EJA MODULAR NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DE ALAGOAS: imposições do alinhamento à BNCC.
EJA Modular, Currículos, Alagoas
Esta pesquisa tem como objetivo observar os currículos que estão sendo produzidos/praticados na EJA Modular nas escolas públicas da rede estadual de ensino em Alagoas, tendo como foco duas escolas que ofertam a modalidade, sendo uma do município de Maceió e outra em Marechal Deodoro. Para tanto partiu-se da seguinte problematização: De que maneira estão sendo construídos os currículos da/na EJA Modular em Alagoas? Para alcançar o objetivo e “responder” à questão elencada optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos. Como objetivos específicos busca-se: a) O refletir sobre a concepção de currículo que fundamenta a EJA Modular em Alagoas, b) situar o contexto e lócus da investigação; c) realizar análise documento dos materiais didático/pedagógicos que estão sendo utilizados nas escolas investigadas; d) Analisar as práticas curriculares do/as professor/as da EJA Modular nas escolas investigadas, no sentido de compreender se estão resistindo ou assumindo o alinhamento à BNCC, imposto pela resolução CNE/CEB nº 1, de 28 de maio de 2021. O percurso do estudo está requerendo uma série de entrevistas, observações, análises de materiais e de eventos em sala de aula. O nosso desejo é dialogar com os sujeitos, visto que, temos a uma grande curiosidade acerca da estrutura e do funcionamento da EJA Modular e com isso obter ricas e inesperadas informações sobre a construção dos currículos vivenciados/desenvolvidos/praticados em duas escolas públicas estaduais alagoanas, nos municípios de Maceió e Marechal Deodoro. Nesta qualificação não trazemos ainda análises de dados, apresentamos apenas o percurso metodológico que estamos seguindo, um breve histórico da EJA em Alagoas e a estrutura da EJA no formato Modular na rede estadual de ensino em Alagoas.