COMPARTILHE SEUS CONHECIMENTOS, VIVA DA SUA PAIXÃO E TORNE-SE INDEPENDENTE”: UBERIZAÇÃO E EFEITOS DE SENTIDO SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA PLATAFORMA “SUPERPROF”
Discurso. Trabalho docente. Uberização. Memória Discursiva. Interdiscurso. Superprof.
Este trabalho tem como objetivo, a partir do desvelamento de efeitos de sentido materializados em dizeres da plataforma online de contratação de professores Superprof, promover reflexões a respeito da precarização do trabalho docente, intensificada pelas recentes modalidades “flexíveis” de trabalho caracterizadas nos aplicativos de contratação como Uber, Ifood, dentre outros. Para promoção da análise, utilizamos como base teórica a Análise do Discurso (AD) proposta inicialmente por Michel Pêcheux na França e trazida ao Brasil especialmente por Eni Orlandi. Essa perspectiva teórica possibilita o desvelamento das contradições e embates ideológicos que determinam os efeitos de sentido sustentadores das materialidades. Partimos do entendimento de que o discurso é práxis humana que só pode ser compreendida a partir do conhecimento das contradições sociais que possibilitam sua objetivação e utilizaremos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso proposta por Michel Pêcheux (1988;1990), acrescendo uma interlocução com Bakhtin (2006) e Lukács (2013). A partir de dispositivos teóricos da AD como Condições de Produção, Interdiscurso e Memória, constatamos nos dizeres da plataforma o processo de “uberização” das atividades de ensino, bem como a ressignificação de sentidos na própria percepção do que é “ser professor”, resultantes da subsunção aprofundada da educação à lógica do mercado, além da utilização argumentativa de dizeres de diferentes formações discursivas.