, tendo em vista, que alteração nessa área podecomprometer outras áreas como a cognitiva. O estudo de Yoshinaga-Itano de 1998 sobre aidentificação e a intervenção precoce como requisito para o desenvolvimento da linguagem foi omarco para implementação da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) em diversos países. A academiatem investigado os melhores caminhos para se traçar de modo que permita que a criança com perdaauditiva possa se desenvolver de modo similar aos seus pares da mesma idade, porém muitosmateriais estão dispostos em artigos não sendo de muito acesso para a população geral. Estapesquisa de mestrado tem por objetivo validar um modelo de protocolo para pais de crianças comperda auditiva para os auxiliarem na tomada de decisão após o diagnóstico da deficiência. Para issoserá realizado algumas revisões sistemáticas da literatura que possam embasar teoricamente oinstrumento e será aplicado um questionário semiestruturado com pais de crianças com perdaauditiva numa amostra por conveniência. Espera-se obter com esse experimento, um guia para ospais sobre os caminhos para percorrer após confirmação do diagnóstico, não devendo este sersubstituído por avaliações e consultas com os especialistas, mas que possa nortear os familiaressobre o que temos disponível na literatura para que possam decidir, juntamente com osprofissionais, quais os melhores tipos de intervenção para seu filho.


  • Mostrar Abstract
  • Early identification contributes to language development and other developmental milestones in children with hearing loss. After diagnosis, parents end up having to make several decisions regarding the treatment of their children. In the Brazilian literature, no instrument was found available to provide support for parents' decision process. To address this gap, this work aims to translate and culturally adapt a monitoring screening protocol for parents and professionals that targets children with hearing loss. For this, two studies were conducted. The first consisted of a systematic review of the literature and meta-analysis on the influence of the intervention on the oral language development of children with hearing loss. Fifteen studies were part of the qualitative synthesis and twelve of the quantitative synthesis. According to the summarized data, the age of identification and early intervention allowed children to achieve near-normal speech and language outcomes, both of which can be obtained by growth curves using standardized language scores. The second study consisted of the cultural adaptation and adaptation of 452 items of the Success from the Star protocol, corresponding to all principal areas of language development: communication, listening, listening, and vocalization. Judges evaluated 25% of the items on the following categories: 1) cultural suitability, 2) conceptual clarity, and 3) suitability to the target audience. We proposed a back-translation to consolidate the final items. Subsequently, the translated items were compared with the revised version of the instrument, which comprises 347 items in the two areas of development. A committee of experts qualitatively evaluated the instrument to validate its content. In addition to committee valuation, we conclude with some directions to effectiveness validation through its use by parents and professionals.

     

2020
Dissertações
1
  • YURI SILVA TOLEDO BRANDAO
  • AVALIAÇÃO CLÍNICA E QUALIDADE DE VIDA NAS HIPERPLASIAS PROSTÁTICAS BENIGNAS 

  • Orientador : JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AYDANO PAMPONET MACHADO
  • MANOEL ALVARO DE FREITAS LINS NETO
  • DIVANISE SURUAGY CORREIA
  • Data: 23/01/2020

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  • A maioria dos homens desenvolverá hiperplasia prostática benigna em torno dos 80 anos de idade, com aumento importante na incidência a partir de 50 anos, sendo uma doença muito comum na população dessas faixas etárias. As implicações clínicas decorrentes da doença consistem em sintomas do trato urinário inferior (STUI) tipicamente obstrutivos. Este quadro compromete a qualidade de vida do paciente com HPB. O tratamento definitivo dessa afecção urológica dá-se por meio da ressecção transuretral da próstata (RTUp), sendo esta o padrão-ouro. O presente estudo realizou uma análise retrospectiva de pacientes diagnosticados com HPB entre 2015 e 2017 e que foram submetidos à RTUp bipolar com o objetivo de avaliar o incremento clínico aferido pelo IPSS (escore internacional de sintomas prostáticos) e qualidade de vida (QoL) pré e pós-operatórios, assim como utilizou o peso prostático para predizer o sucesso da cirurgia através da estatística bayesiana. Foi observado que pacientes com grandes hiperplasias (peso prostático >= 60g) foram os que mais se beneficiaram da RTUp, com efeito clínico muito forte.


  • Mostrar Abstract
  • A maioria dos homens desenvolverá hiperplasia prostática benigna em torno dos 80 anos de idade, com aumento importante na incidência a partir de 50 anos, sendo uma doença muito comum na população dessas faixas etárias. As implicações clínicas decorrentes da doença consistem em sintomas do trato urinário inferior (STUI) tipicamente obstrutivos. Este quadro compromete a qualidade de vida do paciente com HPB. O tratamento definitivo dessa afecção urológica dá-se por meio da ressecção transuretral da próstata (RTUp), sendo esta o padrão-ouro. O presente estudo realizou uma análise retrospectiva de pacientes diagnosticados com HPB entre 2015 e 2017 e que foram submetidos à RTUp bipolar com o objetivo de avaliar o incremento clínico aferido pelo IPSS (escore internacional de sintomas prostáticos) e qualidade de vida (QoL) pré e pós-operatórios, assim como utilizou o peso prostático para predizer o sucesso da cirurgia através da estatística bayesiana. Foi observado que pacientes com grandes hiperplasias (peso prostático >= 60g) foram os que mais se beneficiaram da RTUp, com efeito clínico muito forte.

