LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO E PÓS-PANDEMIA
Práticas de letramentos.Tecnologias digitais. Ensino Remoto. Formação docente.
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as concepções teóricas correlatas às práticas de letramentos e aos usos das tecnologias digitais das professoras que participaram do subprojeto Pedagogia/Alfabetização no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no período de 2018 a 2024. Teoricamente, esta pesquisa está fundamentado na perspectiva sociocultural dos “Novos” Estudos de Letramento (Street, 1984, 1992, 2003, 2010, 2013, 2014); Kleiman (1995, 2010) em diálogo com os estudos de Soares (2001, 2016) que envolvem a aprendizagem inicial da língua escrita, isto é, as facetas que correspondem à alfabetização e às práticas de letramento. Trata-se, para tanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa (Minayo, 2023), realizada na interface das áreas da Educação e da Linguística Aplicada (LA), tendo em vista que, a análise de concepções teóricas, das práticas de letramentos e dos usos das tecnologias e reflexões sobre a formação continuada. A partir da análise dos dados coletados, por meio do questionário, pode-se fazer algumas inferências acerca dos usos de diversos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas; a familiaridade com os usos das tecnologias digitais, cursos de formação continuada para aprimoramento das práticas pedagógicas e dos usos das tecnologias digitais. Em relação aos desafios referentes aos usos das tecnologias digitais e às práticas de letramentos, é possível dizer que, durante o ensino remoto emergencial as professoras enfrentaram diversos obstáculos, tais como: vulnerabilidade social dos alunos em relação ao acesso à posse e acesso aos aparelhos tecnológicos; dificuldades relativas ao letramento digital, tanto docente, quanto discente; e problemas de conectividade (sinal de internet). Quanto às estratégias mobilizadas na mediação pedagógica das práticas de leitura e da cultura escrita digital, a partir dos dados coletados até o momento, verificou-se que as professoras destacam que os usos das tecnologias digitais contribuiram para o andamento das aulas, atividades impressas também foram disponibilizadas para os alunos que não tinham acesso à internet. No contexto atual de pós-pandemia, as professoras afirmaram que utilizam tecnologias digitais nas práticas pedagógicas mesmo depois das pandemia da Covid-19, evidenciando, com isso, que as tecnologias digitais, depois da crise sanitária, passou a fazer parte do contexto escolar de forma mais ampla e diversa. Todavia, constatou-se que existem limitações referentes aos usos das tecnologias digitais diz respeito também a posse e o manuseio de plataformas, aplicativos e recursos digitais, que além de formação continuada, que demandam o desenvolvimento e ampliação do letramento digital das professoras. Após a realização da análise documental e das entrevistas, pretende-se por meio da triangulação dos dados correlacionar as concepções teóricas das professoras às respectivas propostas pedagógicas voltadas para o ensino da língua escrita. Espera-se que os resultados deste estudo possam revelar as concepções, crenças sobre o termo letramento, de modo a refletir sobre as possíveis implicações destas para as práticas de leitura e escrita no contexto escolar. Por fim, ao final da pesquisa espera-se que os achados do estudo também possam agregar novas reflexões ao debate sobre as políticas públicas voltadas para a formação de professores que trabalham com a aprendizagem inicial da língua escrita, seja na Educação Infantil ou anos Iniciais do Ensino Fundamental promovendo reflexões acerca da articulação da alfabetização às diversas práticas de letramentos que envolvam a cultura escrita digital no atual momento de pós-pandemia.