|
Dissertações |
|
1
|
-
MARIA LUIZA DE OLIVEIRA MELO
-
“LETRAMENTO DIGITAL EM TURMA DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO TRABALHO DIDÁTICO COM A LEITURA E A ESCRITA”.
-
Orientador : ADNA DE ALMEIDA LOPES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADNA DE ALMEIDA LOPES
-
FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
-
FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
-
GUILMER BRITO SILVA
-
Data: 24/02/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
As tecnologias digitais surgiram como mecanismos que auxiliam a vida em sociedade, facilitando a comunicação e quebrando as barreiras de espaço e tempo devido ao rápido acesso às informações que podem ser vistas na palma da mão. Além disso, o uso das tecnologias digitais possibilita a construção de conhecimentos no processo de aprendizagem, contribuindo de forma objetiva, interativa e prática nas aulas de Língua Portuguesa, visto que permite ao professor planejar aulas com atividades que podem ser realizadas ao telefone; avaliar e orientar os alunos, dentro e fora da sala de aula. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a promoção do letramento digital em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Poço das Trincheiras, Estado de Alagoas. Para fundamentação teórica buscou-se os estudos de Santos (2007), Geraldi (2002), BRASIL (1998), Rojo (2006; 2013), BRASIL/BNCC (2015), Koch (2002), Araújo (2017), Coscarelli (2016), Kenski (2000), Kleimen (2000), Unesco (2013) e Marcuschi (2008), entre outros, que abordam a respeito do uso de tecnologias da comunicação e informação na escola. Adotou-se a metodologia da pesquisa-ação qualitativa do tipo participativa, envolvendo quatro procedimentos: pesquisa bibliográfica; análise de propostas relacionadas às TDIC no LDP adotado na escola; desenvolvimento de atividades com o uso do celular; definição de critérios para análise e reflexão sobre as aprendizagens. No transcorrer das atividades, foi-se verificando como e em que condições o ambiente virtual funciona conforme a hipótese levantada. Nesse sentido, foi oferecida uma sequência didática para o trabalho didático com o gênero textual meme, através do uso do celular. Identificou-se, por meio do levantamento de dados, que a maioria dos alunos, mesmo oriundos da zona rural, possuíam aparelho celular e o utilizavam com frequência. Isso mostra uma possibilidade para a interação professor/aluno. No entanto, os resultados mostraram limites e dificuldades quanto ao uso pedagógico do aplicativo.
-
Mostrar Abstract
-
In this work, I present and analyze an intervention project (PI) whose central objective will be to contribute to improve the writing skills of eighth grade students at a municipal school, located in Poço das Trincheiras / AL, through the implementation of a Project of Digital Literacy. Before, however, presenting the objectives of this project, I consider it important to present a little of my experience at school, whose PI will be developed, and the reality of those who are part of that school community, since the question that guided this work originated of the experiences lived there. The Municipal Elementary School Professor Tobias Medeiros is located in the city of Poço das Trincheiras / AL, located in the Alagoas backlands. Offers the modalities: Elementary School I, Elementary School II and EJA, works in the morning and afternoon shifts. The students come from various parts of the municipality, since most of the population is concentrated in the countryside. We have students with many specificities, most of them, are of low income and do not understand why they are there.
|
|
2
|
-
CRISTINA SOARES SOUTO
-
DESAFIOS PARA O USO DO APLICATIVO WHATSAPP EM AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MACEIÓ: FAZENDO RAP SOBRE O CORONA VÍRUS
-
Orientador : LUIZ FERNANDO GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREA DA SILVA PEREIRA
-
LUIZ FERNANDO GOMES
-
ROSINEIDE DE MELO
-
Data: 25/02/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa propôs apresentar dados e discutir sobre a utilização de tecnologias digitais, notadamente, o aplicativo WhatsApp para o ensino de LP no contexto emergencial da quarentena do coronavírus. Emergencial, porque o uso de tecnologias digitais foi a opção praticamente obrigatória que nos foi proposta como uma maneira de dar continuidade com as aulas. Por essa razão, minha pesquisa foi adaptada para os tempos da quarentena mantendo a temática do rap, mas com novas questões: em que medida é viável dar aulas mediadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação e de que maneira a instrumentalização tecnológica constitui-se como suporte (ou aporte) de práticas de letramento e multiletramentos para os jovens e adultos da EJA Os alunos participantes e envolvidos na pesquisa eram estudantes de três turmas da modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI do Ensino Fundamental, pertencentes às séries finais (4ª, 5ª e 6ª fases) Anos Finais do período noturno da Escola de Ensino Fundamental Dr. Pompeu Sarmento, localizada na Avenida Muniz Falcão, S/N, Barro Duro, Maceió – AL, com faixa etária, em média, de 15 a 23 anos de idade. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, mais precisamente uma pesquisa-ação, de maneira que envolvessem os aspectos sociodemográficos, culturais e cognitivos, tendo em vista uma melhor compreensão da realidade dos alunos jovens da EJA. Como aporte teórico, a pesquisa será fundamentada em estudos e pesquisas teóricas, práticas e metodológicas de Carrano (2007), Fragoso (2001), Gomes (2010, 2011, 2018), Moran (2005, 2009, 2015), Rojo (2012), Silva (2017), Silva (2019), Souza (2004), Street (2014), Thiollent (2011). O uso inevitável das tecnologias, especialmente o do aplicativo WhatsApp propiciou interações escolares entre os alunos diferentes dos usos já sabidos; minhas dificuldades foram várias e me levaram a fazer mudanças nas minhas propostas didáticas; tanto a professora quanto os alunos viveram experiências inéditas , ao final, podemos dizer que houve muito aprendizado de ambos os lados; os alunos aprenderam novas formas de vivência social e desenvolveram novas práticas de estudo que, certamente, lhes serão úteis, já que as aulas remotas se estenderão por mais alguns meses.
