Emojis e inovação discursiva: fios da eloquência persuasiva em mensagens de
WhatsApp
Emojis; retórica; persuasão; multimodalidade; inovação discursiva.
O foco desta tese foi o de trabalhar com os processos de comunicação a partir da chegada dos emojis, enquanto estilo pictográfico da atualidade em sua condição evolutiva. O estudo se instaura na linha da Retórica aristotélica, entendida na perspectiva de não somente persuadir, mas também descobrir o que for específico em cada situação (Aristóteles,1998). Concentra-se no emoji como contribuinte do diálogo argumentativo, e que retira a exclusividade monomodal da construção textual. Com os emojis, estabelece-se uma linguagem elaborada na linha imagética e comunicada através do WhatsApp, com possibilidades retóricas. Nisso, traz a multimodalidade na construção do diálogo ora com emojis e textos, ora apenas com emojis. Chama a atenção para os acordos prévios como forma de demonstração de um orador respeitoso e ético que não considera a persuasão a qualquer custo, mas admite a contestação e a réplica. Apresenta como objetivo geral de analisar, sob a ótica da Retórica, a construção de mensagens, com emojis e textos, enviadas por professores do curso de Pedagogia de uma universidade particular de Maceió-AL, no grupo do WattsApp. O gênero textual reside na multimodalidade, entendida por Ribeiro (2021) como uma forma diferenciada na construção do texto em que se incluem palavra, imagem e cor, o que dá à linguagem novos efeitos argumentativos. Os constructos teóricos referentes à perspectiva Retórica foram: Aristóteles (2005), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Reboul (2004), e aos que trilham os caminhos da multimodalidade foram: Ribeiro (2021), Paiva (2016), Leite (2018), Gonçalves Segundo (2021), Mateus (2021), Kress e Van Leeuwen (2006), entre outros. O corpus está nas mensagens do grupo do WattsApp, que contém emojis e textos, no que pretenderam despertar a adesão no auditório pelos fios persuasivos. O percurso metodológico apoia-se na pesquisa qualitativa, aportada em Flick (2009), com coleta de dados de capturas de telas com mensagens de WhatsApp feitas por professores do curso de Pedagogia de uma universidade particular de Maceió-AL; desses foram estudadas as capturas de apenas um informante, durante o período da pandemia da Covid-19 (2020-2021). Em relação aos resultados e à relevância do trabalho, os estudos mostraram que o uso dos emojis nas mensagens do WatsApp trouxe um novo contorno aos diálogos nas redes sociais, através da multimodalidade e, num sentido criativo, esses emojis aparecem na variedade discursiva, por serem envolventes no processo persuasivo da comunicação verbal e capazes de motivar e chamar os estudantes do curso de Pedagogia à participação nas aulas no período pandêmico da Covid-19 (2020-2021).