INTERAÇÕES ENTRE O COMPORTAMENTO INFANTIL E O AMBIENTE CONSTRUÍDO, OBSERVAÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Abordagem Pikler. Ergonomia infantil. Desenvolvimento motor. Neurociência. Primeira infância.
A pesquisa tem o objetivo principal de compreender a relação entre o ambiente construído como
meio de desenvolvimento motor da criança na fase da primeira infância, analisando a
observação comportamental infantil na instituição educacional Vila Materna, inspirada na
abordagem Pikler. Estuda-se sobre as necessidades da criança na primeira infância e a
importância de o ambiente construído estar adequado a escala antropométrica oferecendo
funcionalidade no uso autônomo do ambiente, possibilitando por meio da organização e do
mobiliário posto a criança experiências de motricidade livre que contribua para seu
desenvolvimento. A ergonomia do ambiente construído estuda as relações entre usuário e
ambiente na realização de atividades cotidianas, com base na adequação do ambiente às
necessidades e desejos humanos, tema que proporciona meios para propor uma análise de
fornecer um ambiente acessível ao usuário da primeira infância. Uma pesquisa de cunho
interdisciplinar, utilizando estratégias da neurociência para compreender as necessidades da
criança na fase da primeira infância e como a qualidade do ambiente impacta no comportamento
usuário. O ambiente educacional precisa comunicar os princípios da abordagem que inspira as
práticas pedagógicas aplicadas no direcionamento de aprendizagem e desenvolvimento a
oferecer a seu usuário, sendo escolhida uma instituição que se inspira na abordagem Pikler,
destinada a crianças de zero a três anos, para aplicar técnicas de observação. A dissertação
possui desenho metodológico qualitativo, para coleta de dados será realizada em quatro etapas.
A primeira foi realizar revisão sistemática de literatura sobre a relação da neurociência e o
ambiente construído direcionado a primeira infância e ao desenvolvimento motor, a segunda
etapa contextualizou as buscas do referencial teórico de autores que discursão sobre o tema da
abordagem Pikler, a proposta do mobiliário e da organização do ambiente direcionado a
motricidade livre para a primeira infância. Abordando também sobre o tema da ergonomia do
ambiente construído centrado no usuário infantil, a importância do contato da criança com um
ambiente que lhe proporcione experiencias autônomas, em um local seguro para sua mobilidade
livre e que esteja de acordo com sua escala antropométrica. A terceira fase realizou visita
exploratória na instituição educacional Vila materna, localizada em Maceió/AL, sendo
aprovado pelo Comitê de Ética a pesquisa para realizar a observação do comportamento motor
das crianças nos ambientes internos da instituição, analisando a interação delas com os
elementos que compõem a organização do ambiente, realizando registros fotográficos e por
vídeo elaborando o mapeamento do ambiente construído e o mapa comportamental do usuário.
A quarta etapa efetuando a Escala de Avaliação de Ambientes de Educação Infantil – ITERES-
3 direcionado as crianças 0 a 3 anos, é um método de observação no ambiente da pré-escola
para análise da qualidade do espaço. Com os resultados obtidos pretende-se contribuir com o
campo projetual para arquitetos e designers sobre o ambiente construído centrado no usuário
da primeira infância, fornecendo conhecimento sobre as necessidades da criança nessa fase e
observações práticas do ambiente direcionado a criança a ser protagonista e poder vivenciar o
ambiente com autonomia, motricidade livre e com segurança.