PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FARIAS MATIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA FARIAS MATIAS
DATA : 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Virtualmente
TÍTULO:

Entre crenças e identidades: um olhar sobre discentes de uma escola rural de Alagoas em aulas de língua portuguesa


PALAVRAS-CHAVES:

Crenças, Identidade, Aprendizagem de Língua Portuguesa, Discentes, Zona rural


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo geral compreender as crenças de alunos do 3º ano do Ensino Médio acerca da aprendizagem da norma culta da Língua Portuguesa e analisar como tais crenças influenciam a constituição de suas identidades, sobretudo na forma como se percebem capazes — ou não — de superar, por meio do ensino, as limitações impostas pelo contexto rural em que vivem. A partir desse reconhecimento, propõe-se a elaboração de material didático contextualizado que desconstrua crenças negativas e potencialize as positivas, contribuindo para o fortalecimento das identidades desses discentes. Os objetivos específicos incluem: (i) identificar as crenças dos alunos; (ii) distinguir aquelas que são positivas das que são negativas em relação à aprendizagem da variedade culta da língua; (iii) relacionar essas crenças à constituição de identidades, considerando expectativas de transformação social; (iv) refletir sobre práticas pedagógicas contextualizadas que favoreçam o desenvolvimento identitário dos estudantes; e (v) elaborar material didático adequado a essa realidade. A pesquisa insere-se na Linguística Aplicada transgressiva e indisciplinar, fundamentando-se em autores como Moita Lopes (1992; 1996; 2002; 2006), Pennycook (1998; 2006), Barcelos (2004; 2007), Antunes (2003; 2007), Geraldi (1997; 2003), Orlandi (1998), Kleiman (1998), Leffa (2022; 2024), Faraco (2008), Souto Maior (2013; 2023; 2024), Fabrício (2006), Oliveira (2015), Santos Filho (2023), Paulo Freire (1987; 1996) e hooks (2013). Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa e interpretativista, com coleta e análise de dados em ambiente escolar. O corpus, em fase de construção, será composto pelas respostas dos alunos, coletadas por meio de um questionário com dez questões abertas, que expressarão suas crenças e perspectivas de futuro. A análise será conduzida com base na triangulação de dados, visando identificar padrões discursivos e ideológicos que revelem como as crenças dos discentes impactam suas atitudes frente à aprendizagem da norma culta, bem como suas relações com a língua, a escola e sua identidade. Com base nos resultados da análise, pretende-se propor práticas pedagógicas sensíveis às especificidades socioculturais do meio rural.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2360987 - ELIANE VITORINO DE MOURA OLIVEIRA
Interno(a) - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Externo(a) à Instituição - PATRÍCIA DA SILVA VALÉRIO - UPF
Notícia cadastrada em: 20/06/2025 10:03
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