2
  • KAMILLA KEMILLY TENÓRIO ALVES DOS SANTOS
  • Gamification Analytics Model for Teachers

  • Orientador : DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
  • RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
  • ALAN PEDRO DA SILVA
  • SEIJI ISOTANI
  • Data: 22/05/2020

  • Mostrar Resumo
  • Devido aos avanços tecnológicos, várias atividades humanas se transformaram, inclusive na área educacional. Novas abordagens surgiram com o objetivo de promover o uso da tecnologia na educação. Uma dessas abordagens é o e-learning. E-learning envolve a utilização de tecnologias da informação e comunicação para melhorar e ajudar o ensino e a aprendizagem. Devido as recentes pesquisas que apoiam a efetividade de sistemas e-learning, acadêmicos e profissionais estão cada vez mais dando atenção a esse abordagem. Contudo, estado de tédio que levam estudantes a desmotivação é muito persistente nesses sistemas e para lidar com esse problema, gamificação esta sendo aplicada para manter estudantes engajados e motivados durante o processo de aprendizagem. Contudo, e-learning gamificados no estado da arte não monitoram o impacto da gamificação durante o processo de aprendizagem e também não suportam a adaptação do design de gamificação durante a instrução quando a performance dos alunos não está como o esperado, nem de forma automática e nem por humanos. Considerando que alguns estudos reportaram um impacto negativo com o uso da gamificação em sistemas e-learning e que uma das possíveis causas é a falta de adaptação do design da gamificação, uma forma de evitar esses resultados negativos é monitorar e adaptar o design da gamificação quando o design atual não está sendo efetivo para conquistar os objetivos desejados. Portanto, o objetivo desta dissertação é desenvolver uma solução que possibilite professores monitorarem e adaptarem o design de gamificação em e-learning gamificados com o objetivo de manter os estudantes engajados durante todo o processo de aprendizagem e aumentar a percepção positiva dos professores em relação aos efeitos da gamificação. A solução apresentada será implementada e complementará uma ferramenta de autoria que permite a criação e customização por professores de ambientes educacionais gamificados já existente. Consequentemente, a nova versão da ferramenta de autoria permitirá professores monitorarem a efetividade da gamificação e adaptar o cenário gamificado durante o processo de aprendizagem, quando julgarem necessário. Após a expansão das funcionalidades da ferramenta de autoria, objetiva-se avaliar a solução e apresentar as vantagens, desvantagens, limitações e possíveis trabalhos futuros. 


  • Mostrar Abstract
  • Devido aos avanços tecnológicos, várias atividades humanas se transformaram, inclusive na área educacional. Novas abordagens surgiram com o objetivo de promover o uso da tecnologia na educação. Uma dessas abordagens é o e-learning. E-learning envolve a utilização de tecnologias da informação e comunicação para melhorar e ajudar o ensino e a aprendizagem. Devido as recentes pesquisas que apoiam a efetividade de sistemas e-learning, acadêmicos e profissionais estão cada vez mais dando atenção a esse abordagem. Contudo, estado de tédio que levam estudantes a desmotivação é muito persistente nesses sistemas e para lidar com esse problema, gamificação esta sendo aplicada para manter estudantes engajados e motivados durante o processo de aprendizagem. Contudo, e-learning gamificados no estado da arte não monitoram o impacto da gamificação durante o processo de aprendizagem e também não suportam a adaptação do design de gamificação durante a instrução quando a performance dos alunos não está como o esperado, nem de forma automática e nem por humanos. Considerando que alguns estudos reportaram um impacto negativo com o uso da gamificação em sistemas e-learning e que uma das possíveis causas é a falta de adaptação do design da gamificação, uma forma de evitar esses resultados negativos é monitorar e adaptar o design da gamificação quando o design atual não está sendo efetivo para conquistar os objetivos desejados. Portanto, o objetivo desta dissertação é desenvolver uma solução que possibilite professores monitorarem e adaptarem o design de gamificação em e-learning gamificados com o objetivo de manter os estudantes engajados durante todo o processo de aprendizagem e aumentar a percepção positiva dos professores em relação aos efeitos da gamificação. A solução apresentada será implementada e complementará uma ferramenta de autoria que permite a criação e customização por professores de ambientes educacionais gamificados já existente. Consequentemente, a nova versão da ferramenta de autoria permitirá professores monitorarem a efetividade da gamificação e adaptar o cenário gamificado durante o processo de aprendizagem, quando julgarem necessário. Após a expansão das funcionalidades da ferramenta de autoria, objetiva-se avaliar a solução e apresentar as vantagens, desvantagens, limitações e possíveis trabalhos futuros. 

