A TEMATIZAÇÃO DA MULHER EM UMA SALA DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: dialogismo e construção de sentidos
Aulas de Língua Portuguesa. Tematizações. Violência doméstica. Mulher negra. Racismo. Posicionamento crítico
A presente pesquisa teve como objetivo refletir acerca da tematização da mulher nas aulas de Língua Portuguesa do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual (no interior de Alagoas em 2022). As tematizações versavam sobre a violência doméstica, mas especificamente contra a mulher, bem como a ocupação profissional da mulher negra. Tendo como base os pressupostos teóricos dos estudos de Bakhtin e o Círculo acerca das relações discursivas dialógicas (2021); Kilomba (2018) e Djamila Ribeiro (2018), Moreira Júnior (2022) no que tange as discussões de racismo, sobretudo, quando se trata do racismo que envolve a mulher. Nesse sentido, a pesquisa é situada na área da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 1996), fundamentada a interpretação de dados e que considera a singularidade e a posição de mundo da pesquisadora no âmbito dessas considerações (Trivinos, 2008). Para coleta e geração de dados, utilizei três instrumentos, foram eles: textos que compunham os planos de aulas; produções realizadas pelos estudantes da turma e diários reflexivos produzidos por mim, pesquisadora e professora da referida turma. Os dados apontaram que os estudantes demonstraram interesse nas temáticas que envolvem a mulher. Além disso, os dados expressaram como as tematizações da violência doméstica e da ocupação profissional pela mulher negra pôde trazer contribuições para um possível posicionamento crítico dos estudantes. Através das tematizações, entendo que nós, professoras e professores, contribuiremos com o ensino/aprendizagem da língua de forma mais crítica.