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Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELLE CORREIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUELLE CORREIA DA SILVA
DATA : 17/11/2025
HORA: 15:00
LOCAL: meet.google.com/vub-zevs-gri
TÍTULO:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS COM A CRIANÇA COM TEA EM UMA INSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação infantil. Educação Especial. Inclusão Escolar. TEA. Práticas Pedagógicas.


PÁGINAS: 93
RESUMO:

 

A Educação Infantil é um direito constitucional assegurado às crianças e aos bebês, nos
últimos anos houve um aumento nas matrículas de crianças com Transtorno do Espectro
Autista (TEA), ocasionando um novo desafio para os professores. O currículo, nesta
etapa da educação básica, é constituído pelas interações e brincadeira e as práticas
pedagógicas são desenvolvidas na articulação entre os saberes e experiências da criança
e os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico
e tecnológico, por meio da indissociabilidade entre o cuidar e o educar. O aumento
significativo de crianças com TEA na Educação Infantil têm provocado questionamentos
relacionados a quais práticas pedagógicas devem ser desenvolvidas com uma criança com
TEA em uma instituição de educação infantil? Partindo da hipótese de que essas práticas
devem considerar, nos elementos da rotina e do planejamento, o protagonismo e a
participação dessa criança, respeitando seus interesses, especificidades e ritmos de
aprendizagem, este estudo tem como finalidade refletir sobre as práticas pedagógicas
desenvolvidas na Educação Infantil para garantir às crianças com TEA o direito à
educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, baseada nos
estudos de Barbosa (2006; 2010), Fochi (2023), Fortunati (2019; 2021), Ribeiro (2023) e
Rinaldi (2016; 2024), dentre outros sobre a identidade, as práticas e o currículo da
Educação Infantil e, estabelece um diálogo interdisciplinar com as pesquisas de Drago
(2014a; 2014b), Martins et. al. (2010), Mendes (2010; 2015; 2018), Sella e Ribeiro
(2018), Schmidt (2013; 2016), dentre outros sobre a inclusão escolar na Educação Infantil
e a criança com TEA. E, do tipo Estudo de Caso realizado em um Centro Municipal de
Educação Infantil (CMEI), pertencente à rede municipal de ensino de Maceió-AL. Os
procedimentos metodológicos utilizados foram: entrevistas semiestruturadas com a
equipe gestora (coordenadora e diretora escolar), profissional de apoio escolar (PAE) e
professoras referência e da Educação Especial; observação não participante e análises de
planos pedagógicos. Nas entrevistas realizadas foi verificado que os desafios envolvem à
formação continuada, indicando que esta precisa ser ofertada com mais frequência e com
temáticas relacionadas à inclusão na Educação Infantil; quanto ao planejamento, este deve
ocorrer de forma colaborativa para favorecer a articulação e o alinhamento entre os
profissionais envolvidos nos processos de inclusão. Os resultados preliminares, também,
apontam que o processo de inclusão da criança com TEA na instituição de Educação
Infantil ocorre numa perspectiva global, ou seja, a inclusão dar-se-á durante todas as
atividades sem distinção de metodologias, materiais ou recursos. No contexto
educacional, a criança com TEA realiza as atividades de forma igual às demais, sem que
haja uma adequação em relação aos seus interesses, especificidades e necessidades ou
flexibilização curricular. O planejamento da professora referência para a criança com
TEA não apresenta variação em relação às demais, nem dialoga com o planejamento
desenvolvido pela professora de Educação Especial no Atendimento Educacional
Especializado (AEE). As práticas pedagógicas observadas no cotidiano indicam que a
participação da criança só acontece quando está relacionada ao seu interesse. O tempo e
os ritmos no desenvolvimento das atividades são considerados a partir do interesse e da
adequação às necessidades da criança com TEA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Interno(a) - 1674840 - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
Externo(a) à Instituição - KÁTIA DE ABREU FONSECA - UNESP
Notícia cadastrada em: 01/11/2025 15:04
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