3
  • GISELDO DA SILVA NEO
  • Construção de Chatbots AIML com a ajuda de uma ferramenta de modelagem visual baseada na linguagem BPMN

  • Orientador : EVANDRO DE BARROS COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EVANDRO DE BARROS COSTA
  • ARTURO HERNANDEZ DOMINGUEZ
  • PATRICK HENRIQUE DA SILVA BRITO
  • THALES MIRANDA DE ALMEIDA VIEIRA
  • Data: 14/07/2020

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  • Um chatbot é um programa de computador capaz de manter um diálogo com um ser humano. Entre as diversas técnicas existentes para a construção de chatbots existe uma especificação aberta baseado em XML chamada Artificial Intelligence Markup Language (AIML). Desenhar fluxos de diálogos para os chatbots é um processo que depende da tecnologia escolhida para a construção do chatbot, mas construir fluxos de diálogo com AIML não é uma atividade intuitiva devido ao uso intenso de tags XML, pois um avançado conhecimento nessas tags é necessário para a construção dos fluxos de diálogo. Uma modelagem visual para a construção dos fluxos em AIML seria o necessário para que estes fluxos sejam construídos com rapidez e velocidade por não programadores. Existe uma notação visual utilizada no mapeamento de processos de negócio, o Business Process Model And Notation (BPMN), que dispõe de uma especificação de seus componentes visuais. É possível especificar o fluxo do diálogo de um chatbot utilizando uma ferramenta visual que suporta a notação BPMN e transformar este fluxo em AIML de forma automatizada, conforme demonstrado nessa dissertação. Para confirmar esta hipótese foi construído um conversor de fluxos de diálogos especificados em BPMN para AIML, chamado BPMN2AIML. Para avaliá-lo foram mapeados em BPMN alguns scripts de diálogo, em seguida os diagramas com os fluxos foram convertidos em AIML utilizando o BPMN2AIML, esse arquivo gerado foi carregado em um chatbot, chamado ARI. O desempenho e utilidade do conversor foram avaliados por usuários que atuaram como botmasters, desenhando a base de conhecimento em BPMN, e consideraram a experiência satisfatória e útil.


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  • Um chatbot é um programa de computador capaz de manter um diálogo com um ser humano. Entre as diversas técnicas existentes para a construção de chatbots existe uma especificação aberta baseado em XML chamada Artificial Intelligence Markup Language (AIML). Desenhar fluxos de diálogos para os chatbots é um processo que depende da tecnologia escolhida para a construção do chatbot, mas construir fluxos de diálogo com AIML não é uma atividade intuitiva devido ao uso intenso de tags XML, pois um avançado conhecimento nessas tags é necessário para a construção dos fluxos de diálogo. Uma modelagem visual para a construção dos fluxos em AIML seria o necessário para que estes fluxos sejam construídos com rapidez e velocidade por não programadores. Existe uma notação visual utilizada no mapeamento de processos de negócio, o Business Process Model And Notation (BPMN), que dispõe de uma especificação de seus componentes visuais. É possível especificar o fluxo do diálogo de um chatbot utilizando uma ferramenta visual que suporta a notação BPMN e transformar este fluxo em AIML de forma automatizada, conforme demonstrado nessa dissertação. Para confirmar esta hipótese foi construído um conversor de fluxos de diálogos especificados em BPMN para AIML, chamado BPMN2AIML. Para avaliá-lo foram mapeados em BPMN alguns scripts de diálogo, em seguida os diagramas com os fluxos foram convertidos em AIML utilizando o BPMN2AIML, esse arquivo gerado foi carregado em um chatbot, chamado ARI. O desempenho e utilidade do conversor foram avaliados por usuários que atuaram como botmasters, desenhando a base de conhecimento em BPMN, e consideraram a experiência satisfatória e útil.

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  • WANDERSON RUBIAN MARTINS RODRIGUES
  • Uma Abordagem Humano Computacional para Identificação dos Fatores que influenciam o IDEB na Rede de Ensino Básico na Visão dos Gestores Educacionais

  • Orientador : EVANDRO DE BARROS COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EVANDRO DE BARROS COSTA
  • MARCUS DE MELO BRAGA
  • BRUNO ALMEIDA PIMENTEL
  • JOAO CARLOS CORDEIRO BARBIRATO
  • OLIVAL DE GUSMAO FREITAS JUNIOR
  • Data: 15/07/2020

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  • A busca pela alocação efetiva dos recursos a fim de alcançar o maior número de pessoas é o desafio constante do gestor público. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais fatores, percebido pelos gestores educacionais, impacta no IDEB das escolas municipais de Maceió-Alagoas. Os dados iniciais trabalhados nesta pesquisa já existem, porém precisam ser analisados frente à realidade cotidiana do âmbito escolar, estabelecendo uma relação entre a percepção dos gestores e os resultados divulgados pelo INEP/MEC. Assim, surge a pergunta central que norteia esse estudo:  comointegrar a visão computacional (máquina) com a visão dos gestores educacionais (humanos) para identificar os fatores que possam influenciar positivamente a melhoria do IDEB, visando apoiar a tomada de decisão dos gestores educacionais? Para tanto, utilizou-se dados do teste SAEB das escolas públicas de Maceió. A presente pesquisa tem caráter descritivo e o desenvolvimento metodológico da investigação advém da revisão da literatura, da análise e compilação dos dados do rendimento dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede de ensino municipal de Maceió-Alagoas no IDEB do ano de 2015, e da realização de entrevistas com os diretores escolares, visando compreender as impressões da gestão escolar sobre os resultados do IDEB, conduzindo um estudo experimental, obtendo resultados na tarefa de identificação dos atributos relevantes, como os extraídos pela visão computacional principalmente nas dimensões: violência na escola; políticas, ações e programas na escola; gestão escolar e recursos financeiros.


