CONSTITUIÇÕES IDENTITÁRIAS DOS TRADUTORES/INTÉRPRETES DE LIBRAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ: UM ESTUDO DISCURSIVO SOBRE A RESPONSIVIDADE AFETIVA
Linguística Aplicada Implicada; Discurso; Constituição identitária;
Responsividade afetiva; Tradução/Interpretação
O cenário educacional das pessoas surdas tem representado um importante espaço de
atuação para os Tradutores/Intérpretes de Libras e Português (TILSP). Ao mesmo
tempo, esse cenário é constituído por eles e os constitui por meio das relações dialógicas
estabelecidas entre o "eu e o outro" (Bakhtin, 2011). Dessa forma, o presente trabalho
busca refletir sobre a constituição de identidades (Hall, 2004; Moita Lopes, 2002; Luz e
Souto Maior, 2018) dos TILSPs que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de
uma escola pública de Maceió. As discussões estão ancoradas na abordagem qualitativa
da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e da LA Implicada (Souto Maior, 2022), a
partir da concepção enunciativo-discursiva de linguagem bakhtiniana (Bakhtin, 2003,
2006, 2011; Volochinov, 2017) em diálogo com estudos na área de educação de surdos e
da tradução e interpretação da Libras (Lacerda, 2009; Tuxi, 2009; Nascimento, 2013,
2018). A abordagem do estudo é qualitativa (Lüdke; André, 1987) e a metodologia
adotada para a construção dos dados foi a da pesquisa etnográfica (Oliveira, 2013;
André, 2013), consolidada a partir da aplicação de questionários semiabertos, de
entrevistas narrativas e das observações da prática dos TILSPs no contexto analisado,
registradas em diários reflexivos da pesquisadora. O procedimento de análise seguiu a
metodologia da triangulação dos dados e da análise interpretativista (Moita Lopes
[1994], 2019; Souto Maior, 2022) de redes de significados em relação aos
posicionamentos dos TILSPs sobre a prática desenvolvida no espaço educacional.
Assim, o estudo lança luz à importante atuação dos TILSPs, especialmente no ensino
fundamental. Mediante a discussão sobre a responsividade afetiva, observou-se a
existência de constituições identitárias complexas, as quais implicam múltiplas funções
atribuídas aos profissionais devido à realidade educacional atual, demandando desses
deslocamentos para o campo da ação pedagógica, visando à efetivação do processo de
ensino e aprendizagem dos estudantes surdos.