ANÁLISE INTEGRADA DE EVENTOS EXTREMOS DE CHEIAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MUNDAÚ, NOS ESTADOS DE ALAGOAS E PERNAMBUCO – BRASIL
Eventos extremos de cheias. Análise Multicritério. Suscetibilidade Biofísica. Impactos de cheias. Capacidade adaptativa e resiliência.
Os eventos extremos de chuvas, intensificados pelas mudanças climáticas, têm gerado impactos significativos em diversas regiões, incluindo a Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú (BHRM). Este estudo tem como objetivo estruturar indicadores integrados, por meio do uso de geotecnologias, com o intuito de avaliar os impactos dos eventos extremos de cheias na Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú (BHRM), incluindo a análise da capacidade de adaptação e resiliência das comunidades impactadas. A metodologia proposta inclui a pesquisa bibliográfica e análise bibliométrica; coleta e tratamento de dados; e a estruturação dos indicadores. Para tanto, será utilizada a Análise Multicritério, cujo método será definido durante o desenvolvimento da pesquisa; e as análises espaciais, através dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), com auxílio do software QGIS. A integração desses dados permitirá uma visão abrangente dos fatores que influenciam a vulnerabilidade da BHRM aos eventos de cheias, proporcionando subsídios valiosos para a formulação de estratégias de mitigação e adaptação mais eficazes. O estudo visa, ainda, fornecer suporte ao processo decisório na elaboração e implementação de políticas públicas, além de contribuir para a formação de recursos humanos e qualificação profissional.