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  • A busca pela alocação efetiva dos recursos a fim de alcançar o maior número de pessoas é o desafio constante do gestor público. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais fatores, percebido pelos gestores educacionais, impacta no IDEB das escolas municipais de Maceió-Alagoas. Os dados iniciais trabalhados nesta pesquisa já existem, porém precisam ser analisados frente à realidade cotidiana do âmbito escolar, estabelecendo uma relação entre a percepção dos gestores e os resultados divulgados pelo INEP/MEC. Assim, surge a pergunta central que norteia esse estudo:  comointegrar a visão computacional (máquina) com a visão dos gestores educacionais (humanos) para identificar os fatores que possam influenciar positivamente a melhoria do IDEB, visando apoiar a tomada de decisão dos gestores educacionais? Para tanto, utilizou-se dados do teste SAEB das escolas públicas de Maceió. A presente pesquisa tem caráter descritivo e o desenvolvimento metodológico da investigação advém da revisão da literatura, da análise e compilação dos dados do rendimento dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede de ensino municipal de Maceió-Alagoas no IDEB do ano de 2015, e da realização de entrevistas com os diretores escolares, visando compreender as impressões da gestão escolar sobre os resultados do IDEB, conduzindo um estudo experimental, obtendo resultados na tarefa de identificação dos atributos relevantes, como os extraídos pela visão computacional principalmente nas dimensões: violência na escola; políticas, ações e programas na escola; gestão escolar e recursos financeiros.

5
  • DANIEL GOMES DE MELLO FARIAS
  • Avaliação de Técnicas de Inteligência Artificial para Predição e Classificação de Séries Temporais

  • Orientador : ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • FABIANE DA SILVA QUEIROZ
  • Data: 17/07/2020

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  • Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto das técnicas de aprendizagem profunda (Long Short Term Memory e Convolutional Neural Network) para predição e classificação de séries temporais, em duas aplicações específicas. Uma para classificar o sinal de eletroencefalograma, e outro, na predição da radiação solar. Foram utilizadas várias ferramentas nas diversas etapas de pré processamento, extração de características e classificação/predição. Os modelos desenvolvidos foram comparados com a literatura utilizando métricas como: acurácia e root mean square error (RMSE), obtendo resultados significativos. Na predição da radiação o RMSE foi de 78 W/m2 enquanto que para a classificação do sinal cerebral, a acurácia do modelo chegou até 86%.


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  • Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto das técnicas de aprendizagem profunda (Long Short Term Memory e Convolutional Neural Network) para predição e classificação de séries temporais, em duas aplicações específicas. Uma para classificar o sinal de eletroencefalograma, e outro, na predição da radiação solar. Foram utilizadas várias ferramentas nas diversas etapas de pré processamento, extração de características e classificação/predição. Os modelos desenvolvidos foram comparados com a literatura utilizando métricas como: acurácia e root mean square error (RMSE), obtendo resultados significativos. Na predição da radiação o RMSE foi de 78 W/m2 enquanto que para a classificação do sinal cerebral, a acurácia do modelo chegou até 86%.

6
  • MARIO ANDRE DE MENEZES COSTA
  • Transfer Learning with Deep Learning for Text Classification Using Genetic Algorithms

     

  • Orientador : ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • BRUNO COSTA E SILVA NOGUEIRA
  • ELIANA SILVA DE ALMEIDA
  • Data: 13/08/2020

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  • Modelos de linguagem pré-treinados vêm ganhando notoriedade e resultados promissores. Inicialmente existiam duas grandes limitações nessa abordagem, a primeira é que o treinamento de modelos existentes demandava grande quantidade de recursos computacionais, o que podia inviabilizar sua utilização, e a segunda seriam os modelos multilíngues, que fatidicamente tinham baixo desempenho em linguagens de baixo recurso justamente pela sua alta generalidade. Esses dois pontos focais foram mitigados com a utilização de multi modelos com técnicas de ajuste fino em datasets para idiomas específicos. Contudo, ainda existem processos manuais na seleção de alguns hiperparâmetros e por isso propomos uma abordagem genética, a fim de alcançar a solução de forma mais automatizada e prática para pesquisadores e professionais da área. Para tal, foram avaliados dois conjuntos de dados para classificação, alcançando resultados equivalentes ou superiores aos encontrados em trabalhos anteriores que utilizam uma abordagem de seleção manual de parte dos hiper-parâmetros.


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  • Modelos de linguagem pré-treinados vêm ganhando notoriedade e resultados promissores. Inicialmente existiam duas grandes limitações nessa abordagem, a primeira é que o treinamento de modelos existentes demandava grande quantidade de recursos computacionais, o que podia inviabilizar sua utilização, e a segunda seriam os modelos multilíngues, que fatidicamente tinham baixo desempenho em linguagens de baixo recurso justamente pela sua alta generalidade. Esses dois pontos focais foram mitigados com a utilização de multi modelos com técnicas de ajuste fino em datasets para idiomas específicos. Contudo, ainda existem processos manuais na seleção de alguns hiperparâmetros e por isso propomos uma abordagem genética, a fim de alcançar a solução de forma mais automatizada e prática para pesquisadores e professionais da área. Para tal, foram avaliados dois conjuntos de dados para classificação, alcançando resultados equivalentes ou superiores aos encontrados em trabalhos anteriores que utilizam uma abordagem de seleção manual de parte dos hiper-parâmetros.

