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Banca de DEFESA: THAINY KLEIA LIRA CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAINY KLEIA LIRA CAVALCANTE
DATA : 30/07/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

A relação universidade e campo profissional nas produções acadêmicas sobre estágio supervisionado em educação infantil

 

PALAVRAS-CHAVES:

Educação infantil. Estágio supervisionado. Relação universidade e campo profissional. Estado do Conhecimento.

 

 

PÁGINAS: 300
RESUMO:

A formação de professores/as enfrenta inúmeros desafios, entre eles a relação entre universidade e campo profissional, historicamente marcada por distanciamentos e disputas. O estágio supervisionado assume, nesse cenário, papel central por constituir um espaço privilegiado de aproximação entre saberes acadêmicos e práticas pedagógicas. No Brasil, as pesquisas sobre o estágio supervisionado em educação infantil têm avançado lentamente desde sua obrigatoriedade no curso de Pedagogia, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Brasil, 2006). Esta tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL, tem como foco a formação do/a professor/a de educação infantil e analisa a relação entre universidade e campo profissional no estágio supervisionado em educação infantil. Fundamentada no Estado do Conhecimento proposto por Morosini e Kohls-Santos (2021), toma como objeto teses e dissertações produzidas entre 2014 e 2024, buscando responder ao seguinte questionamento: como a relação universidade e campo profissional da educação infantil, por meio do estágio supervisionado tem sido discutida nas teses e dissertações no período de 2012 a 2024? Este objetivo se desdobra em cinco objetivos específicos: 1-Caracterizar as produções acadêmicas sobre estágio supervisionado em educação infantil que trazem apontamentos sobre a relação universidade e campo profissional.; 2-  Compreender as visões das autoras  das pesquisas sobre o estágio supervisionado; 3- Entender como os cursos concebem o estágio supervisionado em educação infantil, sua forma de organização e as disciplinas que antecedem essa etapa nos documentos institucionais que aparecem nas produções acadêmicas; 4 Analisar a relação universidade e campo profissional da educação infantil na perspectiva da formalização,  papéis dos atores e relação entre estes; e 5- Identificar as proposições indicadas nos estudos acerca da relação universidade e campo profissional. A pesquisa fundamenta-se na proposta de formação defendida por Freire (1996, 2019, 2023), Nóvoa (2012, 2017, 2019, 2022) e Zeichner (2000, 2010, 2014), além dos estudos sobre o estágio supervisionado desenvolvidos por Pimenta (1995), Pimenta e Lima (2017), Pimenta e Aroeira (2018), Zabalza (2014), Aroeira (2018) e Calderano (2017). No que se refere às especificidades da Educação Infantil, contribuem para a reflexão autores que discutem o estágio supervisionado e a formação de professores/as nesse campo, como Ostetto (2008, 2012, 2019), Anjos e Miller (2014), Magalhães (2023), Alarcão e Tavares (2013), Barbosa (2010, 2013), Albuquerque (2013) e Folque (2014, 2018). A busca pelas produções foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Das 18 produções encontradas, 15 atenderam os critérios de inclusão, e compuseram o corpus de análise, os quais serão analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2020). As percepções sobre a relação entre universidade e campo profissional foram examinadas a partir de três categorias de análise: tipos de formalização; papéis e o protagonismo atribuídos aos diferentes atores; e relações entre os atores.  Os resultados indicam que o estágio supervisionado em educação infantil no Brasil, ainda carece de identidade nos documentos institucionais dos cursos de Pedagogia, especialmente no que se refere às especificidades dessa etapa da educação básica. Consequentemente, a relação entre universidade e campo profissional se sustenta em formalizações frágeis, com pouca clareza tanto do ponto de vista institucional quanto legal. As leis existentes não explicitam de forma precisa como devem ocorrer as formalizações, quais são os papéis e os modos de participação dos diferentes atores e instituições, o que enfraquece a articulação entre os atores envolvidos. Ainda que as pesquisas analisadas revelem contribuições da relação entre os atores do estágio supervisionado, destaca-se a necessidade de fortalecer essa relação nos âmbitos institucional, legal e no cotidiano das práticas formativas. É fundamental ampliar as interações entre atores nos espaços formativos, reconhecendo a criança também como ator dessa relação entre as instituições. Além disso, é preciso valorizar a ética, estética e o diálogo como dimensões essenciais da experiência educativa e da aproximação entre universidade e campo profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.285.098-** - LENIRA HADDAD - UFAL
Interno(a) - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Interno(a) - 3246943 - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS FERRI
Externo(a) à Instituição - LUCIANA ESMERALDA OSTETTO - UFF
Externo(a) à Instituição - MARIA ASSUNÇÃO FOLQUE
Externo(a) à Instituição - MARIA CARMEN SILVEIRA BARBOSA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 02/07/2025 17:58
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