PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Teléfono/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: KILMA NARA SILVA DE LEMOS LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KILMA NARA SILVA DE LEMOS LEITE
DATA : 05/09/2024
HORA: 10:00
LOCAL: UFAL
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE MATERNO-INFANTIL, NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Educação em Saúde; Estudantes de Enfermagem; Saúde Materno-Infantil.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Os neonatos correspondem às crianças pequenas na faixa etária do nascimento aos 28 dias de vida. Este período é considerado crucial, pois vários fatores podem fazer com que necessitem de cuidados especiais em UTI-N, ambiente destinado ao tratamento de RNs de risco, sendo considerado de alta complexidade, que gera medo e angústia tanto para os familiares como para o RN. Os profissionais de enfermagem devem estar preparados para acolherem estes pais, fornecendo as informações necessárias. A educação em saúde é uma importante ferramenta que pode viabilizar que estas informações sejam efetivadas.  Os estudantes de enfermagem devem estar inseridos nas ações de educação em saúde, pois instiga-os para além da vivência prática, auxiliando no processo ensino aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar como o desenvolvimento de ações educativas em saúde materno-infantil auxiliam no processo ensino-aprendizagem durante a graduação em enfermagem, na visão das enfermeirandas. Foi conduzido um estudo de investigação-ação do tipo Pesquisa em Design Educacional (PDE), com abordagem qualitativa, realizado na UTI-N e demais unidades neonatais do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). O local da pesquisa é campo de estágio para estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Participaram desta pesquisa as enfermeirandas que estavam realizando estágio curricular supervisionado nas unidades neonatais, as mães e os pais dos RNs. Na 1ª fase da coleta de dados, foi realizada uma roda de conversa com os participantes. Na 2 ª fase, foi desenvolvida uma ação educativa sobre saúde materno-infantil resultando no desenvolvimento de um produto educacional intitulado “Nasci antes da hora, e agora?”. Em uma segunda roda de conversa, este produto foi apresentado. Na 3 ª fase, foi realizado um grupo focal com as estagiárias, onde estas responderam a pergunta:  Como o desenvolvimento desta ação educativa em saúde materno-infantil contribuiu para o processo ensino-aprendizagem de vocês? Como resultado, os participantes falaram dos entraves relacionados ao fato de adentrarem em um ambiente que lhes transmite medo e angústia. A apresentação detalhada dos equipamentos utilizados em uma internação na UTI-N, auxiliou a sanar as dúvidas. Na fase final, todas as discentes relataram como as ações educativas, em especial a que elas vivenciaram, contribuíram para o processo ensino aprendizados. Concluindo, os resultados se assemelham aos encontrados na literatura sobre o tema. Esta forma de ensino contribuiu para o aprendizado das estagiarias e proporcionou uma melhor interação com a equipe e com os acompanhantes; ajudando a sanar dúvidas destes; contribuiu para o preparo emocional dos participantes; além da certificação do quanto o profissional de enfermagem é importante em ambientes neonatais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Interno(a) - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Externo(a) à Instituição - ANA CECILIA SILVESTRE DA SILVA
Notícia cadastrada em: 02/09/2024 19:15
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