PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: WILLAMIS DE SANTANA ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILLAMIS DE SANTANA ALVES
DATA : 27/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa remota - Link http://meet.google.com/zew-otyr-pgp
TÍTULO:

GÊNERO, MEMÓRIA, SENTIDOS: posições-sujeito mulher em músicas de arrocha


PALAVRAS-CHAVES:

Análise do Discurso. Posição-sujeito. Gênero Arrocha. Relações de gênero.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

O arrocha foi o gênero musical que mais tocou nas playlists dos nordestinos, durante o período de isolamento físico provocado pela pandemia de Covid-19 (Correio, 2021). Segundo esse veículo de informação, dos 20 artistas mais escutados na Bahia, três eram do arrocha, gênero cujas letras evocam um estado de humor que mistura sofrimento e carência afetiva. Dessas 20 músicas que estavam no topo das preferências na região Nordeste, seis eram do cantor e compositor Tierry. Enquanto analistas de discurso, fomos tomados pela inquietação de investigar quais efeitos de sentido são produzidos e circulam a partir desse gênero musical, já que os discursos materializados nas letras desse gênero são um fenômeno que precisa ser questionado, pois essas representações reforçam determinados valores, como a objetificação e a subordinação da mulher. Consequentemente, isso contribui para a naturalização de determinados papéis sociais que marginalizam e limitam a mulher na sociedade contemporânea, em meio a um consumo musical que, muitas vezes, se dá de maneira desatenta por boa parte da população. Considerando, com Pêcheux (1995), que as palavras retomam a sentidos preexistentes, surgiram alguns questionamentos: Como se constitui a posição-sujeito mulher nas músicas cantadas por Tierry? Quais discursos atravessam e constituem essas músicas para (res)significar a mulher? Dito isso, nosso objetivo geral é investigar efeitos de sentido do sujeito-mulher em distintos processos de subjetivação na sociedade contemporânea, considerando o gênero musical arrocha. Esta pesquisa mobiliza os dispositivos teórico-analíticos da Análise materialista do Discurso, partindo das proposições inauguradas por Michel Pêcheux, na França, e desenvolvidas por Eni Orlandi, no Brasil. Dada a especificidade do objeto de análise, são mobilizados estudos de gênero (Butler, 2015), considerados numa perspectiva discursiva. À luz das análises realizadas, podemos observar que as sequências discursivas reproduzem ideologias dominantes relacionadas às relações de poder entre os gêneros, assim como produzem sentidos de objetificação sexual e de infidelidade da figura feminina. Por sua vez, há discursividades que produzem efeitos de sentido de vulnerabilidade masculina, o que subverte parcialmente os papéis tradicionais de gênero.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1695781 - SOSTENES ERICSON VICENTE DA SILVA
Interno(a) - ***.077.414-** - JOMSON TEIXEIRA DA SILVA VALOZ - UFAL
Interno(a) - 3317913 - LIDIA MARIA MARINHO DA PUREZA RAMIRES
Interno(a) - ***.764.434-** - SAMUEL BARBOSA SILVA - IFCE
Externo(a) à Instituição - ANA JOSEFINA FERRARI - UFPR
Externo(a) à Instituição - GLÓRIA DA RESSURREIÇÃO ABREU FRANÇA - UFMA
Externo(a) à Instituição - MARIANA JAFET CESTARI
Notícia cadastrada em: 10/11/2025 11:01
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