Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA LÚCIA DE FARIAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINA LÚCIA DE FARIAS SILVA
DATA : 22/11/2024
HORA: 10:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA: ANÁLISE DOS NÍVEIS DE CONFORTO TÉRMICO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO EM ARAPIRACA/AL


PALAVRAS-CHAVES:

arquitetura bioclimática, conforto térmico, escolas públicas, percepção dos usuários.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Durante o século XX aconteceu um aumento considerável na demanda por acesso à educação no Brasil, resultando na adoção de um modelo padrão de estrutura escolar em todas as regiões do país, que desconsiderava as particularidades climáticas de cada região. A reprodução desse modelo padronizado de escola em todo o território nacional refletia uma visão centralizadora e pouco sensível às necessidades regionais, priorizando a quantidade e a rapidez de construção sobre a qualidade e a adequação ambiental. Um dos principais prejuízos no âmbito arquitetônico relacionado a essa prática de construção padronizada foi a negligência em estudos sobre os condicionantes ambientais para a implantação dos edifícios escolares, dado que a falta dos mesmos acarretou, em sua maioria, em espaços desconfortáveis e sem estrutura para um ensinoaprendizagem de qualidade. Cenário que afeta ainda nos dias atuais, uma grande parte dos estudantes do país. Porquanto que existe uma relação intrínseca entre a capacidade de aprendizagem do aluno e o meio ao qual ele está inserido. A presente pesquisa busca analisar o ambiente térmico em uma escola da rede pública de ensino de Arapiraca/AL, no agreste alagoano, construída na década de 1960, que passou por reformas e ampliações e atualmente tem gerado desconforto térmico considerável para seus usuários, principalmente em seus anexos construídos posteriormente, registrando-se episódios de desmaio e mal-estar em seus dias mais críticos. Respaldada pela fundamentação teórica, a escola selecionada para estudo de caso será avaliada com base na percepção de estudantes e nos modelos preditivos analítico (PMV/PPD) e adaptativo de conforto. Serão monitoradas variáveis climáticas como: temperatura do ar, velocidade do ar, umidade relativa e temperatura radiante média, no período seco durante dez dias. A partir dessas variáveis e respaldada pelas normas, será verificado se os dados obtidos se enquadram nos limites recomendados, de acordo com a configuração do edifício estudado. Somado a isso, serão aplicados questionários para que os usuários se manifestem quanto à sensação de conforto em que se encontram com o edifício funcionando em sua rotina normal. Com base nos resultados será identificada a correspondência entre as respostas declaradas pelos ocupantes das salas de aula com os resultados dos modelos preditivos de conforto; as principais medidas adaptativas adotadas. Ademais, será investigada a relação entre desconforto térmico e o rendimento escolar dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1654723 - JULIANA OLIVEIRA BATISTA
Interno(a) - ***.877.031-** - LUIZ BUENO DA SILVA - UFPB
Interno(a) - 1752658 - RICARDO VICTOR RODRIGUES BARBOSA
Notícia cadastrada em: 19/11/2024 20:00
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