-
Mostrar Abstract
-
This research proposed to present data and discuss the use of digital technologies, notably the WhatsApp application for teaching LP in the emergency context of the coronavirus quarantine. Emergency, because the use of digital technologies was the practically mandatory option that was proposed to us as a way to continue classes. For this reason, my research was adapted to quarantine times keeping the theme of rap, but with new questions: to what extent is it feasible to teach classes mediated by the new information and communication technologies and in what way is the technological instrumentation constituted as support (or contribution) of literacy and multi-training practices for young people and adults of EJA The students participating and involved in the research were students from three classes of Youth, Adult and Elderly Education - EJAI from Elementary School, belonging to the final grades (4th, 5th and 6th phases) Final Years of the night period of the Dr. Pompeu Sarmento Elementary School, located at Avenida Muniz Falcão, S / N, Barro Duro, Maceió - AL, with an average age of 15 to 23 years old. The research was carried out in a qualitative approach, more precisely an action research, in a way that involved the sociodemographic, cultural and cognitive aspects, with a view to a better understanding of the reality of the young students of EJA. As a theoretical contribution, the research will be based on theoretical, practical and methodological studies and research by Carrano (2007), Fragoso (2001), Gomes (2010, 2011, 2018), Moran (2005, 2009, 2015), Rojo (2012) , Silva (2017), Silva (2019), Souza (2004), Street (2014), Thiollent (2011). The inevitable use of technologies, especially that of the WhatsApp application, led to school interactions between students different from the uses already known; my difficulties were many and led me to make changes to my teaching proposals; both the teacher and the students had unprecedented experiences, in the end, we can say that there was a lot of learning on both sides; the students learned new forms of social experience and developed new study practices that, certainly, will be useful to them, since the remote classes will extend for a few more months.
|
|
3
|
-
MARIA JOSÉ GOMES DOS SANTOS FARIAS
-
PROPOSTA PEDAGÓGICA COM LETRAMENTOS SOCIAIS EM UMA TURMA DE 9º ANO: CAMINHOS PARA UMA NOVA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
-
Orientador : ANDREA DA SILVA PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DÉBORA LIBERATO ARRUDA HISSA
-
ANDREA DA SILVA PEREIRA
-
HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
-
LUIZ FERNANDO GOMES
-
Data: 25/02/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação teve como objetivo geral refletir sobre o processo de revisão da prática docente da professora-pesquisadora da presente pesquisa, a partir do trabalho pedagógico com os letramentos, que considera a língua portuguesa como forma de enunciados concretos e únicos mobilizados por participantes cujo interesse é o da sua socialização no mundo, para além do domínio técnico da leitura e da escrita. Para tanto, foi desenvolvida uma proposta pedagógica de leitura e escrita em uma turma de 9º ano de uma escola pública municipal localizada no município de Olho d’ Água das Flores, sertão do Estado de Alagoas. Para alcançar o objetivo proposto, trilhamos a abordagem qualitativa de cunho etnográfico, que apontou para a necessidade de a professora-pesquisadora fazer uma revisão de sua prática docente que se encontrava cristalizada em uma concepção de trabalho com leitura e escrita desconectada dos elementos de tempo e espaço em que tais atividades estavam inseridas, desconsiderando a historicidade dos alunos-sujeitos com o contexto. E busca responder às seguintes questões de pesquisa: a) tomando a concepção bakhtiniana da linguagem, quem são os meus principais interlocutores, reais e discursivos, no contexto escolar da sala de aula? b) a minha prática docente tem possibilitado aos meus alunos uma compreensão da fala viva? Que tipo de falante meu aluno tem se tornado a partir de sua ativa posição responsiva em relação às minhas aulas? c) O trabalho com diferentes práticas de linguagem, incluindo as digitais, pode contribuir para desencadear o papel ativo dos meus alunos diante do mundo? Os resultados mostraram que o trabalho na perspectiva dos letramentos sociais, dialogando com a concepção dialógica da linguagem, instaurou uma aproximação dos meus alunos com a prática da língua viva, no sentido bakhtiniano do termo, dentro do contexto escolar. Aliado a essa perspectiva teórico-metodológica, a comunicação mediada pelas práticas de letramentos digitais desencadeada com maior intensidade em função da pandemia, trazendo para a sala de aula um contexto de maior multiplicidade de linguagens e culturas, trouxe uma realidade mais plurilíngue para a prática docente da professora- pesquisadora. Como consideração final da presente dissertação, a experiência de pesquisa realizada mostrou que o confronto de forças centrípetas – postas em circulação por meio das atividades oficiais propostas pela escola – e centrífugas – em circulação nas atividades elaboradas a partir da abordagem pedagógica dos letramentos sociais – pode resultar em um diálogo frutífero para nossa prática docente.
