“OFERENDA AO ALTAR DA—AUSÊNCIA”: O ROMANTISMO SÁFICO EM OLIVIA (1949) DE DOROTHY STRACHEY
Literatura Sáfica; Literatura Lésbica; Romantismo; Dorothy Strachey; Olivia.
Apesar do crescimento no número de pesquisas acerca do movimento e da literatura queer, ainda existem lacunas no que se refere aos estudos que relacionam a estética Romântica à queer, e tratando especificamente da literatura sáfica, a escassez é ainda maior. Por esse motivo, o presente trabalho objetiva investigar características da estética Romântica que aparecem com certa frequência em obras da literatura sáfica a fim de entender as relações que podem ser estabelecidas entre ambos os temas. Para isso, utilizaremos o romance Olivia de Dorothy Strachey, publicado pela primeira vez em 1949, como objeto principal de análise. Inicialmente, percorreremos um trajeto através da historiografia da literatura lésbica com o objetivo de resgatar e preservar o amor e a cultura sáfica. Aqui, nos apoiaremos em teóricas como Rich (2012), Koppelman (1994) e Polesso (2020) e escritoras como Safo (2002), Behn (2013) e a própria Strachey (2020). Em seguida, procederemos à discussão conceitual do Romantismo enquanto estética literária e suas características principais através de teóricos como Wellek (1949), Peckham (1951) e Lovejoy (1924). Por fim, observaremos as influências românticas presentes em Olivia e de que forma elas auxiliam na construção de uma narrativa de desejo sáfico. Discutiremos também questões relacionadas à tradução de obras lésbicas, ou à falta delas, e as consequências disso na preservação da memória e da luta de mulheres sáficas na literatura.