AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE CONHECIMENTO DE HANSENÍASE DE PROFESSORES MUNICIPAIS UTILIZANDO TECNOLOGIA EM UMA CAPITAL BRASILEIRA
Hanseníase. Professor. Educação. Tecnologia. Enfermagem.
Introdução: A hanseníase é uma doença milenar de natureza infecciosa e curável, considerada como um problema de saúde pública no Brasil constituindo-se como doença negligenciada. No campo do ensino de saúde, o uso de tecnologias educacionais tem proporcionado reflexões acerca de novas estratégias de educação. O aplicativo educacional Infohansen é uma ferramenta que propõe preparar docentes para a detecção precoce de hanseníase em instituições escolares e, com isto, contribuir para reduzir o diagnóstico tardio. Esse instrumento poderá servir como aporte educacional em saúde e nas ações voltadas para promoção e prevenção da doença. O objetivo: Avaliar os níveis de conhecimento de hanseníase dos professores municipais utilizando tecnologia em uma capital Brasileira. Metodologia: Refere-se a um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa do tipo quase-experimental. Resultado: Observou- se que o valor-p indica se houve uma diferença entre os resultados antes e depois do uso do aplicativo e se foi considerada estatisticamente significativa. Tivemos resultados que o valor-p apresentou-se menor que 0,05, isso indica que a diferença é estatisticamente significativa. Já os casos que foram maiores que 0,05, mostram uma diferença que não é considerada significativa. Nos exemplos apresentados em nossa tabela, temos valores como 0,045 (significativo) e 1 (não significativo), indicando que algumas questões tiveram uma mudança significativa, enquanto outras não. Conclusão: O aplicativo educacional Infohansen demonstrou ser eficaz como ferramenta para aumentar os níveis de conhecimento sobre hanseníase dos professores do ensino fundamental.