-
Mostrar Abstract
-
This paper proposes a discussion on the partial results of a pedagogical proposal for reading and writing developed in a 9th grade class of a municipal public school located in Olho d ’Água das Flores, municipality of Alagoas. This research, of a qualitative nature and of an ethnographic nature, pointed to the need for the teacher-researcher to review her teaching practice, which is crystallized in a conception of work with reading and writing disconnected from the elements of time and space in which such activities are inserted, disregarding the historicity of the subject students with the context. The established objective of the exploratory phase was to reflect on the review process of the teaching practice of the teacher-researcher of the present research, from the pedagogical work with the literacies that considers the Portuguese language as a form of concrete and unique statements mobilized by participants whose interest is that of their socialization in the world, beyond the technical domain of reading and writing. And it seeks to answer the following research questions: a) taking the Bakhtinian conception of language, who are some of my main interlocutors, real and discursive, in the school context of the classroom? b) has my teaching practice enabled my students to understand living speech? What kind of speaker has my student become from his active responsiveness to my classes? c) Can working with different language practices, including digital ones, contribute to trigger the active role of my students in the world?
|
|
4
|
-
ELIZABETH DOS SANTOS SILVA
-
PROCESSOS FONOLÓGICOS E ERROS ORTOGRÁFICOS: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
-
Orientador : ALDIR SANTOS DE PAULA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADNA DE ALMEIDA LOPES
-
ALDIR SANTOS DE PAULA
-
ALMIR ALMEIDA DE OLIVEIRA
-
ELIANE BARBOSA DA SILVA
-
Data: 26/02/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma investigação sobre a fonética, a fonologia, os processos fonológicos e os erros ortográficos na língua portuguesa. O trabalho justifica-se, portanto, pela necessidade de os professores investigarem quais são os fenômenos linguísticos que estão para além dos “erros” gramaticais, e assim, buscar respostas para elucidar e ajudar os alunos a minimizar os episódios de desvios das regras gramaticais vigentes que estabelecem os padrões de escrita da língua portuguesa. Em consequência da pandemia de Covid-19 e a implantação das aulas remotas na rede pública estadual de Alagoas, em sequência, a baixa participação dos alunos nas atividades remotas, por meio da plataforma Google Classroom (Google Sala de aula) que inviabilizaram a realização de atividades de produção textual bem como a coleta das assinaturas dos termos de autorização dos pais e alunos para a coleta de dados estruturada e pensada, inicialmente, essa pesquisa; justificam a opção e os encaminhamentos deste estudo, que terá como procedimento de pesquisa a revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. Em decorrência da investigação, é formulada uma proposta de intervenção com gamificação. Para desenvolver a proposta de intervenção, elegemos dez textos de uma fase de observação, categorizamos os fenômenos encontrados em quatro categorias, sendo três destinadas aos erros ortográficos: primeira ordem; segunda ordem e terceira ordem e uma contempla os processos fonológicos. Ademais, apresentamos uma proposta de atividade para a fase diagnóstica da turma por meio de uma sequência didática e, em seguida, cinco propostas de atividades para a fase de intervenção, sendo compostas por: um plano de aula, um plano de gamificação sem recurso digital e com recurso digital/plataformas (Kahoot, Wordwall, Google Drive) além de sugestões e exemplos para elaboração de material de apoio ao desenvolvimento das atividades. A gamificação na educação consiste em aplicar elementos de games nas atividades escolares com a finalidade de engajar e motivar os alunos. Algumas atividades são adaptadas e outras criadas para esta dissertação, a fim de adequá-las aos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Tal prática, com o respaldo da teoria e outras pesquisas, objetiva auxiliar os alunos no desenvolvimento de reflexões sobre os processos fonológicos e a ortografia de sua língua escrita. Para tanto, este trabalho terá como base teórica vários autores, entre eles: Bisol (2014), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Cagliari(2009), Henrique (2007), Morais (2007, 20012), Roberto (2016), Seara (2011), Cristófaro-Silva (1999), Lemle (2001), Busarello (2016), Alves (2014).
-
Mostrar Abstract
-
The present research work has as object of study the textual production of students of the 7th grade of elementary school in a state public school in Maceió / AL. The research interest focuses on analyzing the influence of phonological processes in the written productions of 7th grade students in Portuguese language classes. In order to redirect the look in the spelling corrections of written texts, which are more commonly treated only as "spelling errors". The work is justified, therefore, by the need for teachers to investigate what are the linguistic phenomena that are beyond grammatical "errors", and thus, seek answers to elucidate and help students to minimize episodes of deviations from current grammatical rules that establish the writing standards of the Portuguese language. The methodology that will be used is of qualitative and quantitative nature, since it will be developed through the case study and, later, by analysis of percentages. To this end, this work will be based on several authors, including Bisol (2014), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Cagliari (2009), Henrique (2007), Morais (2007, 20012), Roberto (2016) , Seara (2011), Cristófaro-Silva (1999).
