Entre crenças e identidades: um olhar sobre discentes de uma escola rural de Alagoas em aulas de língua portuguesa
Crenças, Identidade, Aprendizagem de Língua Portuguesa, Discentes, Zona rural
Este estudo tem como objetivo geral compreender as crenças de alunos do 3º ano do Ensino Médio acerca da aprendizagem da norma culta da Língua Portuguesa e analisar como tais crenças influenciam a constituição de suas identidades, sobretudo na forma como se percebem capazes — ou não — de superar, por meio do ensino, as limitações impostas pelo contexto rural em que vivem. A partir desse reconhecimento, propõe-se a elaboração de material didático contextualizado que desconstrua crenças negativas e potencialize as positivas, contribuindo para o fortalecimento das identidades desses discentes. Os objetivos específicos incluem: (i) identificar as crenças dos alunos; (ii) distinguir aquelas que são positivas das que são negativas em relação à aprendizagem da variedade culta da língua; (iii) relacionar essas crenças à constituição de identidades, considerando expectativas de transformação social; (iv) refletir sobre práticas pedagógicas contextualizadas que favoreçam o desenvolvimento identitário dos estudantes; e (v) elaborar material didático adequado a essa realidade. A pesquisa insere-se na Linguística Aplicada transgressiva e indisciplinar, fundamentando-se em autores como Moita Lopes (1992; 1996; 2002; 2006), Pennycook (1998; 2006), Barcelos (2004; 2007), Antunes (2003; 2007), Geraldi (1997; 2003), Orlandi (1998), Kleiman (1998), Leffa (2022; 2024), Faraco (2008), Souto Maior (2013; 2023; 2024), Fabrício (2006), Oliveira (2015), Santos Filho (2023), Paulo Freire (1987; 1996) e hooks (2013). Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa e interpretativista, com coleta e análise de dados em ambiente escolar. O corpus, em fase de construção, será composto pelas respostas dos alunos, coletadas por meio de um questionário com dez questões abertas, que expressarão suas crenças e perspectivas de futuro. A análise será conduzida com base na triangulação de dados, visando identificar padrões discursivos e ideológicos que revelem como as crenças dos discentes impactam suas atitudes frente à aprendizagem da norma culta, bem como suas relações com a língua, a escola e sua identidade. Com base nos resultados da análise, pretende-se propor práticas pedagógicas sensíveis às especificidades socioculturais do meio rural.