AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PÓS- PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Trabalho docente. Pós-pandemia. Escola pública.
A pandemia impôs à sociedade, especialmente à educação pública, transformações abruptas e desafios sem precedentes, sobretudo com a adoção do Ensino Remoto Emergencial. A presente pesquisa tem como objetivo compreender as condições do trabalho docente na Educação Básica em tempos de pós-pandemia da Covid-19, a partir da análise da produção do conhecimento acadêmico entre os anos de 2021 e 2023. Com base em uma abordagem qualitativa e utilizando a técnica da Revisão Sistemática da Literatura, a investigação buscou identificar os impactos políticos, sociais e educacionais na prática docente, enfatizando as desigualdades estruturais, a sobrecarga de trabalho, a insuficiência de infraestrutura, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, bem como os efeitos sobre a saúde física e mental dos professores. A análise evidenciou que o contexto pós-pandêmico exigiu dos docentes um esforço contínuo de reinvenção pedagógica, diante da precarização das condições de trabalho e da carência de políticas públicas eficazes de valorização docente. A pesquisa também apontou para a urgência de reflexões mais aprofundadas sobre o papel da escola pública, o uso das tecnologias no ensino e a formação continuada dos professores como elementos essenciais para a reconstrução da educação em um cenário ainda marcado pelos efeitos da crise sanitária.