|
|
5
|
-
OSVALDO EPIFANIO DOS SANTOS
-
PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE ASPECTOS DA TEXTUALIDADE NAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA PESSOAL
-
Orientador : FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
-
FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
-
MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA
-
Maria Aparecida Silva
-
Data: 26/02/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo principal levar o professor da Educação de Jovens e Adultos a ampliar suas práticas de ensino quanto ao processo de escrita do gênero narrativas de experiência pessoal, por meio do uso crítico e flexível do Caderno de Atividades. Como fundamentação teórica, autores como Antunes (2010), Koch (2014), Koch & Elias (2018) refletiram sobre a sequenciação do texto escrito numa visão interacionista e de interdependência entre suas partes; no estudo do gênero textual, na perspectiva da construção dos processos enunciativos e na formação do plano composicional, foram selecionados os trabalhos de Bakhtin (1992, 1997, 2003, 2010, 2016), Marcuschi, (2008), Marcuschi (2010) e Koch (2006). Escolhemos os fundamentos teóricos de Labov & Waletzky (1967), de Dolz, Gagnon e Decândio (2010), e mais uma vez Bakhtin (2016), nas relações dialógicas entre os sujeitos na narrativa, como também para o delineamento dos componentes estruturais da narrativa e da hierarquização das informações na atividade de escrita; quanto à lógica da formação/organização da escrita e aos sentidos, aplicamos as concepções de Fávero & Koch (2012), Koch & Elias (2018). Como metodologia de investigação, buscamos os trabalhos de Thiollent (1986) e Tripp (2005) sobre pesquisa-ação para a referência inicial do formato de pesquisa; finalmente, recorremos ao Ateliê de Escrita de Marquesi et al (2017), como suporte metodológico nas atividades de ensino do professor da EJA. Este trabalho apresenta como resultado uma proposta de ação pedagógica ao professor de língua portuguesa do ensino fundamental quanto à escrita processual, ao estudo da estrutura narrativa laboviana e aos aspectos de textualidade dos textos de seus alunos. Utilizamos o Ateliê de Escrita em observância à funcionalidade comunicativa do gênero narrativas de experiência pessoal, a partir dos recursos de uma sequência didática que permite ao professor identificar as bases de suas ações de ensinamento de forma consciente e ordenada em relação aos aspectos linguístico-social-discursivos percebidos nas leituras, nos exercícios e na escrita processual dos seus alunos.
-
Mostrar Abstract
-
Este trabajo presenta una propuesta de acción pedagógica al profesor de lengua portuguesa de la enseñanza fundamental cuanto a la escrita procesual, al estudio de la estructura narrativa laboviana y a los aspectos de textualidad de sus alumnos. Utilizamos el Taller de Escrita en observancia a funcionalidad comunicativa del género narrativas de experiencia personal, a partir de los recursos de una secuencia didáctica que permite al profesor identificar las bases de sus acciones de enseñanza de forma consciente y ordinada en relación con los aspectos lingüístico-social-discursivos percibidos en las lecturas, en los ejercicios y en la escrita procesual de sus alumnos. Esta proposición se sitúa en el área de la lingüística Textual, específicamente en su relevancia en los Aspectos de Textualidad que, a principio, tendría en la pesquisa-acción un abordaje cualitativo. Sin embargo, debido a la ocurrencia de la Pandemia del Coronavirus (Covid-19), que asoló Brasil en 2020, esta pesquisa, inicialmente dirigida a los alumnos de la 5ª fase de la Enseñanza de jóvenes y Adultos (EJA) de una Escuela Pública Municipal de la ciudad de Maceió, sufrió un cambio con relación a su formato preliminar, siendo la recopilación de los datos sustituida por el Cuaderno de Actividades que contempla la escrita como proceso de construcción y de madurez. Así, la pesquisa tiene como objetivo principal llevar el profesor de EJA a alargar sus prácticas de enseñanza del proceso de escrita del género narrativas de experiencia personal, a través del uso crítico y flexible del Cuaderno de Actividades. Para la construcción de ese producto, fueron utilizados los siguientes procedimientos: conceptuación del Taller de Escrita, escoja de la expresión estante en sustitución al término clásico “talleres”, definición de los objetivos de las estantes, actividades de lectura y de comprensión de textos, breve estudio de los componentes narrativos labovianos, secuencias de ejercicios lingüísticos, secciones intituladas “brújula”, “conversa con profesor” y “conversa con el alumno”, acciones detalladas por el profesor en la evaluación y reescrita de textos a ser producidos por sus alumnos. Como fundamentación teórica, autores como Antunes (2010), Koch (2014), Koch & Elias (2018) refletaron sobre la secuenciación del texto escrito en una visión interaccionista de interdependencia entre sus partes; en el estudio del género textual, en la perspectiva de la construcción de los procesos enunciativos y en la formación del plan composicional, fueron seleccionados los trabajos de Bakhtin (1992, 1997, 2003, 2010, 2016), Marcuschi, (2008), Marcuschi (2010) y Koch (2006). Elegimos los fundamentos teóricos de Labov & Waletzky (1967), de Dolz, Gagnon y Decândio (2010), y una vez más Bakhtin (2016), en las relaciones dialógicas entre los sujetos en la narrativa, como también para el delineamento de los componentes estructurales de la narrativa y de la jerarquización de las informaciones en la actividad de escrita; cuanto a la lógica de la formación/organización de la escrita y los sentidos, aplicamos las concepciones de Fávero & Koch (2012), Koch & Elias (2018). Como metodología de investigación, buscamos los trabajos de Thiollent (1986) y Tripp (2005) sobre pesquisa-acción, como mencionado, para la referencia inicial del formato de pesquisa; finalmente, recorremos al Taller de Escrita de Marquesi et al (2017), como suporte metodológico en las actividades de enseñanza del profesor de EJA.
