REFERENCIAÇÃO E ESCRITA COLABORATIVA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Referenciação. Escrita colaborativa. Produção textual.
Este estudo investiga a importância da análise do processo de produção textual colaborativa para compreender o uso de mecanismos de referenciação por alunos do Ensino Fundamental I. Com base na análise do processo de produção textual, busca-se identificar estratégias referenciais e sua contribuição para a construção do sentido textual. A pesquisa tem abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso, analisando textos produzidos por uma dupla de alunos de sete anos, em uma escola de Maceió. Os dados foram coletados por meio do Sistema Ramos (SR), ferramenta multimodal que captura falas, escrita e gestos em tempo real. Fundamentado nos trabalhos de Koch e Elias (2017), Cavalcante (2022) e Felipeto (2019), o estudo explora a referenciação como elemento essencial da coesão textual e da continuidade discursiva, bem como a escrita colaborativa como promotora do desenvolvimento linguístico e reflexivo dos estudantes. A pesquisa pretende contribuir para a compreensão dos processos referenciais na escrita colaborativa e fornecer subsídios para práticas pedagógicas que aprimorem a produção textual no contexto escolar. Os resultados apontam que, ao analisar os textos dos alunos escreventes em escrita colaborativa, as formas mais utilizadas em suas redações foram: repetição, pronomes, hipônimo, hiperônimo, recategorização e anáfora encapsuladora.