PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Teléfono/Ramal: 99930-8282

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSE KATIANNE MAURICIO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSE KATIANNE MAURICIO SANTOS
DATA : 28/11/2025
HORA: 10:00
LOCAL: FAMED
TÍTULO:

SIMULAÇÃO VIRTUAL NA EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM DE UTI NEONATA


PALAVRAS-CHAVES:

jogos educacionais; enfermagem neonatal; oxigenoterapia; segurança do paciente; psicometria


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Introdução: A oxigenoterapia é intervenção frequente na UTIN e exige equilíbrio entre evitar hipóxia e prevenir hiperóxia, ambas associadas a eventos adversos (p.ex., ROP e DBP). Estratégias ativas, com simulação e jogos sérios, podem padronizar condutas (metas/alertas de SpO₂, titulação de FiO₂, checagens, registro e comunicação SBAR) e fortalecer a segurança do paciente.Objetivo: Desenvolver e validar, quanto à aplicabilidade e evidências psicométricas, um jogo sério de tabuleiro sobre oxigenoterapia neonatal para o ensino de Enfermagem.Métodos: Estudo de desenvolvimento educacional em duas etapas: (1) revisão integrativa na BVS guiada por PCC para fundamentar competências e itens; (2) prototipagem do jogo (“Desafio na UTI Neo”) com quatro baralhos (Desafio Clínico, Boas Práticas, Emergência na UTI, Conduta Incorreta). Na validação piloto (n=20), aplicou-se avaliação pré/pós (Likert 1–5). Análises: Wilcoxon pareado; consistência interna (α de Cronbach); AFE (componentes principais, Varimax), KMO e Bartlett. Resultados: Houve aumento significativo dos escores pós-intervenção (mediana M1=2,9; M2=4,8; p<0,001), indicando ganho de conhecimento, segurança e aplicabilidade. O instrumento mostrou α total=0,84. A AFE revelou estrutura coerente: no pré, dois fatores (“segurança/raciocínio clínico” e “conhecimento técnico/aplicação”); no pós, três fatores (“eficácia/aplicabilidade”, “realismo técnico/contextual”, “comunicação/colaboração”), com adequação amostral aceitável (KMO=0,52–0,60; Bartlett p<0,001). O produto demonstrou viabilidade de uso em aulas práticas, simulação de baixa fidelidade e avaliação formativa. Conclusão: O jogo educacional é promissor, válido e aplicável para a formação em Enfermagem neonatal, promovendo aprendizagem significativa e raciocínio clínico sobre oxigenoterapia com potencial de transferência para processos assistenciais (maior permanência na faixa-alvo de SpO₂ e redução de erros operacionais simulados). Próximos passos incluem validação de conteúdo por especialistas, estudos com amostras ampliadas (AFC, follow-up de retenção) e conversão para simulador virtual com feedback em tempo real.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Interno(a) - ***.324.328-** - CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES - UFAL
Interno(a) - 1670139 - MARIA LUSIA DE MORAIS BELO BEZERRA
Interno(a) - 1325040 - MYRTIS KATILLE DE ASSUNCAO BEZERRA
Notícia cadastrada em: 13/11/2025 10:22
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