|
|
6
|
-
ANNE DAYSE BARBOSA SOUSA MAGALHAES
-
A FORMAÇÃO DE LEITORES/AS E A ANÁLISE DO DISCURSO: Desnaturalizando as Evidências de Sentido Produzidas pelas Fake News
-
Orientador : HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EVANDRA GRIGOLETTO
-
HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
-
LIDIA MARIA MARINHO DA PUREZA RAMIRES
-
LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
-
Data: 01/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida no PROFLETRAS com o objetivo de analisar os gestos de leitura dos/as alunos/as do 9º ano de uma escola de Ensino Fundamental do município de Girau do Ponciano/AL sobre os efeitos de evidências de sentido produzidas pelas Fake News que circularam sobre o novo coronavírus no ano de 2020. A pesquisa buscou criar estratégias de leitura capazes de, junto com os/as estudantes, identificar Fake News e problematizar os gestos de interpretação que levam tantas pessoas a caírem facilmente nessa rede de notícias falsas. Partimos do pressuposto que cabe à escola o papel de formar leitores/as críticos/as e isso implica questionar a leitura superficial e acrítica presente na chamada era digital. Assim, o/a professor/a, especialmente de Língua Portuguesa, precisa produzir práticas que favoreçam a formação de leitores/as críticos/as diante da proliferação das Fake News. Nossa metodologia é de cunho qualitativo. Os dados coletados foram analisados a partir dos conceitos da Análise do Discurso (AD). Para tanto, este trabalho teve como base teórica os/as seguintes autores/as: Florencio et al. (2009), Mariani (2018), Orlandi (2007, 2009, 2012), Pêcheux (2008, 2014). Através de pesquisa realizada entre os/as alunos/as, observamos que 85% se informam através de redes sociais e, somente, 6,8% se consideram bem informados/as. Com o desenvolvimento das atividades que discutiam e analisavam a constituição, a formulação e a circulação de sentidos advindos das Fake News, os/as alunos/as concluíram pela importância de uma leitura crítica capaz de combater a disseminação de notícias falsas.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is the result of an action research developed at PROFLETRAS with the objective of analyzing the reading gestures of the ninth grade students in an elementary school in the municipality of Girau do Ponciano / AL on the effects of sense evidence produced by Fake News that circulated about the new coronavirus in 2020. The research aimed to create reading strategies capable of, together with students, identifying Fake News and problematizing the gestures of interpretation that lead so many people to fall easily into this network of Fake News. We start from the assumption that the school responsibility it is to form critical readers and this implies questioning, the superficial and uncritical reading present in the Digital Age. Thus, especially the Portuguese teacher, needs to produce practices that favor the formation of critical readers in the face of the spreading of Fake News. The methodology is qualitative. The collected data were analyzed using the concepts of Discourse analysis (DA). For this purpose, this paper is based on: Florencio et al. (2009), Mariani (2018), Orlandi (2007, 2009, 2012), Pêcheux (2008, 2014). Through research carried out among students, we observed that 85% are informed through social networks and only 6.8% consider themselves well informed. By the development of activities that discussed and analyzed the constitution, formulation and circulation of meanings deriving from Fake News, the students concluded that it is important to have a critical reading capable of combating the spread of Fake News.
|
|
7
|
-
CLAUDIA MARIA PRAXEDES LEAL
-
Conexões poéticas drummonianas: estratégias didático-pedagógicas de leituras performáticas em turmas de 9º ano de ensino fundamental
-
Orientador : LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA
-
JUSCINEY CARVALHO SANTANA
-
LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
-
Data: 12/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação de mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS/UFAL) resulta de pesquisa de cunho histórico-crítica sobre práticas de leituras literárias, realizada por professora de língua portuguesa de turmas do 9º ano de ensino fundamental, de escola pública do interior do estado de Alagoas, no período de 2019-2021, cujo objetivo geral é propor estratégias que estimulem o letramento literário em sala de aula, em especial, a leitura participativa da poesia, à qual denominamos de “leitura performática de poemas”. Tal objetivo é impulsionado pelas seguintes questões de pesquisa: que atividades estimularão o interesse dos/as educandos/as pela experiência de leitura dos poemas através de recursos como as figuras de linguagem? Quais estratégias didático-pedagógicas podem ser adotadas para que o/a educando/a possa conhecer, ressignificar e performatizar o texto literário? Como a “leitura performática dos poemas” pode aproximar o/a leitor/a do texto literário? E, para responder essas questões, adotou-se como fundamentação teórica, entre outros/as autores/as: Candido (1988), com a defesa da literatura como um direito humano; Street (2014), Cosson (2006) e Souza (2011), com as concepções de letramentos sociais, letramentos literários e letramentos de resistência, respectivamente; Solé (1998) e Pinheiro (2018), com contribuições acerca das estratégias para o ensino de literatura na escola; Lajolo (1994, 1999) e Zilberman (1984, 2009, 2010), com a reflexão acerca da historiografia literária nas escolas brasileiras; Freire (2019), através da posição sobre a leitura como ato humano e transformador; Zumthor (1993, 2010, 2018) e Oliveira (2011, 2012, 2018) com a concepção de performances da leitura. Como resultado, a proposta intitulada Drummond em muitas vozes, organizada em sete etapas por oficinas e elaborada como um encarte da dissertação, estimula a experiência estética nas aulas de língua portuguesa por meio da “leitura performática dos poemas” em sala de aula, para, desse modo, promover a formação de um sujeito leitor de poesias e, possivelmente, escritor.
