PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Teléfono/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYSE MAYANE SILVA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAYSE MAYANE SILVA NASCIMENTO
DATA : 06/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: On line
TÍTULO:

ITINERÁRIO FORMATIVO EM ACOLHIMENTO E AS PRÁTICAS DE ENFERMEIRAS DE UMA MATERNIDADE DE ALTO RISCO


PALAVRAS-CHAVES:

Acolhimento; Humanização; Enfermeiras; Maternidade; Formação Profissional.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

Este trabalho acadêmico, submetido à banca de qualificação do Curso do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, é composto por uma apresentação geral, um artigo e um produto educacional. O artigo, em construção, está sendo baseado na pesquisa intitulada “Itinerário formativo em acolhimento e as práticas de enfermeiras de uma maternidade de alto risco”. Teve como objetivo conhecer como enfermeiros de uma maternidade de alto risco relacionam suas práticas com o seu itinerário formativo em acolhimento. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete enfermeiros dos setores da triagem e pré-parto da maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), localizado na cidade de Maceió, estado de Alagoas. Para análise foram estabelecidas três categorias analíticas: sentidos de acolhimento, itinerário formativo em acolhimento e práticas de acolhimento desempenhadas no trabalho. A análise dos resultados da pesquisa aponta para a polissemia do conceito acolhimento. Alguns sentidos se aproximaram ao proposto pela PNH, no que diz respeito a resolutividade e corresponsabilidade, e a um dos princípios do SUS, a integralidade. Outros, em sua maioria, alinharam-se à atributos humanos e interpessoais. Houve uma fragilidade da educação formal em torno do tema e um destaque para contribuição da educação não formal. As práticas de acolhimento relatadas entraram no escopo da esfera relacional, ultrapassando limites técnicos-operacionais e tangenciando esferas dos valores éticos. O produto educacional é um vídeo animado, em versos de cordel, que retrata questões das práticas cotidianas de enfermeiras e de demais profissionais da saúde envolvidos nas ações de acolhimento. Tem como objetivo sensibilizar e orientar profissionais de saúde, discentes e corpo técnico de apoio quanto à importância do acolhimento às gestantes de alto risco. Espera-se com esse trabalho, contribuir para outros estudos, para formação profissional, não somente dos profissionais saúde, bem como melhorar a assistência às gestantes de alto risco


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - ***.324.328-** - CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES - UFAL
Interno(a) - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Externo(a) à Instituição - Christine Ranier Gusman - UFT
Notícia cadastrada em: 30/07/2024 09:39
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 01/11/2024 00:32