ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE ALAGOAS NO CONTEXTO DO WEB CURRÍCULO
Educação Física, Formação de Professores, Projetos Pedagógicos, Tecnologias Digitais, Web Currículo.
Esta tese investiga a integração dos princípios do Web Currículo nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em Educação Física das universidades públicas de Alagoas, com foco na incorporação de Tecnologias Digitais (TD). O estudo parte do contexto de crescente digitalização da educação e da necessidade de alinhar a formação docente às demandas da cultura digital, problematizando a forma como os currículos desses cursos incorporam as TD de maneira sistêmica e intencional. O objetivo geral é analisar documentalmente como os PPCs integram os princípios do Web Currículo, visando à estruturação curricular voltada à inclusão de TD no processo formativo. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou a análise documental como método, examinando os PPCs da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campi Maceió e Arapiraca (modalidade presencial), e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), na modalidade a distância (EaD). Os textos de cada PPC foram tratados por meio de análise de conteúdo e da ferramenta Iramuteq para análise lexical. Os resultados revelam níveis heterogêneos de integração, com a Uncisal apresentando uma incorporação mais explícita e estruturada do Web Currículo, mediada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e metodologias ativas, enquanto os PPCs presenciais da Ufal demonstram uma abordagem mais implícita e fragmentada, com menções às TD, porém sem uma articulação curricular transversal. Conclui-se que, embora haja reconhecimento da importância das TD, a operacionalização do Web Currículo nos documentos analisados é incipiente e desigual, demandando a revisão dos PPCs para explicitarem competências digitais, a promoção de formação docente continuada e o investimento em infraestrutura tecnológica. O estudo contribui para a área ao evidenciar a distância entre o discurso institucional e a prática curricular, sugerindo a necessidade de políticas e estratégias pedagógicas mais deliberadas para efetivar uma formação docente alinhada às exigências da cultura digital.