O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO ALAGOANO NA CONCEPÇÃO
HABERMASIANA NO ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO:
UMA ANÁLISE DA (RE)INTEGRAÇÃO E DA (RE)SSOCIALIZAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.
O Trabalho em tela tem como objetivo pesquisar a teoria normativa numa perspectiva racional do “mundo da Vida”. Em que pese à formação do sujeito de direito ter vários elementos que devem ser levados em consideração para a discussão, o pensamento habermasiano através do agir comunicativo. A relevância de abordar o tema proposto se evidencia pelo crescimento da população de internados no sistema socioeducativo, em contraponto ao que preconiza o mundo da vida. É possível constatar o crescimento através de pesquisa sistemática, mostrar os números através da Secretaria de Prevenção a Violencia (SEPREV), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (SUMESE). A partir de uma metodologia qualitaitiva de cartáter bibliográfico revisitando as fontes epistemológicas primárias e sencudárias. Os resultados parcialmente esperandos são centrados sob o prisma filosófico em que se espera com os refernciais teóricos aplicabilidados na esfera socioeducativa, perceber o papel da instituição estatal como local de modificação de paradigma no que diz respeito ao ambiente “naturalmente” violento, visando a transformação do meio que os jovens conhecem desde nascituros, e que comprometem sobremaneira a formação da personalidade do sujeito de direito.
SOCIOEDUCATIVO. DIREITO. DEMOCRACIA