-
Mostrar Abstract
-
This research starts from the premise that stimulating art, especially literature, arouses interest in reading and, consequently, in literary writing, which raises the elaboration of a project in which the teaching and study of literature are understood as a fundamental and singular experience, not diminished or erased from the school context. Thus, the contribution of this project follows from the perspective of the participation of the students in the performance of the voice. In this sense, a proposal will be formulated to encourage literary reading through reinterpretations and performance vocalization of selected poems with the aim of promoting literary literacy and contributing to the formation of an autonomous and critical subject of 9th grade classes in public schools . It is, therefore, an approach of action research and has as its basic procedure the realization of workshops to provide the aesthetic experience from the vocalization of the chosen and produced texts, as well as promoting the formation of a critical subject capable of transforming the reality in which it is inserted. This time, the poems were selected: “Sentimental”, “José”, “Infância”, “No Meio do Caminho” and “Poema de Sete Faces” by Carlos Drummond de Andrade. Authors such as Cosson (2006), Zumthor (2018), Pinheiro (2018), Souza (2011), Candido (1988), Freire (2019), Lajolo (1999), Zilberman (1984/2009) will be adopted as theoretical basis ), Mortatti (2004) among others. Keywords: Poems. Carlos Drummond de Andrade. Voice performance. Reading workshops. Literary literacy.
|
|
8
|
-
ELISABETH SILVA DO NASCIMENTO
-
O DIÁRIO DE LEITURAS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: UM CADERNO PEDAGÓGICO
-
Orientador : LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BELMIRA RITA DA COSTA MAGALHAES
-
HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
-
LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
-
Data: 05/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta um caderno pedagógico intitulado de “Minhas impressões literárias: entre contos e diários de leituras”, que consiste em disponibilizar aos/às professores/as de Língua Portuguesa um caderno de atividades literárias (material didático), contendo procedimentos e atividades de leituras literárias, com o intuito de possibilitar outro olhar para o ensino de literatura. Tal pesquisa foi impelida pela problemática do pouco interesse por textos literários entre os/as educandos/as, observada pela professora-pesquisadora durante as aulas de Língua Portuguesa em turmas de 7o ano do ensino fundamental II em escola
pública do litoral sul do estado de Alagoas. Esta observação a conduziu para algumas reflexões críticas acerca do processo histórico de escolarização da literatura e da relação entre o sujeito leitor e o texto literário. Para tanto, foram lançados os seguintes questionamentos: quais práticas de leitura podem ser propostas para a promoção do letramento literário entre os/as educandos/as? Como o diário de leituras pode estimular práticas de letramentos literários entre os/as educandos/as? A partir dessas questões, foi desenvolvida a pesquisa sob a perspectiva histórico- crítica com o objetivo de desenvolver práticas de letramento literário a partir da leitura de contos e do registro das experiências estéticas de educandos/as, compartilhados em círculos de leitura, com base nas discussões teóricas acerca da leitura (FREIRE, 1989; SOARES, 2003; 2006), da humanização da literatura (CANDIDO; 1995), sobre diário de leitura (MACHADO, 1998; 2005), do círculo de leitura e letramento literário (COSSON, 2018; 2009), entre outros.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation presents the pedagogical notebook entitled “My literary impressions between short stories and reading diaries” which consists of making available to Portuguese language teachers a book of literary activities (didactic material), containing procedures and activities of literary readings in order to enable another look at the literature teaching. Such research was
driven by the problem of little interest in literary texts among students observed by the teacher- researcher during 7th grade Portuguese Language classes of an elementary public school on the
south coast of the state of Alagoas. This observation led her to some critical reflections about the historical schooling process of literature and the relationship between the reading subject and the literary text. To this end, the following questions were raised, such as: what reading practices can be proposed to promote literary literacy among students, How can diary reading stimulate literary literacy practices among students. From these questions research was developed from a historical-critical perspective with the aim of developing literary literacy practices from reading short stories and recording the students' aesthetic experiences shared in reading circles, based on the theoretical discussions about reading (FREIRE, 1989; SOARES, 2003; 2006). The humanization of literature (CANDIDO; 1995), about reading diaries (MACHADO, 1998; 2005), the reading circle and literary literacy (COSSON, 2018; 2009), among others.
