PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Teléfono/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: ROSILDA VASCONCELLOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSILDA VASCONCELLOS DA SILVA
DATA : 26/04/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

APRENDIZAGEM BASEADA EM INVESTIGAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR EM SERVIÇO SOCIAL: direito ao registro civil de nascimento no SUS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Baseado em Investigação, Aprendizagem Baseada em Investigação, Sequencias de Ensino Investigativo, Sub-notificação de Registro Civil de Nascimento, Estagio Curricular em Serviço Social.


PÁGINAS: 195
RESUMO:

Introdução: A Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) é uma das Metodologias Ativas na educação contemporânea, que transforma o papel do educador em facilitador do aprendizado, encorajando a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades científicas, utilizando problemas como ponto de partida para explorar os conteúdos estudados. No ensino superior, o estágio curricular oferece aos alunos a oportunidade de adquirir habilidades práticas e teóricas fundamentais, para suas futuras carreiras|. No campo do Serviço Social, a pesquisa em serviço integra habilidades técnicas com uma compreensão ampla das necessidades da população atendida. A Aprendizagem Baseado em Investigação é realizada a partir de Sequências de |Ensino Investigativas (SEI), que são propostas didáticas, que visam desenvolver conteúdos por meio da investigação científica. A subnotificação do Registro Civil de Nascimento, nos primeiros momentos de vida nas unidades hospitalares, é um problema a ser investigado em virtude da importância desse documento, para garantia dos direitos de cidadania dos recém-nascidos. Objetivo: Analisar as contribuições da Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI), acerca da problemática da subnotificação do registro civil de nascimento, durante o estágio curricular supervisionado de Serviço Social. Metodologia: Trata se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, de caráter diagnóstico. A perspectiva metodológica adotada foi a da pesquisa-ação, que possibilita aos participantes, condições para busca de solução para problemas apresentados dentro de determinado contexto social. Foi utilizada a metodologia educacional da Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) nessa pesquisa-ação. A metodologia de ensino da ABI foi desenvolvida por meio de quatro (04) Sequencias de Ensino Investigativa (SEI), sendo elas: Portifólio Reflexivo Digital (SEI1), Pesquisa Documental Sistemática (SEI 2), Revisão sistemática integrativa (SEI 3) e Pesquisa de campo de caráter diagnostico (SEI 4). A coleta de dados ocorreu entre os meses de junho a dezembro de 2023, onde as alunas desenvolveram as quatro SEI, propostas para investigar a temática do sub-registro civil de nascimento na Maternidade do Hospital Professor Alberto Antunes (Hupaa). A análise do método de ABI foi realizada, a partir da elaboração de categorias temáticas, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin, e desenvolvida a partir do uso de Inteligência Artificial (AI), através do CHATGPT versão 3.5, sendo as repostas analisadas e contextualizadas pela pesquisadora principal. Este estudo é dividido em quatro artigos, que abordam as atividades didáticas de ensino, sendo eles: Artigo 1-Portfólio reflexivo digital da Aprendizagem Baseada em Investigação; artigo 2 – Subnotificação de Registro de Nascimento na maternidade do Hupaa: pesquisa documental sistemática como Sequência de Ensino Investigativa; artigo 3 – Registro de Nascimento nos primeiros momentos de vida: uma investigação na Maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, durante o estágio supervisionado e artigo 4 – Aprendizagem Baseada em Investigação e Estagio Curricular em Serviço Social: um encontro possível. Resultados e discussão: A análise do método de ABI, no contexto da formação em Serviço, revelou a participação ativa das alunas, o desenvolvimento do aprendizado da temática estudada, como também de habilidades da cultura científica. Conclusão: As contribuições da Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI), acerca da problemática da subnotificação do registro civil de nascimento, durante o estágio curricular supervisionado de Serviço Social, proporcionou às alunas desenvolverem aprendizado e habilidades presentes na cultura científica como: análise crítica, elaboração de hipóteses, levantamento de dados, análise dos dados coletados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Interno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Interno(a) - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Externo(a) ao Programa - 278614 - MARIO JORGE JUCA - UFAL
Notícia cadastrada em: 25/04/2024 15:24
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