PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Téléphone/Extension: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELOISA HELENA FERREIRA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELOISA HELENA FERREIRA MELO
DATA : 10/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: FAMED
TÍTULO:

PESQUISA BASEADA EM DESIGN COMO ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO EM TERAPIA OCUPACIONAL: UM ESTUDO DE CASO


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia digital. Demência. Preceptoria. Educação em saúde. Terapia ocupacional.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

IIntrodução: Esta pesquisa investigou a potencialidade do trabalho em equipe no desenvolvimento de competências colaborativas no curso de Terapia Ocupacional, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, por meio da construção colaborativa de uma ferramenta pedagógica: guia tutorial digital sobre rotina e atividades de vida diária voltado ao cuidado de idosos com demência. Objetivo Geral: Avaliar o potencial da construção colaborativa de um guia tutorial digital para o desenvolvimento, por parte dos discentes, de competências relacionadas ao trabalho em equipe durante o estágio supervisionado em Terapia Ocupacional. Metodologia: Estudo de caso exploratório, de abordagem qualitativa, fundamentado na metodologia da Pesquisa Baseada em Design. A pesquisa buscou evidenciar o desenvolvimento de competências atitudinais relacionadas ao trabalho em equipe, além da autopercepção dos discentes sobre seu processo de aprendizagem e de cuidado. O estudo foi realizado no Centro Especializado em Reabilitação da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas, durante o estágio curricular supervisionado. Participaram cinco estagiários do quinto ano do curso de Terapia Ocupacional, doze profissionais de saúde, três pacientes e um cuidador. A coleta de dados envolveu observação contínua, entrevistas, registros via grupo de WhatsApp e aplicação de escala de avaliação de clima de trabalho em equipe, antes e após a intervenção. A análise de conteúdo seguiu o referencial de Bardin, com suporte complementar da ferramenta de inteligência artificial ChatGPT-4 (OpenAI) para organização preliminar de dados textuais. Resultados: Observou-se uma evolução significativa na dinâmica colaborativa e no desenvolvimento de competências essenciais para a prática profissional. A construção colaborativa do guia mostrou-se uma estratégia eficaz para o desenvolvimento discente de competências para o trabalho em equipe. Os resultados mostraram percepções positivas quanto aos fatores de participação na equipe, apoio à inovação, definição de objetivos e orientação para as tarefas. Alguns pontos críticos também foram percebidos, como coesão emocional, gestão do tempo criativo e flexibilidade colaborativa. Discussão: A construção colaborativa favoreceu o desenvolvimento de competências cognitivas e atitudinais, alinhadas às DCN, valorizando a importância das metodologias ativas para a aprendizagem. Ao longo do projeto, o grupo demonstrou avanços significativos em aspectos como comunicação, apoio mútuo, participação e orientação para as tarefas. Embora os resultados tenham sido relevantes, a pesquisa identificou desafios relacionados à gestão do tempo, integração de diferentes perfis e à construção de um ambiente colaborativo reforçando a necessidade de desenvolver novas estratégias às futuras turmas. Considerações finais: A aplicação da Pesquisa Baseada em Design, aliada à construção colaborativa de um guia tutorial digital, demonstrou ser uma abordagem promissora para qualificar o estágio supervisionado em Terapia Ocupacional. A experiência favoreceu o desenvolvimento de competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase no trabalho em equipe, e contribuiu para o aprimoramento de habilidades como comunicação, escuta ativa, organização e flexibilidade nas práticas colaborativas, fundamentais para o atendimento humanizado e a aprendizagem significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1137700 - FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
Interno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Interno(a) - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 03/07/2025 12:05
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 06/07/2025 16:24