|
|
9
|
-
HOSANA MARIA LINS BUARQUE
-
TRILHAS DE LEITURAS LITERÁRIAS: PROPOSTAS DE ESTRATÉGIAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DE CONTOS E CRÔNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA
-
JUSCINEY CARVALHO SANTANA
-
LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
-
Data: 07/05/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa se originou de uma inquietação pedagógica: como propor atividades de leitura literária com destaque ao letramento literário, refletindo acerca do letramento dominante, comum aos espaços institucionais, que, por vezes, menospreza o letramento ideológico, das práticas cotidianas dos espaços não institucionais, nos termos de Street (2014), haja vista que o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita decorre das relações sociais na qual educandas e educandos estão inseridas/os. Com o objetivo de estudar e apresentar uma proposta à problemática lançada, parti da discussão acerca das estratégias de práticas de leitura, e produzi um caderno pedagógico intitulado “Trilhas de leituras literárias: propostas de estratégias de leituras de contos e crônica no ensino fundamental”, para aplicação em turmas de 6º ao 9ª anos do ensino fundamental, por professoras e professores de língua portuguesa, destacando os efeitos estéticos do texto literário para a construção de um olhar sobre a realidade de forma crítica e transformadora. Como abordagem metodológica, foi adotada a pesquisa-ação, a qual fundamentou as etapas anteriores e posteriores ao desenvolvimento desta pesquisa, a partir da problemática supracitada e da minha prática cotidiana como professora de escola pública de Ensino Fundamental que demanda um processo de reflexão-ação constante. Para o estudo das concepções teóricas que norteiam esta pesquisa, destaco os conceitos e as autoras/os autores: leitura, escrita, alfabetização e letramentos, foram adotadas/os: Magda Soares (2009, 2011), Roxane Rojo (2009, 2012), Regina Zilberman (2003; 2009), Brian Street (2014), Paulo Freire (2019), Brian Street (2014), Rildo Cosson (2018); a literatura como aspecto humano e humanizador, Antonio Candido (2004), Ana Souza (2010); as estratégias de leitura, de Isabel Solé (1998), Renata Souza e Cyntia Girotto (2010), Ana Menin (2010).
-
Mostrar Abstract
-
This research was originated from a pedagogical concern: how to propose literary reading activities that relate to the social literacies, with emphasis on the dominant literacy, common to institutional spaces, which sometimes underestimate ideological literacy, of the daily practices of non-institutional spaces, in the terms of Street (2014), considering that the teaching-learning process of reading and writing results from the social relationships in which students are inserted. With the objective of studying and presenting a proposal to the launched problem, I started from the discussion about the strategies of reading practices, and produced a pedagogical notebook entitled “Trails of literary readings: proposals for reading strategies for tales and chronicle in elementary school”, for application in classes from the 6th to the 9th grade of elementary school, by Portuguese teachers, highlighting the aesthetic effects of meaning of the literary text for the construction of a critical and transforming look at reality, promoting the literary literacy. As a methodological approach, action research was adopted, which grounded the steps before and after the development of this research, based on the aforementioned problem and on my daily practice as a public elementary school teacher that demands a process of constant reflection-action. For the study and reflection about the theoretical concepts that guide this research, I highlight the concepts and the authors: reading, writing, alphabetization and literacies, we adopted Magda Soares (2009; 2011), Roxane Rojo (2009; 2012), Regina Zilberman (2003; 2009), Brian Street (2014), Paulo Freire (2019), Brian Street (2014), Rildo Cosson (2018); literature as a human and humanizing aspect, by Antonio Candido (2004), Ana Souza (2010); reading strategies by Isabel Solé (1998), Renata Souza and Cyntia Girotto (2010), Ana Menin (2010).
|
|
10
|
-
LIDIANA PATRÍCIA SOARES SANTOS
-
A FRASEOLOGIA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS COM ALUNOS DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
-
Orientador : MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADNA DE ALMEIDA LOPES
-
MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE
-
MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA
-
Data: 30/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa foi motivada pela dificuldade comumente apresentada pelos estudantes do ensino fundamental em compreender textos devido à restrição vocabular que lhes compromete não só a compreensão textual, mas também a produção de textos orais e escritos. Sabe-se que o ensino explícito do vocabulário é pouco praticado nas aulas de Língua Portuguesa, diferentemente do que ocorre no ensino das línguas estrangeiras. Por isso, também no ensino da língua materna, convém pensar-se em atividades didáticas significativas que abranjam não apenas o estudo das palavras isoladamente, como também de “palavras e suas companhias” (Leffa, 2000) e em unidades frasais, tal como ocorre no âmbito da Fraseologia. Assim, a pesquisa-ação aqui apresentada pretende propiciar uma experiência de intervenção didática com alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió, com o objetivo de incrementar o desenvolvimento da competência lexical dos estudantes por meio do ensino-aprendizagem de elementos da Fraseologia, especificamente as expressões idiomáticas, visando também ao desenvolvimento da sensibilidade metafórica necessária à leitura inferencial. Os dados para análise da experiência didática virão dos resultados dos exercícios de aplicação em atividades como testes, atividades significativas e até lúdicas utilizando-se textos, exercícios, testes, jogos, envolvendo frases, textos lacunados, e outras atividades já testadas e aprovadas no ensino de línguas estrangeiras e perfeitamente adaptáveis ao ensino de língua portuguesa. A base teórica da pesquisa fundamenta-se em autores da área da Lexicologia (Polguère, 2018), da Fraseologia (Paim, 2018) e de Expressões Idiomáticas (Tagnin, 1989) e (Xatara, 2002). Na impossibilidade de se aplicarem as atividades de forma presencial por causa da Pandemia do corona vírus, a autora elaborou um caderno para o professor em que são apresentadas a fundamentação teórica, 10 planos de aula e as atividades a serem realizadas em sala de aula.
