EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM FOCO:
Os avanços e entraves da gestão escolar no cenário alagoano
Educação em tempo integral; Gestão Escolar; Políticas Públicas de Educação; Educação Básica; Educação Integral.
O presente trabalho tem como finalidade refletir sobre o impacto da Educação em tempo integral em duas Instituições Públicas de Ensino de Alagoas ao longo dos últimos 10 anos (2014 a 2024), com ênfase na Gestão Escolar. Questiona-se se a permanência do educando no Espaço Escolar em tempo integral contribui para a melhoria da qualidade educacional. A pesquisa parte da hipótese de que os avanços na qualidade educacional não estão diretamente ligados ao tempo de permanência na escola, mas às Políticas Públicas implementadas. A metodologia é qualitativa, dividida em três etapas: pesquisa bibliográfica e documental sobre o contexto histórico da Educação em tempo integral, pesquisa de campo com entrevistas e grupos focais com a comunidade escolar de duas Escolas Públicas de Alagoas, e análise dos dados obtidos. Os resultados apresentam uma compreensão dos fatores que influenciam a eficácia da Educação em tempo integral, identificando tanto os avanços quanto os entraves enfrentados no chão da escola. As conclusões fornecem subsídios para a formulação de Políticas Públicas mais eficazes, que contribuam para a melhoria da qualidade educacional em Alagoas. O aporte teórico baseia-se nos estudos de Bernado e Christovão (2016), Barros (2008), Castro e Faria (2002), Cavaliere (2007), Coelho (2002), Parente (2006), Santos (2009), Silva (2001, 2023), e Zanardi (2016) que abordam as diferenças entre Educação integral e em tempo integral e discutem os desafios e possibilidades relacionados à expansão da jornada escolar.