IMPLEMENTAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM ARTEFATOS PEDAGÓGICOS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
ChatGPT; Inteligência Artificial; artefatos pedagógicos; aprendizagem.
Introdução: A implementação de Inteligência Artificial (IA) em artefatos pedagógicos da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) representa uma evolução significativa no campo educacional, permitindo personalização da experiência de aprendizagem, feedbacks mais precisos, e adaptação do conteúdo às necessidades individuais dos alunos. Objetivo: Explorar como a IA pode ser integrada de forma eficaz no contexto educacional, visando aprimorar a experiência de aprendizagem dos discentes. Metodologia: No artigo 1, recorreu-se ao mapeamento sistemático e descritivo, de natureza qualitativa. Neste, buscou-se identificar a eficácia do ChatGPT no ensino de medicina e, no artigo 2, recorreu-se a uma etnografia virtual de vídeos no YouTube, o ensino de medicina assistido por ChatGPT. A seleção dos artigos utilizados neste mapeamento envolveu a seleção de palavras-chave, termos de busca e critérios de inclusão para identificar os estudos para serem posteriormente avaliados e incluídos no mapeamento. Foram definidos os descritores: ChaGPT (ChaGPT), Teaching (Ensino), Medicine (Medicina), Learning (Aprendizagem), Assessment (Avaliação) “Evaluation Studies as Topic” (Estudos de Avaliação como Assunto), “Educational Measurement” (Avaliação Educacional) e “Education, Medical, Undergraduate” (Educação de Graduação em Medicina). Varreduras a partir das strings de busca, uma longa: ChaGPT AND Medicine AND (Teaching OR Learning OR Assessment OR Evaluation Studies as Topic OR Educational Measurement OR Education Medical Undergraduate) e uma outra curta: ChaGPT AND medicine AND (teaching OR learning), nas bibliotecas virtuais (Pubmed, Periódicos da CAPES, Wiley (online library), BVS, Scielo e Science direct) a partir do cruzamento de descritores em português e inglês, por meio de operador booleano (AND), constituindo as seguintes strings de busca: português – ChaGPT AND medicina AND (ensino OR aprendizagem OR avaliação); inglês - ChaGPT AND medicine AND (teaching OR learning OR assessment). No artigo 2, realizou-se uma Etnografia virtual, pesquisa descritiva, exploratória, original, de fonte primária e de natureza qualitativa, no sítio de compartilhamento de vídeos YouTube, selecionados através do uso de descritores estruturados (codificação) no DECS ou MESH e uso de metadados (filtros) no YouTube. No produto, foi realizada a sistematização das categorias temáticas emergentes da pesquisa, baseada em evidências científicas sobre o ChatGPT. Este trabalho oferece um verdadeiro passo a passo para enfrentar as dificuldades e explorar formas inovadoras de reinventar as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais, visando a melhoria do ensino médico. Resultados: Foram selecionados 50 artigos no mapeamento sistemático e 20 vídeos na etnografia virtual. E a partir da análise de conteúdo de Bardin no ChatGPT, foram geradas seis categorias no mapeamento sistemático e seis na etnografia virtual, que serviram de base para a criação do produto e-book APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA TUTORIA DO ENSINO DE MEDICINA: integrando o ChatGPT como ferramenta de suporte. Discussão: Análise e sistematização das categorias temáticas, com base nos 50 artigos selecionados, nos vídeos do YouTube e outras referências. Conclusão: Os dados obtidos a partir do mapeamento sistemático e da etnografia virtual acerca da implementação de inteligência artificial em artefatos pedagógicos da aprendizagem baseada em problemas resultaram em um produto educacional e-book com o qual se pretende trazer informações que possam auxiliar e melhorar a interação e uso do ChatGPT pelos discentes e profissionais no ensino médico.