O percurso da formação do tecnólogo em radiologia para a prática docente
Docência, Tecnólogo, Radiologia, Ensino Superior.
Introdução: Os Centros de Educação Tecnológica, públicos ou privados, têm por
finalidade formar e qualificar profissionais, nos vários níveis e modalidades de ensino, para os diversos setores da economia e realizar pesquisa e desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade. O presente estudo aborda os desafios enfrentados pelos tecnólogos em radiologia ao ingressarem no ambiente acadêmico como docente. A ausência de formação pedagógica específica nos cursos superiores de tecnologia destaca-se como um dos principais obstáculos na transição desses profissionais para a docência. Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar o processo de formação acadêmica dos tecnólogos em radiologia, identificando as lacunas existentes e propondo alternativas que facilitem a preparação desses profissionais para atuar na prática docente com eficácia. Metodologia: A pesquisa é qualitativa e descritiva, com base em uma revisão narrativa da literatura disponível. Foram consultadas fontes bibliográficas em bases de dados como Scielo, PubMed e Periódicos CAPES, utilizando descritores como tecnólogo em radiologia, formação docente e educação superior. O estudo também analisou documentos oficiais e diretrizes curriculares dos cursos de radiologia no Brasil. Resultados: Os resultados apontaram que os cursos superiores de tecnologia em radiologia têm um foco predominantemente no desenvolvimento de competências técnicas e operacionais, deixando em segundo plano a formação pedagógica. A falta de disciplinas específicas à prática docente exige a preparação dos tecnólogos para o ensino superior. Identificou-se também que muitos profissionais recorrem a cursos de formação continuada, capacitações independentes e experiências práticas para suprir essa lacuna. Discussão: A análise revelou que a formação pedagógica é um aspecto essencial para a atuação docente, pois a docência exige não apenas domínio técnico, mas também habilidades didáticas e metodológicas. A falta de preparação afeta a qualidade do ensino e limita a capacidade dos tecnólogos planejados, avaliar e direcionar o processo de ensino-aprendizagem de maneira eficaz. Neste sentido, é necessária uma reestruturação curricular nos cursos de tecnologia, com a inclusão de disciplinas pedagógicas e metodologias ativas que favoreçam a formação docente. Conclusão: Conclui-se que o percurso formativo dos tecnólogos em radiologia para a prática docente está marcado por desafios decorrentes da ausência de ensino pedagógico na graduação. Para superar essas limitações, é necessária a implementação de reformas curriculares que integrem conhecimentos pedagógicos ao currículo técnico, além do incentivo à formação continuada. Somente por meio dessas ações será possível preparar profissionais capacitados para atuar de maneira eficaz no ensino superior, promovendo uma educação de qualidade e alinhada às demandas atuais.