TRANSIÇÕES VIVENCIADAS POR MÃES DE CRIANÇAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 1 EM SEGUIMENTO AMBULATORIAL
Teoria de Enfermagem, Enfermagem Pediátrica, Diabetes Mellitus tipo 1, Relações Mãe-Filho, Ambulatório.
Introdução: As transições que ocorrem com as mães de crianças com doença crônica exercem forte influência de como a resposta desse processo pode contribuir na vida das crianças com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Nesse percurso de transição entre saúde e doença, ocorre demanda aos profissionais de saúde, quer para a parentalidade a elaboração de abordagens e cuidados que supram as necessidade das crianças com DM1, possibilitando a identificação de fatores que interferem na adaptação à doença, adesão ao tratamento, controle metabólico, implementação dessas estratégias que poderão possibilitar a interação efetiva entre profissionais de saúde, crianças com DM1 e suas mães, por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências vivenciadas. O estudo é motivado por este contexto, evidências da literatura e potencialidade da utilização de teoria de média alcance de enfermagem de Afaf Meleis para a contribuição a esta população. Objetivo: Analisar as transições vivenciadas pelas mães de crianças diagnosticadas com DM1 em seguimento ambulatorial. Método: Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, a ser realizado no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes/Ebserh, em Maceió - AL. Tem como participantes as mães de crianças diagnosticadas com DM1 em seguimento pelo serviço. A coleta de dados foi realizada no período de março a julho de 2025, por meio de entrevista semiestruturada com dados sociodemográficos e clínicos, submetidos a análise lexical pelo software IRAMUTEQ®, através da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) para auxiliar na categorização dos dados e norteada à luz da Teoria das Transições, que serão analisados tematicamente segundo Minayo e extração dos núcleos de sentido. A pesquisa obedeceu aos princípios éticos, tendo sido aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (CAAE: 85029324.8.0000.0155). Resultados: Foram identificadas cinco classes e dois temas: 1) Vivência da transição no cuidado à criança com doença crônica: do impacto inicial à adaptação no cotidiano: Descoberta do diagnóstico e transições, Experiências ambulatoriais e gestão clínica e Adaptação ao Cotidiano ; 2) Desafios e estratégias de enfrentamento na transição para o cuidado contínuo da criança com DM1: Mudança para uma nova condição crônica e suas implicações; Dificuldades diárias, estratégias de enfrentamento e rotina de cuidados e Impacto na vida da criança e da família. Que a partir da análise das vivências das mães, à luz de uma teoria, seja proposto um processo de cuidados de enfermagem voltada para potencializar a parentalidade, para a proposição de intervenções educacionais que tenham um impacto positivo significativo, onde a eficácia dessas intervenções possam resultar em melhor controle glicêmico, redução de episódios de hipoglicemia/hiperglicemia, e melhorias na saúde mental e na autogestão da doença, assim como contribuir para programas de educação permanente, onde a implementação dessas estratégias pode levar a uma transição adequada, promovendo uma vida mais saudável e equilibrada para as mães dessas crianças.