Atividade física como fator educativo na prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial: percepção e nível de conhecimento dos discentes do internato da Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo
Educação em saúde, atividade física, formação médica, hipertensão arterial
Introdução: Atividade física é difundida no Brasil como medida auxiliar no tratamento de doenças como Hipertensão. Parte da população mundial não prática exercício físico, essa não adesão estaria na falta de orientação dada por médicos. Para orientar sobre a AF o ideal é ter médicos com conhecimento sobre o assunto, desde a sua formação acadêmica. Objetivo: Verificar o nível de conhecimento e percepção em relação a atividade física como fator educativo na prevenção e tratamento da hipertensão. Metodologia: Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, realizada na Unidade Docente Assistencial, com discentes em estágio supervisionado na área de Estratégia de Saúde da Família. Dados foram produzidos a partir de entrevista e analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Resultado: Sistematização dos dados suscitou nas categorias: Atividade Física e Educação Médica; Atividade física, exercício físico e relação com a saúde; Importância da Recomendação sobre AF; Conhecer para Orientar; Além do currículo: ações de educação em saúde. Conclusão: Tema tratado como adjuvante a conteúdo dispersos em seis períodos do curso. Percepção dos discentes sobre tratamento e prevenção da hipertensão e diabetes se mostrou escassa e sem consistência com as recomendações da OMS. Incluir esse tema em ações de educação em saúde é fundamental.