CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E EFEITO DE APLICATIVO NO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS DO CENTRO OBSTÉTRICO: ensino mobile learning
Aplicativo, Procedimento Operacional Padrão, Software.
INTRODUÇÃO: este trabalho surge da necessidade de aderir aos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) nos hospitais, essencial para garantir uma assistência de enfermagem racionalizada, precisa e de qualidade. A falta de padronização de processos em enfermagem gera conflitos e uma descontinuidade na assistência prestada, onde é crucial para padronizar o atendimento e assegurar a qualidade e segurança do serviço prestado. OBJETIVO: construir, validar e avaliar o efeito de um aplicativo móvel no conhecimento dos enfermeiros do Centro Obstétrico do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes sobre POP. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa do tipo mista - exploratória e explicativa baseada no método de design, onde através da plataforma Fábrica de Aplicativos, foi desenvolvido o aplicativo, possuindo as seguintes características: facilidade de construção, sem a necessidade de conhecimento de programação de computador e custo reduzido. RESULTADOS: indicam que todos os participantes concordaram que o aplicativo atende aos critérios de adequação funcional, confiabilidade, usabilidade e eficiência de desempenho, demonstrando satisfação geral. O mesmo foi considerado eficaz na aplicação dos POPs, facilitando a compreensão e o uso desses procedimentos. A receptividade dos enfermeiros ao uso do aplicativo em suas rotinas de plantão sugere um interesse significativo em ferramentas tecnológicas para otimizar suas práticas clínicas. As vantagens apontadas incluem a padronização da assistência, redução de erros e acidentes, e uma prática segura e eficiente, evidenciando a importância contínua da adoção dos POPs para a qualidade e segurança do cuidado ao paciente. CONCLUSÃO: a implementação do aplicativo para os POPs representa um avanço significativo na prática de enfermagem, promovendo a padronização, segurança e qualidade nos cuidados prestados. As descobertas deste estudo fornecem uma base sólida para futuras intervenções educacionais e desenvolvimento de tecnologias que possam otimizar ainda mais os processos clínicos e educacionais em ambientes hospitalares. Espera-se que iniciativas semelhantes possam ser replicadas e aprimoradas para beneficiar não apenas os profissionais de enfermagem, mas também os pacientes e instituições de saúde como um todo.