PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Téléphone/Extension: (82) 99813-9561 https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: REGINA MARIA FERREIRA DA SILVA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINA MARIA FERREIRA DA SILVA LIMA
DATA : 28/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: CEDU a distância
TÍTULO:

 

FORMAÇÃO DOCENTE E AVALIAÇÃO FORMATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: Uma breve contribuição do PROFORD na área da saúde da Ufal


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada de professores. Proford. Avaliação formativa. Avaliação digital. 


PÁGINAS: 140
RESUMO:

A pesquisa realizada tem como objetivo geral investigar as atuais práticas de avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa e com uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a partir das competências adquiridas ou aperfeiçoadas nas ações formativas do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tais ações formativas são relacionadas à temática de avaliação da aprendizagem e ao uso de TDIC, no quinquênio 2018 a 2022, pelos professores da área de saúde e os impactos destas práticas no aprendizado dos estudantes. O problema da pesquisa emergiu da seguinte pergunta problematizadora: Como os professores dos cursos presenciais de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia (campus sede da Ufal) têm realizado a avaliação da aprendizagem com o uso de TDIC, após participarem de ações formativas do Proford, no período de 2018 a 2022 e quais os impactos/resultados percebidos na aprendizagem de seus estudantes? A tese defende a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, em particular, no estudo sobre o processo de avaliação com apoio das TDIC, por professores egressos do Proford (quinquênio 2018 a 2022), nos cursos presenciais acima indicados. A melhoria da aprendizagem é sustentada na medida em que a avaliação formativa e mediada pelas TDIC permite maior protagonismo e se alinha às necessidades didático-pedagógicas dos estudantes no contexto da educação superior contemporânea, inclusive na área da saúde. O objeto da pesquisa consiste, pois, no estudo das práticas de avaliação da aprendizagem realizadas pelos professores de cursos da área de saúde do campus sede da Ufal (Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia), a partir da inserção na formação continuada voltada para a temática de avaliação da aprendizagem integrada com as TDIC e os consequentes reflexos no aprendizado dos seus estudantes. Assim, consiste, em particular, no estudo sobre o processo de avaliação com apoio das TDIC, por professores egressos do Proford, nos cursos presenciais mencionados acima. Este estudo apresenta o método do estudo de caso, realizado por meio do procedimento de pesquisa participante, com abordagem qualitativa e de natureza exploratória.  Foram realizadas entrevistas com 16 participantes, sendo 5 professores dos cursos da área de saúde acima referenciados e 11 estudantes dos professores que se dispuseram a participar da pesquisa. Conforme os dados analisados, os resultados demonstram que a avaliação formativa tem sido realizada pelos professores, ainda que de forma inicial, assim como as TDIC têm apoiado as atividades avaliativas, na prática dos professores, nas disciplinas ou  componentes curriculares dos quais participaram os estudantes entrevistados. Além disso, as práticas avaliativas que passaram a ser realizadas no contexto formativo e digital, após as formações do Proford, de acordo com os resultados deste estudo, têm possibilitado melhorias na aprendizagem discente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) ao Programa - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA - UFALExterno(a) à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externo(a) à Instituição - WANDERLUCY ANGÉLICA ALVES CORRÊA CZESZAK - UQR
Notícia cadastrada em: 01/11/2025 15:08
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 07/12/2025 06:30