7
  • CRISTOPHER GABRIEL DE SOUSA FREITAS
  • An information-theoretic approach of network structure and dynamics

  • Orientador : ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
  • FABIANE DA SILVA QUEIROZ
  • RIAN GABRIEL SANTOS PINHEIRO
  • Data: 26/10/2020

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  • Modern networks are facing the most challenges in recent years. Life is changing, and the Internet became one of the essential services such as power, healthcare, banking. The Internet has opened global information, and nowadays, a stable and efficient network is a global right and requirement. Legacy networks inherited many concepts and infras- tructure from circuit-switching networks, with inflexible design relying most on hardware. Another critical aspect of networking is debugging it, which requires specialized personnel with properly designed software. For these reasons – and currently increasing demand – Internet Service Providers are dealing with challenges that require innovation and sci- entific strategies. This scenario led to new paradigms such as software-defined networks (SDNs) to address most of the current issues by bringing the network logic from hard- ware design to software development and virtualization. The emergence of SDNs has drawn the attention of network scientists and engineers to new roads. The Internet is the most extensive distributed system, and it relies upon distributed devices communicat- ing efficiently through protocols. SDNs allow a protocol-agnostic, centralized view, and flexible control of the network, favoring the development of new strategies that are not achievable into legacy IP networks. A computer network is a sophisticated collection of network devices and end-systems. In this work, we study two main aspects of computer networks: structure and dynamics. By understanding the network characteristics and modeling its dynamical processes, we can uncover how network structure and dynamics affect its robustness. To achieve this understanding, we propose the usage of information- theory quantifiers for network characterization. For network topology, we introduce the Fisher Information Measure for quantifying the network characteristics, using alongside the Network Entropy in a bi-dimensional representation that allows us to identify if a network is closer to a randomsmall-world or scale-free topology. We evaluated the traf- fic time-series using the Normalized Permutation Entropy and the Statistical Complexity for network traffic. We observe the traffic generation models based on heavy-tail distri- butions can not reproduce the actual traffic dynamics. We believe this understanding through information-theory quantifiers can help develop fault-management solutions and network automation. Instead of focusing on the massive amount of data available for networks, we can observe how the quantifiers describe the network behavior. Considering the current trend of the SDN paradigm that allows applications to have a centralized view of the network state and easily reconfigure its policies. Several studies are attempting to design a global model that predicts the behavior of networks.


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  • Modern networks are facing the most challenges in recent years. Life is changing, and the Internet became one of the essential services such as power, healthcare, banking. The Internet has opened global information, and nowadays, a stable and efficient network is a global right and requirement. Legacy networks inherited many concepts and infras- tructure from circuit-switching networks, with inflexible design relying most on hardware. Another critical aspect of networking is debugging it, which requires specialized personnel with properly designed software. For these reasons – and currently increasing demand – Internet Service Providers are dealing with challenges that require innovation and sci- entific strategies. This scenario led to new paradigms such as software-defined networks (SDNs) to address most of the current issues by bringing the network logic from hard- ware design to software development and virtualization. The emergence of SDNs has drawn the attention of network scientists and engineers to new roads. The Internet is the most extensive distributed system, and it relies upon distributed devices communicat- ing efficiently through protocols. SDNs allow a protocol-agnostic, centralized view, and flexible control of the network, favoring the development of new strategies that are not achievable into legacy IP networks. A computer network is a sophisticated collection of network devices and end-systems. In this work, we study two main aspects of computer networks: structure and dynamics. By understanding the network characteristics and modeling its dynamical processes, we can uncover how network structure and dynamics affect its robustness. To achieve this understanding, we propose the usage of information- theory quantifiers for network characterization. For network topology, we introduce the Fisher Information Measure for quantifying the network characteristics, using alongside the Network Entropy in a bi-dimensional representation that allows us to identify if a network is closer to a randomsmall-world or scale-free topology. We evaluated the traf- fic time-series using the Normalized Permutation Entropy and the Statistical Complexity for network traffic. We observe the traffic generation models based on heavy-tail distri- butions can not reproduce the actual traffic dynamics. We believe this understanding through information-theory quantifiers can help develop fault-management solutions and network automation. Instead of focusing on the massive amount of data available for networks, we can observe how the quantifiers describe the network behavior. Considering the current trend of the SDN paradigm that allows applications to have a centralized view of the network state and easily reconfigure its policies. Several studies are attempting to design a global model that predicts the behavior of networks.

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  • LUANA THAYSE BARROS DE LIMA
  • MODELO PARA INTERPRETAÇÃO DE ACOMETIMENTO ENCEFÁLICO EM PORTADORES DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO BASEADO EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO ENCÉFALO

  • Orientador : THIAGO SOTERO FRAGOSO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • THIAGO SOTERO FRAGOSO
  • JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • MICHELLE JACINTHA CAVALCANTE OLIVEIRA
  • VALFRIDO LEAO DE MELO NETO
  • Data: 27/10/2020

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  • O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, imunomediada, multisistêmica, cujas alterações desencadeadas no sistema nervoso central podem ter sua avaliação realizada através de neuroimagem, sendo possível evidenciar alterações estruturais ainda que na ausência de sintomas neuropsiquiátricos. A Ressonância Magnética (RM), através de técnicas convencionais e avançadas, desempenha papel fundamental na detecção de alterações relacionadas ao LES. O estudo objetiva avaliar a associação de alterações de neuroimagem
    em portadores de LES, com proposta de identificação do perfil de alterações mais prevalentes, bem como elaboração de modelo para estratificação do acometimento encefálico que auxilie a análise e interpretação neuroimaginológica e contribua para o acompanhamento clínico reumatológico, com possibilidade de predição de risco neuropsiquiátrico.


