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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIAN MARINHO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIAN MARINHO DA SILVA
DATA : 03/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/egj-hjuv-ugf
TÍTULO:

SIGNIFICAÇÕES DOCENTES ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UMA CIDADE LITORÂNEA DO ESTADO DE PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Docentes. Inclusão. Estudantes com deficiência. AEE.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender as significações docentes acerca da inclusão de alunos com deficiência nas escolas municipais de uma cidade litorânea do estado de Pernambuco. Quanto aos objetivos específicos, buscou a) explicitar a realidade docente acerca da inclusão no contexto educacional e b) analisar os principais desafios na prática docente e quais são as estratégias utilizadas para superá-los. Esse estudo fundamenta-se no Materialismo Histórico Dialético e na Psicologia Sócio-Histórica, guiada pelas principais contribuição teórica de Vygotsky. Os participantes na pesquisa foram seis (06) docentes e dois (02) coordenadores em exercício. Para a produção de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada contendo 28 perguntas indagadoras e reflexivas, organizadas e direcionadas para cada participante da pesquisa.  Para a análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo. Na discussão dos dados, os resultados parciais nos mostram que a falta de formação adequada durante a formação inicial precariza a prática docente e que, para suprir essas lacunas, os docentes, de forma proativa, buscam formações continuadas que possam suprir tais necessidades formativas. Vale salientar que essa busca por formação é sem qualquer contribuição ou respaldo dos poderes públicos, que deveriam promover políticas e ações formativas que garantissem a valorização profissional, bem como uma educação de qualidade. Tal situação agrava ainda mais o processo de formação docente. Alguns participantes relataram que a ausência de trabalho colaborativo também dificulta a promoção de práticas inclusivas, sobretudo quanto ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). A ausência de atribuições claras dificulta o processo pedagógico, pois deposita uma sobrecarga de trabalho não só no professor do AEE, como também no professor da sala de aula regular. A falta de práticas colaborativas na dinâmica escolar precariza a aprendizagem dos alunos e prejudica significativamente a participação e escolarização dos estudantes. As análises evidenciaram que a infraestrutura, a ausência de equipamentos, recursos humanos e materiais pedagógicos dificultam a prática docente, uma vez que alunos com deficiência mais severa e com comprometimentos físicos necessitam de mobiliários adaptados às suas necessidades, e a ausência desses materiais cria uma invisibilidade às reais necessidades dos educandos.  Assim, é necessário que, na atual conjuntura, a escola modifique a dinâmica escolar de modo a repensar as suas práticas e cobrar do poder público a implementação de políticas públicas de formações mais efetivas e específicas e que considere as reais necessidades dos estudantes com deficiência. Logo, os resultados parciais apontam que, apesar de tantos avanços legais conquistados até  hoje, ainda existem barreiras de formação, culturais e atitudinais que impedem a efetivação das leis e a garantia dos direitos fundamentais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Interno(a) - 2217140 - VALERIA CAMPOS CAVALCANTE
Externo(a) ao Programa - 1123900 - SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 25/11/2025 21:59
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