NARRATIVAS DOS SUJEITOS EGRESSOS DO PROEJA-FIC: VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL
Formação técnica profissional. Educação de Jovens e Adultos. História e Memória. Contribuições.
Esta tese tem como objetivo compreender que contribuições o Curso de Nível Médio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Formação Inicial e Continuada (Proeja-FIC), ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Câmpus Satuba, provocou nos sujeitos partícipes após o processo formativo, e faz parte dos estudos que vêm sendo realizados pelo Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja) acerca da Educação Profissional para pessoas jovens e adultas, e nesse sentido, problematiza: quais as contribuições que o Curso de Nível Médio Integrado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos com Qualificação em Informática, ofertado pelo Ifal, Câmpus Satuba, provocou na vida dos sujeitos, após o processo formativo? Para alcançar o objetivo, e "responder" ao problema elencado, trilhamos os pressupostos teórico-metodológicos da abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista em história de vida. As fontes foram classificadas em documentais e orais, advindas das buscas realizadas nos órgãos locais e oficiais, bem como das entrevistas com os sujeitos egressos-concluintes. Os achados da pesquisa mostraram que a formação profissional não trouxe contribuições diretas na vida dos jovens e adultos egressos, no entanto, os sujeitos testemunharam uma possível mudança nos âmbitos pessoal e familiar, e, por vezes, no exercício profissional.