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  • Systemic Lupus Erythematosus (SLE) is a chronic, autoimmune, multisystemic inflammatory disease, whose changes in the central nervous system (CNS) can be assessed by Magnetic Resonance Imaging (MRI). The aim of this study is to propose a model of brain MRI interpretation based on correlations between neuroimaging changes and clinical and laboratory data. Brain MRI of 44 patients were analised in this cross-sectional study, considering the variables: brain atrophy, white matter hiperintense lesion (WMHI), arterial stenoses, lacunar infarcts and micro-bleeds. Proton Spectroscopy and Diffusion Tension Imaging (DTI) were also performed, with Fractional Anisotropy (FA) and Medium Diffusion (MD) analysis. Among the clinical variables disease time, disease activity index (SLEDAI) and cumulative organic damage (SLICC) were considered, as well as the presence of SLE criteria by the American College of Rheumatology (ACR). Data analysis verified normal distribution, followed by Pearson's Correlation, T-Test and Chi-square. The sample included 43 women and one man, with an average age of 34.4 ± 11.3; mean illness time of 51 months ± 42.3; SLEDAI average 3.37 ± 3.6, SLICC average 0.37 ± 0.54. Mild brain atrophy was identified in 40.9% of patients, while WMHI was present in 65.9%. There were stenoses and micro-bleeding in 13.6% of the sample and in 15.9% lacunar infarcts were identified. Average NAA / Creatine ratio of 1.94 ± 0.15, Mio / Creatine ratio of 0.20 ± 0.04. The changes in FA and MD were associated with age, disease duration and global brain atrophy score. There was an association between ACR criteria and changes in FA and MD. Correlation of increased WMHI with age and with the presence of arterial stenosis was evidenced. The average time of illness, SLEDAI and SLICC were reduced, inferring that the sample was mostly in the period of remission of the disease. MRI findings were similar to the literature when WMHI, atrophy, stenosis, microsleeds and lacunas infarcts were evaluated. Microstructural changes associated with ACR criteria for SLE were evidenced. In contrast, we found no statistically significant correlation between FA and MD with SLEDAI and SLICC. In view of the subtlety and importance of MRI findings, a model of brain MRI interpretation in SLE patients is recommended.

9
  • WALDNIS ESPIRITO SANTO DA SILVA
  •  

    A CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DO MICROBIOMA GASTROINTESTINAL DE PESSOAS AUTISTAS E NEUROTÍPICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Orientador : ELIANA SILVA DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIANA SILVA DE ALMEIDA
  • JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
  • Data: 11/12/2020

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  •  

     O Transtorno do Espectro do Autismo é uma síndrome do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, que afeta sobremaneira o desenvolvimento da pessoa diagnosticada com TEA. Agregado a esses sintomas de desordens comportamentais, estudos anteriores indicam uma elevada prevalência distúrbios gastrointestinais.O percentual de indivíduos que lidam com a disbiose – desequilíbrio da Microbiota intestinal – varia de acordo com o estudo, todavia há relatos de altos índices de disfunção gastrointestinal em Autistas, que apresentam sintomas do tipo: dor abdominal, constipação, diarreia, alternância entre diarreia e constipação, chegando até a uma inflamação gastrointestinal. Na atualidade, os estudos que vêm obtendo relevante destaque relacionam-se à Microbiota gastrointestinal. De acordo com Turnbaugh, Peter J. et al, os maiores conjuntos de dados relatados de comunidades bacterianas que residem no corpo humano estão no intestino. O Microbioma gastrointestinal é muito complexo e, portanto, difícil de ser estudado usando métodos microbiológicos convencionais, como os métodos de cultura. Portanto, será utilizada a tecnologia computacional para estudar a comunidade microbiana gastrointestinal nas fezes de portadores do Transtorno do Espectro do Autismo e seus irmãos neurotípicos. Desse modo, este trabalho buscou identificar, através da Revisão Sistemática e da Metanálise de ensaios clínicos, a existência de alterações do Microbioma gastrointestinal entre pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e neurotípicos, obtendo resultados promissores para fins de transplante de microbiota intestinal. 


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  •  

     O Transtorno do Espectro do Autismo é uma síndrome do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, que afeta sobremaneira o desenvolvimento da pessoa diagnosticada com TEA. Agregado a esses sintomas de desordens comportamentais, estudos anteriores indicam uma elevada prevalência distúrbios gastrointestinais.O percentual de indivíduos que lidam com a disbiose – desequilíbrio da Microbiota intestinal – varia de acordo com o estudo, todavia há relatos de altos índices de disfunção gastrointestinal em Autistas, que apresentam sintomas do tipo: dor abdominal, constipação, diarreia, alternância entre diarreia e constipação, chegando até a uma inflamação gastrointestinal. Na atualidade, os estudos que vêm obtendo relevante destaque relacionam-se à Microbiota gastrointestinal. De acordo com Turnbaugh, Peter J. et al, os maiores conjuntos de dados relatados de comunidades bacterianas que residem no corpo humano estão no intestino. O Microbioma gastrointestinal é muito complexo e, portanto, difícil de ser estudado usando métodos microbiológicos convencionais, como os métodos de cultura. Portanto, será utilizada a tecnologia computacional para estudar a comunidade microbiana gastrointestinal nas fezes de portadores do Transtorno do Espectro do Autismo e seus irmãos neurotípicos. Desse modo, este trabalho buscou identificar, através da Revisão Sistemática e da Metanálise de ensaios clínicos, a existência de alterações do Microbioma gastrointestinal entre pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e neurotípicos, obtendo resultados promissores para fins de transplante de microbiota intestinal. 

