OS SENTIDOS DE ESTUDAR E ESCREVER NA PÓS-GRADUAÇÃO PARA PESQUISADORES/AS EM FORMAÇÃO
pesquisadores/as em formação, estudar e escrever, vida universitária, pós-graduação, formação de si.
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as experiências no uso da escrita de um grupo de cinco pesquisadores/as em formação ao nível de mestrado. Buscando observar percursos e experiências na vida universitária, lançaram-se os seguintes objetivos específicos: 1- analisar e discutir com uma literatura que aborda a relação do estudo e da escrita na pós-graduação; 2- desenvolver uma proposta formativa usando um método de estudo com os/as mestrandos/as participantes da pesquisa, oportunizando narrativas de si e a produção de materiais de estudo com práticas de escritas; 3- de acordo com os materiais emergentes (narrativas e escritas de estudos), identificar e refletir a partir de questões apresentadas pelos/as sujeitos/as buscando compreender os desafios e o enfrentamento de estudantes enquanto pesquisadores/as em formação. O referencial teórico está focalizado nas pesquisas e discussões acerca do ato de estudar e escrever entendendo-os como atividades acadêmicas inerentes a formação de si (Machado, 1989; Mazzotti, 2006; Marques, 2006; Carlino, 2017; Bezerra, 2019; Sotelo, 2024), se baseia nos estudos da condição de estudante e vida universitária (Coulon, 2008, 2017; Reis, 2021, 2022, 2023, 2024), sobretudo, se articulando ao pressuposto da atividade na teoria da relação com o saber (Charlot, 2000, 2009, 2021) e vincula-se aos princípios da pesquisa biográfica em educação que valoriza o trabalho biográfico em dar sentido às experiências formativas (Josso, 2004, 2007; Delory-Momberger 2011, 2016, 2024) levada a termo pelos sujeitos participantes da pesquisa. Somos provocados pela seguinte questão: “quais os sentidos de estudar e escrever na pós-graduação para pesquisadores/as em formação”? A metodologia é de natureza qualitativa numa abordagem de pesquisa-formação (Josso, 2004, 2007; Reis, 2021, 2022, 2023, 2024) com encaminhamentos que implicam no envolvimento mútuo, reflexivo e criativo entre pesquisador e participantes. Trabalhamos numa proposta com processos de reflexividade e exercícios autorais (narrativas de si e materiais escritos de estudos) intitulada como ateliê de estudo e escrita imanente, inspirado em Bezerra (2019). Os cinco participantes do ateliê são estudantes pesquisadores em formação da pós-graduação ao nível de mestrado da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Sendo quatro deles/as vinculados/as à Pós-Graduação em Educação (PPGE) e um ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Os encontros do ateliê de estudo e escrita imanente foram permeados por discussões acerca das experiências relacionadas ao estudo e à escrita dos participantes. Assim, a iniciativa promoveu um espaço de escuta, diálogo e interação, buscando mobilizar meios de construir e compartilhar processos reflexivos sobre as questões da pesquisa por meio das narrativas e práticas de escrita. Os resultados parciais situam os/as sujeitos/as participantes diante de duas dimensões enquanto pesquisador/a em formação: uma é a manifestação da experiência dos/as mestrados/as como sonho, realização pessoal e oportunidade de desenvolvimento acadêmico e profissional. Outra dimensão indica que essas conquistas se articulam, no presente, com os desafios permeados por demandas sociais de suas vidas (trabalho e atenção familiar) que, quando somadas às atribuições de seus respectivos cursos, os/as fazem “cansar”, mas também de buscar formas de mobilização e enfrentamento.