Banca de DEFESA: DOUGLAS HENRIQUE BEZERRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DOUGLAS HENRIQUE BEZERRA SANTOS
DATA : 26/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Cedu (Virtual
TÍTULO:

ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE ALAGOAS NO CONTEXTO DO WEB CURRÍCULO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física, Formação de Professores, Projetos Pedagógicos, Tecnologias Digitais, Web Currículo.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta tese investiga a integração dos princípios do Web Currículo nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em Educação Física das universidades públicas de Alagoas, com foco na incorporação de Tecnologias Digitais (TD). O estudo parte do contexto de crescente digitalização da educação e da necessidade de alinhar a formação docente às demandas da cultura digital, problematizando a forma como os currículos desses cursos incorporam as TD de maneira sistêmica e intencional. O objetivo geral é analisar documentalmente como os PPCs integram os princípios do Web Currículo, visando à estruturação curricular voltada à inclusão de TD no processo formativo. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou a análise documental como método, examinando os PPCs da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campi Maceió e Arapiraca (modalidade presencial), e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), na modalidade a distância (EaD). Os textos de cada PPC foram tratados por meio de análise de conteúdo e da ferramenta Iramuteq para análise lexical. Os resultados revelam níveis heterogêneos de integração, com a Uncisal apresentando uma incorporação mais explícita e estruturada do Web Currículo, mediada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e metodologias ativas, enquanto os PPCs presenciais da Ufal demonstram uma abordagem mais implícita e fragmentada, com menções às TD, porém sem uma articulação curricular transversal. Conclui-se que, embora haja reconhecimento da importância das TD, a operacionalização do Web Currículo nos documentos analisados é incipiente e desigual, demandando a revisão dos PPCs para explicitarem competências digitais, a promoção de formação docente continuada e o investimento em infraestrutura tecnológica. O estudo contribui para a área ao evidenciar a distância entre o discurso institucional e a prática curricular, sugerindo a necessidade de políticas e estratégias pedagógicas mais deliberadas para efetivar uma formação docente alinhada às exigências da cultura digital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 4357783 - MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Externo(a) à Instituição - ANDREA KARLA FERREIRA NUNES - Tiradentes
Externo(a) à Instituição - DANIELA DA COSTA BRITTO PEREIRA LIMA - UFG
Notícia cadastrada em: 01/11/2025 15:08
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