2019
Dissertações
1
  • MARLON LUCIO SILVA DOS SANTOS
  • O uso de inteligência artificial para auxílio no cálculo da lente intraocular.

  • Orientador : AYDANO PAMPONET MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AYDANO PAMPONET MACHADO
  • EDILEUZA VIRGINIO LEÃO
  • JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
  • JOÃO MARCELO DE ALMEIDA GUSMÃO LYRA
  • Data: 18/12/2019

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  • A catarata é uma doença ocular que se trata de qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, ou seja, há a perda de transparência do cristalino, acarretando na diminuição da visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por cerca de 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. A deficiência visual causada pela catarata pode ser revertida com o tratamento cirúrgico, o qual consiste na remoção da lente natural opaca e colocação de uma lente artificial, chamada de lente intraocular. Apesar da cirurgia de catarata ser o procedimento cirúrgico mais realizado na oftalmologia e uma das que mais evoluiu nas últimas décadas, trata-se de um procedimento microscópico de alta complexidade, muito seguro, porém, como qualquer procedimento invasivo, tem os seus riscos associados. A tecnologia atual e a experiência do cirurgião reduzem significativamente esse risco. A evolução conseguida foi tamanha que a cirurgia deixou de ser somente reparativa para ser também refrativa, ou seja, tendo também o objetivo de corrigir o erro refrativo (grau) da paciente. Nesse contexto, uma das questões mais críticas é a escolha da lente ideal para o paciente, pois caso ocorra algum equívoco nessa etapa, pode culminar em uma insatisfação por parte do paciente, no caso se ainda precisar corrigir muito o grau pelo uso de óculos ou até mesmo, em casos mais graves, a necessidade de uma outra cirurgia para que a satisfação seja conseguida. Por se tratar de um procedimento delicado e custoso, a escolha da lente se trata de um tomada de decisão sensível e importante, pois deve-se levar em conta que é uma situação muito complicada para o paciente se submeter a tal procedimento e vir a ter complicações pós cirurgia devido à dificuldade de qualquer reparo posterior no local afetado. Para auxiliar o profissional no momento da escolha da lente adequada, esse estudo propõe a construção de um modelo preditivo que irá sugerir o modelo de lente de mais adequado para cada paciente. O objeto do estudo terá como base um banco de dados contendo aproximadamente cinco mil pacientes que foram submetidos ao procedimento cirúrgico da catarata. Essa base foi construída a partir da coleta de dados dos prontuários pré e pós cirúrgicos de todos os pacientes disponíveis. A base será submetida à uma análise estatística para justificar e confirmar a significância de cada atributo presente na base, viabilizando assim uma seleção de variáveis que serão utilizados como entrada para os algoritmos de aprendizagem. O resultado esperado dessa metodologia consiste em uma modelagem computacional que proporcione a concepção de um modelo preditivo que tenha a capacidade de propor um modelo de lente o mais adequado possível, fazendo com que se eleve a assertividade e a satisfação dos resultados dos procedimentos cirúrgicos praticados atualmente.


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  • A catarata é uma doença ocular que se trata de qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, ou seja, há a perda de transparência do cristalino, acarretando na diminuição da visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por cerca de 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. A deficiência visual causada pela catarata pode ser revertida com o tratamento cirúrgico, o qual consiste na remoção da lente natural opaca e colocação de uma lente artificial, chamada de lente intraocular. Apesar da cirurgia de catarata ser o procedimento cirúrgico mais realizado na oftalmologia e uma das que mais evoluiu nas últimas décadas, trata-se de um procedimento microscópico de alta complexidade, muito seguro, porém, como qualquer procedimento invasivo, tem os seus riscos associados. A tecnologia atual e a experiência do cirurgião reduzem significativamente esse risco. A evolução conseguida foi tamanha que a cirurgia deixou de ser somente reparativa para ser também refrativa, ou seja, tendo também o objetivo de corrigir o erro refrativo (grau) da paciente. Nesse contexto, uma das questões mais críticas é a escolha da lente ideal para o paciente, pois caso ocorra algum equívoco nessa etapa, pode culminar em uma insatisfação por parte do paciente, no caso se ainda precisar corrigir muito o grau pelo uso de óculos ou até mesmo, em casos mais graves, a necessidade de uma outra cirurgia para que a satisfação seja conseguida. Por se tratar de um procedimento delicado e custoso, a escolha da lente se trata de um tomada de decisão sensível e importante, pois deve-se levar em conta que é uma situação muito complicada para o paciente se submeter a tal procedimento e vir a ter complicações pós cirurgia devido à dificuldade de qualquer reparo posterior no local afetado. Para auxiliar o profissional no momento da escolha da lente adequada, esse estudo propõe a construção de um modelo preditivo que irá sugerir o modelo de lente de mais adequado para cada paciente. O objeto do estudo terá como base um banco de dados contendo aproximadamente cinco mil pacientes que foram submetidos ao procedimento cirúrgico da catarata. Essa base foi construída a partir da coleta de dados dos prontuários pré e pós cirúrgicos de todos os pacientes disponíveis. A base será submetida à uma análise estatística para justificar e confirmar a significância de cada atributo presente na base, viabilizando assim uma seleção de variáveis que serão utilizados como entrada para os algoritmos de aprendizagem. O resultado esperado dessa metodologia consiste em uma modelagem computacional que proporcione a concepção de um modelo preditivo que tenha a capacidade de propor um modelo de lente o mais adequado possível, fazendo com que se eleve a assertividade e a satisfação dos resultados dos procedimentos cirúrgicos praticados atualmente.

