ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIABILIZADORAS COMO ESTRATÉGIA PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO INTERNATO DE MEDICINA EM CLÍNICA PEDIÁTRICA
Educação em Saúde, Feedback Formativo, Competência Profissional, Avaliação do Ensino.
Este trabalho compõe a dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas e é constituído por dois artigos científicos e três produtos educacionais, desenvolvidos a partir da pesquisa Atividades Profissionais Confiabilizadoras (APCs) como estratégia para avaliação formativa no internato em Clínica Pediátrica. A origem do estudo remonta à participação da autora em outros projetos do programa de mestrado, relacionados ao ensino-aprendizagem, somada à inquietude vivenciada durante a pandemia da COVID-19, marcada pela redução das práticas presenciais e pela percepção de suas repercussões na formação dos estudantes de Medicina. Nesse cenário, a investigação buscou discutir os processos avaliativos, com foco na etapa do internato, tendo como objetivo central difundir a avaliação formativa no internato de Clínica Pediátrica, por meio da experimentação das APCs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, desenvolvida com docentes e discentes do curso de Medicina. O estudo contemplou todas as fases da pesquisa-ação: preparação e capacitação, redefinição, experimentação, sistematização e análise dos dados. A coleta de informações incluiu registros reflexivos, analisados com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados revelaram reflexões significativas sobre o processo de aprendizagem e possibilitaram a identificação de quatro categorias principais: (1) a avaliação formativa no internato como um processo em evolução; (2) o feedback como instrumento formativo e transformador; (3) a importância da orientação presente e qualificada na construção dos saberes profissionais; e (4) os desafios para a implementação das APCs, especialmente relacionados à escassez de docentes disponíveis para uma supervisão contínua. Conclui-se que existe reconhecimento da importância de práticas avaliativas mais formativas, sustentadas por feedback contínuo e estruturado, que favorecem o desenvolvimento de competências, a autorregulação e a autonomia do estudante. Entretanto, foram identificadas limitações estruturais, como a dificuldade de manter supervisão contínua, o que aponta para a necessidade de estratégias complementares. Além disso, o estudo reforça a relevância da qualificação pedagógica dos docentes e da implementação de políticas institucionais que valorizem sua atuação nos cenários clínicos, contribuindo para a consolidação de uma cultura de acompanhamento e de desenvolvimento progressivo das competências clínicas. A partir dos resultados, foram elaborados cinco produtos educacionais: (1) E-book 1 – Guia prático: Atividades Profissionais Confiabilizadoras; (2) Artigo: Experimentação da Atividade Profissional Confiabilizadora no ambulatório de Puericultura; (3) E-book 2 – Passo a passo das APCs: do planejamento à prática; (4) Vídeo Educacional – “Atividades Profissionais Confiabilizadoras: Fundamentos Conceituais”; e (5) Artigo: Elaboração de uma Atividade Profissional Confiabilizadora para a Puericultura. Assim, acredita-se que este trabalho contribui de forma relevante para o processo de ensino-aprendizagem em Medicina, especialmente no internato, ao propor a avaliação formativa por meio das APCs como estratégia para favorecer a aprendizagem ativa, a segurança no cuidado e a formação de profissionais mais autônomos e reflexivos.