PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Téléphone/Extension: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: FABILLY GALVÃO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABILLY GALVÃO SILVA
DATA : 31/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: FAMED
TÍTULO:

Preceptoria em Enfermagem: Desafios e Estratégias em um Serviço de Pediatria


PALAVRAS-CHAVES:

Preceptoria; Educação Permanente; Pediatria; Estudantes.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Introdução: A enfermagem, além do cuidado, exige do enfermeiro o papel de educador, especialmente na formação de novos profissionais. A preceptoria é essencial para integrar teoria e prática, mas há uma lacuna na preparação pedagógica dos preceptores, principalmente na Pediatria. A falta de programas estruturados de educação permanente compromete a qualidade do ensino, evidenciando a necessidade de investir na capacitação contínua desses profissionais. Objetivo: Conhecer os desafios e estratégias enfrentados pelos enfermeiros preceptores no desenvolvimento da preceptoria de estudantes de graduação de Enfermagem em uma clínica pediátrica de um hospital público de ensino. Método: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de caráter qualitativo. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista semiestruturada, com quatro enfermeiros preceptores da Clínica Pediátrica, as falas foram gravadas, transcritas na íntegra e os dados foram analisados usando-se a técnica de análise de conteúdo, seguindo (ou segundo) Bardin (1977). A partir dos dados, obteve-se quatro categorias: 1) Responsabilidades principais do preceptor; 2) Desafios na preceptoria; 3) Repercussões dos desafios na formação dos estudantes; 4) Estratégias eficazes no ensino. Resultados: Foram encontrados os desafios e estratégias enfrentados pelos enfermeiros preceptores no desenvolvimento da preceptoria de estudantes de graduação de Enfermagem em uma clínica pediátrica de um hospital público de ensino. Conclusão: A principal função do preceptor tem sido oferecer o suporte necessário no processo de ensino-aprendizagem aos estudantes. No entanto, os desafios identificados impactam de forma relevante a atuação dos preceptores, bem como os próprios estudantes. Os preceptores entrevistados corroboram que existem condições desafiadoras, mas destacam que é necessário um esforço conjunto de todos os agentes envolvidos para que o processo ocorra de forma mais eficiente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Externo(a) à Instituição - Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto - UNCISAL
Interno(a) - ***.324.328-** - CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES - UFAL
Presidente - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Externo(a) ao Programa - 2006486 - THAYSE GOMES DE ALMEIDA - null
Notícia cadastrada em: 28/07/2025 15:58
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