-
Mostrar Abstract
-
This research was motivated by the difficulty commonly presented by elementary school students in understanding texts due to vocabulary restriction that compromises not only textual comprehension, but also the production of oral and written texts. It is known that the explicit teaching of vocabulary is little practiced in Portuguese language classes, unlike what happens in foreign language teaching. Therefore, also in the teaching of the mother tongue, it is convenient to think of significant didactic activities that cover not only the study of words alone, but also of “words and their companions” (Leffa, 2000) and in phrasal units, as occurs within the scope of Phraseology. Thus, the action research presented here intends to provide an experience of didactic intervention with 8th grade students of a public school in Maceió, with the aim of increasing the development of lexical competence of students through teaching-learning elements of Phraseology, specifically the idiomatic expressions, also aiming at the development of the metaphorical sensibility necessary for the inferential reading. The data for the analysis of the didactic experience will come from the results of the application exercises in activities such as tests, meaningful and even playful activities using texts, exercises, tests, games, involving sentences, blank texts, and other activities already tested and approved in teaching of foreign languages and perfectly adaptable to Portuguese language teaching. The theoretical basis of the research is based on authors in the area of Lexicology (Polguère, 2018), Phraseology (Burger (1998) and Idioms (Tagnin, 1989) and Ferrarezi Jr. (2008)
|
|
11
|
-
ELISA PEREIRA DA SILVA
-
"Entre letras e versos: o uso da Música Popular Brasileira como incentivo para a apreciação do texto poético numa turma de 9º Ano de uma escola pública"
-
Orientador : MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
-
MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS
-
MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA
-
Data: 31/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta didática cujo objetivo é desenvolver a apreciação do texto poético através da audição, leitura e análise de letras de Canções da MPB na sala de aula de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Maceió/AL. O interesse pelo tema da pesquisa surgiu a partir da constatação de que as atividades de leitura e interpretação de poemas com alunos da referida série eram alvo de desinteresse na sala de aula. Essa atitude pode decorrer da pouca prática de leitura literária significativa por parte dos alunos e consequentemente levando-os ao não entendimento da linguagem figurada e polissêmica própria do texto literário, dificultando, dessa forma, a compreensão e a atribuição de sentidos ao texto. O trabalho justifica-se, portanto, pela possibilidade de se oportunizar e incentivar os alunos para a apreciação e o prazer da leitura literária e assim melhorar a sua competência leitora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais precisamente uma pesquisa-ação de cunho interventivo, cujo procedimento básico foi a realização de uma Unidade Didática para a audição das canções, seguida da leitura, análise e apreciação dos textos das letras, por meio de um caderno de atividades, visando à compreensão, à interpretação e à análise dos recursos linguísticos que conferem efeitos literários aos textos das letras de música, utilizando-se de técnicas de leitura e interpretação de textos. O material básico foia presentado em forma de uma coletânea de Letras de Canções da MPB, previamente montada pela pesquisadora. Foram utilizados também questionários, diários de bordo, testes de compreensão de textos, entre outras atividades. A fundamentação teórica se baseou no estudo do gênero textual letra de música, especialmente da canção, suas origens e evolução (Manzoni e Rosas, 2010). Do ponto de vista do cancioneiro da música popular brasileira, buscaram-se subsídios em de alguns pesquisadores da área, como Tinhorão (2017), Aguiar (1993) e Tatit (2016). Os resultados foram colhidos a partir da quantificação e da apreciação das respostas dos alunos no Caderno de Atividades e da aplicação do questionário de satisfação produzido e enviado por meio do Google forms, segundo o qual a maioria dos alunos evidenciaram envolvimento e satisfação com a Unidade Didática desenvolvida.
-
Mostrar Abstract
-
This research project presents a didactic proposal whose objective is to develop the appreciation of the poetic text through listening, reading and analyzing the lyrics of Songs da MPB in the classroom of 9th grade elementary school students of a state public school in Maceió/ AL. The interest in the research theme arose from the observation that the activities of reading and interpreting poems with students from that grade were the target of lack of interest in the classroom. This attitude may result from the little practice of meaningful reading by the students and consequently leading them to not understand the figurative and polysemic language characteristic of the literary text, thus making it difficult to understand and assign meanings to the text. The work is justified, therefore, by the possibility of providing opportunities to encourage students to appreciate and enjoy literary reading and thus improve their reading skills. This is a qualitative research, more precisely an action research of an interventional nature, whose basic procedure will be holding workshops for listening to the songs, followed by reading, analyzing and appreciating the lyrics, through discussions of the content and messages , using techniques for reading and interpreting texts. The basic material will be provided by a collection of MPB Song Lyrics, previously assembled by the researcher. Questionnaires, logbooks, diary diary, text comprehension tests, among other activities will also be used. The theoretical foundation will be based on the study of the textual genre of song lyrics, especially of song, its origins and evolution (Manzoni and Rosas, 2010). From the point of view of the Brazilian popular music songbook, subsidies will be sought from some researchers in the area, such as Tinhorão (2017), Aguiar (1993) and Tatit (2016). The data to be analyzed will be collected from the results of the questionnaires, tests and activities carried out, in addition to the logbook and diary logs.
|
|