2
  • RANDERSON DOUGLAS RIBEIRO DOS SANTOS
  • A ANÁLISE DE RECOMENDAÇÕES EXPLICADAS DE RECURSOS EDUCACIONAIS PARA APOIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM UM SISTEMA TUTOR INTELIGENTE.

  • Orientador : RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
  • DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
  • IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO
  • ALAN PEDRO DA SILVA
  • Data: 18/12/2019

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  • Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e da Educação a Distância (EaD), os ambientes online de aprendizagem adquiriram uma posição de destaque como ferramentas potencializadoras do processo de aprendizagem. E Dentro deste contexto, pode-ser ver que os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) vem ganhando uma grande popularidade pelo fato de tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, tornando o conteúdo adaptável para cada aluno, trazendo um ensino individualizado, dentre outros fatores. Mas, como esses ambientes disponibilizam muitos recursos para os usuários, isso tem causado uma confusão na construção do aprendizado, pois ainda que esses ambientes forneçam algumas recomendações visando auxiliar os usuários a fazerem boas escolhas, a falta de explicação tem gerado uma certa desconfiança, não tornando o processo transparente, e isso têm sido um problema em IA, pois previsões/recomendações são feitas, mas não vem acompanhadas de explicações. Ou seja, mesmo com as recomendações, muitos usuários não conseguem progredir, pelo fato de não confiarem no que foi sugerido/recomendado e não entenderem o motivo de tal recomendação, achando que aquilo não se aplica a seu perfil ou sua necessidade e simplesmente rejeitam a recomendação. Desse modo, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito das recomendações explicadas na aderência (aceitação) em STI, onde para isso, foi projetado um sistema de aprendizagem e nele foi disponibilizado um curso de estatística descritiva que utilizou dois tipos de recomendações, sendo elas: com explicações detalhadas, e outra sem explicações. Sendo assim, foi realizada a coleta, análise dos dados e foi montado um modelo de regressão logística para a representatividade dos dados, assim como também foi utilizada uma abordagem qualitativa pelo fato de priorizar os resultados numéricos do presente estudo afim de avaliar os comportamentos e opiniões dos usuários do sistema. Mediante a realização do experimento, viu-se que, assim como em outros ambientes a explicação também trouxe bons resultados nas recomendações de recursos educacionais, onde houve uma maior aceitação por parte do usuário, quando ele passou a entender o motivo de tal recomendação, podendo julgar se aquilo de fato é relevante ou não.


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  • Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e da Educação a Distância (EaD), os ambientes online de aprendizagem adquiriram uma posição de destaque como ferramentas potencializadoras do processo de aprendizagem. E Dentro deste contexto, pode-ser ver que os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) vem ganhando uma grande popularidade pelo fato de tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, tornando o conteúdo adaptável para cada aluno, trazendo um ensino individualizado, dentre outros fatores. Mas, como esses ambientes disponibilizam muitos recursos para os usuários, isso tem causado uma confusão na construção do aprendizado, pois ainda que esses ambientes forneçam algumas recomendações visando auxiliar os usuários a fazerem boas escolhas, a falta de explicação tem gerado uma certa desconfiança, não tornando o processo transparente, e isso têm sido um problema em IA, pois previsões/recomendações são feitas, mas não vem acompanhadas de explicações. Ou seja, mesmo com as recomendações, muitos usuários não conseguem progredir, pelo fato de não confiarem no que foi sugerido/recomendado e não entenderem o motivo de tal recomendação, achando que aquilo não se aplica a seu perfil ou sua necessidade e simplesmente rejeitam a recomendação. Desse modo, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito das recomendações explicadas na aderência (aceitação) em STI, onde para isso, foi projetado um sistema de aprendizagem e nele foi disponibilizado um curso de estatística descritiva que utilizou dois tipos de recomendações, sendo elas: com explicações detalhadas, e outra sem explicações. Sendo assim, foi realizada a coleta, análise dos dados e foi montado um modelo de regressão logística para a representatividade dos dados, assim como também foi utilizada uma abordagem qualitativa pelo fato de priorizar os resultados numéricos do presente estudo afim de avaliar os comportamentos e opiniões dos usuários do sistema. Mediante a realização do experimento, viu-se que, assim como em outros ambientes a explicação também trouxe bons resultados nas recomendações de recursos educacionais, onde houve uma maior aceitação por parte do usuário, quando ele passou a entender o motivo de tal recomendação, podendo julgar se aquilo de fato é relevante ou não.

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